O imperador de Roma, César Augusto, mandou que todos os judeus se registassem na cidade onde nasceram. Por isso, José e Maria viajaram para Belém, que era a cidade onde José tinha nascido. O bebé de Maria estava quase a nascer.
Quando chegaram a Belém, o único lugar que encontraram para ficar foi um estábulo, onde jumentos e outros animais dormem. Foi nesse sítio que Jesus nasceu. Maria enrolou o bebé em panos macios e, com todo o carinho, colocou-o numa manjedoura, que é onde se põe a comida para os animais.
Perto de Belém, alguns pastores estavam no campo a cuidar das suas ovelhas. De repente, um anjo apareceu à frente deles, e começou a brilhar uma luz muito forte. Os pastores ficaram muito assustados, mas o anjo disse:
— Não tenham medo. Estou aqui para vos contar uma novidade! O Messias nasceu hoje em Belém.
Nesse momento, apareceram muitos anjos no céu, dizendo:
— Glória a Deus no céu e paz na Terra.
Então, os anjos desapareceram. O que é que os pastores fizeram? Eles disseram uns aos outros:
— Vamos a Belém imediatamente!
Os pastores foram logo para Belém e encontraram José e Maria no estábulo com o seu bebé.
Quando os pastores contaram o que o anjo tinha dito, todos os que os ouviram ficaram impressionados. Maria pensou muito no que o anjo lhe tinha dito e nunca se esqueceu disso. Depois, os pastores foram-se embora, agradecendo a Jeová por todas as coisas que viram e ouviram.
“Vim de Deus e estou aqui. Eu não vim da minha própria iniciativa, mas foi ele que me enviou.” — João 8:42