José era um dos filhos mais novos de Jacó. Era o filho que Jacó mais amava. Por isso, os irmãos mais velhos de José tinham muitos ciúmes dele e odiavam-no. Certa vez, José teve uns sonhos estranhos, e contou-os aos seus irmãos. Mas eles não gostaram desses sonhos. Eles pensaram que José queria ser o rei deles. Então, ficaram ainda mais zangados com José!
Um dia, os irmãos de José estavam longe, a cuidar das ovelhas da família. Jacó pediu a José para ver se eles estavam bem. Quando viram José a chegar, começaram a dizer:
— Lá vem o sonhador. Porque é que não o matamos?
Quando José chegou, os seus irmãos agarraram-no e atiraram-no para um buraco muito fundo. Nesse momento, estavam a passar por ali alguns homens que iam para o Egito. Então, Judá, um dos irmãos de José, disse:
— Não vale a pena matá-lo. E se o vendêssemos para ser escravo?
Assim, eles venderam José aos homens por 20 moedas.
A seguir, mergulharam a roupa de José no sangue de um bode para parecer que um animal o tinha matado. Depois, mandaram a roupa dele a Jacó e perguntaram:
— Esta é a roupa de José, não é?
Jacó pensou que o seu filho tinha morrido e ficou muito triste. Ninguém conseguia ajudá-lo a sentir-se melhor.
No Egito, José foi vendido como escravo a um homem importante chamado Potifar. Mas Jeová continuou a ajudar José. Potifar viu que José trabalhava bem e que podia confiar nele. Em pouco tempo, Potifar deixou José cuidar de tudo o que ele tinha.
A esposa de Potifar viu que José era forte e bonito. Todos os dias ela pedia-lhe para se deitar com ela. O que é que José fazia? Ele dizia sempre:
— Não! Não posso. Isso é errado. A senhora é casada com Potifar, e ele confia em mim. E, se eu me deitar consigo, Jeová vai ficar muito triste comigo.
Um dia, a esposa de Potifar tentou obrigar José a deitar-se com ela. Ela agarrou-o pela roupa, mas ele fugiu. Quando Potifar chegou a casa, ela mentiu e disse que José a tinha tentado agarrar! Potifar ficou muito zangado, e mandou José para a prisão. Mas Jeová não se esqueceu de José.
“Humilhem-se sob a mão poderosa de Deus, para que ele vos enalteça no tempo devido.” — 1 Pedro 5:6