ESTUDO 34
Você tem um lugar na congregação de Jeová!
“Assim como o corpo é um só, mas tem muitos membros, e todos os membros do corpo, embora muitos, são um só corpo, assim também é o Cristo.” — 1 COR. 12:12.
CÂNTICO 3 “Deus é amor“
O QUE VAMOS VER *
1. Que privilégio temos?
NÓS temos um grande privilégio: o de fazer parte da congregação de Jeová. Nós vivemos num paraíso espiritual cheio de pessoas pacíficas e felizes. Qual é o seu lugar na congregação?
2. Que ilustração é que o apóstolo Paulo fez em algumas das suas cartas?
2 Nós podemos aprender muito sobre este assunto com uma ilustração que aparece em algumas das cartas escritas pelo apóstolo Paulo. Nessas cartas inspiradas por Deus, Paulo comparou a congregação ao corpo humano. Ele também comparou cada pessoa da congregação a membros do corpo. — Rom. 12:4-8; 1 Cor. 12:12-27; Efé. 4:16.
3. Que três lições vamos considerar neste estudo?
3 Neste estudo, vamos considerar três pontos importantes que a ilustração de Paulo nos ensina. Primeiro, vamos aprender que cada um de nós tem um lugar * na organização de Jeová. Segundo, vamos ver o que podemos fazer se acharmos que somos pouco úteis na congregação. Terceiro, veremos por que motivos devemos estar ocupados a cumprir o papel que Deus nos deu dentro da congregação.
CADA UM DE NÓS TEM UM PAPEL NA CONGREGAÇÃO DE JEOVÁ
4. O que é que Romanos 12:4, 5 nos ensina?
4 A primeira lição que podemos aprender da ilustração de Paulo é que cada um de nós tem um lugar importante na família de Jeová. Paulo começa a sua ilustração por dizer: “Assim como temos muitos membros num só corpo, mas nem todos os membros têm a mesma função, assim também nós, embora muitos, somos um só corpo em união com Cristo, mas, individualmente, somos membros que se pertencem uns aos outros.” (Rom. 12:4, 5) O que é que Paulo queria destacar? Cada um de nós tem um papel diferente na congregação, mas cada um de nós é valioso.
5. Que “dádivas” é que Jeová dá à congregação?
5 Quando se fala daqueles que têm um lugar na congregação, é possível que os primeiros que venham à sua mente sejam os que exercem liderança. (1 Tes. 5:12; Heb. 13:17) Realmente, por meio de Cristo, Jeová dá à Sua congregação “dádivas em homens”. (Efé. 4:8) Entre essas “dádivas em homens” estão os membros do Corpo Governante, os ajudantes do Corpo Governante, os membros de Comissões de Filial, os superintendentes de circuito, os instrutores de escolas bíblicas, os anciãos e os servos ministeriais. Todos esses irmãos são designados por espírito santo e têm a responsabilidade de cuidar das ovelhas preciosas de Jeová e de fortalecer a congregação. — 1 Ped. 5:2, 3.
6. De acordo com 1 Tessalonicenses 2:6-8, que esforço é que os homens designados pelo espírito santo fazem?
6 Irmãos são designados pelo espírito santo para cuidar de várias tarefas. Assim como as mãos, os pés e as outras partes do corpo trabalham para o benefício do corpo todo, esses irmãos trabalham muito para o benefício de toda a congregação. Eles não procuram destaque para si próprios, mas esforçam-se para ajudar e fortalecer os seus irmãos e irmãs na fé. (Leia 1 Tessalonicenses 2:6-8.) Somos muito gratos a Jeová por esses homens tão espirituais e dedicados!
