HISTÓRIA 80

Jesus Escolhe os Seus 12 Apóstolos

Jesus Escolhe os Seus 12 Apóstolos

Depois de pregar por um ano e meio, Jesus teve de tomar uma decisão muito importante. Ele precisava de escolher quem ia trabalhar com ele na pregação e quem ia tomar conta das primeiras congregações. Para tomar esta decisão Jesus quis a ajuda de Jeová. Por isso, foi sozinho para um monte e ficou lá a noite toda a orar. De manhã, Jesus juntou alguns discípulos e escolheu os seus 12 apóstolos. Lembras-te do nome de alguns deles? Eles chamavam-se: Pedro, André, Tiago, João, Filipe, Natanael, Tomé, Mateus, Tiago (o filho de Alfeu), Tadeu, Simão e Judas Iscariotes.

André, Pedro, Filipe, Tiago

Esses 12 homens iriam viajar com Jesus. Depois de serem treinados, os apóstolos foram pregar sozinhos. Jeová deu-lhes poder para expulsar demónios e curar pessoas doentes.

João, Mateus, Natanael, Tomé

Para Jesus, os 12 apóstolos eram seus amigos, e ele confiava neles. Os apóstolos estiveram ao lado de Jesus nos momentos mais importantes, como antes da sua morte e depois da sua ressurreição. Assim como Jesus, muitos apóstolos eram da Galileia. E alguns eram casados. Os fariseus não davam importância aos apóstolos porque nenhum dos 12 tinha estudado em escolas famosas. Mas os apóstolos tinham sido treinados por Jesus para o trabalho de pregação.

Tiago (o filho de Alfeu), Judas Iscariotes, Tadeu, Simão

Os apóstolos não eram perfeitos. Nem sempre faziam o que era certo. Às vezes, falavam sem pensar, faziam más escolhas e não tinham paciência. Noutras ocasiões, até discutiram sobre quem era o mais importante. Mas eles eram pessoas boas que amavam a Jeová. Eles iriam ajudar a formar a congregação cristã depois de Jesus morrer.

“Chamo-vos amigos, porque vos revelei tudo o que ouvi do meu Pai.” — João 15:15