ESTUDO 6

O que é que a Bíblia nos ensina sobre o seu Autor?

O que é que a Bíblia nos ensina sobre o seu Autor?

“Escreve todas as palavras que te digo num livro.” — JER. 30:2.

CÂNTICO 37 A Bíblia — inspirada por Deus

O QUE VAMOS VER a

1. Porque é que você é grato pela Bíblia?

 SOMOS muito gratos a Jeová por ele nos ter dado a Bíblia. É por meio da sua Palavra que ele nos dá sabedoria para lidar com os problemas que temos hoje. Por meio dela, Jeová também nos dá uma linda esperança para o futuro. Além disso, o mais importante é que Jeová usa a Bíblia para nos ensinar muitos aspetos da sua personalidade. Meditar nas maravilhosas qualidades de Jeová toca o nosso coração e motiva-nos a aproximarmo-nos ainda mais dele. — Sal. 25:14.

2. Que coisas é que Jeová usou para ajudar as pessoas a conhecê-lo?

2 Jeová quer que as pessoas o conheçam. No passado, ele usou sonhos, visões e até enviou anjos para ajudar as pessoas a conhecê-lo. (Núm. 12:6; Atos 10:3, 4) Mas seria impossível estudar esses sonhos, visões e mensagens se não tivessem sido escritos. É por isso que Jeová instruiu alguns homens a ‘escrever num livro’ o que ele queria que soubéssemos. (Jer. 30:2) Podemos ter a certeza de que a maneira como Jeová escolheu comunicar-se com os humanos é a melhor, porque “o caminho do verdadeiro Deus é perfeito”. — Sal. 18:30.

3. Como é que Jeová preservou a Bíblia até aos nossos dias? (Isaías 40:8)

3 Leia Isaías 40:8. A sabedoria da Bíblia tem guiado homens e mulheres fiéis há milhares de anos. Mas como é que isso é possível? Afinal, a Bíblia começou a ser escrita há muito tempo em materiais que não duravam muito. Por isso, nenhum escrito original da Bíblia existe hoje. Como é que Jeová resolveu isso? Ele usou homens para fazerem cópias da Bíblia. É verdade que os copistas eram imperfeitos, mas eles eram muito cuidadosos ao fazerem as cópias. Um estudioso escreveu o seguinte sobre as Escrituras Hebraicas: “Pode dizer-se com segurança que nenhuma outra obra da antiguidade foi transmitida com tanta exatidão.” A Bíblia foi escrita há muito tempo, e as suas cópias foram feitas por pessoas imperfeitas, mas podemos ter a certeza de uma coisa: o que lemos na Bíblia hoje transmite os pensamentos do seu Autor, Jeová.

4. O que vamos ver neste estudo?

4 Jeová é a fonte de “toda a boa dádiva e todo o presente perfeito”. (Tia. 1:17) Um dos melhores presentes que Jeová nos deu foi a Bíblia. Pense no seguinte: quando alguém nos dá um presente, conseguimos perceber o quanto ele nos conhece. Podemos dizer a mesma coisa sobre a Bíblia. Ela mostra-nos que Jeová nos conhece muito bem e sabe do que precisamos. Neste estudo, vamos ver o que aprendemos da Bíblia sobre três qualidades de Jeová: a sabedoria, a justiça e o amor. Então, vamos começar por ver como a Bíblia mostra a sabedoria de Deus.

A BÍBLIA MOSTRA QUE DEUS É SÁBIO

5. De que modo é que a Bíblia destaca a sabedoria de Deus?

5 Jeová sabe que precisamos muito dos seus conselhos sábios, e o presente que ele nos deu, a Bíblia, está cheio da sua sabedoria. Esse livro tem o poder de mudar vidas. Quando a Bíblia começou a ser escrita, Moisés disse: “[Estas] não são palavras sem valor para vocês, mas significam a vossa vida.” (Deut. 32:47) Quem obedece ao que está escrito na Bíblia pode ser muito feliz. (Sal. 1:2, 3) Apesar de a Bíblia ter sido escrita há muito tempo, ainda tem o poder de melhorar a vida das pessoas. Por exemplo, no site jw.org, na série de artigos “A Bíblia Muda Vidas”, você pode encontrar mais de 40 exemplos de pessoas que fizeram grandes mudanças na vida porque aplicaram os conselhos bíblicos. — 1 Tes. 2:13.

