ESTUDO 34
Continue a andar na verdade
“Não tenho alegria maior do que esta: ouvir que os meus filhos continuam a andar na verdade.” — 3 JOÃO 4.
CÂNTICO 28 O novo cântico
O QUE VAMOS VER a
1. Porque é bom conversarmos sobre como conhecemos a verdade?
“COMO é que você conheceu a verdade?” Sem dúvida, já respondeu a esta pergunta muitas vezes. E esta é uma das primeiras perguntas que faz quando está a tentar conhecer melhor um irmão. É muito bom saber como alguém se tornou amigo de Jeová. Também é muito bom contarmos como nós conhecemos a verdade. (Rom. 1:11) Conversas deste tipo lembram-nos de como a verdade é preciosa para nós. Além disso, ficamos ainda mais decididos a ‘continuar a andar na verdade’, isto é, a viver de uma forma que agrade a Jeová. — 3 João 4.
2. O que vamos ver neste estudo?
2 Neste estudo, vamos ver porque amamos a verdade. Depois, vamos considerar como podemos demonstrar esse amor. Além disso, este estudo vai ajudar-nos a sermos ainda mais gratos a Jeová por nos ter atraído à verdade e vai fortalecer o nosso desejo de ensinar a verdade a outros. — João 6:44.
PORQUE AMAMOS A VERDADE?
3. Qual é o principal motivo que temos para amar a verdade?
3 Nós temos muitos motivos para amar a verdade. Mas o motivo principal é que amamos a Jeová, a fonte da verdade. Por meio da Bíblia, nós aprendemos que Jeová é muito mais do que o nosso Criador todo-poderoso. Ele também é o nosso Pai amoroso, que cuida com carinho de nós. (1 Ped. 5:7) Sabemos que o nosso Deus é “misericordioso e compassivo, paciente e cheio de amor leal e de verdade”. (Êxo. 34:6) Além disso, Jeová ama a justiça. (Isa. 61:8) Quando Jeová nos vê sofrer, ele sente a nossa dor. Na verdade, ele quer muito acabar com todo o sofrimento, e nós estamos desejosos de que isso aconteça. (Jer. 29:11) Sem dúvida, temos muitos motivos para amar a Jeová!
4-5. Porque é que o apóstolo Paulo comparou a nossa esperança a uma âncora?
4 Que outro motivo temos para amar a verdade? A verdade dá-nos esperança para o futuro, e isso faz toda a diferença na nossa vida. Para nos ajudar a entender como a nossa esperança é importante, Paulo fez a seguinte comparação: “Temos esta esperança como uma âncora para a alma, tanto segura como firme.” (Heb. 6:19) Assim como uma âncora mantém um barco estável durante uma tempestade, a nossa esperança baseada na Bíblia ajuda-nos a continuar calmos e estáveis quando enfrentamos problemas.
5 É verdade que Paulo estava a falar sobre a esperança que os cristãos ungidos têm de viver no céu. Mas as palavras dele também podem aplicar-se àqueles que têm esperança de viver para sempre no Paraíso na Terra. (João 3:16) Com certeza, a nossa esperança de viver para sempre dá sentido à nossa vida.
6-7. Como é que aprender a verdade sobre o futuro ajudou Yvonne?
6 Veja o que aconteceu a uma irmã chamada Yvonne. Ela não foi criada na verdade e, quando era criança, tinha muito medo da morte. Uma vez, ela leu uma frase de que nunca mais se esqueceu. A frase dizia: “Um dia todos vamos morrer.” Yvonne diz: “Essas palavras tiravam-me o sono e eu passava a noite a pensar no futuro. Eu pensava: ‘A vida não pode ser só isto. Porque é que eu estou aqui?’ Eu não queria morrer.”
7 Mais tarde, quando Yvonne era adolescente, ela conheceu as Testemunhas de Jeová. Ela diz: “Eu comecei a acreditar que podia viver para sempre no Paraíso aqui na Terra.” Como é que aprender a verdade ajudou a nossa irmã? Ela continua: “Hoje, eu já não passo a noite acordada, preocupada com o futuro e com a morte.” Sem dúvida, Yvonne ama a verdade; ela gosta muito de participar na pregação e de partilhar a sua esperança com outras pessoas. — 1 Tim. 4:16.