7. Que bênçãos é que muitos servos de tempo integral recebem?
7 Há também na congregação aqueles que são designados como missionários, pioneiros especiais ou pioneiros regulares. De facto, irmãos e irmãs no mundo todo escolheram a obra de pregar e fazer discípulos como a sua carreira, o seu trabalho de tempo integral. Desse modo, conseguem ajudar muitos a tornar-se discípulos de Cristo Jesus. Embora os servos de tempo integral geralmente não tenham muito em sentido material, Jeová dá-lhes uma vida cheia de bênçãos. (Mar. 10:29, 30) Nós amamos muito esses irmãos e irmãs tão queridos, e somos gratos por eles fazerem parte da congregação!
8. Porque é que cada publicador das boas novas é precioso para Jeová?
8 Mas será que apenas os irmãos com responsabilidades ou que estão no serviço de tempo integral é que têm um lugar na congregação? Claro que não! Cada publicador das boas novas é importante para Deus e para a congregação. (Rom. 10:15; 1 Cor. 3:6-9) Devemos lembrar-nos de que um dos objetivos principais da congregação é fazer discípulos do nosso Senhor, Jesus Cristo. (Mat. 28:19, 20; 1 Tim. 2:4) Todos os que se associam com a congregação, tanto os publicadores batizados como os não batizados, esforçam-se para colocar a pregação em primeiro lugar na vida. — Mat. 24:14.
9. Porque é que as nossas irmãs cristãs são tão valiosas?
9 Jeová dá às mulheres um lugar de honra na congregação. Ele valoriza muito as esposas, mães, viúvas e irmãs solteiras que o servem lealmente. A Bíblia menciona vários exemplos de mulheres notáveis que agradaram a Deus. Elas são lembradas pelo seu excelente exemplo de sabedoria, fé, zelo, coragem, generosidade e boas obras. (Luc. 8:2, 3; Atos 16:14, 15; Rom. 16:3, 6; Fil. 4:3; Heb. 11:11, 31, 35) Sem dúvida, sentimo-nos gratos a Jeová por termos nas nossas congregações irmãs que mostram essas mesmas belas qualidades!
10. Porque é que os idosos são preciosos para nós?
10 Também somos abençoados por termos muitos idosos nas nossas congregações. Alguns irmãos e irmãs idosos dedicaram toda a sua vida ao serviço de Jeová. Outros aprenderam a verdade mais recentemente. Nos dois casos, os nossos idosos talvez lidem com vários problemas de saúde causados pela idade avançada. Esses problemas limitam o que eles conseguem fazer na congregação e na pregação. Mesmo assim, os idosos fazem o seu melhor no serviço de campo e usam toda a sua energia para encorajar e treinar outros! Podemos aprender muito com a experiência de vida que eles têm. Com certeza, os nossos irmãos e irmãs idosos são belos para Jeová e para nós. — Pro. 16:31.
11-12. Como é que se sente com o bom exemplo dos jovens da sua congregação?
11 Pense também nos nossos jovens. Não é fácil para eles crescerem num mundo dominado por Satanás e pelas suas ideias diabólicas. (1 João 5:19) Apesar disso, ficamos muito encorajados por ver os nossos jovens a comentar nas reuniões, participar na pregação e defender com coragem as suas crenças bíblicas. Sim, jovens, vocês têm um lugar muito especial na congregação de Jeová! — Sal. 8:2.
12 Mas alguns dos nossos irmãos e irmãs acham difícil acreditar que são úteis para a congregação. O que é que nos pode ajudar a sentir que temos, individualmente, um lugar na congregação?
ENCONTRE O SEU LUGAR NA CONGREGAÇÃO
13-14. Porque é que alguns acham que não são úteis para a congregação?
13 Veja a segunda lição que aprendemos com a ilustração de Paulo. Ele chama a atenção para um problema que muitos têm hoje: a dificuldade de acreditar que são valiosos para a congregação. Paulo escreve: “Se o pé dissesse: ‘Visto que não sou uma mão, não faço parte do corpo’, não é por isso que deixaria de fazer parte do corpo. E, se o ouvido dissesse: ‘Visto que não sou um olho, não faço parte do corpo’, não é por isso que deixaria de fazer parte do corpo.” (1 Cor. 12:15, 16) O que é que Paulo queria destacar?