6. Porque podemos dizer que não existe nenhum livro igual à Bíblia?

6 Nenhum livro se compara à Bíblia porque o seu Autor é Jeová. Ele é eterno, todo-poderoso e ninguém é mais sábio do que ele. Muitos livros continuam a ser lidos, mesmo depois da morte do seu autor, mas os conselhos desses livros ficam desatualizados passado algum tempo. Por outro lado, as orientações sábias da Bíblia funcionam sempre. Já há muitos anos que os seus conselhos beneficiam as pessoas. Quando lemos esse livro sagrado e meditamos no que estamos a aprender, Jeová usa o seu espírito santo para nos ajudar a aplicar os seus conselhos na vida. (Sal. 119:27; Mal. 3:16; Heb. 4:12) Com certeza, o Autor da Bíblia, Jeová, quer muito ajudá-lo. Este é um grande incentivo para lermos a Bíblia regularmente!

Como é que a Bíblia uniu o povo de Jeová no passado e nos tem unido hoje? (Veja os parágrafos 7 e 8.)

7. Como é que a Bíblia uniu o povo de Deus no passado?

7 Existe outra coisa que mostra como a Bíblia tem a sabedoria de Jeová: a Bíblia ajuda o povo de Deus a manter-se unido. Quando os israelitas entraram na Terra Prometida, alguns tornaram-se pescadores, outros, criadores de gado, e ainda outros tornaram-se agricultores; todos em regiões diferentes do país. Por isso, se não tivessem cuidado, os israelitas de uma região poderiam deixar de se preocupar com os que moravam noutros lugares. Para evitar isso, Jeová disse-lhes que deveriam reunir-se em ocasiões específicas para ouvir a leitura e a explicação da Lei. (Deut. 31:10-13; Nee. 8:2, 8, 18) Imagine como um israelita se sentia quando chegava a Jerusalém para uma dessas ocasiões e talvez visse milhões de outros adoradores de Jeová de outras partes do país! Dessa forma, Jeová ajudou o seu povo a continuar unido. Mais tarde, na época dos apóstolos, a congregação era formada por pessoas que falavam muitas línguas diferentes. Alguns eram ricos, e outros eram pobres. Mas todos amavam as Escrituras, e foi isso que os uniu na adoração do Deus verdadeiro. Aqueles que se tornavam cristãos só conseguiam entender a Palavra de Deus com a ajuda de outros irmãos e, também, por se reunirem com eles. — Atos 2:42; 8:30, 31.

8. Como é que a Bíblia mantém o povo de Jeová unido hoje?

8 Jeová usa a Bíblia para ensinar o seu povo e para mantê-lo unido. Ela contém todas as verdades sobre Jeová que precisamos de saber. Somos ensinados pela Bíblia quando nos reunimos regularmente no Salão do Reino e em assembleias e congressos. Por isso, podemos dizer que a Bíblia é um meio muito importante que Jeová usa para ajudar o seu povo a “servi-lo ombro a ombro”. — Sof. 3:9.

9. Que qualidade precisamos de ter para entender a mensagem da Bíblia? (Lucas 10:21)

9 Veja outra evidência da sabedoria de Jeová. Qualquer pessoa pode ler a Bíblia, mas muitas partes dela foram escritas de uma maneira que só as pessoas humildes conseguem entender. (Leia Lucas 10:21.) Um estudioso disse que a Bíblia “não é apenas o livro mais lido de sempre, mas também aquele que é lido com mais cuidado”. Apesar disso, apenas os humildes conseguem entender e aplicar o que a Bíblia diz. — 2 Cor. 3:15, 16.

