ESTUDO 30
Dê valor ao seu lugar na família de Jeová
“Fizeste-o um pouco menor do que os anjos, e coroaste-o de glória e esplendor.” — SAL. 8:5, nota.
CÂNTICO 43 Sempre fortes, firmes e despertos
O QUE VAMOS VER *
1. Quando pensamos em tudo o que Jeová criou, que perguntas talvez façamos?
QUANDO pensamos no enorme Universo que Jeová criou, talvez sintamos o mesmo que o salmista David. Certa vez, ele orou a Jeová e perguntou: “Quando vejo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que formaste, o que é o homem mortal, para que te lembres dele, e o filho do homem, para que cuides dele?” (Sal. 8:3, 4) Assim como David, quando nos damos conta de como somos pequenos em comparação com o Universo, talvez fiquemos impressionados por Jeová se interessar por nós. No entanto, como veremos, Jeová não apenas se interessou pelos primeiros humanos, Adão e Eva, mas também permitiu que se tornassem parte da sua família.
2. Que papel é que Jeová deu a Adão e Eva?
2 Adão e Eva foram os primeiros filhos terrestres do seu amoroso Pai celestial, Jeová. Jeová esperava que Adão e Eva fossem membros produtivos da sua família. Foi por isso que lhes deu o seguinte o papel: “Tenham filhos e tornem-se muitos; encham e dominem a terra.” (Gén. 1:28) Adão e Eva deveriam ter filhos e cuidar bem da Terra. Se eles tivessem sido obedientes e tivessem cumprido o papel que Jeová lhes tinha dado, Adão e Eva e os seus descendentes poderiam ter continuado a ser membros da família de Deus para sempre.
3. Porque podemos dizer que Adão e Eva eram membros importantes da família de Jeová?
3 Adão e Eva eram membros importantes da família de Jeová. Como registado no Salmo 8:5 e na nota, David disse o seguinte sobre o facto de Jeová ter criado o homem: “Fizeste-o um pouco menor do que os anjos, e coroaste-o de glória e esplendor.” É verdade que os humanos não têm o mesmo poder, inteligência e habilidade que os anjos. (Sal. 103:20) Mas o ser humano é apenas “um pouco menor” do que os poderosos anjos. Isso é incrível! Jeová realmente deu aos nossos primeiros pais um começo maravilhoso.
4. O que aconteceu a Adão e Eva, e o que vamos ver neste estudo?
4 Infelizmente, Adão e Eva deixaram de fazer parte da família de Jeová. Como veremos mais à frente neste estudo, isso trouxe péssimas consequências para os descendentes deles. Mesmo assim, o objetivo de Jeová para os humanos não mudou. Ele ainda quer que humanos obedientes sejam seus filhos para sempre. Neste estudo, vamos ver o que Jeová fez para mostrar que somos valiosos para ele. Depois, veremos o que precisamos de fazer para mostrar que queremos fazer parte da família de Deus. Por fim, consideraremos as bênçãos que os filhos terrestres de Jeová vão receber para sempre.
COMO JEOVÁ MOSTROU QUE CONSIDERA OS HUMANOS VALIOSOS
5. Como mostramos que somos gratos por termos sido criados à imagem de Deus?
5 Jeová criou-nos à sua imagem. (Gén. 1:26, 27) Como fomos criados à imagem de Deus, Jeová deu-nos a capacidade de desenvolver e mostrar as mesmas qualidades que ele tem, como por exemplo, o amor, a compaixão, a lealdade e a justiça. Essas qualidades ajudam-nos a ser o tipo de pessoa que ele quer na família dele. (Sal. 86:15; 145:17) Quando nos esforçamos para ter essas qualidades, mostramos que somos gratos por Jeová nos ter criado à imagem dele. (1 Ped. 1:14-16) Além disso, a nossa vida torna-se mais feliz e significativa.
