ESTUDO 8

“Mantenham os sentidos, sejam vigilantes!”

“Mantenham os sentidos, sejam vigilantes!”

“Mantenham os sentidos, sejam vigilantes!” — 1 PED. 5:8.

CÂNTICO 24 Fixe os olhos no prêmio!

O QUE VAMOS VER a

1. O que é que Jesus disse aos discípulos sobre o fim deste mundo mau, e que aviso é que ele lhes deu?

 ALGUNS dias antes de Jesus morrer, quatro discípulos fizeram-lhe a seguinte pergunta: ‘Qual será o sinal do final do sistema de coisas?’ (Mat. 24:3) Provavelmente, aqueles discípulos queriam saber em que momento é que Jerusalém e o templo seriam destruídos. Na sua resposta, Jesus não falou apenas sobre quando Jerusalém seria destruída, mas também sobre o “final do sistema de coisas”, ou seja, do mundo em que vivemos. Em relação à destruição deste mundo mau, ele disse: “A respeito desse dia ou dessa hora ninguém sabe, nem os anjos no céu, nem o Filho, mas somente o Pai.” Depois de dizer estas palavras, Jesus avisou os seus discípulos de que deveriam manter-se “despertos” e “vigilantes”. — Mar. 13:32-37.

2. Porque era importante para os cristãos que viviam na época dos apóstolos manterem-se atentos?

2 Os cristãos na Judeia tinham de se manter alertas. A vida deles dependia disso porque Jerusalém seria destruída. Jesus disse: “Quando virem Jerusalém cercada por exércitos acampados, então, saibam que está próxima a sua destruição.” Quando os cristãos vissem isso acontecer, deveriam fazer o que Jesus disse e ‘fugir para os montes’. (Luc. 21:20, 21) Só quem prestou atenção a esse aviso é que sobreviveu quando os romanos destruíram Jerusalém.

3. O que vamos ver neste estudo?

3 Em breve, este mundo mau irá acabar. Mas até isso acontecer, precisamos de manter os nossos sentidos e continuar vigilantes. Neste estudo, vamos ver como podemos ser equilibrados ao acompanhar o que acontece no mundo, como prestar atenção a nós mesmos e como usar o tempo que resta da melhor maneira possível.

SEJA EQUILIBRADO AO ACOMPANHAR O QUE ACONTECE NO MUNDO

4. Porque devemos interessar-nos pelas coisas que estão a acontecer no mundo?

4 Temos bons motivos para nos interessarmos pelo que está a acontecer no mundo. Porquê? Porque muitas coisas estão a cumprir profecias da Bíblia. Por exemplo, Jesus falou de algumas coisas que iriam acontecer perto do fim deste mundo de Satanás. (Mat. 24:3-14) O apóstolo Pedro também disse que, para termos uma fé forte, teríamos de prestar atenção ao cumprimento de profecias. (2 Ped. 1:19-21) Além disso, o último livro da Bíblia diz o seguinte sobre os nossos dias: “Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu, para mostrar aos seus escravos as coisas que têm de ocorrer em breve.” (Apo. 1:1) Por isso, é natural interessarmo-nos em como o que acontece no mundo está a cumprir profecias bíblicas, e a tendência é querer falar sobre isso com outras pessoas.

O que precisamos de evitar e o que seria melhor fazer quando conversamos sobre profecias bíblicas? (Veja o parágrafo 5.) b

5. O que precisamos de evitar e o que seria melhor fazer quando ouvimos certas notícias? (Veja também as imagens.)

5 Quando conversamos com outros sobre profecias da Bíblia, precisamos de ter cuidado para não especular ou tentar adivinhar o que vai acontecer. Porquê? Porque, dependendo do que dizemos, podemos acabar por prejudicar a união da congregação. Por exemplo, talvez os líderes do mundo digam que estão prestes a resolver um conflito e que isso vai trazer paz e segurança. Em vez de tentar imaginar se esse é o cumprimento da profecia de 1 Tessalonicenses 5:3, seria melhor mantermo-nos atualizados com as últimas informações vindas da organização de Jeová. As nossas conversas devem basear-se no que já saiu nas nossas publicações. Assim, vamos ajudar a congregação a manter-se unida “na mesma maneira de pensar”. — 1 Cor. 1:10; 4:6.

