Capítulo Quatro

Quem é Jesus Cristo?

Quem é Jesus Cristo?

1, 2. (a) Pode dizer que conhece alguém famoso só porque sabe o nome dele? Explique. (b) O que dizem alguns sobre Jesus?

EXISTEM muitas pessoas famosas no mundo. Pense em alguém famoso. Será que pode dizer que conhece bem essa pessoa só porque sabe o nome dela? Claro que não. Para dizer que conhece bem uma pessoa, precisa de saber como ela é e até saber detalhes da vida dela.

2 Jesus Cristo viveu na Terra há uns 2 mil anos. Talvez já tenha ouvido falar dele. Mas as pessoas têm opiniões diferentes sobre Jesus. Alguns dizem que ele era um homem bom, outros dizem que era um profeta e alguns acham que ele é Deus. E no seu caso? O que acha? — Veja a secção Entenda Melhor, n.º 11.

3. Porque é importante para si conhecer Jeová Deus e Jesus Cristo?

3 Saber quem foi Jesus é muito importante. Porquê? Porque a vida eterna depende de conhecermos Jeová Deus e Jesus Cristo. A Bíblia explica: “Isto significa vida eterna: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e àquele que tu enviaste, Jesus Cristo.” (João 17:3) No capítulo 1, aprendemos a verdade sobre Jeová Deus. Mas também é preciso saber a verdade sobre Jesus para viver para sempre no Paraíso na Terra. (João 14:6) Aprender sobre Jesus vai ajudá-lo também de outra maneira. Ele foi o melhor exemplo de como devemos tratar as pessoas e de como devemos levar a nossa vida. (João 13:34, 35) Então, vamos ver o que a Bíblia diz sobre Jesus.

JESUS É O ESCOLHIDO

4. O que significam as palavras Cristo e Messias?

4 Jesus também é chamado Cristo, ou Messias. A palavra Cristo e a palavra Messias querem dizer a mesma coisa. Cristo vem do grego e Messias vem do hebraico. As duas palavras significam ungido, ou seja, alguém escolhido por Deus para uma tarefa especial. Jesus foi escolhido para fazer com que todas as promessas de Deus se cumprissem. Jesus também nos pode ajudar hoje. A Bíblia mostra que Jeová tinha prometido que mandaria o Messias. Por isso, antes de Jesus nascer, muitos já se perguntavam quem iria ser o Messias.

5. Será que os discípulos de Jesus acreditavam que ele era o Messias?

5 Os discípulos de Jesus tinham a certeza de que ele era o Messias, ou o Cristo, prometido. (João 1:41) Por exemplo, Simão Pedro disse a Jesus: “Tu és o Cristo.” (Mateus 16:16) E nós? Como podemos ter a certeza de que Jesus é o escolhido por Deus?

6. Como é que Jeová ajudou as pessoas a saber quem era o Messias?

6 Muito tempo antes de Jesus nascer, Deus fez com que os profetas escrevessem algumas coisas sobre o Messias. Isso ajudaria as pessoas a saber quem era o Messias. Como? Imagine que tem de ir buscar uma pessoa que não conhece a um sítio onde param muitos autocarros. Como é que vai saber quem ela é no meio de tantas pessoas? Se alguém lhe disser como a pessoa é e que roupa está a usar, vai ser mais fácil encontrá-la. Da mesma maneira, Jeová usou os profetas para nos dizer o que o Messias faria e o que lhe aconteceria. As pessoas sinceras podem comparar o que os profetas disseram com o que aconteceu a Jesus. Assim, é possível saber que ele é o Messias.

7. Fale sobre duas profecias que provam que Jesus é o Messias.

7 Veja duas coisas que Deus fez os profetas escreverem. Primeiro, 700 anos antes de Jesus nascer, uma profecia de Miqueias disse que o Messias nasceria na pequena cidade de Belém. (Miqueias 5:2) E Jesus nasceu nessa cidade! (Mateus 2:1, 3-9) Segundo, uma profecia de Daniel mostrou que o Messias apareceria no ano 29. (Daniel 9:25) Essa profecia também se cumpriu. E existem muitas outras profecias que provam que Jesus é o Messias prometido. — Veja a secção Entenda Melhor, n.º 12.

Quando foi batizado, Jesus recebeu espírito santo e tornou-se o Messias, ou Cristo

8, 9. O que aconteceu no batismo de Jesus que prova que ele era o Messias?

8 Outra prova de que Jesus é o Messias foi o que aconteceu quando ele foi batizado. Deus tinha prometido que João Batista veria um sinal para saber quem era o Messias. O que aconteceu no ano 29 quando Jesus foi até ao rio Jordão para ser batizado por João? A Bíblia diz o que aconteceu quando Jesus saiu da água: “Ele viu o espírito de Deus descer como pomba e vir sobre ele. Também, uma voz vinda dos céus disse: ‘Este é o meu Filho, o amado, a quem eu aprovo.’” (Mateus 3:16, 17) Esse era o sinal para João. João viu a pomba e ouviu a voz de Deus. Por isso, ele teve a certeza de que Jesus era o Messias. (João 1:32-34) Jesus tornou-se o Messias no momento em que recebeu o espírito santo de Jeová. Ele era o escolhido por Deus para ser Líder e Rei. — Isaías 55:4.

