HISTÓRIA 38

Jeová Deu Força a Sansão

Jeová Deu Força a Sansão

Muitos israelitas voltaram a adorar deuses falsos. Por isso, Jeová deixou os israelitas sofrerem às mãos do povo filisteu. Mas alguns israelitas amavam a Jeová. Um deles chamava-se Manoá. Ele e a esposa não tinham filhos. Um dia, um anjo disse à esposa de Manoá:

— Jeová vai dar-te um filho que vai salvar os israelitas dos filisteus. O teu filho vai ser um nazireu.

Sabes quem eram os nazireus? Eram pessoas que serviam a Jeová de uma forma especial e que não podiam cortar o cabelo.

Algum tempo depois, Manoá e a esposa tiveram um filho, e chamaram-lhe Sansão. Jeová fez com que Sansão se tornasse um homem muito forte, tão forte que conseguia matar um leão só com as mãos. Um dia, Sansão matou 30 filisteus sozinho. Os filisteus odiavam-no e estavam sempre a tentar matá-lo. Certa noite, Sansão estava a dormir numa cidade chamada Gaza. Como os filisteus o queriam matar, foram para o portão de Gaza esperar por Sansão até de manhã. Mas, a meio da noite, Sansão acordou e foi arrancar o portão da cidade. Ele carregou o portão às costas até ao cimo de um monte que ficava quase noutra cidade!

Os filisteus não desistiram de apanhar Sansão. Então, foram pedir ajuda a Dalila, a namorada de Sansão, e disseram-lhe:

— Queremos prender Sansão! Se nos contares qual é o segredo da força dele, damos-te milhares de moedas de prata.

Dalila queria muito o dinheiro e, por isso, ajudou os filisteus. No início, Sansão não lhe quis contar o seu segredo. Mas ela chateou-o tanto que ele acabou por dizer:

— Está bem! Eu conto-te. Eu sou nazireu e, por isso, nunca cortei o cabelo. Se alguém me cortar o cabelo, eu perco a minha força.

Sansão fez muito mal em contar o segredo da sua força a Dalila! Sabes o que é que ela fez?

Dalila foi a correr contar aos filisteus. Quando voltou, fez com que Sansão adormecesse no seu colo e pediu a alguém para lhe cortar o cabelo. Depois, quando os filisteus atacaram Sansão, ele tentou defender-se, mas viu que tinha perdido a força. Então, os filisteus agarraram-no, furaram-lhe os olhos e levaram-no para a prisão.

Um dia, os filisteus juntaram-se para adorar Dagom, o deus deles. Eles gritavam que tinham conseguido prender Sansão porque Dagom os tinha ajudado. Eles puseram Sansão perto de duas colunas que seguravam o teto e começaram a gozar com ele. O cabelo dele já tinha voltado a crescer. Sansão implorou:

— Jeová, por favor, dá-me a tua força só mais uma vez!

Então, Sansão voltou a ficar forte e conseguiu empurrar aquelas duas colunas. O lugar estava cheio de filisteus e o teto caiu-lhes em cima. Morreram todos, até Sansão.

“Para todas as coisas tenho força graças àquele que me dá poder.” — Filipenses 4:13