A BÍBLIA MUDA A VIDA DAS PESSOAS

“Não acho mais que preciso mudar o mundo”

“Não acho mais que preciso mudar o mundo”
  • ANO DE NASCIMENTO: 1966

  • PAÍS DE ORIGEM: FINLÂNDIA

  • HISTÓRICO: MILITANTE SOCIAL

MEU PASSADO:

Desde pequeno, sempre gostei muito da natureza. Minha família sempre passeava nas fascinantes florestas e belos lagos que cercavam nossa cidade, Jyväskylä, na Finlândia Central. Também gosto muito de animais. Quando era criança, eu queria abraçar todo gato e cachorro que encontrava! À medida que crescia, eu ficava aborrecido ao ver como as pessoas maltratavam os animais. Com o tempo, passei a fazer parte de uma organização pelos direitos dos animais, onde conheci pessoas que pensavam como eu.

Fazíamos muitas campanhas pelos direitos dos animais. Divulgávamos informações por diversos meios e promovíamos passeatas contra lojas que vendiam casacos de pele e laboratórios que faziam testes em animais. Até criamos uma nova organização de proteção aos animais. Éramos bem radicais em promover nossa causa e, por isso, sempre tínhamos problemas com as autoridades. Fui preso e processado várias vezes.

Além de lutar pelos animais, eu me preocupava com outros problemas do mundo. Com o tempo, passei a fazer parte de várias organizações, como a Anistia Internacional e o Greenpeace. Apoiar essas atividades era prioridade na minha vida. Eu lutava pelos pobres, famintos e outras pessoas menos favorecidas.

Mas aos poucos percebi que eu não conseguia mudar o mundo. Mesmo quando aquelas organizações conseguiam resolver problemas pequenos, os grandes pareciam ficar cada vez piores. Era como se as forças do mal tivessem dominado o mundo e ninguém se importasse com nada. Eu me sentia totalmente incapaz.

COMO A BÍBLIA MUDOU MINHA VIDA:

Eu me sentia triste e desiludido. Comecei a pensar em Deus e na Bíblia. Eu já havia estudado a Bíblia com as Testemunhas de Jeová. Apesar de apreciar a bondade e o interesse pessoal que elas demonstravam, eu não estava pronto para mudar meu estilo de vida. Mas agora as coisas eram diferentes.

Peguei minha Bíblia e comecei a lê-la. Isso me deu um grande alívio. Encontrei muitas passagens que falavam de tratar os animais com bondade. Por exemplo, Provérbios 12:10 diz que “os bons cuidam bem dos seus animais”. (Bíblia na Linguagem de Hoje) Também percebi que Deus não causa os problemas do mundo. Em vez disso, nossos problemas pioram porque a maioria das pessoas não segue as orientações divinas. Fiquei muito impressionado quando aprendi sobre o amor e a paciência de Jeová. — Salmo 103:8-14.

Por volta dessa época, escrevi pedindo o livro O Que a Bíblia Realmente Ensina?. Em pouco tempo, um casal de Testemunhas de Jeová me visitou e me ofereceu um estudo bíblico, que eu aceitei. Também passei a assistir às reuniões cristãs no Salão do Reino. A verdade logo começou a criar raízes em meu coração.

Graças à Bíblia, consegui fazer várias mudanças. Parei de beber demais e de fumar. Minha aparência e jeito de falar, bem como minha atitude em relação às autoridades, mudaram para melhor. (Romanos 13:1) Também abandonei meu estilo de vida anterior, que era muito imoral.

O mais difícil para mim foi aprender a encarar de maneira correta as organizações pelos direitos humanos e dos animais. Essa mudança não aconteceu da noite para o dia. De início, eu achei que estaria traindo essas organizações se me desligasse delas. Mas entendi que o Reino de Deus é a única esperança real para nosso mundo. Resolvi dar prioridade ao Reino e a ajudar outras pessoas a aprender sobre ele. — Mateus 6:33.

COMO FUI BENEFICIADO:

Como militante, eu costumava classificar as pessoas em apenas dois grupos: os bons e os maus. E estava pronto para lutar contra os que eu considerava maus. Mas, graças à Bíblia, não sinto mais aquele profundo ódio pelas pessoas. Em vez disso, tento mostrar o amor cristão a todos. (Mateus 5:44) Uma maneira de demonstrar esse amor é falar a outros sobre as boas novas do Reino de Deus. Fico feliz em ver como essa obra promove a paz e a felicidade e dá às pessoas uma esperança real.

Eu consegui ter paz mental por deixar minhas ansiedades nas mãos de Jeová. Estou convencido de que ele, como o Criador, não permitirá que animais e humanos sejam maltratados para sempre nem permitirá que nossa bela Terra seja destruída. Pelo contrário, por meio de seu Reino, ele em breve reparará todos os danos. (Isaías 11:1-9) Sinto muita alegria não apenas por saber essas verdades, mas também por ajudar outros a ter fé nelas. Hoje, não acho mais que preciso mudar o mundo.