8-9. (a) O que é que o homem da ilustração de Jesus fez quando encontrou um tesouro? (b) Que valor é que a verdade tem para si?
8 As boas notícias sobre o Reino de Deus também fazem parte da verdade da Bíblia. Jesus comparou a verdade sobre o Reino a um tesouro escondido. Em Mateus 13:44, ele disse: “O Reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido no campo, que um homem encontrou e escondeu novamente; e, na sua alegria, ele foi, vendeu todas as coisas que tinha, e comprou aquele campo.” É interessante notar que aquele homem não estava à procura de um tesouro. Mas quando o encontrou, o homem fez grandes sacrifícios para conseguir esse tesouro. Na verdade, ele até vendeu tudo o que tinha. Porquê? Porque ele sabia que tinha encontrado algo muito valioso e que valia a pena abdicar de qualquer coisa por isso.
9 Com certeza, você também valoriza a verdade. Nada neste mundo se compara à alegria de servir a Jeová e à esperança de viver para sempre sob o Reino de Deus. Por isso, vale a pena fazer qualquer sacrifico para ser amigo de Jeová. A nossa maior alegria é saber que estamos a agradar a Jeová. — Col. 1:10.
10-11. Porque é que Michael fez grandes mudanças na vida?
10 Muitos irmãos tiveram de fazer grandes sacrifícios para viver de uma maneira que agrada a Jeová. Alguns deixaram para trás carreiras de sucesso no mundo. Outros decidiram parar de correr atrás de riquezas, e ainda outros mudaram completamente o seu estilo de vida quando aprenderam sobre Jeová. Foi isso o que aconteceu a um irmão chamado Michael. Ele não cresceu num lar cristão e, quando era jovem, praticava artes marciais. Michael diz: “Eu achava muito importante ter um corpo atlético. Às vezes, sentia-me invencível.” Mas quando Michael começou a estudar a Bíblia, aprendeu o que Jeová pensa sobre a violência. (Sal. 11:5) Michael diz o seguinte sobre o casal que estudou a Bíblia com ele: “Eles nunca me disseram que eu tinha de parar de praticar artes marciais; eles simplesmente ensinavam-me a verdade da Bíblia.”
11 Quanto mais Michael estudava a Bíblia, mais o seu amor por Jeová crescia. Algo que tocou muito o coração dele foi a misericórdia que Jeová tem pelos seus servos. Com o tempo, Michael percebeu que tinha de tomar uma decisão importante na vida. Ele diz: “Eu sabia que deixar as artes marciais seria uma das coisas mais difíceis que teria de fazer na vida. Mas eu queria muito agradar a Jeová e tinha a certeza absoluta de que valia a pena fazer qualquer sacrifício para o servir.” Michael sabia que a verdade da Bíblia era muito valiosa e, por isso, ele fez grandes mudanças na vida. — Tia. 1:25.
12-13. Como é que a verdade da Bíblia ajudou Mayli?
12 A Bíblia compara a verdade a uma lâmpada que brilha no escuro. Essa comparação ajuda-nos a entender como a verdade é valiosa. (Sal. 119:105; Efé. 5:8) Mayli, que nasceu no Azerbaijão, é muito grata pelo modo como a Palavra de Deus tem iluminado a sua vida. Ela cresceu num lar dividido em sentido religioso. O pai era muçulmano, e a mãe era judia. Ela diz: “Eu sempre acreditei em Deus, mas havia coisas que me deixavam um pouco confusa. Eu perguntava-me: ‘Porque é que Deus criou os humanos? Porque é que uma pessoa sofre tanto na vida e, depois, ainda é atormentada para sempre no inferno?’ As pessoas diziam que tudo o que acontece é da vontade de Deus. Por isso, eu pensava: ‘Será que é Deus que causa todo o sofrimento? Será que Deus gosta de ver as pessoas sofrerem?’”