6. Que lições podemos aprender de 2 Pedro 3:11-13?

6 Leia 2 Pedro 3:11-13. O apóstolo Pedro ajuda-nos a termos um ponto de vista equilibrado ao meditarmos em profecias bíblicas. Ele disse para ‘termos bem em mente a presença do dia de Jeová’. A ideia de fazermos isso não é descobrir o dia e a hora em que Jeová vai trazer o Armagedon, mas sim usar o tempo que resta para sermos “pessoas de conduta santa e praticar atos de devoção a Deus”. (Mat. 24:36; Luc. 12:40) Por outras palavras, queremos agir de maneira correta e ter a certeza de que tudo o que fizermos no serviço de Jeová é por causa do nosso grande amor por ele. Para isso, temos de prestar atenção a nós mesmos.

O QUE SIGNIFICA PRESTAR ATENÇÃO A NÓS MESMOS?

7. O que mostra que estamos a prestar atenção a nós mesmos? (Lucas 21:34)

7 Jesus disse aos discípulos que, além de prestarem atenção aos acontecimentos do mundo, deviam fazer outra coisa. Em Lucas 21:34, ele disse que era preciso termos cuidado. (Leia.) Uma pessoa que presta atenção a si mesma é cuidadosa. Por isso, fica atenta a coisas que possam prejudicar a sua amizade com Jeová e toma medidas para ficar longe delas. Dessa forma, ela continua no amor de Deus. — Pro. 22:3; Judas 20, 21.

8. Que conselho é que Paulo deu aos cristãos?

8 O apóstolo Paulo também incentivou os cristãos a prestarem atenção a si mesmos. Ele disse: “Estejam bem atentos para não andarem como tolos, mas como sábios.” (Efé. 5:15, 16) Satanás está sempre a tentar destruir a nossa amizade com Jeová. É por isso que a Bíblia nos aconselha a ‘compreendermos qual é a vontade de Jeová’, porque só assim vamos conseguir proteger-nos dos ataques de Satanás. — Efé. 5:17.

9. Como podemos entender a vontade de Jeová para nós?

9 A Bíblia não fala de tudo o que pode ameaçar a nossa amizade com Jeová. Muitas vezes, precisamos de tomar decisões sobre assuntos de que a Bíblia não fala diretamente. Para tomarmos decisões sábias, temos de perceber, ou descobrir, qual é “a vontade de Jeová”. Só vamos conseguir fazer isso se estudarmos a Bíblia regularmente e meditarmos nela. Se entendermos a vontade de Jeová e tivermos “a mente de Cristo”, será mais fácil andarmos “como sábios”, mesmo que a Bíblia não dê uma orientação específica sobre determinada situação. (1 Cor. 2:14-16) Isso é importante porque algumas coisas que ameaçam a nossa amizade com Jeová não são assim tão fáceis de perceber.

10. Que coisas podem prejudicar a nossa amizade com Jeová?

10 Que ameaças podem prejudicar a nossa amizade com Jeová? Algumas delas são comer e beber demais, namoriscar, dizer coisas que magoam os outros, ver pornografia e assistir a filmes e programas violentos. (Sal. 101:3) Satanás está sempre a tentar encontrar maneiras de nos afastar de Jeová. (1 Ped. 5:8) Se não formos vigilantes, o nosso inimigo pode plantar na nossa mente e coração sementes de inveja, desonestidade, ganância, ódio, arrogância e ressentimento. (Gál. 5:19-21) No início, esses sentimentos talvez não sejam muito fortes. No entanto, se não agirmos logo e os arrancarmos pela raiz, vão continuar a crescer, assim como uma planta venenosa que sufoca e mata tudo à sua volta. — Tia. 1:14, 15.

