ESTUDO 8
Como manter a alegria ao enfrentar provações
“Meus irmãos, considerem como motivo de verdadeira alegria o facto de enfrentarem diversas provações.” — TIA. 1:2.
CÂNTICO 28 O novo cântico
O QUE VAMOS VER *
1-2. De acordo com Mateus 5:11, como devemos encarar as provações?
JESUS prometeu aos seus seguidores que eles teriam verdadeira alegria. Mas também os avisou de que enfrentariam provações. (Mat. 10:22, 23; Luc. 6:20-23) Não há dúvidas de que ser discípulo de Cristo traz alegria. No entanto, como é que nos sentimos quando enfrentamos oposição na família ou somos perseguidos pelo governo? E quando sofremos pressão dos colegas de trabalho ou de escola? É compreensível que pensar nessas coisas nos deixe ansiosos.
2 Será que a maioria das pessoas acha que sofrer perseguição é motivo de alegria? Não. No entanto, é exatamente isso o que a Palavra de Deus nos diz para fazer. Por exemplo, o discípulo Tiago disse que não nos devemos sentir num beco sem saída quando enfrentamos problemas. Em vez disso, devemos ter alegria. (Tia. 1:2, 12) E Jesus disse que devemos ter alegria quando formos perseguidos. (Leia Mateus 5:11.) Mas como é que podemos manter a alegria apesar de provações? Analisar alguns conselhos que Tiago deu aos primeiros cristãos é de grande ajuda. Primeiro, vamos ver os desafios que aqueles cristãos enfrentaram.
QUE PROVAÇÕES É QUE OS PRIMEIROS CRISTÃOS ENFRENTARAM?
3. O que aconteceu pouco depois de Tiago se tornar discípulo de Jesus?
3 Pouco depois de Tiago, meio-irmão de Jesus, se tornar discípulo, os cristãos começaram a ser perseguidos em Jerusalém. (Atos 1:14; 5:17, 18) E quando Estêvão foi assassinado, muitos cristãos fugiram de lá e “foram espalhados pelas regiões da Judeia e Samaria”, chegando até Chipre e Antioquia. (Atos 7:58–8:1; 11:19) É difícil imaginar as dificuldades que os discípulos tiveram de enfrentar. Mesmo assim, eles continuaram a pregar as boas novas com alegria e formaram congregações em todo o Império Romano. (1 Ped. 1:1) Mas eles ainda enfrentariam muitos outros problemas.
4. Que outras provações é que os primeiros cristãos tiveram de enfrentar?
4 Os primeiros cristãos tiveram de enfrentar várias provações. Por exemplo, por volta do ano 50 EC, o imperador romano Cláudio expulsou de Roma todos os judeus. Por causa disso, os judeus que se tinham tornado cristãos foram obrigados a abandonar as suas casas e a morar noutro lugar. (Atos 18:1-3) Por volta do ano 61 EC, o apóstolo Paulo escreveu que muitos irmãos foram insultados publicamente, colocados na prisão e tiveram os seus bens roubados. (Heb. 10:32-34) E, assim como outras pessoas, os cristãos tinham de lidar com pobreza e com problemas de saúde. — Rom. 15:26; Fil. 2:25-27.
5. A que perguntas vamos responder neste estudo?
5 Tiago escreveu a sua carta antes do ano 62 EC, e ele sabia muito bem das provações que os irmãos estavam a passar. Jeová inspirou Tiago a escrever uma carta a esses cristãos. Assim, eles receberiam conselhos práticos sobre como manter a alegria apesar de provações. Vamos estudar a carta de Tiago para responder às seguintes perguntas: “Sobre que tipo de alegria é que Tiago estava a falar? O que poderia fazer um cristão perder essa alegria? E como é que a sabedoria, a fé e a coragem nos ajudam a manter a alegria apesar de provações?”
O QUE É QUE FAZ UM CRISTÃO TER ALEGRIA?
