Porquê ser generoso com aquele que já tem tudo?
“Ó nosso Deus, agradecemos-te e louvamos o teu belo nome.” — 1 CRÓ. 29:13.
CÂNTICOS: 1 e 48
1, 2. Como é que Jeová mostra generosidade?
JEOVÁ é um Deus generoso. Tudo o que temos foi ele que nos deu. Ele é o dono do ouro, da prata e de todos os outros recursos naturais que existem no nosso planeta. Jeová usa esses recursos para manter a vida na Terra. (Sal. 104:13-15; Ageu 2:8) A Bíblia também mostra que, muitas vezes, Jeová usou os recursos da Terra de modo milagroso para cuidar das necessidades do seu povo.
2 Por exemplo, durante os 40 anos em que os israelitas moraram no deserto, Jeová deu-lhes maná e água. (Êxo. 16:35) Assim, “não lhes faltava nada”. (Nee. 9:20, 21) Além disso, por meio do profeta Eliseu, Jeová fez uma pequena quantidade de azeite multiplicar-se e encher várias vasilhas. Esse milagre ajudou uma viúva a pagar as suas dívidas e ainda a ter dinheiro para cuidar das necessidades dela e dos seus filhos. (2 Reis 4:1-7) Jesus também recebeu poder de Jeová para, de forma milagrosa, providenciar alimentos e, em certa ocasião, até dinheiro. — Mat. 15:35-38; 17:27.
3. Que perguntas serão respondidas neste estudo?
3 Jeová tem poder ilimitado para sustentar toda a sua criação na Terra. Mesmo assim, Jeová dá-nos a oportunidade de usar as coisas que temos para apoiar a sua organização. (Êxo. 36:3-7; leia Provérbios 3:9.) Porque é que Jeová espera que sejamos generosos com ele? Como é que os servos fiéis do passado apoiavam financeiramente a obra de Jeová? Atualmente, como é que a organização de Jeová usa os donativos que fazemos? Estas perguntas serão respondidas neste estudo.
PORQUÊ SERMOS GENEROSOS COM JEOVÁ?
4. O que mostramos quando somos generosos com Jeová?
4 Quando somos generosos com Jeová, mostramos gratidão e amor por ele. Veja o que David disse ao povo de Israel sobre a necessidade de contribuírem para a construção do templo. Ele reconheceu que, quando damos alguma coisa a Jeová, na verdade, estamos apenas a devolver o que ele já nos deu. (Leia 1 Crónicas 29:11-14.) Assim como David, ficamos muito gratos quando paramos para pensar em tudo o que Jeová faz por nós.
5. Como é que a Bíblia mostra que sermos generosos é uma parte da nossa adoração a Jeová?
5 Sermos generosos também é uma parte da nossa adoração a Jeová. Numa visão, o apóstolo João ouviu os servos de Jeová no céu dizerem: “Digno és, Jeová, nosso Deus, de receber a glória, a honra e o poder, porque criaste todas as coisas e foi por tua vontade que elas vieram à existência e foram criadas.” (Apo. 4:11) Sem dúvida, Jeová merece receber glória e honra. Por isso, queremos dar-lhe o nosso melhor. Deus também disse aos israelitas que deviam participar em três festividades anuais. Essas festividades eram parte da adoração a Jeová naquela época. E a Lei dizia que eles não deviam “comparecer perante Jeová de mãos vazias”. (Deut. 16:16) Do mesmo modo, hoje em dia, parte da nossa adoração envolve sermos generosos com Jeová. Quando fazemos isso, mostramos que damos valor ao trabalho que a organização dele está a fazer.
6. Porque é bom ser generoso? (Veja a fotografia no início do estudo.)
6 Quem é generoso costuma fazer coisas pelos outros, em vez de apenas esperar receber. Pessoas assim têm uma saúde melhor. Pense numa criança que usa o dinheiro da sua mesada para comprar um presente aos pais. Isso deixa os pais muito felizes! Da mesma forma, quando somos generosos, mostramos que valorizamos tudo o que Jeová faz por nós. Ou pense num pioneiro que ainda mora com os pais e decide ajudar a pagar as despesas da casa. Apesar de os pais talvez não esperarem essa ajuda, aceitam-na porque sabem que é uma maneira de o filho mostrar apreço pelo que os pais fazem por ele. Do mesmo modo, Jeová sabe que a generosidade faz-nos bem. — Leia Provérbios 29:21.
A GENEROSIDADE DO POVO DE DEUS NO PASSADO
7, 8. Dê exemplos de como o povo de Deus contribuía (a) quando surgiam necessidades específicas; (b) para apoiar os que estavam na liderança.
