LIÇÃO 17

Que tipo de pessoa é Jesus?

Que tipo de pessoa é Jesus?
Exibir Versão de Texto Ocultar Versão de Texto

Quando aprendemos as coisas que Jesus disse e fez na Terra, descobrimos as suas qualidades. Isso aproxima-nos mais dele e do Pai dele, Jeová. Quais são algumas dessas qualidades? E como podemos imitar Jesus na nossa vida?

1. Em que sentido é que Jesus é como o seu Pai, Jeová?

Jesus viveu lado a lado com o seu amoroso Pai durante muitos milhões de anos no céu e aprendeu muito com ele. Por isso, Jesus pensa, sente e age como Jeová. (Leia João 5:19.) Na verdade, Jesus imita tão bem as qualidades do seu Pai que disse: “Quem me vê, vê também o Pai.” (João 14:9) Quanto mais você aprender sobre as qualidades de Jesus, mais vai aprender sobre Jeová. Por exemplo, ver como Jesus se preocupava com as pessoas mostra o quanto Jeová se preocupa consigo.

2. Como é que Jesus mostrou que ama a Jeová?

Jesus disse: “Para que o mundo saiba que eu amo o Pai, faço assim como o Pai me ordenou.” (João 14:31) Quando esteve na Terra, Jesus mostrou que amava muito o seu Pai por lhe obedecer em tudo, mesmo quando fazer isso era difícil. Além disso, Jesus gostava muito de falar sobre o seu Pai e ajudar outros a serem amigos de Deus. — João 14:23.

3. Como é que Jesus mostrou que ama as pessoas?

A Bíblia diz que Jesus ‘gosta especialmente da humanidade’. (Provérbios 8:31, nota) Jesus era bondoso com todos; ele não tratava uns melhor do que outros. Além disso, tinha sempre uma palavra de encorajamento e estava disposto a ajudar. Os milagres que ele fez mostraram não apenas o seu poder, mas também que ele tinha pena das pessoas. (Marcos 1:40-42) As suas palavras deram consolo e esperança a todos os de coração sincero. Jesus estava disposto a sofrer e morrer porque ama as pessoas. Mas ele ama especialmente aqueles que obedecem aos seus ensinos. — Leia João 15:13, 14.

APRENDA MAIS

Saiba mais sobre as qualidades de Jesus. Veja também como mostrar amor e generosidade assim como ele mostrou.

4. Jesus ama o seu Pai

O exemplo de Jesus ensina como podemos mostrar que amamos a Deus. Leiam Lucas 6:12 e João 15:10; 17:26. Depois de lerem cada um desses textos, conversem sobre o ponto a seguir:

  • Como podemos imitar Jesus e mostrar que amamos a Jeová?

Jesus amava o seu Pai e falava sempre com ele em oração

5. Jesus importa-se com as pessoas que precisam de ajuda

Jesus preocupava-se mais com as pessoas do que com ele próprio. Ele usava o seu tempo e energia para ajudar as pessoas até quando estava cansado. Leiam Marcos 6:31-34 e Mateus 14:19, 20. Depois, conversem sobre os pontos a seguir:

  • De que maneiras é que Jesus mostrou que se importava com as pessoas? — Vejam Marcos 6:31, 34 e Mateus 14:19, 20.

  • Porque é que Jesus queria ajudar as pessoas? — Vejam Marcos 6:34.

  • Vimos que Jesus imita as qualidades do seu Pai. O que é que isso nos ensina sobre Jeová?

  • De que maneiras podemos mostrar que imitamos a preocupação que Jesus tinha pelas pessoas?

6. Jesus é generoso

Jesus não tinha muitas coisas, mas partilhava o que tinha com outros. Ele diz-nos para fazer o mesmo. Leiam Atos 20:35. Depois, conversem sobre o ponto a seguir:

  • De acordo com as palavras de Jesus, o que é que nos vai fazer felizes?

Vejam o VÍDEO. Depois, conversem sobre o ponto a seguir:

  • Mesmo que não tenhamos muito, como podemos ser generosos?

Já sabia?

A Bíblia ensina-nos a orar a Jeová em nome de Jesus. (Leia João 16:23, 24.) Quando fazemos isso, mostramos que damos valor ao que Jesus fez por nós para sermos amigos de Jeová.

ALGUMAS PESSOAS DIZEM: “Deus não se importa com o sofrimento das pessoas.”

  • Sabemos que Jesus imita as qualidades do seu Pai. Como é que tudo o que Jesus fez prova que Jeová se importa connosco?

RESUMO

Jesus ama a Jeová e ama as pessoas. Já que Jesus é como o seu Pai, quanto mais você conhecer Jesus, mais vai conhecer a Jeová.

Revisão

  • Como podemos imitar o amor de Jesus por Jeová?

  • Como podemos imitar o amor de Jesus pelas pessoas?

  • De que qualidades de Jesus é que mais gostou?

Tente o seguinte

QUER PESQUISAR MAIS?