14 Comparar-se com outros na congregação vai impedi-lo de perceber o seu próprio valor. A sua congregação talvez tenha alguns irmãos que são muito bons a ensinar, organizar ou pastorear. Você pode pensar que nunca será tão bom como eles. Por um lado, isso é positivo; mostra que é humilde e modesto. (Fil. 2:3) Mas tenha cuidado. Se estiver constantemente a comparar-se com aqueles irmãos da congregação que têm muitas habilidades, pode acabar por se sentir um fracasso. Assim como Paulo mencionou, você talvez até ache que não tem valor nenhum para congregação. Como lidar com esses sentimentos?
15. De acordo com 1 Coríntios 12:4-11, o que temos de reconhecer sobre os nossos dons?
15 Pense nisto: Jeová deu a alguns cristãos do primeiro século dons milagrosos do espírito santo, mas nem todos os cristãos receberam os mesmos dons. (Leia 1 Coríntios 12:4-11.) Jeová deu-lhes dons e habilidades diferentes, mas encarava cada cristão como precioso. Hoje, não recebemos dons milagrosos do espírito santo. Mas o princípio ainda se aplica: nem todos nós temos os mesmos talentos; mesmo assim, todos somos valiosos para Jeová.
16. Que conselho do apóstolo Paulo é que temos de seguir?
16 Em vez de nos compararmos com outros, temos de seguir o conselho do apóstolo Paulo: “Que cada um examine as suas próprias ações, e então terá motivo para se alegrar apenas com respeito a si mesmo, e não em comparação com os outros.” — Gál. 6:4.
17. Quais são os benefícios de seguirmos o conselho de Paulo?
17 Se seguirmos o conselho de Paulo e examinarmos as nossas próprias ações, vamos notar que nós também temos dons e habilidades especiais. Por exemplo, pode ser que um ancião não seja um grande orador, mas talvez seja muito eficiente a fazer discípulos. Ou pode ser que ele não seja tão organizado como alguns anciãos da sua congregação, mas talvez seja conhecido por ser um pastor amoroso e acessível, alguém que deixa os publicadores à vontade para pedir conselhos bíblicos. Ou pode ser conhecido por ser muito hospitaleiro. (Heb. 13:2, 16) Quando conseguimos perceber claramente os nossos pontos fortes e os nossos dons, encontramos motivos para nos sentirmos bem. Nós percebemos que podemos contribuir muito para o bem da congregação. Ao mesmo tempo, isso ajuda-nos a não sentirmos inveja dos irmãos que têm dons diferentes dos nossos.
18. O que nos ajuda a sermos mais eficientes na pregação?
18 Independentemente do nosso lugar na congregação, todos nós devemos querer melhorar o nosso serviço e desenvolver as nossas habilidades. Jeová ajuda-nos nisso. Ele usa a sua organização para nos dar um excelente treino. Por exemplo, na reunião de semana, recebemos instrução para sermos mais eficientes na pregação. Está a esforçar-se para colocar em prática tudo o que aprende desse treino?
19. O que pode ajudá-lo a alcançar o alvo de cursar a Escola Para Evangelizadores do Reino?
19 Outro programa de treino maravilhoso é a Escola Para Evangelizadores do Reino. Todos os irmãos e irmãs que estão no serviço de tempo integral e que têm entre 23 e 65 anos podem fazer esta escola. Talvez ache que cursar esta escola seja um alvo impossível. Mas em vez de fazer uma lista das coisas que o impedem de cursar a escola, porque não fazer uma lista dos motivos pelos quais quer cursá-la? Em seguida, elabore um plano que o ajude a cumprir os requisitos. Com a ajuda de Jeová e com bastante esforço da sua parte, um alvo que você achava impossível pode tornar-se realidade!
