Capítulo Nove
Será que o mundo vai acabar?
1. Como podemos saber o que vai acontecer no futuro?
QUANDO vê as notícias, talvez se pergunte: ‘Onde é que este mundo vai parar?’ Muitos acreditam que estamos perto do fim do mundo por causa de toda a crueldade e das coisas más que acontecem hoje em dia. Será que o mundo vai mesmo acabar? Como podemos saber o que vai acontecer? Nós não podemos dizer como será o futuro. Mas Jeová Deus pode. E ele diz-nos na Bíblia como será o nosso futuro e o que vai acontecer à Terra. — Isaías 46:10; Tiago 4:14.
2, 3. (a) O que queriam saber os discípulos de Jesus? (b) O que respondeu Jesus?
2 A Bíblia diz que o fim do mundo não é o fim do planeta Terra. É o fim da maldade. Jesus explicou que o fim da maldade acontecerá quando o Reino de Deus governar toda a Terra. (Lucas 4:43) Então, os discípulos de Jesus quiseram saber quando viria o Reino. Eles perguntaram: “Quando é que acontecerão estas coisas e qual será o sinal da tua presença e do final do sistema de coisas?” (Mateus 24:3) Jesus não deu uma data. Mas ele disse aos discípulos o que aconteceria um pouco antes de vir o fim deste mundo mau. E o que Jesus disse está a acontecer hoje em dia.
3 Neste capítulo, vamos ver provas de que estamos muito perto do fim da maldade. Mas, antes disso, precisamos de saber mais sobre uma guerra que aconteceu no céu. Isso vai explicar por que motivo acontecem tantas coisas más aqui na Terra.
UMA GUERRA NO CÉU
4, 5. (a) O que aconteceu no céu logo depois de Jesus se tornar Rei? (b) Como ficaria a situação na Terra depois de Satanás ser expulso do céu?
4 Vimos no capítulo 8 que Jesus se tornou Rei no céu em 1914. (Daniel 7:13, 14) O livro bíblico de Apocalipse diz que houve uma guerra no céu: “Miguel [ou seja, Jesus] e os seus anjos batalharam contra o dragão [ou seja, Satanás], e o dragão e os seus anjos batalharam.” * Satanás e os demónios perderam a guerra e foram expulsos do céu para a Terra. Com certeza, isso deixou os anjos muito felizes. Mas o que aconteceria na Terra? A Bíblia diz que a situação ficaria muito difícil. Porquê? Porque o Diabo está com muita raiva, “pois sabe que lhe resta pouco tempo”. — Apocalipse 12:7, 9, 12.
5 Falta pouco tempo para Deus prender o Diabo. Por isso, o Diabo faz tudo o que pode para causar problemas aqui na Terra. Isso tem a ver com o que Jesus disse que aconteceria nos últimos dias. Vamos ver o que ele disse. — Veja a secção Entenda Melhor, n.º 21.
OS ÚLTIMOS DIAS
6, 7. Explique como se está a cumprir a profecia de Jesus (a) sobre as guerras e (b) sobre a fome.
6 Guerras. Jesus disse: “Nação se levantará contra nação e reino contra reino.” (Mateus 24:7) Nunca antes na História morreram tantas pessoas em guerras como nos nossos dias. Uma organização que faz pesquisa sobre os acontecimentos mundiais disse que as guerras entre o ano 1900 e o ano 2000 mataram três vezes mais pessoas do que todas as guerras desde os dias de Jesus até 1900. A pesquisa também mostrou que, desde 1914 até agora, as guerras mataram mais de 100 milhões de pessoas. Imagine quanta dor e desespero milhões de pessoas sentem por causa das guerras!
7 Fome. Jesus disse: “Haverá falta de alimentos.” (Mateus 24:7) Hoje produz-se mais alimentos do que nunca. Apesar disso, muitas pessoas não têm o que comer. Porquê? Porque não têm terra para cultivar ou dinheiro para comprar comida. Em todo o mundo, muitos milhões de pessoas vivem na miséria. A Organização Mundial de Saúde diz que, todos os anos, morrem milhões de crianças, principalmente por não terem o que comer.
