Passado algum tempo, Belsazar tornou-se rei de Babilónia. Certa noite, ele deu uma grande festa e convidou as pessoas mais importantes de Babilónia. Ele mandou os seus empregados trazerem os copos de ouro que Nabucodonosor tinha tirado do templo de Jeová. Belsazar e os convidados bebiam nos copos de ouro enquanto falavam bem dos seus deuses. Então, do nada, apareceu a mão de um homem! A mão começou a escrever umas palavras estranhas na parede do salão onde eles estavam.
Belsazar ficou cheio de medo. Ele chamou os feiticeiros do reino e disse:
— Quem me conseguir explicar estas palavras vai tornar-se a terceira pessoa mais importante de Babilónia!
Todos os feiticeiros tentaram explicar-lhe, mas ninguém conseguiu. Então, a rainha disse a Belsazar:
— Há um homem chamado Daniel que costumava explicar certas coisas a Nabucodonosor. Ele pode explicar-te estas palavras.
Daniel veio falar com o rei. Belsazar disse-lhe:
— Daniel, se conseguires ler e explicar-me estas palavras, vou dar-te um colar de ouro e fazer de ti o terceiro homem mais importante de Babilónia.
— Eu não quero isso, mas vou dizer-lhe o que estas palavras significam. O seu pai, Nabucodonosor, era um homem orgulhoso, mas Jeová ensinou-lhe uma lição. Mesmo sabendo tudo o que lhe aconteceu, o senhor bebeu vinho nos copos do templo. Jeová ficou muito zangado. Foi por isso que ele escreveu na parede as palavras Mene, Mene, Tequel e Parsim. Elas querem dizer que o rei da Média e da Pérsia vai invadir Babilónia, e o senhor vai deixar de ser rei.
À volta de Babilónia, havia uma muralha muito larga e um rio muito fundo. Por isso, todos achavam que nunca ninguém ia invadir Babilónia. Mas, na noite da festa, os soldados da Média e da Pérsia atacaram Babilónia. O rei da Pérsia, chamado Ciro, desviou o rio. Assim, foi fácil para os soldados irem até aos portões de Babilónia. Quando lá chegaram, os portões já estavam abertos! Os soldados invadiram e conquistaram Babilónia, e mataram Belsazar. Então, Ciro tornou-se rei de Babilónia.
Um ano depois, Ciro anunciou:
— Jeová mandou-me reconstruir o seu templo em Jerusalém. Todos os judeus que quiserem ajudar podem ir para lá.
Assim como Jeová tinha prometido, muitos judeus voltaram para casa 70 anos depois de Jerusalém ser destruída. Ciro mandou de volta os copos de ouro e de prata e tudo o que Nabucodonosor tinha tirado do templo. Vês como Jeová usou Ciro para ajudar os judeus?
“Caiu! Caiu Babilónia, a Grande, e tornou-se uma morada de demónios.” — Apocalipse 18:2