HISTÓRIA 65

Ester Salva o Seu Povo

Ester Salva o Seu Povo

Ester era uma jovem judia que morava em Susã, uma cidade da Pérsia. Ela morava lá porque, muitos anos antes, Nabucodonosor tinha tirado a família dela de Jerusalém. Ester foi criada pelo seu primo Mordecai. Ele trabalhava para Assuero, o rei da Pérsia.

O rei Assuero queria uma nova rainha. Por isso, os seus empregados levaram-lhe as mulheres mais bonitas do reino, incluindo Ester. Sabes quem é que o rei escolheu? Ester! Mas Mordecai disse-lhe para ela não contar a ninguém que era judia.

Um homem muito orgulhoso chamado Hamã era o chefe de todos os príncipes. Ele queria que todos se ajoelhassem diante dele. Mas Mordecai nunca se ajoelhava. Isso deixou Hamã tão zangado que ele quis matar Mordecai! E, quando Hamã descobriu que Mordecai era judeu, teve uma ideia para matar todos os judeus. Ele disse ao rei:

— Os judeus são perigosos! É melhor livrar-se deles.

Quando o rei Assuero ouviu isso, deu poder a Hamã para criar uma lei. Essa lei dizia que todos os judeus seriam mortos no dia 13 do mês de adar. Mas Jeová estava a prestar atenção ao que estava a acontecer.

Ester não sabia dessa lei. Então Mordecai mandou-lhe uma cópia e disse-lhe que ela tinha de falar com o rei. Ester respondeu:

— Mas, se alguém for falar com o rei sem ser convidado, pode morrer. E já há 30 dias que ele não me chama! Mas, está bem, eu vou. Se o rei me estender o seu cetro, eu viverei. Se não, eu morrerei.

Então, Ester foi até ao pátio do rei. Quando o rei a viu, estendeu-lhe o cetro. Ester entrou, foi até Assuero, e ele perguntou-lhe:

— O que posso fazer por ti, rainha Ester?

— Eu gostava de convidá-lo, a si e a Hamã, para uma refeição especial.

Durante a refeição, Ester convidou o rei e Hamã para outra refeição. Na segunda refeição, o rei voltou a perguntar-lhe o que podia fazer por ela. Ester disse:

— Há uma pessoa que me quer matar a mim e ao meu povo! Por favor, salve-nos!

— Mas quem é que vos quer matar?

— Hamã, este homem mau!

Assuero ficou tão zangado que mandou logo matar Hamã.

Mas ninguém podia mudar a lei de Hamã, nem mesmo o rei. Por isso, Assuero fez de Mordecai o chefe dos príncipes e deixou que Mordecai criasse uma outra lei. Essa lei dizia que os judeus podiam defender-se quando fossem atacados. Assim, no dia 13 de adar, os judeus venceram os seus inimigos. Depois disso, os judeus passaram a comemorar essa vitória todos os anos.

“Vocês serão levados diante de governadores e reis, por minha causa, para lhes darem testemunho, bem como às nações.” — Mateus 10:18