8, 9. Explique como se está a cumprir a profecia de Jesus (a) sobre terramotos e (b) sobre doenças.
8 Terramotos. Jesus profetizou: “Haverá grandes terramotos.” (Lucas 21:11) Pesquisas mostram que todos os anos vão acontecer grandes terramotos. Desde 1900, mais de 2 milhões de pessoas morreram por causa disso. A tecnologia está a ajudar a identificar os terramotos em menos tempo do que antes. No entanto, as pessoas ainda morrem por causa dos terramotos.
9 Doenças. Jesus disse que aconteceriam epidemias, ou seja, doenças perigosas que se espalham rapidamente e matam muitas pessoas. (Lucas 21:11) Os médicos já conseguem tratar muitas doenças, mas ainda existem outras que não têm cura. Um relatório diz que, todos os anos, milhões de pessoas morrem por causa de doenças, como a tuberculose, a malária e a cólera. Além disso, nos últimos 40 anos, os médicos descobriram mais de 30 doenças novas. Algumas dessas doenças ainda não têm cura.
COMO AS PESSOAS SERIAM NOS ÚLTIMOS DIAS
10. Como diz 2 Timóteo 3:1-5 que as pessoas seriam nos últimos dias?
10 Em 2 Timóteo 3:1-5, a Bíblia diz: “Nos últimos dias, haverá tempos críticos, difíceis de suportar.” O apóstolo Paulo disse que as pessoas:
-
seriam egoístas
-
amariam o dinheiro
-
desobedeceriam aos pais
-
seriam traidoras
-
não teriam amor pela família
-
seriam descontroladas
-
seriam violentas e agressivas
-
amariam mais os prazeres da vida do que a Deus
-
fingiriam amar a Deus, mas seriam desobedientes
11. O que mostra o Salmo 92:7 que vai acontecer aos maus?
11 Acha que as pessoas hoje se comportam desta maneira? Em todo o mundo, muitas pessoas são assim. Mas Deus promete que não vai deixar isso continuar por muito tempo. O Salmo 92:7 diz: “Quando os maus brotam como a erva, e todos os malfeitores florescem, é para que sejam aniquilados [ou destruídos] para sempre.”
BOAS NOTÍCIAS NOS ÚLTIMOS DIAS
12, 13. Que coisas aprendemos nestes últimos dias com a ajuda de Jeová?
12 Vimos que a Bíblia disse que as pessoas sofreriam muito nos últimos dias. Mas a Bíblia também diz que aconteceriam coisas boas. Vamos ver dois exemplos.
13 O povo de Deus entenderia melhor a Bíblia. O profeta Daniel também escreveu sobre os últimos dias. Ele disse: “O conhecimento verdadeiro irá tornar-se abundante.” (Daniel 12:4) Deus ajudaria o seu povo a entender a Bíblia como nunca antes. Jeová Deus tem feito isso principalmente desde 1914 até agora. Por exemplo, aprendemos a importância do nome de Deus e o que ele deseja para a Terra. Aprendemos também a verdade sobre a morte e a ressurreição, e entendemos o resgate. E aprendemos que só o Reino de Deus pode resolver os nossos problemas. Além disso, Deus ensinou-nos o que temos de fazer para ser felizes e agradar-lhe. Mas o que faz o povo de Deus com tudo o que aprendeu? Para responder a isso, vamos ver outra profecia. — Veja a secção Entenda Melhor, n.º 18 e n.º 22.
14. (a) Onde são pregadas as boas novas do Reino? (b) Quem faz a pregação?
