Josué cuidou do povo de Jeová por muito tempo e morreu com 110 anos. Enquanto Josué esteve vivo, os israelitas adoraram a Jeová. Mas, depois da morte de Josué, eles começaram a imitar os cananeus e a adorar deuses falsos. Por isso, Jeová deixou que um rei cananeu chamado Jabim tratasse muito mal os israelitas. Nessa altura, eles imploraram pela ajuda de Jeová. Então, Jeová escolheu um homem chamado Baraque para cuidar deles e ajudá-los a voltarem a fazer o que é certo.
Baraque precisava de saber o que tinha de fazer. Por isso, Jeová mandou Débora, uma profetisa, falar com ele. Débora disse-lhe:
— Escolhe 10 mil homens e vai ter com o exército do rei Jabim ao rio Quisom. Vai ser nesse sítio que vais derrotar Sísera, o chefe do exército de Jabim.
Baraque disse a Débora:
— Eu vou, mas só se tu fores comigo.
— Está bem, eu vou. Mas Jeová disse que não és tu que vais matar Sísera. É uma mulher que vai fazer isso.
Então, Débora, Baraque e os 10 mil homens subiram ao monte Tabor para se prepararem para a luta. Quando Sísera soube disso, formou um poderoso exército com muitos soldados e carros de guerra. Depois, foi ter com os israelitas ao rio Quisom. Débora disse a Baraque:
— Hoje é o dia em que Jeová vos vai dar a vitória!
Baraque e os 10 mil homens desceram o monte a correr e foram lutar contra Sísera e o exército dele. Então, Jeová fez o rio Quisom encher até transbordar. Os carros de guerra do exército de Sísera ficaram presos na lama do rio. Baraque e os seus soldados venceram o exército de Sísera, mas Sísera desceu do carro e fugiu. Ele escondeu-se na tenda de uma mulher chamada Jael. Ela deu-lhe leite para beber e tapou-o com um cobertor. Ele estava tão cansado que adormeceu. Jael, sem fazer barulho, aproximou-se e espetou-lhe uma estaca na cabeça, que o matou.
Baraque foi à procura de Sísera. Então, Jael saiu da sua tenda e disse-lhe:
— O homem que o senhor procura está aqui.
Baraque entrou na tenda de Jael e viu Sísera morto. Finalmente, os israelitas tinham vencido os seus inimigos. Então, Baraque e Débora começaram a cantar cânticos para agradecer a Jeová pela ajuda. Depois disso, os israelitas viveram em paz durante 40 anos.
“As mulheres que proclamam as boas novas são um grande exército.” — Salmo 68:11