7 A Bíblia mostra que o povo de Deus usou sempre os seus bens materiais para apoiar a adoração verdadeira. Em alguns casos, o povo de Deus contribuía quando surgiam necessidades específicas. Por exemplo, Moisés pediu ao povo que fizesse uma contribuição para a construção do tabernáculo. David fez o mesmo na época da construção do templo. (Êxo. 35:5; 1 Cró. 29:5-9) Nos dias do rei Jeoás, o povo fez donativos para reparar o templo. (2 Reis 12:4, 5) No tempo dos apóstolos, surgiu uma grande fome, e alguns irmãos na Judeia estavam a passar necessidade. Quando outros irmãos souberam disso, decidiram ajudar. Cada um ajudou com o que podia. — Atos 11:27-30.
8 O povo de Jeová também apoiava financeiramente os que estavam na liderança da obra. Por exemplo, os levitas não receberam um território na Terra Prometida, como as outras tribos. Por essa razão, a Lei mosaica dizia que os outros israelitas deviam dar o dízimo, ou a décima parte do que recebiam, aos levitas. Isso ajudava-os a continuarem concentrados no seu trabalho no tabernáculo. (Núm. 18:21) Algo parecido acontecia nos dias de Jesus e dos apóstolos. Eles contavam com a generosidade de algumas “mulheres que os ajudavam, com os seus próprios bens”. — Luc. 8:1-3.
9. De onde vinham as coisas que o povo de Deus doava?
9 De onde vinham as coisas que o povo de Deus doava? Isso variava muito. Por exemplo, na época da construção do tabernáculo, os israelitas devem ter doado coisas que tinham trazido do Egito. (Êxo. 3:21, 22; 35:22-24) No primeiro século, alguns cristãos que tinham casas e campos vendiam esses bens e doavam o dinheiro aos apóstolos. Então, os apóstolos usavam esses donativos de acordo com as necessidades existentes. (Atos 4:34, 35) Outros costumavam reservar, todas as semanas, algum dinheiro para fazerem donativos. (1 Cor. 16:2) Tanto os que tinham muito como os que tinham pouco apoiavam a obra. — Luc. 21:1-4.
A GENEROSIDADE DO POVO DE DEUS HOJE
10, 11. (a) Como podemos imitar a generosidade do povo de Jeová no passado? (b) O que acha do seu privilégio de fazer donativos para apoiar a obra do Reino?
10 Hoje, nós também temos a oportunidade de fazer donativos quando surgem necessidades específicas. Por exemplo, talvez a nossa congregação tenha planos de renovar o Salão do Reino ou de construir um novo. Ou a nossa filial talvez precise de uma renovação. Também podemos contribuir para apoiar o nosso congresso ou para ajudar irmãos que foram vítimas de desastres naturais. Os nossos donativos também ajudam a cobrir despesas de irmãos no mundo inteiro que servem como betelitas, missionários, pioneiros especiais e superintendentes viajantes. Além disso, a sua congregação fez uma resolução, escolhendo um valor fixo que é doado todos os meses para o programa mundial de construção de Salões do Reino e Salões de Assembleias. Esses donativos ajudam irmãos em toda a Terra.
11 Todos podemos fazer a nossa parte em apoiar a obra que Jeová está a realizar nestes últimos dias. Na maioria das vezes, os nossos donativos são anónimos. De forma discreta, podemos pôr os nossos donativos na caixa de contribuições do Salão do Reino. Também podemos fazer um donativo por meio do site jw.org. Alguns irmãos acham que contribuem pouco e que os seus donativos não fazem muita diferença. No entanto, a verdade é que a maior parte dos donativos vem de pequenas contribuições, não de grandes. Mesmo ao enfrentarem situações económicas difíceis, os nossos irmãos são generosos, assim como os irmãos da Macedónia no passado. Eles viviam em “extrema pobreza”, mas faziam questão de ajudar com os seus donativos. — 2 Cor. 8:1-4.
12. O que é que a organização de Jeová faz hoje para que os donativos sejam usados da melhor maneira possível?
12 O Corpo Governante faz o máximo para usar os fundos da organização de modo fiel e prudente. (Mat. 24:45) Eles oram para tomar boas decisões e analisam a melhor forma de usar o dinheiro doado. (Luc. 14:28) No passado, os que cuidavam das contribuições seguiam certos procedimentos para garantir que o dinheiro fosse usado apenas para a obra de Jeová. Por exemplo, Esdras viajou para Jerusalém e levou ouro, prata e outros itens doados pelo rei da Pérsia. Esses donativos, hoje, valeriam mais de 90 milhões de euros (mais de 100 milhões de dólares). Esdras sabia que esses donativos pertenciam a Jeová. Por isso, deu instruções detalhadas para que nada se perdesse durante a perigosa viagem da Pérsia até Jerusalém. (Esd. 8:24-34) Outro exemplo é o do apóstolo Paulo, que recolheu donativos para ajudar os irmãos da Judeia que estavam a passar necessidade. Paulo também se certificou de que os responsáveis pelos donativos fizessem “tudo honestamente, não somente à vista de Jeová, mas também à vista dos homens”. (Leia 2 Coríntios 8:18-21.) A organização de Jeová hoje segue o exemplo de Esdras e de Paulo. Existem muitos procedimentos para garantir que os donativos são recolhidos de modo honesto e usados da melhor maneira possível.
