Além de curar doentes e de ressuscitar mortos, Jesus também controlava o vento e a chuva. Depois de ter orado no monte, Jesus olhou para o mar da Galileia e viu uma tempestade. Os apóstolos estavam no barco, a remar com toda a força contra o vento. Jesus desceu o monte e começou a andar por cima da água até ao barco. Quando os apóstolos viram alguém a andar por cima da água, assustaram-se. Mas Jesus disse-lhes:
— Sou eu! Não tenham medo!
Pedro disse:
— Jesus, se és mesmo tu, manda-me ir até aí!
— Vem, Pedro!
No meio da tempestade, Pedro saiu do barco e começou a andar por cima da água. Mas, ao chegar perto de Jesus, olhou para a tempestade e ficou com muito medo. Então, começou a afundar-se! Pedro gritou:
— Senhor, salva-me!
Jesus agarrou-lhe a mão e disse:
— Porque é que ficaste com medo? Onde está a tua fé?
Assim que entraram no barco, a tempestade parou. Imaginas como se sentiram os apóstolos? Eles disseram que Jesus era mesmo o Filho de Deus!
Essa não foi a única vez que Jesus controlou a natureza. Um dia, Jesus e os apóstolos estavam num barco, e ele foi dormir. Entretanto, começou uma forte tempestade. As ondas batiam com muita força no barco, que ficou cheio de água. Os apóstolos acordaram Jesus e gritaram:
— Senhor, nós vamos morrer! Ajuda-nos!
Jesus levantou-se e disse ao mar:
— Silêncio!
Nesse instante, a tempestade parou. Jesus perguntou aos apóstolos:
— Vocês não têm fé?
Os apóstolos disseram uns aos outros:
— Até o vento e o mar fazem o que ele manda!
Assim, os apóstolos aprenderam que, se confiassem totalmente em Jesus, não precisavam de ter medo de nada.
“Onde estaria eu se não tivesse fé em que veria a bondade de Jeová na terra dos vivos?” — Salmo 27:13