ESTUDO 5
“O cabeça de todo o homem é o Cristo”
“O cabeça de todo o homem é o Cristo.” — 1 COR. 11:3.
CÂNTICO 2 A ti damos graças, Jeová
O QUE VAMOS VER *
1. O que é que pode influenciar o modo como um homem trata a esposa e os filhos?
PARA si, o que é que significa ser o cabeça, ou chefe, de uma família? Alguns homens permitem que a tradição, a cultura e a criação influenciem o modo como tratam a esposa e os filhos. Veja o que uma irmã que vive na Europa, chamada Yanita, disse: “Onde moro, as pessoas acreditam fortemente que as mulheres são inferiores aos homens e nasceram para servir.” Um irmão chamado Luke, que vive nos Estados Unidos, disse: “Alguns pais ensinam aos filhos que as mulheres foram criadas para serem vistas, não para serem ouvidas, ou seja, a opinião delas não é importante.” No entanto, Jeová não deseja que os homens tratem as mulheres dessa forma. (Veja também Marcos 7:13.) Então, como é que um homem pode aprender a ser um bom chefe de família?
2. O que é que um chefe de família precisa de saber, e porquê?
2 Um homem que quer ser um bom chefe de família precisa primeiro de entender o que Jeová espera que ele faça. Além disso, ele precisa de saber por que motivo Jeová estabeleceu o princípio da chefia. Por fim, precisa de saber exatamente o que fazer para imitar o exemplo de Jeová e de Jesus. Porque é importante que os chefes de família entendam estes pontos? Porque Jeová deu-lhes certa medida de autoridade, e Jeová espera que eles usem bem a autoridade que receberam. — Luc. 12:48b.
O QUE É A CHEFIA?
3. O que é que 1 Coríntios 11:3 nos ensina sobre a chefia?
3 Leia 1 Coríntios 11:3. Este texto mostra-nos como Jeová organizou a sua família universal. A chefia envolve dois elementos básicos: autoridade e prestação de contas. Jeová é “o cabeça”, ou a autoridade máxima, e todos os seus filhos, tanto no céu como na Terra, devem prestar-lhe contas. (Rom. 14:10; Efé. 3:14, 15) Jeová deu a Jesus autoridade sobre a congregação. Mas Jesus tem de prestar contas a Jeová pela maneira como trata a congregação. (1 Cor. 15:27) Jeová também deu ao homem autoridade sobre a esposa e sobre os filhos. Mas o homem tem de prestar contas a Jeová e a Jesus pela maneira como trata a sua família. — 1 Ped. 3:7.
4. Que autoridade é que Jeová e Jesus têm?
4 Por ser o Cabeça da sua família universal, Jeová tem autoridade para criar regras e para exigir que os seus filhos obedeçam a essas regras. (Isa. 33:22) Por ser o cabeça da congregação cristã, Jesus também tem o direito de criar regras e exigir que elas sejam obedecidas. — Gál. 6:2; Col. 1:18-20.
5. O que é que os chefes de família têm autoridade para fazer, e porque é que podemos dizer que a autoridade deles tem limites?
5 Assim como Jeová e Jesus, um chefe de família tem autoridade para criar regras para a sua família. (Rom. 7:2; Efé. 6:4) No entanto, a autoridade dele tem limites. Por exemplo, as regras que ele cria devem basear-se nos princípios da Palavra de Deus. (Pro. 3:5, 6) Os chefes de família não têm autoridade para criar regras para aqueles que não fazem parte da sua família. (Rom. 14:4) Além disso, quando os filhos e as filhas crescem e saem de casa, devem continuar a respeitar o seu pai, mas já não estão debaixo da chefia dele. — Mat. 19:5.
PORQUE É QUE JEOVÁ CRIOU O PRINCÍPIO DA CHEFIA?
6. Porque é que Jeová nos deu o princípio da chefia?
6 O princípio da chefia é um presente que Jeová nos deu porque nos ama. A chefia torna possível que tudo na família de Jeová funcione de forma pacífica e ordeira. (1 Cor. 14:33, 40) Sem isso, a família de Jeová ficaria desorganizada e ninguém seria feliz. Por exemplo, ia tornar-se difícil saber quem deveria tomar as decisões finais e colocá-las em prática.