9 Estas são três provas de que Jesus é o Messias: (1) as profecias da Bíblia, (2) o que Jeová disse e (3) o sinal que ele deu no batismo de Jesus. Mas de onde veio Jesus? Que tipo de pessoa foi ele? Vamos ver o que a Bíblia diz.

DE ONDE VEIO JESUS?

10. O que diz a Bíblia sobre a vida de Jesus antes de vir à Terra?

10 A Bíblia diz que Jesus viveu muito tempo no céu antes de vir à Terra. O profeta Miqueias disse que o Messias seria alguém que já existia desde os “tempos antigos”. (Miqueias 5:2) O próprio Jesus disse muitas vezes que tinha vivido no céu antes de nascer como humano na Terra. (Leia João 3:13; 6:38, 62; 17:4, 5.) Muito antes de vir à Terra, Jesus já tinha uma relação muito especial com Jeová.

11. Porque é que Jesus é tão especial para Jeová?

11 Jesus é muito especial para Jeová. Porquê? Primeiro, porque Jesus é “o primogénito de toda a criação”. O que quer isso dizer? Que ele foi o primeiro a ser criado. Jeová criou Jesus antes de criar qualquer outra pessoa ou coisa. * (Colossenses 1:15) Segundo, Jesus é muito especial porque é o “Filho unigénito”. O que quer isso dizer? Que ele foi o único a ser criado só por Jeová. (João 3:16) Terceiro, Jesus ajudou Jeová a criar todas as outras coisas. (Colossenses 1:16) Quarto, Jeová também usou Jesus para dar orientações e mensagens a anjos e humanos. Por isso, Jesus é chamado “a Palavra”. — João 1:14.

12. Como sabemos que Jesus e Deus são duas pessoas diferentes?

12 Alguns acreditam que Jesus e Deus são a mesma pessoa, mas não é isso o que a Bíblia ensina. * A Bíblia diz que Jesus foi criado, ou seja, teve um começo. Mas Jeová, que criou todas as coisas, sempre existiu. (Salmo 90:2) Jesus nunca pensou em ser Deus, porque ele é o Filho de Deus. A Bíblia deixa claro que o Pai é maior do que o Filho. (Leia João 14:28; 1 Coríntios 11:3.) Só Jeová é “o Deus Todo-Poderoso”. (Génesis 17:1) Jeová é a pessoa mais importante e poderosa do Universo.

13. Porque é que a Bíblia diz que Jesus é “a imagem do Deus invisível”?

13 Jeová e o seu Filho, Jesus, trabalharam juntos por milhares de milhões de anos, criando os anjos, as estrelas, o Sol e as outras coisas. Imagine como o amor deles foi fortalecido por passarem tanto tempo juntos! (João 3:35; 14:31) Jesus imitou muito bem as qualidades do seu pai. Por isso, a Bíblia diz sobre Jesus: “Ele é a imagem do Deus invisível.” — Colossenses 1:15.

14. Como foi possível o Filho amado de Deus nascer como humano?

14 Esse Filho tão amado de Jeová aceitou vir à Terra. Para isso, ele tinha de nascer como humano. Como foi isso possível? Jeová fez um milagre. Ele colocou a vida do seu Filho no útero de uma jovem chamada Maria. Desse modo, Maria ficou grávida apesar de ser virgem. Como o bebé não veio de um pai humano, era perfeito. Maria chamou Jesus ao bebé. — Lucas 1:30-35.

QUE TIPO DE PESSOA FOI JESUS?

15. Como podemos conhecer melhor a Jeová?

15 Jesus disse: “Quem me vê, vê também o Pai.” (João 14:9) Jesus é muito parecido com o Pai. Por isso, podemos conhecer melhor a Jeová por ler sobre Jesus. Se ler os livros bíblicos de Mateus, Marcos, Lucas e João, vai aprender muito sobre o que Jesus fez e o tipo de pessoa que ele foi. Esses livros da Bíblia chamam-se Evangelhos.

16. (a) Qual era a coisa importante de que Jesus falava sempre? (b) Quem ensinou Jesus sobre o Reino?

16 Muitos chamavam “Instrutor” a Jesus porque ele ensinava as pessoas. (João 1:38; 13:13) Jesus falava sempre sobre o Reino de Deus. Isso foi uma das coisas mais importantes que ele ensinou. O que é esse Reino? É o governo de Deus que vai governar toda a Terra a partir do céu. Esse Reino vai abençoar as pessoas que obedecem a Deus. Quem ensinou Jesus sobre o Reino? Foi Deus. Jesus disse: “O que eu ensino não é meu, mas pertence àquele que me enviou.” (João 7:16) Jesus ensinava sobre o Reino porque sabia que Jeová quer que as pessoas conheçam “as boas novas do Reino”, ou seja, as boas notícias de que o Reino de Deus vai governar a Terra. — Mateus 4:23.