6. Como é que a criação da Terra prova que os humanos são valiosos para Jeová?
6 Jeová preparou-nos um lar especial. Muito antes de criar o primeiro homem, Jeová preparou a Terra para os humanos. (Jó 38:4-6; Jer. 10:12) Por ser amoroso e generoso, Jeová colocou na Terra uma abundância de coisas boas que nos deixariam felizes. (Sal. 104:14, 15, 24) Às vezes, Jeová parou para analisar as suas criações e ‘viu que tudo era muito bom’. (Gén. 1:10, 12, 31) Jeová mostrou que os humanos são valiosos por lhes dar “domínio sobre” todas as suas maravilhosas criações na Terra. (Sal. 8:6) O objetivo de Deus é que humanos perfeitos sintam a alegria de cuidar de todas as suas obras maravilhosas para sempre. Costuma agradecer a Jeová por essa esperança maravilhosa?
7. Como é que Josué 24:15 mostra que os humanos têm livre-arbítrio?
7 Jeová deu-nos livre-arbítrio. Nós podemos escolher o que queremos fazer da nossa vida. (Leia Josué 24:15.) Essa capacidade de escolher é chamada livre-arbítrio. Jeová fica muito feliz quando escolhemos servi-lo. (Sal. 84:11; Pro. 27:11) Existem muitas áreas em que podemos usar bem o nosso livre-arbítrio. Veja o exemplo que Jesus nos deu.
8. Como é que Jesus usou o seu livre-arbítrio em certa ocasião?
8 Assim como Jesus, nós podemos escolher colocar os interesses dos outros à frente dos nossos. Em certa ocasião, Jesus e os seus apóstolos estavam muito cansados. Por isso, eles viajaram para um lugar tranquilo para descansar um pouco. No entanto, isso não foi possível. Uma multidão foi atrás deles, e as pessoas estavam ansiosas para serem ensinadas por Jesus. Ele não ficou irritado com essa situação. Em vez disso, sentiu pena das pessoas. Então, o que é que Jesus fez? “Começou a ensinar-lhes muitas coisas.” (Mar. 6:30-34) Nós podemos imitar o exemplo de Jesus. Podemos usar o nosso tempo e a nossa energia para ajudar outros. Se fizermos isso, honraremos o nosso Pai celestial. (Mat. 5:14-16) Também mostraremos a Jeová que queremos ser parte da família dele.
9. De que é que os pais se devem lembrar?
9 Jeová deu aos humanos a capacidade de ter filhos e a responsabilidade de ensiná-los a amá-lo e a servi-lo. Se for pai ou mãe, sente-se grato por esse dom especial? É verdade que Jeová deu muitas habilidades aos anjos. Mas eles não receberam esse dom. Por isso, os pais devem dar muito valor ao privilégio de criar filhos. Criar os filhos “na disciplina e na instrução de Jeová” é um voto de confiança que os pais receberam; é um trabalho sagrado. (Efé. 6:4; Deut. 6:5-7; Sal. 127:3) Para ajudar os pais, a organização de Deus fornece muitas ferramentas baseadas na Bíblia, como publicações, vídeos, canções e artigos na Internet. Fica bem claro que tanto o nosso Pai celestial como o Filho dele, Jesus, dão muito valor aos nossos jovens. (Luc. 18:15-17) Quando os pais confiam em Jeová e fazem o seu melhor para cuidar dos seus preciosos filhos, Jeová fica feliz. E esses pais dão aos seus filhos a oportunidade de também se tornarem parte da família de Jeová para sempre!
10-11. Por meio do resgate, que oportunidade é que Jeová nos oferece?
10 Jeová deu a vida do seu Filho mais precioso para fazermos parte da Sua família outra vez. Como vimos no parágrafo 4, Adão e Eva deixaram de fazer parte da família de Jeová, e o mesmo aconteceu aos filhos deles. (Rom. 5:12) Adão e Eva mereceram ser deserdados porque eles, de livre e espontânea vontade, escolheram desobedecer a Deus. Mas o que dizer dos descendentes deles? Jeová ama muito os humanos e providenciou um modo de adotar aqueles que fossem obedientes: o sacrifício de Jesus Cristo. (João 3:16; Rom. 5:19) Graças ao resgate pago pelo Filho unigénito de Deus, 144 mil humanos fiéis podem ser adotados como filhos de Deus. — Rom. 8:15-17; Apo. 14:1.