14 A pregação seria feita em todo o mundo. Jesus estava a falar do que ia acontecer nos últimos dias quando disse: “Estas boas novas do Reino serão pregadas em toda a terra habitada.” (Mateus 24:3, 14) As boas novas, ou boas notícias, do Reino são pregadas em mais de 230 países e em mais de 700 línguas. As Testemunhas de Jeová de todas as nações e povos ajudam as pessoas em todo o mundo a entender o que é o Reino de Deus e o que vai fazer por todos. (Apocalipse 7:9) Fazem isso sem cobrar nada. Mas, como Jesus disse, muitos iriam odiar e perseguir os seus seguidores. (Lucas 21:17) Mesmo assim, nada pode parar a pregação das boas novas.
QUAL É A SUA DECISÃO?
15. (a) Acredita que estamos nos últimos dias? Porquê? (b) O que vai acontecer aos que não obedecem a Jeová? (c) E aos obedientes?
15 Acredita que estamos nos últimos dias? Muitas profecias da Bíblia sobre os últimos dias estão a acontecer. Em breve, Jeová vai mandar parar a pregação das boas novas e “o fim” virá. (Mateus 24:14) O fim é o Armagedon, a guerra de Jeová para acabar com a maldade. Jesus e os seus anjos poderosos vão destruir as pessoas que não querem obedecer a Jeová e a Jesus. (2 Tessalonicenses 1:6-9) Satanás e os demónios serão presos e não enganarão mais ninguém. E as pessoas que obedecem a Deus e aceitam ser governadas pelo Reino verão as promessas de Deus acontecerem. — Apocalipse 20:1-3; 21:3-5.
16. O que tem de fazer, já que o fim está tão próximo?
16 Já que o fim está tão perto, é importante que cada um de nós se pergunte: ‘O que tenho de fazer?’ Primeiro, não deixe que nada atrapalhe o seu estudo da Bíblia. Jeová quer que aprenda cada vez mais. (João 17:3) Segundo, faça um esforço para não perder as reuniões das Testemunhas de Jeová, que se reúnem todas as semanas para estudar a Bíblia. (Leia Hebreus 10:24, 25.) Terceiro, não demore a fazer mudanças na vida se perceber que isso é necessário. Se fizer o que agrada a Jeová, a sua amizade com ele ficará cada vez mais forte. — Tiago 4:8.
17. Porque é que o fim vai apanhar a maioria das pessoas de surpresa?
17 O apóstolo Paulo explicou que a destruição dos maus vai apanhar a maioria das pessoas de surpresa. Ele disse que virá “como um ladrão à noite”. (1 Tessalonicenses 5:2) Jesus profetizou que muitos não vão ligar às provas de que estamos nos últimos dias. Ele comparou os últimos dias aos dias de Noé. Ele disse: “Porque, naqueles dias antes do dilúvio, as pessoas comiam e bebiam, os homens casavam-se e as mulheres eram dadas em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e não fizeram caso, até que veio o dilúvio e os varreu a todos.” — Mateus 24:37-39.
18. Que aviso deu Jesus?
18 Jesus avisou que o fim virá de repente, “como uma armadilha”, e que “virá sobre todos os que moram na face de toda a terra”. Ele também avisou os seus seguidores para não ficarem distraídos com o exagero “no comer e no beber e com as ansiedades da vida”. Ele disse para ficarem ‘despertos, e fazerem súplicas [ou orações intensas] continuamente para conseguirem escapar de todas essas coisas que têm de ocorrer e conseguirem ficar de pé diante do Filho do Homem’, ou seja, Jesus. (Lucas 21:34-36) Porque é tão importante prestar atenção ao aviso de Jesus? Porque falta pouco para o mundo de Satanás ser destruído. Só os que forem obedientes a Jeová e a Jesus vão escapar da destruição e viver para sempre no novo mundo. — João 3:16; 2 Pedro 3:13.
^ par. 4 Miguel é outro nome de Jesus. Veja a secção Entenda Melhor, n.º 20.
O QUE NOS ENSINA A BÍBLIA?