ESTUDO 32

Aumente a sua fé no Criador

Aumente a sua fé no Criador

‘A fé é a demonstração clara de realidades que não se veem.’ — HEB. 11:1.

CÂNTICO 15 A criação revela a glória de Jeová

O QUE VAMOS VER *

1. O que é que aprendeu sobre o nosso Criador?

VOCÊ nasceu num lar cristão? Se sim, é bem provável que, desde pequeno, tenha aprendido sobre Jeová. Os seus pais ensinaram-lhe que Jeová é o Criador, que ele tem qualidades maravilhosas e que tem um objetivo amoroso para toda a humanidade. — Gén. 1:1; Atos 17:24-27.

2. O que é que alguns acham daqueles que acreditam num Criador?

2 No entanto, muitos não acreditam que Deus existe, e muito menos que ele seja o Criador. Em vez disso, eles acreditam que a vida começou por acaso e que, depois, foi evoluindo das chamadas formas mais simples de vida até às formas mais complexas. Muitas dessas pessoas têm um elevado grau de instrução. Elas talvez até digam que a ciência já mostrou que a Bíblia está errada e que apenas aqueles que são ignorantes, fracos ou ingénuos acreditam num Criador.

3. Porque é importante aumentarmos a nossa própria fé?

3 Será que a opinião dessas pessoas instruídas pode afetar a nossa crença de que Jeová é um Criador amoroso? Isso vai depender muito da resposta que damos à seguinte pergunta: “Porque acreditamos que Jeová é o Criador?” É porque nos disseram para acreditar nisso ou é porque nós tirámos tempo para examinar as provas por nós próprios? (1 Cor. 3:12-15) Mesmo que já sejamos Testemunhas de Jeová há muito tempo, todos nós precisamos de continuar a aumentar a nossa fé. Se fizermos isso, não seremos enganados pelos homens que ensinam ‘filosofias e vão engano’ contrários à Palavra de Deus. (Col. 2:8; Heb. 11:6) Para nos ajudar a aumentar a fé na criação, este estudo vai analisar (1) porque muitos não acreditam num Criador, (2) como pode aumentar a sua fé em Jeová, o seu Criador, e (3) como pode manter a sua fé forte.

PORQUE MUITOS NÃO ACREDITAM NUM CRIADOR

4. De acordo com Hebreus 11:1 e a nota, qual é a base da verdadeira fé?

4 Algumas pessoas acham que ter fé significa acreditar em algo sem nenhuma prova. Mas de acordo com a Bíblia, isso não é verdadeira fé. (Leia Hebreus 11:1 e a nota.) Note que a fé em realidades que não se veem, como em Jeová, em Jesus e no Reino Celestial, é baseada em provas convincentes. (Heb. 11:3) Um bioquímico que é Testemunha de Jeová diz o seguinte: “A nossa fé não é uma fé cega que ignora os factos científicos.”

5. Porque é que muitos acham que a vida começou sem um Criador?

5 Você talvez se pergunte: ‘Mas se há tantas provas convincentes de que existe um Criador, porque é que muitas pessoas acreditam que Deus não teve nada a ver com o começo da vida?’ A verdade é que algumas pessoas nunca pararam para examinar as provas. Por exemplo, Robert, que hoje é Testemunha de Jeová, diz: “Como nunca falaram sobre o assunto da criação na escola, eu simplesmente achei que isso não era verdade. Foi só quando eu tinha 20 e poucos anos que as Testemunhas de Jeová me mostraram argumentos lógicos e convincentes da Bíblia a respeito da criação.” * — Veja o quadro “ Uma mensagem importante para os pais”.

6. Porque é que alguns não acreditam num Criador?

6 Alguns não acreditam num Criador porque dizem que só acreditam naquilo que conseguem ver. Mas a verdade é que eles acreditam em muitas coisas que não veem. Por exemplo, essas pessoas consideram a lei da gravidade uma realidade. O tipo de fé mencionado na Bíblia também se baseia em provas de “realidades que não se veem”. (Heb. 11:1) Analisar essas provas exige tempo e esforço, e isso é algo que muitos não querem fazer. Uma pessoa que não investiga as provas pode acabar por concluir que Deus não existe.

7. Será que todas as pessoas instruídas negam que Deus criou o Universo? Explique.

7 Alguns cientistas estudaram as provas e ficaram convencidos de que Deus criou o Universo. * Assim como Robert, mencionado antes, alguns deles talvez não acreditassem na existência de um Criador simplesmente porque nunca aprenderam sobre a criação na universidade. Apesar disso, muitos cientistas passaram a conhecer e a amar a Jeová. Assim como aconteceu no caso desses cientistas, todos nós devemos fortalecer a nossa fé em Deus, não importa o nosso grau de instrução. Ninguém pode fazer isso por nós.

COMO AUMENTAR A SUA FÉ NO CRIADOR

8-9. (a) Que pergunta será respondida agora? (b) Porque é bom estudar sobre a criação?

