A tua identidade envolve muito mais do que o teu nome e a tua aparência. Inclui os teus valores, as coisas em que acreditas e a tua personalidade. A tua identidade envolve tudo aquilo que te faz ser quem és – tanto por dentro como por fora.
PORQUE É IMPORTANTE?
Quando sabes quem realmente és, não vais abrir mão daquilo em que acreditas nem vais deixar que os teus colegas te controlem.
“Muitas pessoas são como manequins nas montras. Elas não escolhem a roupa que usam – outras pessoas fazem isso por elas.” — Adrian.
“Eu aprendi a defender o que é certo, mesmo em situações difíceis. Sei quem são os meus verdadeiros amigos pelo comportamento deles e pela maneira como me comporto quando estou com eles.” — Courtney.
O QUE A BÍBLIA DIZ: “Parem de se moldar de acordo com este mundo, mas sejam transformados, por renovar a vossa mente.” —Romanos 12:2.
O QUE PODES FAZER?
Analisa os teus pontos fortes, pontos fracos e aquilo em que acreditas para saberes quem é que tu és agora e quem queres ser no futuro. Responder às perguntas que se seguem vai ajudar-te a descobrir isso.
Pontos fortes: Que coisas boas é que eu faço? Quais são os meus talentos e habilidades? Por exemplo, para descobrires os teus pontos fortes, podes perguntar-te: ‘Consigo controlar-me? Sou trabalhador? Gosto de partilhar as minhas coisas? Quando tenho um compromisso, sou pontual?’
DICA: Achaste difícil descobrir quais são os teus pontos fortes? Então, pede aos teus pais ou a um amigo de confiança que te digam o que eles veem de bom em ti e porquê.
O QUE A BÍBLIA DIZ: “Que cada um examine as suas próprias ações, e então terá motivo para se alegrar apenas com respeito a si mesmo, e não em comparação com os outros.” —Gálatas 6:4.
Pontos fracos: O que mais preciso de melhorar na minha personalidade? Em que situações acho muito difícil resistir a uma tentação? Em que áreas preciso de me controlar mais?
O QUE A BÍBLIA DIZ: “Se fazemos a declaração: ‘Não temos pecado’, enganamo-nos a nós mesmos e a verdade não está em nós.” —1 João 1:8.
Aquilo em que acredito: Para mim, o que é certo e errado? Porque penso assim? Acredito em Deus? O que me faz ter a certeza de que ele existe? O que considero injusto e porquê? O que acredito que vai acontecer no futuro?
O QUE A BÍBLIA DIZ: “O raciocínio irá guardar-te e o discernimento irá proteger-te.” —Provérbios 2:11.