Perdoar significa esquecer uma ofensa e não guardar ressentimento. Mas isso não significa fingir que nada aconteceu ou que aquilo que a pessoa fez não foi assim tão grave.
O QUE A BÍBLIA DIZ: “Continuem a suportar-se uns aos outros e a perdoar-se uns aos outros liberalmente, mesmo que alguém tenha razão para queixa contra outro.” —Colossenses 3:13.
“Quando amamos uma pessoa, não nos concentramos nos defeitos dela, mas esforçamo-nos para ver a pessoa em que ela está a tentar tornar-se.” — Aaron.
PORQUE É IMPORTANTE?
Guardar ressentimento pode fazer mal à saúde. Afeta tanto o corpo como a mente. Além disso, pode prejudicar o seu casamento.
“Certa vez, o meu marido pediu-me desculpa por ter feito uma coisa que me magoou muito. Foi muito difícil para mim perdoar-lhe, mas fiz isso. Só me arrependo de não lhe ter perdoado mais cedo. Ficámos tristes um com o outro sem necessidade.” — Julia.
O QUE PODE FAZER?
PARE E PENSE
Da próxima vez que o seu marido ou esposa o magoar, pergunte-se:
‘Será que estou a ser demasiado sensível?’
‘O que aconteceu foi assim tão grave? Preciso mesmo de um pedido de desculpas, ou posso simplesmente esquecer o assunto?’
CONVERSEM UM COM O OUTRO
Normalmente, quanto tempo levamos a perdoar um ao outro?
O que podemos fazer para perdoarmos mais depressa?
DICAS
Se ficar ofendido, não pense logo que o seu marido ou esposa tinha a intenção de o magoar.
Tente perdoar. Lembre-se de que “todos nós tropeçamos muitas vezes”. — Tiago 3:2.
“É fácil perdoar quando os dois estão errados. Mas é muito difícil fazer isso quando parece que apenas o outro errou. Nesse caso, aceitar um pedido de desculpas e perdoar exige muita humildade.” — Kimberly.
O QUE A BÍBLIA DIZ: “Resolve rapidamente as questões.” —Mateus 5:25.
Guardar ressentimento pode fazer mal à saúde. Afeta tanto o corpo como a mente. Além disso, pode prejudicar o seu casamento.