11 Além dos ungidos, milhões de outras pessoas fiéis estão a esforçar-se para fazer a vontade de Deus hoje. Elas esperam tornar-se membros da família de Deus depois do teste no final do Milénio. (Sal. 25:14; Rom. 8:20, 21) Por terem essa esperança, esses milhões de pessoas já podem chamar “Pai” a Jeová, o seu Criador. (Mat. 6:9) Os que forem ressuscitados no Paraíso também terão a oportunidade de aprender o que Jeová espera deles. Se escolherem obedecer a Deus, poderão tornar-se membros da família de Jeová.
12. Que pergunta será respondida agora?
12 Como vimos, Jeová mostrou de várias maneiras que considera os humanos valiosos. Ele já adotou os ungidos como seus filhos, e oferece aos da “grande multidão” a oportunidade de se tornarem seus filhos no novo mundo. (Apo. 7:9) O que é que nós devemos fazer agora para mostrar a Jeová que queremos ser parte da família dele para sempre?
MOSTRE A JEOVÁ QUE QUER FAZER PARTE DA FAMÍLIA DELE
13. O que podemos fazer para nos tornarmos parte da família de Deus? (Marcos 12:30)
13 Mostre que ama a Jeová por servi-lo de todo o coração. (Leia Marcos 12:30.) Na sua bondade, Jeová deu aos humanos muitos presentes. Um dos maiores é a capacidade de o adorarmos. Nós mostramos que amamos a Jeová quando ‘obedecemos aos seus mandamentos’. (1 João 5:3) Falando em nome do seu Pai, Jesus mandou-nos fazer discípulos e batizá-los. (Mat. 28:19) Ele também nos deu a ordem de nos amarmos uns aos outros. (João 13:35) Aqueles que são obedientes poderão tornar-se parte da família mundial de Jeová. — Sal. 15:1, 2.
14. Como podemos mostrar que amamos os outros? (Mateus 9:36-38; Romanos 12:10)
14 Mostre amor pelos outros. O amor é a qualidade mais importante de Jeová. (1 João 4:8) Jeová amou-nos mesmo antes de nós o conhecermos. (1 João 4:9, 10) Nós podemos imitar a Jeová por amar os outros. (Efé. 5:1) Um dos melhores modos de mostrarmos que amamos as pessoas é por ajudá-las a aprender sobre Jeová enquanto ainda há tempo. (Leia Mateus 9:36-38.) Dessa forma, damos-lhes a oportunidade de também se tornarem membros da família de Deus. E mesmo depois de uma pessoa ser batizada, nós devemos continuar a mostrar-lhe amor e respeito. (1 João 4:20, 21) Como fazemos isso? Uma maneira é por lhe dar, sempre que possível, o benefício da dúvida – ou seja, se ela fizer algo que nós não entendemos, não vamos achar que ela agiu assim por motivos egoístas. Em vez disso, devemos honrar o nosso irmão e considerá-lo superior a nós. — Leia Romanos 12:10; Fil. 2:3.
15. Com quem devemos ser misericordiosos e bondosos?
15 Seja misericordioso e bondoso com todas as pessoas. Se nós quisermos ter o direito de chamar Pai a Jeová, devemos colocar em prática na vida tudo o que a Palavra de Deus diz. Por exemplo, Jesus ensinou que devemos ser misericordiosos e bondosos com todas as pessoas, até com os nossos inimigos. (Luc. 6:32-36) Às vezes, podemos achar difícil fazer isso. Se esse for o nosso caso, devemos aprender a pensar e a agir como Jesus. Quando fazemos o nosso melhor para obedecer a Jeová e para imitar Jesus, mostramos ao nosso Pai celestial que queremos fazer parte da família dele para sempre.
