Capítulo Doze
Como pode ser amigo de Deus?
1, 2. Quem foram alguns dos amigos de Jeová?
QUEM escolhe para ser seu amigo? Alguém de quem você gosta, não é? Normalmente, escolhe uma pessoa com quem se dá bem, que tem uma personalidade agradável e qualidades que admira.
2 Jeová Deus também escolhe quem vai ser amigo dele. Por exemplo, Jeová disse que Abraão era seu amigo. (Isaías 41:8; Tiago 2:23) Jeová também gostava de David. (Atos 13:22) E o profeta Daniel era “muito precioso” para Jeová. — Daniel 9:23.
3. O que fizeram Abraão, David e Daniel para serem amigos de Jeová?
3 Como é que Abraão, David e Daniel se tornaram amigos de Jeová? Eles foram humildes e obedeceram a Deus. É esse o tipo de pessoas que Jeová quer como amigos. Quando viu que Abraão tinha sido obediente, Jeová disse-lhe: “Escutaste a minha voz.” (Génesis 22:18) E Jeová explicou como o povo de Israel podia ser seu amigo: “Obedeçam à minha voz, e eu vou tornar-me o vosso Deus, e vocês vão tornar-se o meu povo.” (Jeremias 7:23) Então, se quer ser amigo de Jeová, precisa de lhe obedecer.
JEOVÁ AJUDA OS AMIGOS DELE
4, 5. Como é que Jeová ajuda os amigos dele?
4 A Bíblia diz que Jeová quer ajudar quem confia totalmente nele. (2 Crónicas 16:9) O Salmo 32:8 mostra que Jeová ajuda por dar sabedoria e orientação. Ele promete: “Vou aconselhar-te com os meus olhos fixos em ti.”
5 Porque é que precisamos dessa ajuda? Porque existe um inimigo poderoso que não quer que ninguém seja amigo de Deus. Esse inimigo é Satanás. Mas as pessoas que servem a Jeová de todo o coração e são fiéis podem contar com a ajuda de Jeová. (Leia Salmo 55:22.) Mesmo quando passam por dificuldades, elas podem ter a mesma confiança de David, que disse: “Nunca serei abalado.” (Salmo 16:8; 63:8) Vamos ver como Satanás tenta impedir a nossa amizade com Deus.
SATANÁS ACUSA AS PESSOAS
6. O que disse Satanás sobre todos os que querem ser amigos de Deus?
6 No capítulo 11, vimos que Satanás acusou Jeová de ser mentiroso. Ele disse que era injusto Adão e Eva não poderem decidir o que é certo e o que é errado. Mas Satanás não acusou apenas Deus. A história de Jó mostra que ele também acusou todos os que querem ser amigos de Deus. Satanás disse que as pessoas não servem a Deus por amor e que só são amigas de Deus para receberem bênçãos. Satanás até disse que pode virar qualquer pessoa contra Deus. Vamos ver o que Satanás fez a Jó e como Jeová ajudou Jó.
7, 8. (a) O que achava Jeová de Jó? (b) O que disse Satanás sobre Jó?
7 Quem foi Jó? Foi um homem fiel que viveu há mais de 3500 anos. Ele respeitava muito a Deus e não gostava do que era mau. Jeová amava Jó e disse que ninguém era igual a Jó. (Jó 1:8) Sem dúvida, Jó era muito amigo de Jeová.
8 Satanás disse que Jó era egoísta e que só servia a Deus por causa das bênçãos que tinha. Satanás disse a Jeová: “Não puseste uma cerca de proteção à volta dele, da sua casa e de tudo o que ele tem? Abençoaste o trabalho das suas mãos e o seu gado tem-se espalhado pela terra. Mas, agora, levanta a mão e atinge tudo o que ele tem, e de certeza que ele te vai amaldiçoar na tua própria face.” — Jó 1:10, 11.
9. O que é que Jeová deixou Satanás fazer?
9 Satanás acusou Jó de ser amigo de Jeová só por interesse. Satanás também disse que podia fazer Jó parar de servir a Jeová. Deus sabia que essas coisas não eram verdade. Mas ele deixou Satanás testar Jó. Assim, ficaria claro se Jó era amigo de Jeová por amor ou por interesse.
