ESTUDO 52

Pais, treinem os vossos filhos para amarem a Jeová

Pais, treinem os vossos filhos para amarem a Jeová

“Os filhos são uma herança de Jeová.” — SAL. 127:3.

CÂNTICO 41 Adorem a Jeová durante a juventude

O QUE VAMOS VER *

1. Que responsabilidade é que Jeová dá aos pais?

JEOVÁ criou o primeiro casal com o desejo de ter filhos. Por isso, a Bíblia diz: “Os filhos são uma herança de Jeová.” (Sal. 127:3) O que é que isso significa? Imagine que um bom amigo lhe pedia para guardar uma grande quantia de dinheiro. Como se sentiria? É provável que se sentisse feliz por ele confiar em si. No entanto, talvez também ficasse preocupado com a necessidade de proteger todo aquele dinheiro. O nosso melhor Amigo, Jeová, dá aos pais algo muito mais valioso do que dinheiro. Ele dá aos pais a responsabilidade de cuidar do bem-estar e da felicidade dos filhos.

2. Que perguntas vamos considerar?

2 Quem deve decidir se e quando um casal vai ter filhos? Como é que os pais podem ajudar os filhos a ter uma vida feliz? Vamos ver alguns princípios bíblicos que podem ajudar os casais cristãos a tomar boas decisões.

RESPEITE A DECISÃO DO CASAL

3. (a) Quem deve decidir se um casal vai ou não ter filhos? (b) De que princípio bíblico é que os amigos e a família de um casal devem lembrar-se?

3 Em algumas culturas, as pessoas esperam que os recém-casados tenham filhos o mais rápido possível. Muitos casais até são pressionados pela família e por outros a fazer isso. Um irmão da Ásia, chamado Jethro, disse: “Na congregação, alguns que têm filhos pressionam casais que não têm filhos a iniciar uma família.” Outro irmão da Ásia, chamado Jeffrey, disse: “Alguns dizem a casais sem filhos que eles não terão ninguém para cuidar deles quando envelhecerem.” Cada casal, porém, deve tomar a sua própria decisão neste assunto. É uma decisão pessoal; a responsabilidade é deles. (Gál. 6:5, nota) É normal que os amigos e a família queiram que os recém-casados sejam felizes, mas todos se devem lembrar de que a decisão de ter ou não filhos pertence ao casal. — 1 Tes. 4:11.

4-5. Sobre que duas coisas importantes é que os casais precisam de conversar? Qual é o melhor momento para conversarem sobre isso? Explique.

4 Ao decidir ter filhos, é bom que o casal pense em duas coisas importantes: primeira, quando quer ter filhos; segunda, quantos filhos quer ter. Qual é o melhor momento para um casal conversar sobre isso? E porque é tão importante pensar nessas coisas?

5 Na maioria dos casos, o casal deve conversar sobre ter filhos antes do casamento. Porquê? Um bom motivo é que é muito importante o casal ter a mesma opinião sobre esse assunto. Marido e esposa também precisam de analisar se estão prontos para essa responsabilidade. Alguns casais decidem esperar, pelo menos, um ou dois anos depois de se casarem, para terem filhos, porque essa é uma tarefa que exige muito tempo e energia. Eles fazem isso para terem mais tempo para se ajustarem à vida de casados e para se achegarem mais um ao outro. — Efé. 5:33.

6. Quando pensam nos tempos em que vivemos, que decisão tomam alguns casais?

6 Outros casais escolhem seguir o exemplo dos três filhos de Noé e das suas esposas. Eles não tiveram filhos assim que se casaram. (Gén. 6:18; 9:18, 19; 10:1; 2 Ped. 2:5) Jesus comparou os nossos dias com “os dias de Noé”, e não temos dúvidas de que vivemos em “tempos críticos, difíceis de suportar”. (Mat. 24:37; 2 Tim. 3:1) Quando pensam nisto, alguns casais adiam o momento de terem filhos para poderem fazer mais no serviço de Jeová.

Casais sábios ‘calculam a despesa’ ao decidir se vão ter filhos e quantos vão ter (Veja o parágrafo 7.) *

7. Como é que os princípios de Lucas 14:28, 29 e Provérbios 21:5 podem ajudar um casal?

7 Ao decidir se vão ter filhos e quantos vão ter, os casais sábios ‘calculam a despesa’. (Leia Lucas 14:28, 29.) Pais experientes sabem que criar filhos envolve gastos – além de exigir tempo e energia. Por isso, é importante que o casal pense: ‘Será que nós os dois vamos precisar de trabalhar para conseguir o sustento? Concordamos sobre que coisas são realmente necessárias para o sustento da nossa família? Se nós os dois tivermos de trabalhar, quem vai cuidar das crianças? Como é que essa pessoa vai influenciar os pensamentos e as ações dos nossos filhos?’ Os casais que conversam com calma sobre estas coisas estão a aplicar o que diz Provérbios 21:5. — Leia.

Um marido amoroso faz o que pode para ajudar a sua esposa (Veja o parágrafo 8.)

