Capítulo Dez
O que diz a Bíblia sobre os anjos?
1. Porque é importante saber mais sobre os anjos?
É IMPORTANTE saber mais sobre os anjos. Porquê? Porque Jeová quer que as pessoas conheçam a família dele. E a Bíblia chama aos anjos “filhos de Deus”. (Jó 38:7) O que fazem os anjos? Como ajudaram as pessoas no passado? Será que eles nos podem ajudar hoje? — Veja a secção Entenda Melhor, n.º 7.
2. (a) Quem criou os anjos? (b) Quantos anjos existem?
2 Colossenses 1:16 diz que, depois de Jeová ter criado Jesus, “foram criadas todas as outras coisas nos céus e na terra”. Isso mostra que foi Jeová quem criou os anjos. Quantos anjos é que Jeová criou? A Bíblia diz que existem muitos milhões de anjos. — Salmo 103:20; Apocalipse 5:11.
3. O que é que o livro de Jó nos conta sobre os anjos?
3 O livro de Jó mostra que os anjos foram criados antes de Jeová criar a Terra. Como será que se sentiram quando viram Jeová a criar a Terra? Ficaram muito alegres. Todos os anjos eram unidos e obedientes a Jeová. — Jó 38:4-7.
OS ANJOS AJUDAM O POVO DE DEUS
4. Como sabemos que os anjos se interessam pelas pessoas?
4 A Bíblia mostra que os anjos sempre se interessaram pelas pessoas. Eles querem ver acontecer as coisas boas que Jeová deseja para as pessoas e para a Terra. (Provérbios 8:30, 31; 1 Pedro 1:11, 12) Os anjos devem ter ficado muito tristes quando Adão e Eva desobedeceram a Jeová. E devem estar ainda mais tristes de ver que a maioria das pessoas não faz a vontade de Deus. A Bíblia diz que eles se alegram quando um pecador se arrepende e volta a obedecer a Deus. (Lucas 15:10) Os anjos têm um interesse ainda maior pelos servos de Jeová. E ele usa os anjos para proteger e ajudar os seus servos. (Hebreus 1:7, 14) Vamos ver alguns exemplos disso.
5. Dê exemplos de como os anjos ajudaram os servos de Deus no passado.
5 Antes de destruir as cidades de Sodoma e Gomorra, Jeová mandou dois anjos para ajudar Ló e a sua família a fugirem de lá. (Génesis 19:15, 16) Muito tempo depois, um rei condenou o profeta Daniel a ser comido por leões. Mas isso não aconteceu porque “Deus enviou o seu anjo e fechou a boca dos leões”. (Daniel 6:22) Outro exemplo foi o apóstolo Pedro. Ele estava preso e Jeová mandou um anjo para o libertar. (Atos 12:6-11) Jesus também foi ajudado pelos anjos quando estava na Terra. Uma dessas vezes foi depois de Jesus ter sido batizado. (Marcos 1:13) E um pouco antes de Jesus ser morto, um anjo veio “e fortaleceu-o”. — Lucas 22:43.
6. (a) Porque podemos confiar que os anjos ainda ajudam o povo de Deus? (b) A que perguntas precisamos de responder?
6 Hoje, os anjos já não aparecem às pessoas. Mas podemos confiar que os anjos ainda ajudam o povo de Deus, porque a Bíblia diz que Jeová usa os anjos para proteger os seus servos. (Salmo 34:7) Precisamos de que os anjos nos protejam porque temos inimigos poderosos que nos querem prejudicar. Quem são esses inimigos? O que fazem para nos prejudicar? Para responder a essas perguntas, vamos ver o que aconteceu pouco depois de Jeová ter criado Adão e Eva.
ANJOS QUE SÃO INIMIGOS
7. O que continua Satanás a fazer até hoje?
7 O capítulo 3 deste livro explicou que um anjo ficou contra Deus e quis governar no lugar de Deus. A esse anjo, a Bíblia chama Satanás, o Diabo. (Apocalipse 12:9) Satanás quer que as pessoas fiquem contra Deus. Ele enganou Eva e continua a enganar a maioria das pessoas até hoje. Mas alguns, como Abel, Enoque e Noé, continuaram obedientes. — Hebreus 11:4, 5, 7.
8. (a) Quem são os demónios? (b) O que é que os demónios fizeram para não morrerem no Dilúvio?