7. De acordo com Efésios 5:25, 28, como é que Jeová quer que os homens tratem as mulheres?
7 Se o princípio da chefia é tão bom, porque é que muitas mulheres se sentem controladas e são maltratadas pelo marido? Isso acontece porque muitos homens ignoram os padrões de Jeová para a família, e escolhem seguir costumes e tradições locais. Eles talvez tratem mal as suas esposas apenas para satisfazer desejos egoístas. Por exemplo, um marido talvez tente controlar a sua esposa só para se sentir bem, e para provar quem é que manda. Ele talvez pense: ‘Eu não posso obrigar a minha mulher a amar-me, mas posso fazer com que ela tenha medo de mim.’ Ele pode usar esse medo para controlar a sua esposa. * Esse modo de pensar e de agir claramente impede que as mulheres sejam tratadas com a honra e o respeito que merecem, e é totalmente contrário ao que Jeová espera. — Leia Efésios 5:25, 28.
O QUE PODE AJUDAR UM HOMEM A SER UM BOM CHEFE DE FAMÍLIA?
8. Como é que um homem pode aprender a ser um bom chefe de família?
8 Um homem pode aprender a ser um bom chefe de família por imitar o modo como Jeová e Jesus usam a sua autoridade. Primeiro, vamos ver duas qualidades que Jeová e Jesus mostram ao exercer a sua chefia. Depois, vamos ver como os chefes de família podem imitar essas qualidades ao lidar com a esposa e os filhos.
9. Como é que Jeová mostra humildade?
9 Humildade. Jeová é a Pessoa mais sábia do Universo. Apesar disso, ele escuta a opinião dos seus servos. (Gén. 18:23, 24, 32) E Jeová também aceita as sugestões deles. (1 Reis 22:19-22) Jeová é perfeito, mas, por enquanto, ele não espera perfeição de nós. Em vez disso, ele ajuda os seus servos a servi-lo da melhor forma possível. (Sal. 113:6, 7) Não é por acaso que a Bíblia diz que Jeová é o nosso “ajudador”. (Sal. 27:9; Heb. 13:6) O rei David reconheceu que só conseguiu cumprir a grande designação que tinha recebido, por causa da humildade de Jeová. — 2 Sam. 22:36.
10. Como é que Jesus mostrou humildade?
10 Veja o exemplo de Jesus. Ele era Instrutor e Senhor dos seus discípulos; mesmo assim, lavou os pés deles. Porque é que Jeová fez questão de incluir esse relato na Bíblia? Sem dúvida, para que os chefes de família e outros tivessem um bom exemplo para imitar. O próprio Jesus disse: “Estabeleci-vos o modelo, a fim de que, assim como eu vos fiz, vocês também o façam.” (João 13:12-17) Apesar de ter grande autoridade, Jesus não esperava ser servido; ele servia outros. — Mat. 20:28.
11. Como é que os chefes de família podem imitar a humildade de Jeová e de Jesus?
11 Lições para nós. Um chefe de família pode mostrar humildade de várias maneiras. Por exemplo, ele não espera que a sua esposa e os seus filhos sejam perfeitos. Mesmo quando os outros membros da família não concordam com a sua opinião, ele está disposto a escutá-los. Marley, que vive nos Estados Unidos, diz: “Eu e o meu marido, às vezes, temos opiniões diferentes sobre alguns assuntos. Mas eu sinto que ele valoriza e respeita as minhas opiniões. Ele leva sempre em conta o que eu digo antes de tomar decisões.” Os chefes de família que são humildes também estão dispostos a ajudar nas tarefas da casa, mesmo quando as pessoas da comunidade dizem que isso não é trabalho para homens. Agir com humildade pode ser um desafio. Porquê? Uma irmã chamada Rachel diz: “De onde eu venho, se um homem ajuda a esposa a lavar a louça e a limpar a casa, os vizinhos e os familiares começam a duvidar de que ele seja um homem a sério. Eles pensam: ‘Ele não consegue mandar na mulher.’” Se esse ponto de vista é comum onde você mora, lembre-se de que Jesus lavou os pés dos discípulos, apesar de essa ser uma tarefa de escravos. Um bom chefe de família não se preocupa em ser bem-visto pelos outros; ele preocupa-se com o bem-estar da esposa e dos filhos. Mas existe outra qualidade muito importante para um bom chefe de família. Qual é?