8. Que desafios é que um casal cristão deve esperar, e o que é que um marido amoroso deve fazer?

8 Um filho precisa e merece que o pai e a mãe gastem bastante tempo e energia com ele. É por isso que, se um casal tem vários filhos com idades próximas, pode ser um desafio dar a atenção necessária a cada um deles. Alguns casais que passaram por essa situação admitem que se sentiram sobrecarregados. Uma mãe talvez se sinta esgotada em sentido físico e emocional. Ela pode ficar muito cansada e sem energia para estudar, orar e participar no ministério regularmente. Outro desafio é conseguir concentrar-se nas reuniões e tirar proveito delas. É claro que um marido amoroso vai fazer o que pode para ajudar a sua esposa a cuidar das crianças, tanto nas reuniões como em casa. Por exemplo, ele pode ajudar a esposa com as tarefas da casa. Ele não vai deixar de fazer a Adoração em Família, esforçando-se para que todos tirem proveito dela. Também vai trabalhar regularmente com a família na pregação.

ENSINEM OS VOSSOS FILHOS A AMAR A JEOVÁ

9-10. O que é que os pais devem fazer para ajudar os filhos?

9 O que é que os pais devem fazer para que os seus filhos aprendam a amar a Jeová? Como podem protegê-los dos perigos deste mundo mau? Veja alguns passos que os pais podem dar.

10 Orem a Jeová a pedir ajuda. Pense no exemplo de Manoá e da sua esposa, que se tornaram pais de Sansão. Quando descobriu que ia ser pai, Manoá pediu a Jeová sabedoria para criar o filho.

11. Como é que os pais podem imitar o exemplo de Manoá, citado em Juízes 13:8?

11 O irmão Nihad e a sua esposa, Alma, da Bósnia-Herzegovina, aprenderam do exemplo de Manoá. Eles explicam: “Nós fizemos como Manoá. Implorámos a Jeová que nos ensinasse a ser bons pais. Jeová respondeu às nossas orações de várias maneiras – por meio da Bíblia, das publicações, das reuniões e dos congressos.” — Leia Juízes 13:8.

12. Que exemplo é que José e Maria deram aos seus filhos?

12 Ensinem pelo exemplo. Aquilo que você faz tem um impacto muito maior na vida do seu filho do que aquilo que você diz. Com certeza, José e Maria deram um excelente exemplo aos seus filhos, incluindo Jesus. José trabalhava muito para sustentar a família. Além disso, ele incentivava a sua família a servir a Jeová com amor. (Deut. 4:9, 10) A Lei não exigia que os pais levassem a família para celebrar a Páscoa em Jerusalém “todos os anos”, mas José levava. (Lucas 2:41, 42) Talvez alguns pais da época de José achassem que aquele tipo de viagem em família era algo caro, que dava trabalho e que consumia muito tempo. No entanto, José dava muito valor a atividades espirituais e ensinou os seus filhos a fazerem o mesmo. Maria também deu um bom exemplo. Ela conhecia bem as Escrituras. Por palavras e ações, Maria, com certeza, ensinou os seus filhos a amarem a Palavra de Deus.

13. Como é que um casal imitou o exemplo de José e Maria?

13 Nihad e Alma, citados antes, queriam imitar o exemplo de José e Maria. Isso ajudou-os a criar o seu filho para amar e servir a Jeová. Como? Eles explicam: “Por meio do nosso modo de vida, tentámos mostrar ao nosso filho como é bom viver segundo os princípios de Jeová.” Nihad acrescentou: “Seja o tipo de pessoa que quer que o seu filho se torne.”

14. Porque é que os pais precisam de saber quem são os amigos dos seus filhos?

14 Ajudem os vossos filhos a escolher bons amigos. O pai e a mãe precisam de saber com quem os seus filhos estão a conversar e o que estão a fazer. Isso inclui conhecer os contactos dos seus filhos nas redes sociais e no telemóvel. Essas pessoas podem influenciar os pensamentos e as ações dos filhos. — 1 Cor. 15:33.

15. O que é que os pais podem aprender do exemplo de Jessie?

15 O que é que os pais podem fazer se não souberem usar bem computadores e dispositivos eletrónicos? Jessie, um pai nas Filipinas, diz: “Nós sabíamos muito pouco sobre dispositivos eletrónicos. Mas isso não nos impediu de ajudar os nossos filhos a conhecer os possíveis perigos da tecnologia.” Jessie não proibiu os seus filhos de usar o telemóvel ou o tablet só porque não os sabia usar. Ele explica: “Eu incentivei os meus filhos a usarem os dispositivos eletrónicos para aprenderem uma nova língua, prepararem as reuniões e lerem a Bíblia todos os dias.” Na secção “Adolescentes” do site jw.org®, você pode encontrar conselhos equilibrados sobre enviar mensagens e publicar fotografias na Internet. Se for pai ou mãe, já leu e conversou com os seus filhos sobre esses conselhos? Já viu com eles os vídeos Sê Cuidadoso ao Usares Redes Sociais e Quem Está no Controlo – Tu ou os Teus Dispositivos?. * Esta informação pode ser valiosa para ajudar os seus filhos a usarem o telemóvel ou o tablet com sabedoria. — Pro. 13:20.