8 Outros anjos seguiram Satanás e ficaram contra Deus. A Bíblia chama demónios a esses anjos maus. Nos dias de Noé, alguns deles abandonaram o céu e vieram para a Terra viver como humanos. Porque é que fizeram isso? A Bíblia diz que eles se queriam casar com as mulheres. (Leia Génesis 6:2.) Mas os anjos não foram criados para isso. (Judas 6) As pessoas aqui na Terra também se tornaram muito desobedientes e violentas. Então, Jeová decidiu destruir as pessoas más daquele tempo. Toda a Terra ficou coberta de água. A Bíblia chama a isso Dilúvio. Mas Jeová salvou os seus servos obedientes. (Génesis 7:17, 23) Para não morrerem no Dilúvio, aqueles anjos maus voltaram para o céu. Juntaram-se ao Diabo, que se tornou o chefe deles. — Mateus 9:34.
9. (a) O que aconteceu quando os demónios voltaram para o céu? (b) O que vamos considerar agora?
9 O que aconteceu quando os demónios voltaram para o céu? Eles foram punidos. Jeová não deixou esses anjos maus voltarem a fazer parte da sua família. (2 Pedro 2:4) Os demónios já não se podem transformar em humanos. No entanto, eles continuam “a enganar toda a terra habitada”. (Apocalipse 12:9; 1 João 5:19) Vamos ver como os demónios conseguem enganar tantas pessoas. — Leia 2 Coríntios 2:11.
COMO OS DEMÓNIOS ENGANAM AS PESSOAS
10. O que usam os demónios para enganar as pessoas?
10 Uma coisa que os demónios usam para enganar as pessoas é o ocultismo. O que é isso? É uma maneira de entrar em contacto com poderes sobrenaturais. Mesmo sem saber, a pessoa está a entrar em contacto com os demónios. Às vezes, a pessoa faz esse contacto diretamente. Outras vezes, procura a ajuda de alguém, como um curandeiro, um bruxo ou um vidente. Mas a Bíblia diz para nos afastarmos de qualquer coisa que tenha a ver com os demónios. (Gálatas 5:19-21) O ocultismo é como uma armadilha de um caçador para apanhar um animal. Os demónios usam o ocultismo para enganar e controlar as pessoas. — Veja a secção Entenda Melhor, n.º 23.
11. Porque é que a adivinhação é uma coisa perigosa?
11 Uma das formas de ocultismo é a adivinhação. As pessoas tentam descobrir o que vai acontecer no futuro, usando o horóscopo, cartas de tarô ou uma bola de cristal. Outras vezes, tentam interpretar sonhos ou ler a palma da mão de alguém. Muitos acham que essas coisas não fazem nenhum mal. Mas são coisas muito perigosas. Por exemplo, a Bíblia mostra que os demónios usam as pessoas que fazem adivinhação. Atos 16:16-18 fala de “um demónio de adivinhação” que ajudava uma rapariga a dizer o que aconteceria no futuro. Depois de o apóstolo Paulo expulsar o demónio, a rapariga deixou de conseguir adivinhar o futuro.
12. (a) Porque é perigoso tentar falar com os mortos? (b) Porque é que os cristãos não participam em alguns costumes nos funerais?
12 Os demónios enganam as pessoas também de outra maneira. Eles querem que acreditemos que os mortos estão vivos em algum lugar. Espalham a ideia de que podemos falar com os mortos. Por exemplo, existem médiuns espíritas que dizem que podem falar com uma pessoa que morreu e até imitam a voz dela. (1 Samuel 28:3-19) Tentar falar com os mortos é muito perigoso, porque quem faz isso entra em contacto com os demónios. A Bíblia diz que não podemos falar com os mortos e que eles não nos podem ajudar nem prejudicar. (Salmo 115:17) É por isso que, nos funerais, os cristãos têm de ter cuidado com alguns costumes. Em certos lugares, as pessoas fazem festas, oferecem sacrifícios ou dão presentes aos mortos. Noutros sítios, as pessoas acendem velas por eles. Mas os cristãos não participam nesses costumes porque Deus não quer que os seus servos façam coisas que têm a ver com os demónios. Talvez os parentes ou os vizinhos de um cristão não entendam isso e fiquem chateados. Alguns discutem ou deixam de falar com ele. Mesmo assim, se deseja ser fiel a Deus, nunca tente falar com os mortos nem participe em costumes que vão contra o que a Bíblia diz. — Leia Deuteronómio 18:10, 11; Isaías 8:19.
