ESTUDO 51

Uma esperança que não leva à deceção

Uma esperança que não leva à deceção

“A esperança não leva à deceção.” — ROM. 5:5.

CÂNTICO 54 Temos de edificar nossa fé

O QUE VAMOS VER a

1. Porque é que Abraão podia ter a certeza de que teria um filho?

 JEOVÁ prometeu ao seu amigo Abraão que ele teria um filho e que todas as nações da Terra receberiam uma bênção por causa dele. (Gén. 15:5; 22:18) Abraão tinha uma forte fé em Deus e, por isso, tinha a certeza absoluta de que Deus cumpriria a sua promessa. Mas Abraão já tinha 100 anos de idade, e Sara, 90. Mesmo assim, eles ainda não tinham nenhum filho. (Gén. 21:1-7) Apesar disso, a Bíblia diz: “Baseando-se na esperança, [Abraão] teve fé em que se tornaria pai de muitas nações, de acordo com o que tinha sido dito.” (Rom. 4:18) E nós sabemos que aquilo que Abraão esperava realmente aconteceu. Ele tornou-se pai de Isaque, o filho que tanto desejava. Mas porque é que Abraão teve tanta confiança em Jeová?

2. Porque é que Abraão estava plenamente convencido de que a promessa de Jeová se cumpriria?

2 Abraão tinha uma relação próxima com Jeová, por isso, estava “plenamente convencido de que, aquilo que [Deus] tinha prometido, também era capaz de fazer”. (Rom. 4:21) Jeová aprovou Abraão e declarou-o justo por causa da sua fé. (Tia. 2:23) Como mostra Romanos 4:18, a fé e a esperança de Abraão estavam relacionadas. Vamos ver agora em Romanos, capítulo 5, o que Paulo diz sobre a esperança.

3. O que é que Paulo disse sobre a esperança?

3 Paulo explica porque é que podemos ter a certeza de que “a esperança não leva à deceção”. (Rom. 5:5) Ele também nos ajuda a entender como é que a nossa esperança pode ficar mais forte. Vamos analisar o que está escrito em Romanos 5:1-5. Ao fazer isso, pense em como a sua própria esperança tem ficado cada vez mais forte com o passar do tempo. O que Paulo escreveu aos romanos também o vai ajudar a ver maneiras de fortalecer ainda mais a sua fé. Primeiro, vamos ver uma esperança maravilhosa que Paulo disse que não nos deixaria desapontados.

A NOSSA MARAVILHOSA ESPERANÇA

4. O que é considerado em Romanos 5:1, 2?

4 Leia Romanos 5:1, 2. Paulo escreveu estas palavras à congregação em Roma. Os irmãos de lá aprenderam a verdade sobre Jeová e Jesus, desenvolveram fé e tornaram-se cristãos. Assim, Deus ‘declarou-os justos em resultado da fé’ e ungiu-os com espírito santo. Eles podiam esperar receber uma recompensa maravilhosa e tinham a certeza de que isso ia mesmo acontecer.

5. Que esperança têm os ungidos?

5 Depois, Paulo escreveu aos cristãos ungidos de Éfeso sobre a esperança que eles tinham recebido. Essa esperança incluía receber uma “herança para os santos”. (Efé. 1:18) E ao escrever aos colossenses, Paulo mostrou onde os cristãos ungidos receberiam a sua recompensa. Paulo falou ‘da esperança que lhes estava reservada nos céus’. (Col. 1:4, 5) Por isso, a esperança dos que são ungidos é a ressurreição para a vida eterna no céu, onde reinarão com Cristo. — 1 Tes. 4:13-17; Apo. 20:6.

Com estas palavras, o irmão Franz explicou muito bem a confiança que os ungidos têm na sua esperança (Veja o parágrafo 6.)

6. O que é que um irmão ungido disse sobre a sua esperança?

6 Os cristãos ungidos dão muito valor a essa esperança. Um desses irmãos ungidos, o irmão Frederick Franz, abriu o seu coração e disse como se sentia. Em 1991, depois de servir fielmente por muitos anos, disse: ‘A nossa esperança é garantida, e vai cumprir-se plenamente em cada um dos 144 mil membros do pequeno rebanho num grau além do que sequer imaginamos. Não perdemos o senso de valor dessa esperança. Quanto mais tempo esperamos por ela, mais a apreciamos. É algo que vale a pena aguardar, nem que seja por um milhão de anos. Eu prezo a nossa esperança mais do que nunca.’