8 Como pode aumentar a sua fé no Criador? Vamos ver quatro maneiras de fazer isso.

9 Estude a criação. Você pode aumentar a sua fé no Criador por observar animais, plantas e estrelas. (Sal. 19:1; Isa. 40:26) Quanto mais estudar sobre essas coisas, mais convencido vai ficar de que Jeová é o Criador. As nossas publicações normalmente trazem artigos que explicam vários aspetos da criação. Você talvez ache esses artigos difíceis de entender. Mesmo assim, não deixe de os ler. Aprenda o máximo que puder com eles. E não se esqueça de ver novamente no site jw.org os belos vídeos sobre a criação que foram apresentados nos congressos regionais de anos recentes.

10. Dê um exemplo de como a criação prova que existe um Criador. (Romanos 1:20)

10 Quando estiver a estudar sobre a criação, preste muita atenção ao que os factos revelam sobre o nosso Criador. (Leia Romanos 1:20.) Por exemplo, como sabe, o Sol fornece o calor necessário para a vida na Terra. Mas também emite os chamados raios ultravioleta, que podem ser perigosos. Nós, humanos, precisamos de ser protegidos desses raios. E somos! Como? A nossa Terra possui o seu próprio escudo de proteção – uma camada de gás ozono que filtra todas as radiações perigosas. Quanto mais intensos ficam os raios ultravioleta, mais a quantidade de ozono aumenta. Não concorda que esse processo deve ter sido planeado por alguém? E que esse alguém deve ser um Criador muito inteligente e amoroso?

11. Onde pode encontrar informações que vão aumentar a sua fé num Criador? (Veja o quadro “ Algumas ajudas para aumentar a sua fé”.)

11 Se quiser encontrar mais informações que vão aumentar a sua fé num Criador, consulte o Índice das Publicações da Torre de Vigia e o site jw.org. Pode começar com os artigos e vídeos da série “Será Que Houve Um Projeto?”. Eles são curtos e mostram alguns factos impressionantes sobre animais e outras criações. Também dão exemplos de como os cientistas estão a tentar copiar o que veem na natureza.

12. Ao estudarmos a Bíblia, a que coisas devemos prestar atenção?

12 Estude a Bíblia. O bioquímico mencionado antes não acreditava num Criador. Mas com o tempo, ele começou a ter fé. Ele diz: “A minha fé não se baseou apenas no meu conhecimento científico. Também se baseou no meu estudo cuidadoso da Bíblia.” Talvez você já tenha bastante conhecimento sobre os ensinos da Bíblia. Mesmo assim, para aumentar a sua fé no seu Criador, precisa de continuar a estudar a Palavra de Deus. (Jos. 1:8; Sal. 119:97) Note como a Bíblia descreve em detalhes os eventos históricos. Preste atenção às profecias que a Bíblia tem e em como diferentes partes dela estão em harmonia umas com as outras. Fazer isso pode reforçar a sua fé de que existe um Criador sábio e amoroso e de que ele inspirou a Bíblia. * — 2 Tim. 3:14; 2 Ped. 1:21.

13. Qual é um dos conselhos úteis que encontramos na Palavra de Deus?

13 Quando estiver a estudar a Palavra de Deus, note como os conselhos dela são úteis. Por exemplo, a Bíblia já nos avisou há muito tempo de que o amor ao dinheiro é prejudicial e causa “muitos sofrimentos”. (1 Tim. 6:9, 10; Pro. 28:20; Mat. 6:24) Será que esse aviso ainda tem valor para os nossos dias? O livro A Epidemia do Narcisismo * diz: “Geralmente, pessoas materialistas são mais infelizes e sentem-se mais deprimidas. O simples facto de alguém ansiar mais dinheiro aumenta a probabilidade de transtornos mentais, além de problemas físicos.” Sem dúvida, o conselho da Bíblia para não amarmos o dinheiro é muito útil! Consegue pensar em outros princípios da Bíblia que já o ajudaram? Quando paramos para pensar em todos os bons conselhos da Bíblia, percebemos que o nosso amoroso Criador sabe o que é melhor para nós. Isso, por sua vez, vai motivar-nos a pedir sempre a orientação dele para a nossa vida. (Tia. 1:5) Como resultado, a nossa vida será muito mais feliz. — Isa. 48:17, 18.

14. O que é que o estudo da Bíblia lhe pode ensinar sobre Jeová?

14 Estude com o objetivo correto – conhecer a Jeová. (João 17:3) Ao passo que for estudando a Bíblia, vai aprender sobre a personalidade e as qualidades de Jeová – as mesmas qualidades que aprendeu ao estudar a criação. Você vai ver que Jeová é uma Pessoa real e não o produto da imaginação de alguém. (Êxo. 34:6, 7; Sal. 145:8, 9) À medida que for conhecendo cada vez melhor a Jeová, a sua fé nele vai crescer, o seu amor por ele vai aumentar e a sua amizade com ele vai ficar mais forte.