10. De que outra maneira é que a Bíblia nos mostra a sabedoria de Jeová?

10 A Bíblia mostra-nos a sabedoria de Jeová ainda de outra maneira. Ela consegue tocar o coração de milhões de pessoas. E por meio dela, Jeová também nos dá instrução e consolo de maneira individual. Quando lê a Bíblia, com certeza, percebe como Jeová se preocupa consigo. (Isa. 30:21) Talvez já tenha enfrentado um problema e, ao ler um texto bíblico, pensou: ‘Este versículo foi escrito mesmo para mim!’ Como é possível que a Bíblia tenha informações tão confiáveis que são exatamente aquilo de que você precisa? Isso só é possível porque o Autor da Bíblia é a pessoa mais sábia do Universo. — 2 Tim. 3:16, 17.

A BÍBLIA MOSTRA QUE DEUS É JUSTO

11. Como é que Jeová mostrou imparcialidade quando a Bíblia foi escrita?

11 Outra qualidade de Jeová é a justiça. (Deut. 32:4) A justiça está relacionada com outra qualidade: a imparcialidade. Jeová é imparcial. (Atos 10:34, 35; Rom. 2:11) Percebemos a imparcialidade de Jeová na maneira como a Bíblia foi escrita. Ele fez com que ela fosse escrita em línguas que a maioria das pessoas falavam, e não apenas numa única língua. Por exemplo, a maior parte dos primeiros 39 livros da Bíblia foi escrita em hebraico, que era a língua que o povo de Deus falava naquele tempo. Depois, na época dos primeiros cristãos, o grego era um idioma muito usado e, por isso, a maior parte dos últimos 27 livros da Bíblia foi escrita nesse idioma. Mas, hoje, a população da Terra tem quase 8 mil milhões de pessoas que falam línguas diferentes. Então, como é que tantas pessoas poderiam aprender sobre Jeová?

12. De que maneira é que a profecia de Daniel 12:4 se tem cumprido nos nossos dias?

12 Na profecia de Daniel, lemos que Jeová prometeu que, no tempo do fim, ‘o conhecimento verdadeiro iria tornar-se abundante’, ou seja, muitas pessoas entenderiam a Bíblia. (Leia Daniel 12:4.) Em parte, essa profecia está a cumprir-se hoje através da tradução, publicação e distribuição da Bíblia e de publicações baseadas nela. Atualmente, a Bíblia é o livro mais traduzido e distribuído do mundo. Mas as Bíblias produzidas e vendidas por empresas às vezes são muito caras. Por outro lado, o povo de Deus já traduziu a Bíblia inteira ou em parte em mais de 240 línguas, e qualquer pessoa pode obter uma cópia de graça. Como resultado, pessoas de todas as nações estão a aceitar as “boas novas do Reino” antes do fim. (Mat. 24:14) O nosso Deus justo, Jeová, quer dar ao maior número de pessoas possível a oportunidade de conhecê-lo por meio da sua Palavra. Ele faz isso porque nos ama muito.

A BÍBLIA MOSTRA QUE DEUS NOS AMA

13. Porque podemos dizer que a Bíblia mostra que Deus nos ama? (João 21:25)

13 A Bíblia ajuda-nos a entender que a principal qualidade de Jeová é o amor. (1 João 4:8) Isso fica claro quando vemos as informações que Jeová decidiu incluir na Bíblia e as que não quis incluir. A Bíblia contém exatamente aquilo de que precisamos para sermos amigos de Jeová, sermos felizes agora e termos vida eterna no futuro. Por causa do seu amor, Jeová não nos sobrecarregou com informações de que não precisávamos. — Leia João 21:25.