6. De acordo com Lucas 6:22, 23, porque é que um cristão pode ser feliz, mesmo enfrentando problemas?
6 Em geral, as pessoas acham que só podem ser felizes se tiverem boa saúde, muito dinheiro e uma família feliz. Mas sobre que tipo de alegria é que Tiago estava a falar? Ele estava a falar sobre uma característica do fruto do espírito santo de Deus. (Gál. 5:22) A alegria de um cristão vem de saber que está a agradar a Jeová e a seguir o exemplo de Jesus. (Leia Lucas 6:22, 23; Col. 1:10, 11) Por isso, esse tipo de alegria não depende das circunstâncias de uma pessoa. A nossa alegria pode ser comparada a uma chama dentro de uma lanterna. Por causa da proteção da lanterna, nem o vento nem a chuva podem apagar essa chama. Da mesma forma, a alegria no coração de um cristão não se apaga por causa de insultos ou de oposição da família e de outros. Também não diminui devido a problemas financeiros ou de saúde. Na verdade, quando enfrentamos oposição, a chama da alegria no nosso coração fica ainda mais forte. Os desafios que enfrentamos por causa da nossa fé provam que somos verdadeiros discípulos de Cristo. (Mat. 10:22; 24:9; João 15:20) Foi por isso que Tiago escreveu: “Meus irmãos, considerem como motivo de verdadeira alegria o facto de enfrentarem diversas provações.” — Tia. 1:2.
7-8. Porque é que a nossa fé fica mais forte quando passamos por provações?
7 Tiago também mencionou porque é que os cristãos até estão dispostos a enfrentar as mais difíceis provações. Ele disse: “A qualidade provada da vossa fé produz perseverança.” (Tia. 1:3) As provações podem ser comparadas ao fogo usado para fazer uma espada de aço. A espada passa pelo fogo e depois é arrefecida, e esse processo deixa a espada mais forte. Da mesma forma, depois de passarmos pelo fogo de uma provação, a nossa fé é fortalecida. Foi por isso que Tiago escreveu: “Deixem que a perseverança complete a sua obra, para que sejam completos e sãos em todos os sentidos.” (Tia. 1:4) Ver que as provações fortalecem a nossa fé ajuda-nos a perseverar com alegria.
8 Tiago também mencionou alguns desafios que nos podem fazer perder a alegria. Que desafios são esses, e como é que os podemos vencer?
O QUE FAZER PARA NÃO PERDER A ALEGRIA
9. Porque é que precisamos de sabedoria?
9 Desafio: Não saber o que fazer. Quando passamos por uma provação e não sabemos o que fazer, podemos sentir-nos vítimas das nossas circunstâncias e facilmente perder a alegria. Nessas situações, precisamos de sabedoria para saber o que fazer e o que dizer àqueles que nos perseguem. Por isso, precisamos da ajuda de Jeová para tomar decisões que lhe agradem, que deem força e coragem aos nossos irmãos e que nos ajudem a ser leais. — Jer. 10:23.
10. O que é que Tiago 1:5 nos incentiva a fazer?
10 Solução: Pedir sabedoria a Jeová. Para perseverarmos com alegria, primeiro, precisamos de orar a Jeová e pedir sabedoria para tomar boas decisões. (Leia Tiago 1:5.) Como devemos reagir se acharmos que Jeová não respondeu à nossa oração? Tiago escreveu que, quando oramos a pedir sabedoria para enfrentar provações, o nosso Pai no céu ‘dá generosamente’. (Sal. 25:12, 13) Por isso, Tiago incentivou-nos a ‘persistir em pedir’, ou seja, a continuar a orar. Jeová não fica aborrecido quando oramos várias vezes a pedir sabedoria. Ele vê as provações que estamos a enfrentar e fica triste por causa disso, e quer muito ajudar-nos. Com certeza, ficamos muito felizes por saber isso! Mas como é que Jeová nos dá sabedoria?