12. Como é que Jeová e Jesus mostram que nos amam?
12 Amor. Tudo o que Jeová faz é motivado por amor. (1 João 4:7, 8) Ele mostra que nos ama por cuidar das nossas necessidades espirituais por meio da sua Palavra, a Bíblia, e da sua organização. Ele também cuida das nossas necessidades emocionais por mostrar claramente que nos ama. O que dizer das nossas necessidades materiais? A Bíblia diz que Jeová “nos proporciona ricamente todas as coisas que nos dão satisfação”. (1 Tim. 6:17) Quando cometemos erros, Jeová corrige-nos, mas não deixa de nos amar. Foi o seu grande amor por nós que o levou a providenciar o resgate. Jesus também mostrou que nos ama por dar a sua vida para nos salvar. (João 3:16; 15:13) Nada pode acabar com o amor que Jeová e Jesus sentem por aqueles que são leais. — João 13:1; Rom. 8:35, 38, 39.
13. Porque é importante que um chefe de família mostre que ama a esposa e os filhos? (Veja também o quadro “ Como é que um homem recém-casado pode conquistar o respeito da esposa?”.)
13 Lições para nós. Tudo o que um chefe de família faz deve ser motivado por amor. Porque é que isso é importante? O apóstolo João responde: “Quem não ama o seu irmão [ou a sua família], a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê.” (1 João 4:11, 20) Um chefe de família que ama a esposa e os filhos, e que segue o exemplo de Jeová e de Jesus, cuida das necessidades espirituais, emocionais e materiais da sua família. (1 Tim. 5:8) Ele treina e corrige os seus filhos. Além disso, toma decisões que dão honra a Jeová e beneficiam a família. Agora, vamos ver como os chefes de família podem imitar a Jeová e Jesus ao colocar em prática cada um destes pontos.
O QUE UM CHEFE DE FAMÍLIA DEVE FAZER
14. Como é que um chefe de família cuida das necessidades espirituais da esposa e dos filhos?
14 Cuidar das necessidades espirituais da família. Seguindo o exemplo de Jeová, Jesus preocupava-se em cuidar das necessidades espirituais dos seus seguidores. (Mat. 5:3, 6; Mar. 6:34) Da mesma maneira, os chefes de família reconhecem que a responsabilidade mais importante que têm é cuidar das necessidades espirituais da sua família. (Deut. 6:6-9) Um chefe de família faz isso por garantir que ele e os membros da sua família leiam e estudem a Palavra de Deus, assistam às reuniões, preguem as boas novas, desenvolvam uma amizade com Jeová e mantenham essa amizade.
15. Como é que um chefe de família pode cuidar das necessidades emocionais da esposa e dos filhos?
15 Cuidar das necessidades emocionais da família. Jeová deixou bem claro o quanto amava o seu Filho, Jesus, até na presença de outros. (Mat. 3:17) Jesus fez o mesmo pelos seus seguidores. Jesus deixou claro o seu amor por eles, tanto pelo que dizia como pelo que fazia. Como resultado, os seus seguidores também mostraram o seu amor por ele. (João 15:9, 12, 13; 21:16) Um chefe de família pode mostrar o seu amor pela esposa e pelos filhos por aquilo que faz, como, por exemplo, por estudar a Bíblia com eles. Ele também mostra o quanto ama e valoriza a sua esposa e os seus filhos por elogiá-los – até mesmo à frente de outros –, quando isso for apropriado. — Pro. 31:28, 29.
16. O que mais deve fazer um chefe de família, e com o que é que ele precisa de ter cuidado?
16 Cuidar das necessidades materiais da família. Jeová cuidou das necessidades básicas dos israelitas, mesmo quando eles foram desobedientes e precisaram de ser punidos. (Deut. 2:7; 29:5) Ele também cuida das nossas necessidades hoje. (Mat. 6:31-33; 7:11) Do mesmo modo, Jesus alimentou os seus seguidores. (Mat. 14:17-20) Ele também se preocupou com a saúde deles. (Mat. 4:24) Um chefe de família que deseja agradar a Jeová precisa de cuidar das necessidades materiais da esposa e dos filhos. Mas ele precisa de ter cuidado para ter um ponto de vista equilibrado sobre o trabalho. Ele não pode ficar envolvido no trabalho a ponto de deixar de lado as necessidades espirituais e emocionais da família.