7-8. Que esperança é que a maioria dos servos de Jeová tem? (Romanos 8:20, 21)

7 A maioria dos que adoram a Jeová hoje tem uma esperança diferente dos ungidos. Eles têm a mesma esperança que Abraão tinha – a vida eterna na Terra, debaixo do Reino de Deus. (Heb. 11:8-10, 13) Paulo escreveu sobre essa esperança em Romanos 8:20, 21. (Leia.) Quando aprendeu na Bíblia sobre essa maravilhosa esperança, de que é que mais gostou? Será que foi de saber que um dia você vai ficar livre do pecado e ser perfeito? Ou será que ficou emocionado ao saber que poderá voltar a ver, no Paraíso, os seus familiares e amigos queridos que já morreram? Sem dúvida, aguardamos coisas incríveis por causa dessa linda esperança.

8 Não importa se esperamos viver para sempre no céu ou num paraíso na Terra, todos temos muitos motivos para nos alegrarmos. E a nossa esperança pode ficar ainda mais forte. O que Paulo escreveu vai ajudar-nos a ter mais confiança de que aquilo que esperamos vai realmente acontecer.

A NOSSA ESPERANÇA PODE FICAR MAIS FORTE

Todos os cristãos vão passar por algum tipo de tribulação (Veja os parágrafos 9 e 10.)

9-10. Como mostra o exemplo de Paulo, o que é que os cristãos podem esperar? (Romanos 5:3) (Veja também as imagens.)

9 Leia Romanos 5:3. Paulo disse que passar por sofrimentos pode ajudar-nos a fortalecer a nossa esperança. Isso talvez pareça estranho. Mas a verdade é que todos os discípulos de Jesus podem esperar passar por problemas. Veja o exemplo de Paulo. Ele disse aos cristãos em Tessalónica: “Quando estávamos convosco, costumávamos avisar-vos de que sofreríamos tribulação, e isso é o que tem acontecido.” (1 Tes. 3:4) E aos coríntios, Paulo escreveu: “Não queremos, irmãos, que fiquem sem saber da tribulação que passámos [...]. Ficámos muito apreensivos até mesmo quanto à nossa vida.” — 2 Cor. 1:8; 11:23-27.

10 Hoje, também podemos esperar sofrer algum tipo de tribulação. (2 Tim. 3:12) E no seu caso? Já sofreu perseguição por ter fé em Jesus? Será que os seus amigos ou familiares já gozaram consigo ou até o maltrataram? Talvez tenha tido problemas no trabalho por causa da sua honestidade. (Heb. 13:18) Até pode ser que tenha sofrido perseguição do governo por causa de participar na pregação. Mas não importa o tipo de tribulação pelo qual passamos, Paulo diz que nós podemos alegrar-nos. Porquê?

11. Porque é que temos de estar determinados a perseverar, independentemente do que possamos enfrentar?

11 Nós podemos alegrar-nos quando sofremos tribulação, porque isso ajuda-nos a desenvolver uma qualidade importante. Romanos 5:3 diz que “o sofrimento produz perseverança”. Todos os cristãos vão passar por problemas. Portanto, todos nós temos de estar determinados a perseverar, não importa que tribulações enfrentemos. Só assim veremos a nossa esperança tornar-se realidade. Nós não queremos ser como aqueles que Jesus tinha em mente quando falou sobre sementes que caem em solo rochoso. No início, essas pessoas aceitam a verdade com alegria. Mas, “quando surgem dificuldades ou perseguição”, elas desanimam e abandonam a fé. (Mat. 13:5, 6, 20, 21) É verdade que sofrer oposição ou passar por dificuldades não é bom, mas perseverar traz muitos benefícios. Em que sentido?

12. Como é que somos beneficiados quando suportamos tribulação?

12 Tiago disse que perseverar ao passar por problemas é bom para nós. Ele escreveu: “Deixem que a perseverança complete a sua obra, para que sejam completos e sãos em todos os sentidos, sem vos faltar nada.” (Tia. 1:2-4) Tiago disse que a nossa perseverança tem um objetivo. Que objetivo é esse? A nossa perseverança ajuda-nos a ter mais paciência, fé e confiança em Jeová. Mas ela também tem outro benefício importante.

13-14. O que é que acontece quando perseveramos, e que efeito é que isso tem sobre a nossa esperança? (Romanos 5:4)

13 Leia Romanos 5:4. Paulo diz que a perseverança resulta numa “condição aprovada”. Isso quer dizer que, quando você persevera, tem a aprovação de Jeová. Isso não significa que, quando está a sofrer perseguição ou dificuldades, Jeová fica feliz com isso. Na verdade, Jeová fica feliz consigo. É muito animador saber que, quando perseveramos, deixamos Jeová feliz! — Sal. 5:12.