13. Porque é que a organização simplificou algumas coisas recentemente?
13 Às vezes, uma família decide mudar o seu estilo de vida e fazer alguns ajustes para não gastar mais do que ganha. Ou talvez a família queira simplificar a vida para fazer mais para Jeová. O mesmo acontece na organização de Jeová. Nos últimos anos, temos visto muitas novidades. Por causa disso, durante algum tempo os gastos foram mais altos do que os donativos recebidos. Por essa razão, a organização decidiu diminuir as despesas e simplificar algumas coisas. O objetivo destas mudanças é usar da melhor forma possível os donativos que os irmãos fazem.
OS SEUS DONATIVOS FAZEM A DIFERENÇA
14-16. (a) Como é que os nossos donativos estão a ser usados? (b) Que provisões da organização de Jeová já o ajudaram?
14 Alguns dos que servem a Jeová há muitos anos comentam que nunca viram uma época com tantas novidades na organização. Por exemplo, nos últimos anos, foram lançados o site jw.org e depois o JW Broadcasting. A Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada está a ser publicada em cada vez mais línguas. Em 2014 e 2015, tivemos o Congresso Internacional “Continue a Buscar Primeiro o Reino”. Alguns desses congressos foram realizados nos maiores estádios de 14 cidades de várias partes do mundo. Os que assistiram a esses congressos ficaram muito felizes.
15 Vários irmãos escrevem a agradecer pelos muitos presentes que têm recebido da organização de Jeová. Veja o que um casal que serve num país da Ásia escreveu: “Nós servimos numa pequena cidade e, às vezes, sentimo-nos sozinhos. Por servirmos num lugar isolado, é fácil esquecermo-nos de que fazemos parte de uma grande organização. Mas, sempre que assistimos aos programas do Broadcasting, lembramo-nos de que somos parte de uma família mundial. Os irmãos daqui gostam muito do Broadcasting. É comum dizerem, depois de verem o programa do mês, que se sentem mais próximos do Corpo Governante. Hoje, mais do que nunca, eles têm orgulho de fazer parte da organização de Jeová.”
16 Atualmente, estão a ser construídos ou renovados cerca de 2500 Salões do Reino em todo o mundo. Veja o que alguns irmãos das Honduras escreveram depois de começarem a usar o seu novo Salão do Reino: “Ficamos muito felizes por fazer parte da família de Jeová e de ter irmãos no mundo inteiro. Com a ajuda de Jeová e dos irmãos, realizámos o nosso sonho de ter um Salão do Reino aqui na região.” É comum ouvir os irmãos dizerem coisas semelhantes quando recebem a Bíblia ou outras publicações na língua deles, quando recebem ajuda depois de um desastre ou quando veem os resultados do testemunho público e metropolitano na região onde moram.
17. Como sabemos que Jeová está a apoiar a sua organização?
17 De forma geral, as pessoas não entendem como conseguimos realizar a nossa obra apenas por meio de donativos. Veja o exemplo de um diretor de uma grande empresa que visitou uma das nossas gráficas. Ele ficou impressionado ao ver que todo o trabalho é feito por voluntários e que não organizamos eventos para angariar fundos. Ele não conseguia entender como isso era possível. Mas nós sabemos que isso só é possível porque Jeová está a apoiar a sua organização. — Jó 42:2.
JEOVÁ ABENÇOA QUEM É GENEROSO
18. (a) O que é que Jeová promete a quem apoia a obra do Reino? (b) Como podemos ensinar os nossos filhos ou estudantes a serem generosos?
18 Jeová dá-nos o privilégio maravilhoso de apoiar a obra do Reino. Ele promete que quem é generoso vai ser abençoado. (Mal. 3:10; leia Provérbios 11:24, 25.) Pessoas generosas são mais felizes, porque “há mais felicidade em dar do que em receber”. (Atos 20:35) Podemos ensinar os nossos filhos ou estudantes da Bíblia a serem generosos e, assim, eles receberão muitas bênçãos. Como podemos fazer isso? Pelas nossas palavras e pelo nosso exemplo.
19. Como é que este estudo o encorajou?
19 Tudo o que temos foi dado por Jeová. Quando somos generosos com Jeová, mostramos que o amamos e que damos valor a tudo o que ele faz por nós. (1 Cró. 29:17) Como é que os israelitas se sentiram ao contribuírem para a construção do templo? A Bíblia diz: “O povo alegrou-se de fazer estas ofertas voluntárias, pois faziam as ofertas voluntárias a Jeová de pleno coração.” (1 Cró. 29:9) Nós também ficaremos muito felizes se dermos a Jeová um pouco de tudo o que ele generosamente nos dá.
Também Pode Gostar
A SENTINELA — EDIÇÃO DE ESTUDO