Jeosafá, que era o rei de Judá, acabou com a adoração de Baal no seu reino. Jeosafá queria que o povo obedecesse a Jeová. Então, escolheu alguns homens que conheciam bem as leis de Jeová para ensinarem as leis ao povo.
As nações que ficavam ali perto tinham medo de atacar Judá, porque sabiam que Jeová protegia o seu povo. Essas nações até davam presentes ao rei Jeosafá. Mas os moabitas, os amonitas e os que moravam na região de Seir foram lutar contra Judá. Jeosafá sabia que precisava da ajuda de Jeová. Então, mandou todos os homens, mulheres e crianças virem a Jerusalém. À frente de toda a gente, ele orou:
— Jeová, não vamos conseguir ganhar sem a tua ajuda. Por favor, diz-nos o que devemos fazer.
Então, Jeová respondeu:
— Não tenham medo. Eu estou convosco. Ninguém vai ter de lutar. Vejam o que eu vou fazer.
O que iria Jeová fazer para salvar o povo?
No dia seguinte, Jeosafá escolheu alguns cantores para irem à frente do exército a cantar com alegria para Jeová. Eles marcharam de Jerusalém até Tecoa, o lugar em que iam lutar.
Enquanto cantavam, Jeová fez algo impressionante. Ele fez com que os amonitas e os moabitas lutassem uns contra os outros até morrerem todos. Mas Jeová protegeu o seu povo, assim como tinha prometido. As nações perto de Judá souberam o que Jeová tinha feito, e viram que ele ainda estava a defender o seu povo. Jeová arranja sempre uma maneira de salvar o seu povo. E não precisa da ajuda de ninguém para fazer isso!
“Não terão de lutar nesta batalha. Tomem a vossa posição, fiquem parados e vejam a salvação de Jeová a vosso favor.” — 2 Crónicas 20:17