17. (a) Onde é que Jesus ensinava? (b) Porque é que Jesus se esforçou tanto para ensinar as pessoas?

17 Onde é que Jesus ensinava? Em qualquer lugar onde as pessoas estivessem. Ele ensinava nas áreas rurais, nas cidades, nas praças, nos locais onde as pessoas se reuniam para adorar a Deus e até na casa das pessoas. Ele não ficava à espera de que viessem ter com ele. Muitas vezes ele procurava as pessoas. (Marcos 6:56; Lucas 19:5, 6) Jesus esforçou-se muito para ensinar os outros. Porquê? Porque sabia que era isso o que Deus queria que ele fizesse. Ele obedeceu sempre ao Pai. (João 8:28, 29) Jesus também pregava porque sentia pena das pessoas. (Leia Mateus 9:35, 36.) Ele via que os líderes religiosos não ensinavam a verdade sobre Deus e o Reino. Por isso, ele queria falar das boas notícias do Reino com todas as pessoas.

18. Quais são as qualidades de Jesus de que mais gosta?

18 Jesus amava as pessoas e preocupava-se com elas. Era bondoso e as pessoas sentiam-se à vontade para conversar com ele. Até as crianças gostavam de estar com ele. (Marcos 10:13-16) Jesus era sempre justo. Ele odiava quando as pessoas eram desonestas e injustas. (Mateus 21:12, 13) No tempo dele, as mulheres não tinham muitos direitos e eram desrespeitadas. Mas Jesus tratou sempre as mulheres com respeito. (João 4:9, 27) Jesus também era verdadeiramente humilde. Por exemplo, uma vez, fez uma tarefa que normalmente era feita por um escravo. Ele lavou os pés dos apóstolos. — João 13:2-5, 12-17.

Jesus pregava onde as pessoas estivessem

19. Que exemplo mostra que Jesus sabia do que as pessoas precisavam e queria ajudá-las?

19 Jesus sabia do que as pessoas precisavam e queria ajudá-las. Isso ficou bem claro quando ele usou o poder de Deus para fazer milagres, curando os doentes. (Mateus 14:14) Por exemplo, um homem que tinha lepra pediu para ser curado. Ele disse a Jesus: “Se apenas quiser, pode purificar-me.” Ninguém se aproximava de quem tinha lepra porque essa doença é horrível e contagiosa. Mas Jesus ficou emocionado com a dor e o sofrimento daquele homem. Ele sentiu pena do homem e quis ajudá-lo. Então, Jesus tocou no homem e disse: “Eu quero! Sê purificado.” E o homem foi curado! (Marcos 1:40-42) Com certeza aquele homem ficou muito feliz!

JESUS FOI SEMPRE FIEL

20, 21. Porque é que Jesus é o melhor exemplo de alguém que foi obediente a Deus?

20 Jesus é o melhor exemplo de alguém que foi obediente a Deus. Não importava o que acontecesse ou o que os inimigos fizessem, Jesus era sempre fiel ao Pai. Por exemplo, Jesus não pecou quando foi tentado por Satanás. (Mateus 4:1-11) Depois, alguns parentes de Jesus não acreditaram que ele era o Messias e disseram que ele tinha ficado louco. Mesmo assim, Jesus continuou a fazer a vontade de Deus. (Marcos 3:21) Além disso, os inimigos de Jesus foram cruéis com ele. Mas Jesus continuou fiel a Deus e nunca fez nada de mal contra eles. — 1 Pedro 2:21-23.

21 Jesus sofreu uma morte muito cruel. Mas ele foi fiel a Jeová até ao fim. (Leia Filipenses 2:8.) Pense no que ele teve de passar no dia da sua morte. Jesus foi preso. No seu julgamento, testemunhas falsas disseram que ele desrespeitou a Deus. Ele foi condenado por juízes desonestos. As pessoas riram-se dele. Jesus foi torturado pelos soldados e pregado num poste de madeira. Antes de morrer, Jesus disse: “Está consumado!” O que queria isso dizer? Que Jesus tinha feito tudo o que Deus queria. (João 19:30) Três dias depois, Jeová ressuscitou Jesus com um corpo espiritual. (1 Pedro 3:18) Depois de algumas semanas, Jesus voltou para o céu. Ele “sentou-se à direita de Deus” e esperou pelo momento certo de se tornar Rei. — Hebreus 10:12, 13.

22. Que oportunidade temos por Jesus ter sido fiel?

22 Foi muito importante Jesus ter sido fiel ao seu Pai. É por causa disso que nós temos a oportunidade de viver para sempre num paraíso na Terra, como Jeová queria desde o começo. No próximo capítulo, vamos ver como a morte de Jesus nos dá essa oportunidade.

^ par. 11 Jeová é chamado Pai porque é o Criador. (Isaías 64:8) Jesus é chamado Filho de Deus porque foi criado por Jeová.

^ par. 12 Para mais informações, veja Trindade, na secção Entenda Melhor, n.º 13.