14. Que outra evidência encontramos na Bíblia de que Jeová nos ama?

14 A forma como a Bíblia foi escrita mostra que Jeová nos ama. Por exemplo, a Bíblia não contém uma longa lista de regras, que controlam todos os detalhes da nossa vida. Em vez disso, Jeová ajuda-nos a raciocinar por usar exemplos reais, profecias emocionantes e conselhos práticos. Dessa maneira, somos motivados a amar a Jeová e a obedecer-lhe.

Por que razão é bom meditar no modo como Jeová lidou com os seus servos no passado? (Veja o parágrafo 15.)

15. (a) Como é que a Bíblia mostra que Jeová se importa connosco? (b) Na imagem, em que personagens bíblicas é que a menina, o irmão jovem e a irmã idosa estão a meditar? (Gén. 39:1, 10-12; 2 Reis 5:1-3; Luc. 2:25-38)

15 A Bíblia deixa claro que Jeová se importa muito connosco. A sua Palavra está cheia de relatos que falam de pessoas que tinham “sentimentos iguais aos nossos”. (Tia. 5:17) É por isso que nos identificamos tanto com essas personagens bíblicas. Além disso, quando vemos como Jeová tratou pessoas que passaram pelas mesmas coisas que nós, torna-se mais fácil entender que ele “tem grande compaixão e é misericordioso”. — Tia. 5:11.

16. O que aprendemos sobre Jeová quando lemos na Bíblia relatos de pessoas que cometeram erros? (Isaías 55:7)

16 A Bíblia mostra o amor de Jeová por nós ainda de outra maneira. Ela garante que Deus não nos vai abandonar se cometermos um erro. Os israelitas pecaram contra Jeová muitas vezes e, mesmo assim, quando se arrependiam sinceramente, Jeová perdoava-os. (Leia Isaías 55:7.) Os primeiros cristãos também sabiam que Jeová os amava muito. Jeová inspirou o apóstolo Paulo a incentivar os irmãos a ‘perdoar bondosamente e consolar’ um homem que, durante algum tempo, cometeu um pecado sério, mas que depois se arrependeu. (2 Cor. 2:6, 7; 1 Cor. 5:1-5) É muito bom saber que Jeová não rejeitou os seus servos só porque cometeram erros. Em vez disso, de maneira amorosa, ele ajudou-os, corrigiu-os e permitiu que voltassem a ser seus amigos. Jeová promete que vai fazer o mesmo hoje pelos que cometem um pecado e se arrependem. — Tia. 4:8-10.

VALORIZE O “PRESENTE PERFEITO” QUE É A PALAVRA DE DEUS

17. Porque é que a Bíblia é um presente tão especial?

17 Jeová deu-nos um presente maravilhoso: a Bíblia. Porque é que esse presente é tão especial? Porque, como vimos, a Bíblia mostra que Deus é sábio, justo e amoroso. Esse livro é uma prova de que Jeová quer que o conheçamos e sejamos seus amigos.

18. Como mostramos que damos valor ao “presente perfeito” que Jeová nos deu?

18 Não queremos deixar de dar valor a esse “presente perfeito”. (Tia. 1:17) Por isso, é importante sentirmo-nos sempre gratos pela Bíblia. Fazemos isso por ler as palavras sagradas desse livro e por meditar nelas. Dessa forma, podemos ter a certeza de que Jeová, o Autor da Bíblia, abençoará os nossos esforços e conseguiremos ‘encontrar o conhecimento de Deus’. — Pro. 2:5.

CÂNTICO 1 Os atributos de Jeová

a A Bíblia ajuda-nos a achegarmo-nos a Jeová. O que é que esse livro sagrado nos ensina sobre a sabedoria, a justiça e o amor de Deus? O que vamos aprender pode ajudar-nos a ser ainda mais gratos pela Bíblia e a entender que ela realmente é um presente do nosso Pai celestial.