16. Como podemos proteger a reputação da família de Jeová?
16 Proteja a reputação da família de Jeová. Numa família, às vezes, um irmão mais novo quer imitar o seu irmão mais velho. Se o irmão mais velho seguir na vida os princípios da Bíblia, ele será um bom exemplo para o seu irmão mais novo. Mas se o mais velho começar a fazer o que é errado, pode ser que o mais novo siga o mau exemplo dele. O mesmo pode acontecer na família de Jeová. Imagine que um cristão que antes era fiel se torna apóstata, decide levar uma vida imoral ou faz outras coisas erradas. Isso pode motivar outros a imitar o mau exemplo dele. Só que os que agem assim prejudicam a reputação da família de adoradores de Jeová. (1 Tes. 4:3-8) É por isso que devemos rejeitar totalmente os maus exemplos e não permitir que nada nos afaste do nosso amoroso Pai celestial.
17. Que pensamento não devemos ter, e porquê?
17 Confie em Jeová, e não em coisas materiais. Jeová promete-nos que, se buscarmos primeiro o Reino e formos obedientes, ele vai dar-nos comida, roupa e abrigo. (Sal. 55:22; Mat. 6:33) Com isso em mente, não devemos achar que as coisas materiais que este mundo oferece podem dar-nos segurança ou felicidade. Nós sabemos que o único modo de ter verdadeira paz mental é por fazer a vontade de Jeová. (Fil. 4:6, 7) Mesmo que tenhamos condições de comprar muitas coisas, devemos analisar se realmente temos o tempo e a energia para usar essas coisas e cuidar delas. Será que somos muito apegados aos nossos bens materiais? Devemos lembrar-nos de que Deus espera que sejamos membros produtivos da sua família. Isso quer dizer que não podemos permitir que nada nos distraia. Nós não queremos ser como aquele jovem que rejeitou uma oportunidade de servir a Jeová e de ser adotado como um dos seus filhos – simplesmente porque estava muito apegado a alguns bens materiais! — Mar. 10:17-22.
BÊNÇÃOS ETERNAS PARA OS FILHOS DE JEOVÁ
18. Que grande privilégio e que bênçãos é que os humanos obedientes vão ter?
18 Os humanos obedientes vão ter o maior privilégio de todos: o de amar e adorar a Jeová para sempre! Aqueles que têm a esperança de viver na Terra também vão sentir a alegria de cuidar do planeta que Jeová criou para ser o lar perfeito dos humanos. Em breve, quando formos governados pelo Reino de Deus, a Terra e toda a vida nela será restaurada. Jesus vai desfazer todos os problemas que surgiram depois de Adão e Eva terem decidido abandonar a família de Deus. Jeová também vai ressuscitar milhões de pessoas, e elas vão ter a oportunidade de viver para sempre com saúde perfeita numa Terra transformada num paraíso. (Luc. 23:42, 43) Ao passo que os humanos obedientes se forem tornando perfeitos, cada um deles vai ter “glória e esplendor”, assim como David escreveu. — Sal. 8:5.
19. Qual deve ser a sua determinação?
19 Se você faz parte da “grande multidão”, tem uma esperança maravilhosa. Deus ama-o e ele quer que você seja membro da família dele. Por isso, faça o seu melhor para agradar a Deus. Viva cada dia com as promessas de Deus na sua mente e no seu coração. Seja grato pelo privilégio de adorar o seu querido Pai celestial e dê valor à esperança de poder louvá-lo para sempre!
CÂNTICO 50 O exemplo divino de amor
^ par. 5 Para que uma família funcione bem, cada membro deve saber qual é o seu papel e como colaborar com os outros membros da família. O pai lidera a família com amor, a mãe apoia-o e os filhos obedecem aos pais. O mesmo se passa com a família de Jeová. O nosso Deus criou-nos com um objetivo. Se cumprirmos o nosso papel, poderemos fazer parte da família de Jeová para sempre.
^ par. 55 IMAGEM: Por terem sido criados à imagem de Deus, um homem e uma mulher conseguem mostrar amor e compaixão um pelo outro e pelos seus filhos. O casal ama a Jeová e também é grato pela capacidade de ter filhos. Por isso, esforçam-se para ajudá-los a amar e a servir a Jeová. Os pais usam um vídeo para explicar aos filhos porque é que Jeová deu a vida de Jesus como resgate. Também ensinam às crianças que, no Paraíso, nós vamos cuidar da Terra e dos animais para sempre.
A SENTINELA — EDIÇÃO DE ESTUDO