José e Maria moravam em Nazaré com Jesus e com os seus outros filhos e filhas. José trabalhava como carpinteiro, e ensinava a sua família sobre Jeová e as leis dele. A família de José ia regularmente à sinagoga para adorar a Deus, e fazia, todos os anos, uma longa viagem para comemorar a Páscoa em Jerusalém.
Quando Jesus tinha 12 anos, ele e a família viajaram até Jerusalém como era costume. A cidade estava cheia de gente por causa da Páscoa. Quando a Páscoa terminou, José e Maria começaram a viagem de volta para casa. Eles achavam que Jesus estava no grupo. Mas, quando foram procurar Jesus entre os familiares, não o encontraram.
Então, José e Maria voltaram a Jerusalém e procuraram Jesus durante três dias, mas não o encontraram. Finalmente, decidiram ir ao templo. E foi lá que encontraram Jesus com os instrutores, a ouvir o que eles ensinavam sobre Deus e a fazer perguntas interessantes. Os instrutores ficaram tão impressionados com Jesus que até lhe começaram a fazer perguntas. Ficavam maravilhados com as respostas dele! Eles viam que Jesus entendia bem as leis de Jeová.
José e Maria estavam muito preocupados. Maria disse:
— Filho, procurámos-te em todo o lado! Onde é que estiveste?
Jesus respondeu:
— Eu tenho estado aqui, na casa do meu Pai.
Jesus voltou para Nazaré com os seus pais. Lá, José ensinou-o a ser carpinteiro. Jesus foi crescendo e ficando mais inteligente. As pessoas gostavam cada vez mais dele, e Jeová ficava feliz com o que Jesus fazia. Consegues imaginar como era Jesus nessa altura?
“Fazer a tua vontade, ó meu Deus, é o meu prazer, e a tua lei está no meu íntimo.” — Salmo 40:8