15. Porque é bom falar com outros sobre a sua fé em Deus?

15 Fale com outros sobre a sua fé em Deus. Isso vai fazer a sua própria fé ficar mais forte. Mas e se uma pessoa lhe fizer uma pergunta sobre a existência de Deus e você não lhe souber responder? Tente encontrar uma resposta bíblica para essa dúvida nas nossas publicações. Depois, converse sobre isso com a pessoa. (1 Ped. 3:15) Também pode pedir ajuda a um publicador experiente. Mesmo que a pessoa não aceite o que a Bíblia diz, você vai beneficiar muito da sua pesquisa. A sua fé vai ficar mais forte. Como resultado, não vai ser enganado pelos que parecem ser sábios e inteligentes, mas que dizem que não existe um Criador.

MANTENHA A SUA FÉ!

16. O que pode acontecer se não cuidarmos da nossa fé?

16 Mesmo que já sirvamos a Jeová há muito tempo, devemos continuar a cuidar da nossa fé. Porquê? Porque, se não fizermos isso, ela pode enfraquecer. Lembre-se: a fé envolve provas de realidades que não se veem. E aquilo que não se vê esquece-se facilmente. É por isso que Paulo chamou à falta de fé “pecado que facilmente nos enlaça”. (Heb. 12:1) O que podemos fazer para não cair nessa armadilha? — 2 Tes. 1:3.

17. Que ajuda temos para manter a nossa fé?

17 Primeiro, peça sempre a Jeová o espírito santo dele. Porquê? Porque a fé é um dos aspetos do fruto do espírito. (Gál. 5:22, 23) Sem a ajuda do espírito santo, não vamos conseguir manter a nossa fé no Criador. Se continuarmos a orar por espírito santo, Jeová vai responder ao nosso pedido. (Luc. 11:13) Podemos até dizer especificamente: “Dá-nos mais fé.” — Luc. 17:5.

18. De acordo com o Salmo 1:2, 3, que privilégio podemos ter hoje?

18 Segundo, faça regularmente o seu estudo pessoal da Palavra de Deus. (Leia o Salmo 1:2, 3.) Quando esse salmo foi escrito, poucos israelitas tinham uma cópia manuscrita completa da Lei de Deus. No entanto, os reis e sacerdotes tinham acesso a cópias da Lei. E a cada sete anos, “os homens, as mulheres, as crianças” e os residentes estrangeiros que moravam em Israel deviam ser reunidos para ouvir a leitura da Lei de Deus. (Deut. 31:10-12) Na época de Jesus, só alguns tinham cópias dos rolos das Escrituras; a maioria dos rolos ficava nas sinagogas. Hoje, a situação é diferente. A maioria das pessoas tem acesso à Bíblia ou a partes dela. Isso é um grande privilégio. Como podemos mostrar que damos valor a esse privilégio?

19. De que é que precisamos para que a nossa fé continue forte?

19 Nós mostramos que damos valor ao privilégio de ter a Palavra de Deus por lê-la regularmente. Não devemos fazer o estudo pessoal só quando achamos que temos tempo para isso. Nós devemos reservar tempo para ler e estudar a Bíblia, e apegarmo-nos ao que planearmos. Dessa forma, vamos conseguir manter a nossa fé forte.

20. O que devemos estar decididos a fazer?

20 ‘Os sábios e os intelectuais’ não têm fé na Palavra de Deus, mas nós não somos como eles. Nós temos fé na Bíblia. (Mat. 11:25, 26) E graças a ela, sabemos porque é que a Terra está tão cheia de problemas e o que Jeová vai fazer para os resolver. Por isso, esteja decidido a aumentar a sua fé e a ajudar o máximo de pessoas possível a terem fé no nosso Criador. (1 Tim. 2:3, 4) Continue a aguardar o dia em que todos na Terra vão dizer as palavras de Apocalipse 4:11: ‘Digno és, Jeová, nosso Deus, de receber a glória, porque criaste todas as coisas.’

CÂNTICO 138 Teu nome é Jeová

^ par. 5 A Bíblia ensina claramente que Jeová Deus é o Criador. Mas muitas pessoas não acreditam nisso. Elas insistem que a vida surgiu por acaso. Será que essas afirmações podem abalar a nossa crença na criação? Não, se nos esforçarmos bastante para fortalecer a nossa fé em Deus e na Bíblia. Este estudo vai explicar como podemos fazer isso.

^ par. 5 Em muitas escolas públicas, os professores não consideram a criação como uma explicação possível para a nossa existência. Alguns educadores dizem que fazer isso poderia interferir na liberdade religiosa dos alunos.

^ par. 7 O Índice das Publicações da Torre de Vigia mais recente alista comentários de mais de 60 profissionais, incluindo cientistas, que acreditam na criação. No assunto “Ciência”, procure a subentrada “cientistas que acreditam na criação”. Alguns desses comentários também podem ser encontrados no Guia de Pesquisa para Testemunhas de Jeová. No assunto “Ciência e tecnologia”, procure a subentrada “‘Entrevista’ (secção da revista Despertai!)”.

^ par. 12 Por exemplo, veja os artigos “A ciência e a Bíblia são compatíveis?”, na Despertai! de fevereiro de 2011, e “O que Jeová prediz se cumpre”, na Sentinela de 1 de janeiro de 2008.

^ par. 13 Título original: The Narcissism Epidemic.