11. O que temos de fazer para ganhar sabedoria?
11 Jeová dá-nos sabedoria por meio da sua Palavra. (Pro. 2:6) Para ganharmos sabedoria, temos de estudar a Bíblia e as nossas publicações. Mas só aumentar o nosso conhecimento não é suficiente. Temos de colocar em prática o que aprendemos. Tiago escreveu: “Tornem-se cumpridores da palavra, e não apenas ouvintes.” (Tia. 1:22) Quando fazemos o que Deus diz, tornamo-nos mais pacíficos, razoáveis e misericordiosos. (Tia. 3:17) Não importa as provações que enfrentamos, essas qualidades vão ajudar-nos a não perder a alegria.
12. Porque é importante conhecer bem a Bíblia?
12 Tiago escreveu que ler a Palavra de Deus é como olhar para um espelho. Ela ajuda-nos a ver o que precisamos de melhorar e ensina-nos como fazer isso. (Tia. 1:23-25) Por exemplo, depois de estudar a Bíblia, podemos perceber que precisamos de controlar o nosso temperamento. Com a ajuda de Jeová, podemos aprender a manter a calma quando problemas ou pessoas nos deixam irritados. Quando fazemos isso, lidamos melhor com as pressões que enfrentamos. Conseguimos pensar de forma mais clara e tomar boas decisões. (Tia. 3:13) Por isso, é muito importante conhecer bem a Bíblia!
13. Porque devemos estudar o exemplo de servos de Deus do passado?
13 Às vezes, só depois de cometermos um erro é que aprendemos a fazer o que é certo. Mas essa é uma forma difícil de aprender. Existe uma forma melhor de ganhar sabedoria. Podemos aprender do exemplo de outros, tanto dos bons como dos maus. É por isso que Tiago nos incentiva a ver o exemplo de servos leais do passado, como Abraão, Raabe, Jó e Elias. (Tia. 2:21-26; 5:10, 11, 17, 18) Apesar de enfrentarem provações, eles conseguiram perseverar sem perder a alegria. O exemplo deles mostra-nos que, com a ajuda de Jeová, também podemos perseverar.
14-15. Porque é perigoso ter dúvidas sobre as nossas crenças?
14 Desafio: Ter dúvidas sobre as nossas crenças. De vez em quando, talvez não entendamos bem algo que a Bíblia diz. Ou pode ser que Jeová não responda às nossas orações da maneira que queríamos. Coisas assim podem criar dúvidas no nosso coração. Se não fizermos nada, essas dúvidas podem enfraquecer a nossa fé e prejudicar a nossa amizade com Jeová. (Tia. 1:7, 8) Essas dúvidas talvez até nos façam duvidar das promessas de Jeová para o futuro, e podemos acabar por perder a nossa esperança.
15 O apóstolo Paulo disse que a nossa esperança para o futuro é como uma âncora. (Heb. 6:19) Durante uma tempestade, a âncora impede que o navio encalhe nas rochas. Mas não vai adiantar nada se não houver uma corrente forte a ligar o navio à âncora. Assim como a ferrugem enfraquece a corrente de uma âncora, dúvidas no nosso coração enfraquecem a nossa fé. Quando enfrentarmos uma provação, vamos perder a nossa fé em Jeová e achar que ele não vai cumprir as suas promessas. Se perdermos a fé, perderemos a esperança. Tiago disse que quem tem dúvidas “é semelhante a uma onda do mar, que o vento leva de um lado para o outro”. (Tia. 1:6) Uma pessoa nessa situação dificilmente terá alegria!