14 Lembre-se de que Abraão, apesar de ter passado por várias dificuldades, perseverou, e Jeová ficou muito feliz com isso. Jeová considerava Abraão seu amigo e um homem justo. (Gén. 15:6; Rom. 4:13, 22) O mesmo pode acontecer no nosso caso. A aprovação que recebemos de Jeová não depende do quanto conseguimos fazer no seu serviço, nem dos nossos privilégios. Jeová aprova-nos porque perseveramos com fé. E não importa a nossa idade, circunstâncias ou habilidades, todos nós podemos perseverar. E você? Está a passar por alguma dificuldade neste momento e continua a perseverar? Nesse caso, lembre-se de que está a deixar Jeová feliz. Saber que temos a aprovação dele fortalece a nossa esperança.

UMA ESPERANÇA MAIS FORTE

15. O que é que Paulo disse em Romanos 5:4, 5, e que pergunta surge?

15 Como Paulo disse, Jeová aprova-nos quando somos leais e suportamos tribulação. Note como Paulo continua a sua explicação: “A condição aprovada, por sua vez, [produz] esperança, e a esperança não leva à deceção.” (Rom. 5:4, 5) Isto pode parecer um pouco confuso. Porquê? Porque antes, em Romanos 5:2, Paulo disse que os cristãos em Roma já tinham uma esperança, a “esperança de participar da glória de Deus”. Então, se esses cristãos já tinham uma esperança, porque é que Paulo falou sobre produzir esperança?

Com o tempo, a esperança que você tinha quando conheceu a verdade tornou-se ainda mais forte e real para si (Veja os parágrafos 16 e 17.)

16. Como é que a nossa esperança pode aumentar? (Veja também as imagens.)

16 Nós podemos entender as palavras de Paulo quando nos lembramos de que a esperança é algo que pode aumentar. Por exemplo, lembra-se da primeira vez que ouviu falar sobre a maravilhosa esperança do Reino no seu estudo da Bíblia? No começo, talvez pensasse que a ideia de viver para sempre no Paraíso na Terra era boa demais para ser verdade. Mas depois de aprender mais sobre Jeová e as suas promessas, a sua esperança de que Jeová cumprirá tudo o que prometeu ficou mais forte.

17. De que maneira é que a sua esperança continua a crescer depois da dedicação e do batismo?

17 Mesmo depois de se batizar, você continuou a achegar-se a Jeová, e o seu amor por ele aumentou. Assim, a sua esperança ficou ainda mais forte. (Heb. 5:13–6:1) Você comprovou aquilo que diz Romanos 5:2-4. Provavelmente já passou por muitos problemas, mas continuou a perseverar e sentiu a aprovação de Jeová. Por saber que Jeová o ama, ainda tem mais razões para estar na expectativa de receber o que ele prometeu. A sua esperança ficou ainda mais forte do que quando conheceu a verdade. Hoje, essa esperança é mais real e tem um significado especial para si. Ela transforma todas as áreas da sua vida e influencia a maneira como trata a sua família, toma decisões e até como usa o seu tempo.

18. Que garantia é que Jeová nos dá?

18 Paulo ainda acrescenta algo muito importante sobre a esperança. Ele garante que ela vai cumprir-se. Porque é que podemos ter tanta certeza disso? Paulo escreveu aos cristãos: “A esperança não leva à deceção; porque o amor de Deus foi derramado no nosso coração através do espírito santo, que nos foi dado.” (Rom. 5:5) Pode ter a certeza absoluta de que a esperança que Jeová nos deu é real!

19. Que certeza pode ter sobre a sua esperança?

19 Tire tempo para pensar na promessa que Jeová fez a Abraão. Pense também no facto de que Abraão se tornou amigo de Jeová e foi aprovado por ele. A Bíblia diz: “Abraão, depois de ter mostrado paciência, obteve esta promessa.” (Heb. 6:15; 11:9, 18; Rom. 4:20-22) Abraão não ficou desapontado. E você também não vai ficar, se continuar fiel. A sua esperança será recompensada. Ela é real e um motivo de alegria, não de deceção! (Rom. 12:12) Paulo escreveu: “Que o Deus que dá esperança vos encha de toda a alegria e paz por meio da vossa confiança nele, para que transbordem de esperança pelo poder do espírito santo.” — Rom. 15:13.

CÂNTICO 55 Vida eterna, enfim!

a Neste estudo, vamos ver qual é a nossa esperança para o futuro e porque é que podemos ter a certeza de que ela se vai tornar realidade. O que Paulo escreveu em Romanos, capítulo 5, vai ajudar-nos a entender como a esperança que temos agora é diferente da esperança que tínhamos quando aprendemos a verdade.