11. Com que perigo subtil é que precisamos de ter cuidado, e porquê?

11 Um perigo subtil que talvez seja difícil de perceber são as más companhias. Imagine que trabalha com alguém que não é Testemunha de Jeová. Você quer que ele tenha uma boa impressão de nós, e, por isso, você é sempre bondoso e prestável. De vez em quando, vocês almoçam juntos, mas, rapidamente, isso torna-se um hábito. Às vezes, a conversa é sobre assuntos imorais. Talvez se sinta incomodado, mas com o tempo, você acaba por se habituar e deixa de ligar a isso. Então, um dia, esse colega convida-o para ir tomar uma bebida depois do trabalho, e você aceita. Com o tempo, você começa a pensar como o seu colega, e, em pouco tempo, estará a agir como ele. É claro que queremos ser bondosos e simpáticos com toda a gente, mas é bom lembrarmo-nos de que somos influenciados pelas pessoas com quem nos damos. (1 Cor. 15:33) Se prestarmos atenção a nós mesmos, não teremos amizades achegadas com pessoas que não levam a sério os padrões de Jeová; vamos ver o perigo e ficar longe dele. — 2 Cor. 6:15.

USE O SEU TEMPO DA MELHOR FORMA

12. O que é que os discípulos de Jesus precisavam de fazer, enquanto esperavam pelo fim daquele sistema?

12 Jesus não esperava que os seus discípulos ficassem de braços cruzados à espera do fim daquele sistema. Jesus deu-lhes uma designação: pregar as boas novas “em Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria, e até à parte mais distante da terra”. (Atos 1:6-8) Essa designação envolvia muito trabalho! Por se empenharem completamente na pregação, eles conseguiram usar o tempo do melhor modo possível.

13. Porque precisamos de usar o nosso tempo da melhor maneira possível? (Colossenses 4:5)

13 Leia Colossenses 4:5. Para prestarmos atenção a nós mesmos, temos de levar em conta como usamos o nosso tempo. Imprevistos podem acontecer, e a nossa vida pode acabar repentinamente. — Ecl. 9:11.

Como podemos usar o nosso tempo do melhor modo possível? (Veja os parágrafos 14 e 15.)

14-15. Como podemos usar o nosso tempo do melhor modo possível? (Hebreus 6:11, 12) (Veja também a imagem.)

14 Podemos usar o nosso tempo da melhor forma possível por fazermos a vontade de Jeová e por fortalecermos a nossa amizade com ele. (João 14:21) Precisamos de ser “firmes, inabaláveis”, tendo “sempre bastante para fazer na obra do Senhor”. (1 Cor. 15:58) Então, quando vier o fim – seja o fim da nossa vida ou o fim do sistema de coisas – não teremos nenhum arrependimento. — Mat. 24:13; Rom. 14:8.

15 Jesus continua a guiar os seus seguidores ao passo que eles pregam as boas novas do Reino em toda a Terra. Ele prometeu aos seus discípulos que estaria com eles até ao fim, e hoje continua a cumprir essa promessa. Por meio da organização de Jeová, recebemos treino para realizar a obra de pregação. (Mat. 28:18-20) Estamos a fazer o que Jesus espera de nós; estamos a dar o nosso melhor na pregação e a manter-nos vigilantes, enquanto esperamos que Jeová traga o fim deste sistema. Se aplicarmos o conselho encontrado em Hebreus 6:11, 12, vamos apegar-nos à nossa esperança “até ao fim”. — Leia.

16. O que é que temos de estar decididos a fazer?

16 Jeová já decidiu quando vai trazer o fim deste mundo mau. Quando esse dia chegar, o nosso Deus vai cumprir tudo o que prometeu. É verdade que, às vezes, podemos achar que o fim está a demorar, mas o dia de Jeová “não se atrasará!” (Hab. 2:3) Não podemos desistir de ‘esperar pacientemente pelo Deus da nossa salvação’. (Miq. 7:7) Por isso, temos de estar decididos a ‘ficar vigilantes e esperar por Jeová’!

CÂNTICO 55 Vida eterna, enfim!

a Neste estudo, vamos ver como podemos manter-nos vigilantes e firmes espiritualmente. Além disso, vamos ver como podemos prestar atenção a nós mesmos e como usar o tempo da melhor maneira possível.

b IMAGEM: (Em cima) Um casal assiste a um noticiário que fala sobre um acontecimento mundial. Eles formam uma forte opinião sobre isso. Mais tarde, no fim de uma reunião, falam com outros sobre o assunto. (Em baixo) Um casal assiste a uma atualização do Corpo Governante para se manter atualizado com os últimos entendimentos de profecias bíblicas. Eles pregam com publicações baseadas na Bíblia, preparadas pelo escravo fiel e prudente.