Jeová escolheu Jeremias para ser um profeta em Judá. Jeremias teria de pregar e dizer às pessoas para pararem de fazer coisas erradas. Mas Jeremias disse:
— Jeová, eu sou apenas um jovem. Não sei como falar com o povo.
— Não tenhas medo, Jeremias. Vou ensinar-te o que deves dizer. Eu vou ajudar-te.
Um dia, Jeová mandou Jeremias reunir os homens importantes de Judá e partir um jarro de barro à frente deles. Depois, Jeremias devia explicar que ia acontecer a Jerusalém o mesmo que tinha acontecido ao jarro. Quando ele fez isso, os homens de Judá ficaram muito zangados. Um sacerdote chamado Pasur bateu em Jeremias e prendeu-lhe as mãos e os pés num tronco de madeira. Jeremias ficou uma noite inteira sem se conseguir mexer. No dia seguinte, foi solto. Ele estava tão triste que disse que nunca mais ia pregar. Mas será que Jeremias desistiu mesmo? Não. Ele pensou melhor e disse:
— A mensagem de Jeová é como um fogo dentro de mim. Não consigo parar de pregar.
Os anos passaram, e um novo rei começou a reinar em Judá. Os sacerdotes e os profetas falsos odiavam o que Jeremias dizia. Por isso, disseram aos príncipes de Judá para matarem Jeremias. Mas Jeremias disse:
— Se me matarem, vão matar um homem inocente. As coisas que eu digo não vêm de mim, mas de Jeová.
Os príncipes de Judá ouviram isso e disseram:
— Este homem não merece morrer.
Jeremias continuou a pregar. Por isso, com o tempo, até os príncipes ficaram zangados. Então, pediram ao rei para ele matar Jeremias. O rei disse que os príncipes podiam fazer o que quisessem. Os príncipes decidiram matar Jeremias. Agarraram-no e atiraram-no para um buraco muito fundo e cheio de lama. Jeremias começou a afundar-se na lama.
Quando soube disso, um homem chamado Ebede-Meleque foi falar com o rei:
— Os príncipes atiraram Jeremias para um buraco. Se ele não sair de lá, vai morrer!
O rei mandou Ebede-Meleque ir com mais 30 homens salvar Jeremias. Apesar de tudo o que sofreu, Jeremias foi corajoso e nunca parou de pregar. E tu? Queres ser como ele?
“Vocês serão odiados por todos, por causa do meu nome. Mas quem perseverar até ao fim será salvo.” — Mateus 10:22