SATANÁS ATACA JÓ
10. (a) Que ataques fez Satanás contra Jó? (b) E o que fez Jó?
10 Satanás começou por atacar todos os animais de Jó. Alguns foram roubados e os outros foram mortos. Depois, Satanás matou a maioria das pessoas que trabalhavam para Jó. Jó perdeu tudo o que tinha. Finalmente, Satanás matou os dez filhos de Jó num temporal. Apesar disso, Jó continuou leal a Jeová. “Em tudo isto, Jó não pecou, nem acusou Deus de fazer algo errado.” — Jó 1:12-19, 22.
11. (a) Que outro ataque fez Satanás contra Jó? (b) Qual foi a reação de Jó depois desse ataque?
11 Mas Satanás não desistiu. Ele acreditava que Jó abandonaria a Deus se ficasse doente. Satanás disse a Deus: “Levanta a mão e atinge os seus ossos e a sua carne, e de certeza que ele te vai amaldiçoar na tua própria face.” Então, Satanás atacou Jó com uma doença horrível e dolorosa. (Jó 2:5, 7) Mas Jó continuou leal a Jeová. Jó disse que seria fiel a Deus até à morte. — Jó 27:5.
12. Como é que Jó provou que Satanás era mentiroso?
12 Jó não entendia por que motivo estava a sofrer tanto. Ele achava que os seus problemas vinham de Jeová. (Jó 6:4; 16:11-14) Jó não sabia das mentiras que Satanás tinha dito a Deus. Mesmo assim, ele provou que Satanás era mentiroso. Como? Jó continuou leal a Jeová apesar de todos os problemas. Ficou claro que Jó não era amigo de Jeová por interesse. Ele servia a Jeová por amor.
13. Qual foi o resultado de Jó ter sido leal?
13 Como vimos, mesmo sem saber o que tinha acontecido no céu, Jó foi leal a Deus. Qual foi o resultado? Jó provou que Satanás é mentiroso e não tem pena de ninguém. E Jeová abençoou Jó por ser um amigo leal. — Jó 42:12-17.
SATANÁS TAMBÉM O ACUSOU A SI
14, 15. Que acusação fez Satanás contra todas as pessoas?
14 Porque é que a história de Jó é importante para nós? Porque Satanás não acusou apenas Jó. Ele acusou todas as pessoas de servirem a Deus por interesse. Satanás disse: “O homem dará tudo o que tem pela sua vida.” (Jó 2:4) Muito tempo depois dos dias de Jó, Satanás ainda desrespeitava Jeová e acusava os servos de Deus. Em Provérbios 27:11, Jeová pede a cada um de nós: “Sê sábio, meu filho, e alegra o meu coração, para que eu possa dar uma resposta àquele que me desafia”, ou seja, desrespeita.
15 Para provar que Satanás é mentiroso, você tem de escolher obedecer a Jeová e ser um amigo leal dele. Ser amigo de Jeová é a melhor decisão que pode tomar, mesmo que para isso precise de fazer mudanças grandes na vida. Satanás disse que você não vai continuar leal a Deus se tiver problemas. Mas o que é que ele faz para nos tentar afastar de Deus?
16. (a) De que três maneiras tenta Satanás estragar a nossa amizade com Deus? (b) E no seu caso? O que é que Satanás pode fazer para o afastar de Jeová?
16 Satanás tenta estragar a nossa amizade com Deus de diferentes maneiras. Primeiro, ele faz ataques diretos, como “um leão que ruge, procurando a quem devorar”. (1 Pedro 5:8) Então, não se admire quando amigos, parentes ou outras pessoas o tentarem convencer a parar de estudar a Bíblia e de fazer o que é certo. * (João 15:19, 20) Segundo, ele “disfarça-se de anjo de luz”. Isso quer dizer que ele faz as coisas erradas parecerem certas para nos enganar. (2 Coríntios 11:14) Terceiro, Satanás tenta desanimar-nos com a ideia de que não podemos ser amigos de Deus porque somos muito pecadores. — Provérbios 24:10.