13. O que aconteceu a muitas pessoas que sofriam às mãos dos demónios?
13 Além de enganarem as pessoas, os demónios também gostam de lhes fazer mal. E eles estão cada vez mais violentos. Porquê? Porque sabem que Deus não vai deixar que eles continuem a fazer mal às pessoas. O tempo deles está a acabar. (Apocalipse 12:12, 17) Muitas pessoas que sofreram às mãos dos demónios já não têm medo e conseguiram libertar-se deles. Como é que conseguiram isso?
COMO LIVRAR-SE DOS DEMÓNIOS
14. O que é que uma pessoa precisa de fazer para se livrar de qualquer contacto com os demónios?
14 A Bíblia diz o que temos de fazer para resistir aos demónios e como nos podemos livrar deles. Fala de algumas pessoas, que moravam na cidade de Éfeso, que tinham contacto com os demónios antes de se tornarem cristãs. Como é que elas se conseguiram livrar dos demónios? A Bíblia diz: “Um bom número dos que tinham praticado artes mágicas juntaram os seus livros e queimaram-nos.” (Atos 19:19) Essas pessoas sabiam que o primeiro passo para se livrar dos demónios seria destruir todos os livros de magia que tinham. Hoje em dia, quem quiser servir a Jeová também precisa de destruir as coisas que tenham a ver com os demónios. Essas coisas podem ser livros, revistas, horóscopos, filmes, músicas, jogos ou objetos usados para dar sorte e proteção. Algumas pessoas interessam-se por coisas que falam de magia ou de poderes sobrenaturais. Às vezes, pode parecer que essas coisas são só para diversão e que não fazem nenhum mal. Mas não se engane. Tudo isso está ligado aos demónios. — 1 Coríntios 10:21.
15. O que mais devemos fazer para nos proteger de Satanás e dos demónios?
15 Os demónios não desistiram de tentar desviar as pessoas em Éfeso. Alguns anos depois de aqueles cristãos terem destruído os livros de magia, o apóstolo Paulo disse que eles ainda tinham uma luta “contra as forças espirituais malignas”. (Efésios 6:12) Então, o que mais podiam fazer? O apóstolo Paulo disse que eles deviam usar “o grande escudo da fé” para se protegerem dos ataques de Satanás e dos demónios. (Efésios 6:16) No passado, os soldados usavam um escudo para se protegerem. Da mesma maneira, nós hoje podemos usar a fé como se fosse um escudo. Precisamos de ter total confiança de que Jeová nos vai proteger. Assim, ficaremos livres de Satanás e dos demónios. — Mateus 17:20.
16. Como podemos fazer com que a nossa fé em Jeová fique mais forte?
16 Como podemos fazer com que a nossa fé em Jeová fique mais forte? Precisamos de ler a Bíblia todos os dias. Assim, vamos ver que Jeová pode proteger-nos e a nossa confiança nele vai aumentar. Quando a nossa fé é forte, Satanás e os demónios não nos conseguem fazer nenhum mal. — 1 João 5:5.
17. O que também nos vai proteger dos demónios?
17 Que outra coisa precisavam de fazer os cristãos em Éfeso? Aquela cidade tinha muita influência dos demónios. Por isso, Paulo disse aos cristãos para fazerem sempre orações. (Efésios 6:18) Eles precisavam de pedir a proteção de Jeová em todos os momentos. Nós também vivemos num mundo que tem muita influência dos demónios. Por isso, precisamos de orar, usando o nome de Jeová, e pedir para ele nos proteger. (Leia Provérbios 18:10.) Jeová vai ajudar-nos quando lhe pedirmos para nos livrar de Satanás. — Salmo 145:19; Mateus 6:13.
18, 19. (a) Como podemos vencer a luta contra Satanás e os demónios? (b) A que pergunta vamos responder no próximo capítulo?
18 Para vencer a luta contra Satanás e os demónios, temos de nos livrar de tudo o que tenha a ver com eles e confiar na proteção de Jeová. Não precisamos de ter medo dos demónios. (Leia Tiago 4:7, 8.) Jeová é muito mais poderoso do que eles. Jeová puniu os demónios nos dias de Noé e, no futuro, vai destruí-los a todos. (Judas 6) Lembre-se, não estamos sozinhos na nossa luta contra Satanás. Jeová usa os anjos fiéis para nos proteger. (2 Reis 6:15-17) Podemos ter a certeza de que, com a ajuda de Jeová, vamos vencer essa luta. —1 Pedro 5:6, 7; 2 Pedro 2:9.
19 Mas, se Satanás e os demónios fazem tanto mal, porque é que Deus ainda não os destruiu? Vamos responder a essa pergunta no próximo capítulo.
O QUE NOS ENSINA A BÍBLIA?