USE OS SEUS DONS PARA FORTALECER A CONGREGAÇÃO
20. O que podemos aprender de Romanos 12:6-8?
20 A terceira lição que a ilustração de Paulo nos ensina está em Romanos 12:6-8. (Leia.) Aqui, Paulo, mais uma vez, diz que os irmãos da congregação têm dons diferentes. Mas agora ele destaca que devemos usar qualquer dom que tenhamos para ajudar e fortalecer a congregação.
21-22. O que aprendemos dos exemplos de Robert e de Felice?
21 Veja o exemplo de um irmão a que chamaremos Robert. Depois de servir num país estrangeiro, ele foi designado para trabalhar no Betel do seu país de origem. Embora soubesse que não estava a mudar de designação por ter feito algo errado, Robert disse: “A visão negativa que eu tinha de mim mesmo – de me achar um fracasso – durou vários meses. Algumas vezes até pensei em sair de Betel.” Como é que ele recuperou a alegria? Um ancião lembrou Robert de que cada designação anterior que Jeová já nos deu serviu para nos preparar para a designação que temos agora. Robert reconheceu que precisava de parar de viver no passado e que devia começar a concentrar-se no que podia fazer agora.
22 O irmão Felice Episcopo enfrentou um desafio parecido. Ele e a esposa formaram-se em Gileade em 1956 e serviram no circuito na Bolívia. Em 1964, tiveram um filho. Felice disse: “Foi um grande desafio deixar a nossa preciosa designação. Reconheço que passei cerca de um ano a lamentar-me. No entanto, com a ajuda de Jeová, mudei de atitude e segui em frente com as minhas novas responsabilidades como pai.” Será que você se identifica com Robert ou com Felice? Sente-se desanimado por já não ter os privilégios que tinha no passado? Se esse for o seu caso, mude o seu foco e concentre-se no que pode fazer agora para servir a Jeová e aos seus irmãos. Mantenha-se ocupado e use os seus dons e habilidades para ajudar outros. Dessa forma, vai sentir mais alegria e vai fortalecer a congregação.
23. Para o que é que devemos tirar tempo, e o que vamos ver no próximo estudo?
23 Cada um de nós é precioso para Jeová. Ele quer que sejamos parte da família dele. Se tirarmos tempo para meditar em como podemos fortalecer os nossos irmãos e dermos o nosso melhor no papel que Jeová nos deu, vamos perceber que realmente temos um lugar na congregação! Mas o que dizer dos outros na congregação? Como podemos mostrar que respeitamos o lugar que Jeová lhes deu? O próximo estudo vai falar desse assunto importante.
CÂNTICO 23 Jeová, nossa força
^ par. 5 Todos nós queremos sentir que somos importantes para Jeová. Mas, às vezes, podemos perguntar-nos: ‘Qual é o meu lugar na congregação?’ Este estudo vai mostrar-nos que cada um de nós tem um papel valioso na organização de Jeová.
^ par. 3 ENTENDA MELHOR: O lugar que temos na congregação de Jeová refere-se à responsabilidade que cada um de nós tem em ajudá-la e fortalecê-la. O nosso lugar não é determinado pela nossa etnia, situação financeira, posição social, cultura ou escolaridade.
^ par. 62 IMAGENS: As três imagens mostram o que acontece antes, durante e depois de uma reunião de congregação. Imagem 1: Um ancião dá as boas-vindas a um visitante, um jovem prepara o sistema de som e uma irmã conversa com uma irmã idosa. Imagem 2: Jovens e idosos levantam a mão para tentar comentar no estudo de A Sentinela. Imagem 3: Um casal participa na limpeza do salão. Uma mãe ajuda a filha a pôr dinheiro na caixa de donativos. Um jovem cuida do balcão de publicações, e um irmão encoraja a irmã idosa.
A SENTINELA — EDIÇÃO DE ESTUDO