17. Como é que Jeová e Jesus nos treinam e disciplinam?
17 Dar treino. Jeová treina-nos e disciplina-nos porque quer o melhor para nós. (Heb. 12:7-9) Seguindo o exemplo do seu Pai, Jesus treina aqueles que estão debaixo da sua autoridade de forma amorosa. (João 15:14, 15) Ele é firme, mas bondoso. (Mat. 20:24-28) Ele entende que somos imperfeitos e temos a tendência de cometer erros. — Mat. 26:41.
18. De que é que um bom chefe de família se lembra?
18 Um chefe de família que imita o exemplo de Jeová e de Jesus é compreensivo. Ele lembra-se de que os membros da sua família não são perfeitos. Por isso, ele não se ‘ira amargamente’ com a sua esposa e os seus filhos. (Col. 3:19) Em vez disso, ele segue o conselho que está em Gálatas 6:1 e tenta corrigi-los “num espírito de brandura”, lembrando-se de que ele também é imperfeito. Assim como Jesus, ele reconhece que o melhor modo de ensinar é pelo exemplo. — 1 Ped. 2:21.
19-20. Como é que um chefe de família pode imitar a Jeová e Jesus ao tomar decisões?
19 Tomar decisões para o bem da família. Jeová toma decisões a pensar no bem dos outros. Por exemplo, ele decidiu criar a vida, não para se beneficiar a si mesmo, mas para que nós também tivéssemos a alegria de viver. Ninguém o obrigou a dar a vida do seu Filho para nos livrar do pecado. Ele fez isso porque quis, porque queria o melhor para nós. Jesus também tomou decisões a pensar primeiro no bem dos outros. (Rom. 15:3) Por exemplo, ele decidiu abrir mão do descanso para ensinar uma multidão de pessoas. — Mar. 6:31-34.
20 Um bom chefe de família sabe que uma das responsabilidades mais difíceis que tem é tomar decisões para o bem da família, e ele leva isso muito a sério. Ele esforça-se para não tomar decisões sem bons motivos e para não se guiar apenas pelas emoções. Em vez disso, ele permite que Jeová o ensine a tomar boas decisões. * (Pro. 2:6, 7) Dessa forma, ele pensa sempre no que é melhor para a família, não para si próprio. — Fil. 2:4.
21. O que vamos ver no próximo estudo?
21 Jeová deu aos chefes de família uma designação muito desafiadora, e ele espera que eles deem o seu melhor nessa designação. Mas se um chefe de família se esforçar para imitar o exemplo de Jeová e de Jesus, vai ser bem-sucedido. E se a esposa também fizer a parte dela, ambos vão ter um casamento feliz. Como é que a esposa deve encarar a chefia? Que desafios é que ela enfrenta? O próximo estudo vai falar sobre isso.
CÂNTICO 14 Novas todas as coisas
^ par. 5 Quando um homem se casa, ele torna-se o cabeça de uma nova família. No primeiro estudo desta série, vamos ver o que é o princípio da chefia, por que motivo Jeová estabeleceu esse princípio e o que os chefes de família podem aprender com o exemplo de Jeová e de Jesus. No segundo estudo, vamos considerar o que o marido e a esposa podem aprender com Jesus e com outros exemplos da Bíblia. No último estudo, vamos ver a questão da chefia na congregação.
^ par. 7 A ideia de que é normal um homem maltratar a mulher, até mesmo fisicamente, às vezes, é apresentada em filmes, programas de televisão e livros humorísticos. Por isso, as pessoas podem pensar que é normal um homem agir assim.
^ par. 20 Para mais informações sobre como tomar boas decisões, veja o artigo “Tome decisões que honram a Deus”, na Sentinela de 15 de abril de 2011, páginas 13 a 17.
A SENTINELA — EDIÇÃO DE ESTUDO