16. O que devemos fazer se tivermos dúvidas sobre as nossas crenças?
16 Solução: Esclarecer as dúvidas e fortalecer a fé. Se estiver com dúvidas, não fique parado sem fazer nada. Nos dias do profeta Elias, o povo de Jeová também teve dúvidas sobre as suas crenças. Elias disse-lhes: “Até quando ficarão indecisos entre duas opiniões diferentes? Se Jeová é o verdadeiro Deus, sigam-no! Mas se é Baal, sigam-no!” (1 Reis 18:21) O mesmo acontece hoje. Temos de ficar convencidos de que Jeová é o Deus verdadeiro, a Bíblia é a Palavra dele e as Testemunhas de Jeová são o seu povo. Por isso, faça pesquisas. (1 Tes. 5:21) Fazer isso vai tirar as dúvidas do nosso coração e fortalecer a nossa fé. Se precisarmos de ajuda para esclarecer as nossas dúvidas, podemos procurar os anciãos. O ponto é: precisamos de agir sem demora para manter a nossa alegria em servir a Jeová!
17. O que vai acontecer se perdermos a coragem?
17 Desafio: Ficar desanimado. A Bíblia diz: “Se ficares desanimado no dia da aflição, a tua força será escassa.” (Pro. 24:10) A palavra hebraica traduzida como “ficar desanimado” pode significar “perder a coragem”. Se você perder a coragem, não vai levar muito tempo até perder a alegria.
18. O que significa perseverar?
18 Solução: Reconhecer que dependemos de Jeová para ter coragem para perseverar. Precisamos de coragem para perseverar durante provações. (Tia. 5:11) A palavra que Tiago usou para “perseverança” transmite a ideia de alguém que se mantém firme e não sai do seu lugar. Podemos pensar num soldado que não foge quando é atacado pelos inimigos, mas mantém-se firme na sua posição.
19. O que aprendemos do exemplo do apóstolo Paulo?
19 O apóstolo Paulo deu um excelente exemplo de coragem e perseverança. Às vezes, ele sentia-se fraco. Mas ele conseguia perseverar porque confiava que Jeová lhe ia dar a coragem e a força de que precisava. (2 Cor. 12:8-10; Fil. 4:13) Podemos ter a mesma força e coragem de Paulo se reconhecermos que precisamos da ajuda de Jeová. — Tia. 4:10.
MANTENHA A ALEGRIA POR FORTALECER A SUA AMIZADE COM DEUS
20-21. De que é que podemos ter a certeza?
20 Quando enfrentamos provações, podemos ter a certeza do seguinte: Jeová não nos está a punir. Tiago garante-nos isso. Ele disse: “Quando alguém estiver sob provação, que não diga: ‘Estou a ser provado por Deus.’ Pois, com coisas más, Deus não pode ser provado, nem prova ele a ninguém.” (Tia. 1:13) Se estivermos convencidos disso, vamos fortalecer a nossa amizade com o nosso amoroso Pai. — Tia. 4:8.
21 Jeová “não muda”. (Tia. 1:17) Ele ajudou os primeiros cristãos no passado a enfrentar provações, e vai fazer o mesmo por nós hoje. Ore a Jeová de coração e peça-lhe sabedoria, fé e coragem. Ele vai responder às suas orações. Se fizer isso, pode ter a certeza de que Jeová o vai ajudar a manter a alegria ao enfrentar provações!
CÂNTICO 24 Fixa os olhos no prêmio!
^ par. 5 O livro de Tiago tem muitas sugestões práticas sobre como enfrentar provações. Neste estudo, vamos ver algumas dessas sugestões. O que Tiago escreveu pode ajudar-nos a enfrentar as dificuldades sem perdermos a alegria de servir a Jeová.
^ par. 59 IMAGENS: Um irmão é preso na sua casa. A esposa e a filha observam quando ele é levado pelos polícias. Enquanto o marido está preso, alguns irmãos na congregação reúnem-se com a mãe e a filha para adorarem a Jeová. Mãe e filha oram com frequência a pedir a Jeová para lhes dar força para enfrentar a sua provação. Jeová dá-lhes paz e coragem. Por isso, a fé delas fica mais forte e elas conseguem perseverar com alegria.
A SENTINELA — EDIÇÃO DE ESTUDO