13 Mayli continuou a procurar respostas para as suas perguntas. Com o tempo, ela começou a estudar a Bíblia e, por fim, tornou-se Testemunha de Jeová. Ela diz: “As respostas convincentes da Bíblia mudaram completamente o meu conceito sobre a vida e ajudaram-me a ter paz.” Assim como Mayli, nós louvamos a Jeová, aquele “que [nos] chamou da escuridão para a Sua maravilhosa luz”. — 1 Ped. 2:9.
14. Como podemos aumentar o nosso amor pela verdade? (Veja também o quadro “ Outras comparações”.)
14 Até aqui, vimos que a verdade pode ser comparada a várias coisas. Provavelmente, você consegue pensar noutras comparações. Também vimos alguns motivos que temos para amar a verdade. O que acha de pesquisar outros motivos no seu estudo pessoal? Quanto mais amarmos a verdade, mais demonstraremos isso na nossa vida.
DE QUE FORMA MOSTRAMOS QUE AMAMOS A VERDADE?
15. Qual é uma maneira de demonstrarmos o nosso amor pela verdade?
15 Nós mostramos que amamos a verdade por estudar regularmente a Bíblia e as publicações da organização. Afinal, não importa há quanto tempo estejamos na verdade, temos sempre coisas a aprender. O primeiro número da revista A Sentinela disse que a verdade é como uma simples flor no meio de muitas ideias falsas que são como ervas daninhas. Para encontrar uma flor dessas é preciso muito esforço. Essa Sentinela também disse: “Não se contente com apenas uma única flor da verdade. [...] Junte-as sempre, procure outras”. É verdade que estudar exige esforço, mas é um esforço que vale muito a pena.
16. Que método de estudo é que você usa? (Provérbios 2:4-6)
16 Nem toda a gente gosta de ler e estudar. Mas Jeová convida-nos a ‘persistir em procurar’ as coisas profundas da verdade. (Leia Provérbios 2:4-6.) Quando fazemos esse esforço, somos sempre beneficiados. Um irmão chamado Corey diz que, ao fazer a sua leitura da Bíblia, se concentra num versículo de cada vez. Ele explica: “Eu leio todas as notas, procuro cada referência cruzada e faço pesquisa adicional. […] Tiro muito proveito da minha leitura com este método!” Não importa o método de estudo que usemos, nós mostramos o quanto valorizamos a verdade quando nos esforçamos para estudar a Bíblia. — Sal. 1:1-3.
17. O que significa viver a verdade? (Tiago 1:25)
17 Estudar a verdade é importante, mas é preciso fazer mais. Também precisamos de viver a verdade, ou seja, aplicar o que aprendemos na vida. Só assim vamos ser realmente felizes. (Leia Tiago 1:25.) Mas como podemos saber se estamos a viver a verdade? Um irmão sugere fazer uma autoanálise para ver em que áreas da vida estamos a aplicar o que aprendemos e onde ainda precisamos de melhorar. O apóstolo Paulo disse: “Seja qual for o progresso que já fizemos, continuemos a andar neste mesmo rumo.” — Fil. 3:16.
18. Porque nos esforçamos para ‘continuar a andar na verdade’?
18 Não temos dúvidas de que somos muito beneficiados por ‘continuar a andar na verdade’. Nós temos uma vida mais feliz, encorajamos os nossos irmãos e alegramos o coração de Jeová. (Pro. 27:11; 3 João 4) Certamente, temos todos os motivos para amar a verdade e viver a verdade!
CÂNTICO 24 Fixe os olhos no prêmio!
a Normalmente referimo-nos às nossas crenças e ao nosso modo de vida como “a verdade”. Alguns tornaram-se Testemunhas de Jeová há pouco tempo; outros já servem a Jeová há muitos anos. Mas vai ser bom todos nós relembrarmos porque amamos a verdade. Isso vai fortalecer a nossa determinação de continuar a agradar a Jeová.
A SENTINELA — EDIÇÃO DE ESTUDO