16. O que é que muitos pais fazem e qual é o resultado?

16 Muitos pais esforçam-se para criar oportunidades para que os seus filhos possam fazer boas amizades. Por exemplo, N’Déni e Bomine, um casal da Costa do Marfim, convidava várias vezes o superintendente de circuito para ficar na casa deles. O irmão N’Déni conta: “Isso foi muito bom para o nosso filho. Ele tornou-se pioneiro e, agora, é superintendente de circuito substituto.” Será que você pode criar oportunidades parecidas para os seus filhos?

17-18. Quando é que os pais devem começar a treinar os filhos?

17 Comecem a treinar os vossos filhos o mais cedo possível. Quanto mais cedo os pais começarem a treinar os filhos, melhor. (Pro. 22:6) Pense em Timóteo, que, quando cresceu, fez viagens com o apóstolo Paulo. A mãe de Timóteo, Eunice, e a avó dele, Loide, treinaram-no “desde a infância”. — 2 Tim. 1:5; 3:15.

18 Outro casal da Costa do Marfim, Jean-Claude e Peace, conseguiu ensinar os seus seis filhos a amarem e servirem a Jeová. O que os ajudou a fazer isso? Eles imitaram o exemplo de Eunice e Loide. Eles disseram: “Nós inculcámos a Palavra de Deus nos nossos filhos desde a infância. Começámos logo depois de nascerem.” — Deut. 6:6, 7.

19. O que está incluído em inculcar a Palavra de Deus nos filhos?

19 O que significa “inculcar” a Palavra de Jeová nos filhos? “Inculcar” significa “repetir (alguma coisa) com insistência”. Para isso, os pais precisam de passar regularmente tempo com os filhos. Às vezes, pode ser desanimador ter de repetir as mesmas instruções às crianças. No entanto, os pais podem esforçar-se para ver isso como uma oportunidade de ajudar os seus filhos a entender e a colocar em prática a Palavra de Deus.

Os pais precisam de decidir como vão treinar cada filho (Veja o parágrafo 20.) *

20. Explique como o Salmo 127:4 pode ser aplicado à criação de filhos.

20 Conheçam bem os vossos filhos. O Salmo 127 compara os filhos a flechas. (Leia Salmo 127:4.) Assim como as flechas podem ser de materiais e tamanhos diferentes, os filhos são diferentes uns dos outros. Por isso, os pais precisam de decidir como vão treinar cada filho. Um casal que mora em Israel ajudou os dois filhos a servir a Jeová. Eles contam como foram bem-sucedidos: “Nós dirigíamos um estudo bíblico a cada filho.” É óbvio que cada chefe de família deve decidir se estudar dessa forma é possível ou necessário.

JEOVÁ VAI AJUDAR-VOS

21. Que ajuda é que Jeová dá aos pais?

21 Às vezes, os pais podem sentir-se sobrecarregados pelos desafios que enfrentam para treinar os filhos. No entanto, os filhos são uma herança de Jeová; os pais podem sempre contar com a ajuda dele. Jeová escuta as orações dos pais. Ele responde a essas orações por meio da Bíblia, das publicações, e dos exemplos e conselhos de outros pais experientes na congregação.

22. Quais são algumas das melhores coisas que os pais podem dar aos filhos?

22 Costuma dizer-se que criar filhos é um projeto de 20 anos. Só que, na verdade, os pais nunca deixam de ser pais. Algumas das coisas mais valiosas que eles podem dar aos filhos são amor, tempo e treino para servirem a Jeová. Cada filho vai reagir de uma forma diferente a esse treino. Uma irmã na Ásia, chamada Joanna Mae, diz: “Quando penso no treino que os meus pais me deram, sinto-me muito grata por eles me terem disciplinado e ensinado a amar a Jeová. Eles não só me deram a vida; deram-me uma vida significativa.” (Pro. 23:24, 25) Milhões de cristãos que foram criados por pais que amam a Jeová têm esse mesmo sentimento.

CÂNTICO 9 Vamos Louvar a Jeová, nosso Deus!

^ par. 5 Será que um casal deve ter filhos? Se decidir ter filhos, quantos deve ter? Como é que os pais podem ajudar os filhos a amarem e a servirem a Jeová? Neste estudo, vamos ver o que alguns casais têm feito e princípios bíblicos que nos podem ajudar a responder a estas perguntas.

^ par. 15 Veja também Os Jovens Perguntam, Volume 1, capítulo 36 e Volume 2, capítulo 11.

^ par. 60 IMAGENS: Marido e esposa conversam sobre se vão ter filhos; pensam tanto nas alegrias como nas responsabilidades envolvidas.

^ par. 64 IMAGEM: Um casal dirige um estudo a cada filho, levando em conta as idades e habilidades de cada um.