OBEDEÇA A JEOVÁ
17. O que nos vai ajudar a obedecer a Jeová?
17 Para provar que Satanás é mentiroso, temos de ser obedientes a Jeová. O que nos vai ajudar a fazer isso? O amor. A Bíblia diz: “Ama a Jeová, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força.” (Deuteronómio 6:5) Quanto mais amamos a Jeová, mais vontade temos de fazer o que ele quer. O apóstolo João escreveu: “O amor de Deus significa o seguinte: que obedeçamos aos seus mandamentos; contudo, os seus mandamentos não são pesados.” — 1 João 5:3.
18, 19. (a) Que coisas Deus não quer que façamos? (b) Será que é possível fazer as mudanças que Jeová nos pede?
18 Que tipo de coisas Deus não quer que façamos? Algumas dessas coisas estão no quadro “ Odeie o que Jeová odeia”. Pode parecer que essas coisas não são assim tão más, mas, se ler a Bíblia e pensar com calma no que ela diz, vai ver que o melhor é obedecer a Jeová. Para ser obediente, talvez tenha de fazer mudanças na vida. Mesmo que isso seja difícil no princípio, você vai ter a paz e a felicidade que os amigos de Jeová têm. (Isaías 48:17, 18) Mas será que é possível fazer essas mudanças?
19 Sim, porque Jeová nunca nos pede uma coisa que não podemos fazer. (Deuteronómio 30:11-14) Ele é nosso amigo e conhece-nos melhor do que nós mesmos. Ele conhece os nossos pontos fortes e fracos. (Salmo 103:14) O apóstolo Paulo disse: “Deus é fiel e não deixará que sejam tentados além do que podem suportar; mas, quando vier a tentação, ele também providenciará a saída, para que a possam suportar.” (1 Coríntios 10:13) Podemos ter a certeza de que Jeová vai dar-nos sempre a força de que precisamos para fazer o que é certo. Ele vai dar-nos o “poder além do normal” para enfrentarmos os problemas. (2 Coríntios 4:7) Paulo sentiu a ajuda de Jeová. Por isso, ele podia dizer: “Para todas as coisas tenho força graças àquele que me dá poder.” — Filipenses 4:13.
AME O QUE JEOVÁ AMA
20. Depois de parar de fazer o que é errado, o que precisa de fazer mais? Porquê?
20 Parar de fazer o que Deus diz que é errado é só o primeiro passo. É preciso fazer mais. (Romanos 12:9) Também é preciso amar o que Deus ama e imitar as suas qualidades. Porquê? Porque isso é importante para ser amigo de Deus. Os amigos de Deus têm ‘amor, alegria, paz, paciência, bondade, benignidade, fé, brandura e autodomínio’. (Gálatas 5:22, 23) Para saber como são os amigos de Deus, leia o Salmo 15:1-5.
21. O que o vai ajudar a imitar as qualidades de Deus?
21 O que o vai ajudar a imitar as qualidades de Deus? Deve ler e estudar a Bíblia para descobrir o que Jeová ama. (Isaías 30:20, 21) Assim, vai conhecer melhor a Jeová e o seu amor por ele vai ficar forte. Esse amor vai fazer com que queira obedecer-lhe e imitar as suas qualidades.
22. O que vai acontecer se decidir obedecer a Jeová?
22 Deixar de fazer o que é errado é como despir-se de roupa velha. Essa roupa é a “velha personalidade”. E começar a fazer o que é certo é como vestir roupa nova, a “nova personalidade”. A Bíblia diz que devemos fazer isso. (Colossenses 3:9, 10) Às vezes, não é fácil fazer essas mudanças. Mas Jeová promete dar uma “grande recompensa” a quem lhe obedece. (Salmo 19:11) Decida obedecer a Jeová por amor. O que vai acontecer se fizer isso? Você vai ser um verdadeiro amigo de Jeová e também vai provar que Satanás é mentiroso.
^ par. 16 Isso não quer dizer que Satanás está a controlar quem lhe disser para parar de estudar a Bíblia. Mas Satanás é “o deus deste mundo” e “o mundo inteiro está sob o poder” dele. Por isso, não estranhamos quando alguém nos diz para deixarmos de servir a Jeová. — 2 Coríntios 4:4; 1 João 5:19.
O QUE NOS ENSINA A BÍBLIA?