Josias tornou-se o rei de Judá quando tinha 8 anos. Naquele tempo, as pessoas faziam coisas de que Jeová não gostava. Estavam envolvidas em magia e na adoração de deuses falsos. Quando tinha 16 anos, Josias quis saber qual era a maneira certa de adorar a Deus. Aos 20, destruiu todas as imagens e altares de deuses falsos que existiam em Judá. E, quando tinha 26 anos, Josias mandou reparar o templo.
No templo, o sumo sacerdote Hilquias encontrou o rolo com as leis de Jeová, talvez o mesmo rolo que Moisés tinha escrito. Safã, o secretário do rei, levou o rolo a Josias e começou a lê-lo em voz alta. Quando ouviu a leitura, Josias ficou triste porque o povo não estava a fazer o que as leis de Jeová mandavam. Então, Josias disse a Hilquias:
— Jeová deve estar muito zangado connosco. Vai e fala com ele. Jeová vai dizer o que é que precisamos de fazer.
Jeová respondeu:
— Como as pessoas de Judá me abandonaram, vão ser castigadas. Mas isso só vai acontecer depois de Josias morrer, porque ele leu as minhas leis e quis fazer o que era certo.
Quando soube da resposta de Jeová, Josias foi ao templo e juntou ali todas as pessoas de Judá. Então, leu as leis de Jeová em voz alta. Josias e o povo prometeram obedecer a Jeová de todo o coração.
Josias viu que, nas leis, Jeová mandava o seu povo comemorar a Páscoa todos os anos. Mas as pessoas de Judá passaram muitos anos sem fazer isso. Então, Josias decidiu organizar uma Páscoa para Jeová. Ele deu muitos animais para os sacrifícios e colocou no templo um grupo de cantores. Depois da Páscoa, o povo fez outra festa, chamada Festividade dos Pães sem Fermento, que durou sete dias. Já não havia uma Páscoa como aquela desde os dias de Samuel. Josias amava mesmo as leis de Jeová. E tu? Também gostas de aprender sobre Jeová?
“A tua palavra é uma lâmpada para o meu pé, e uma luz para o meu caminho.” — Salmo 119:105