ESTUDO 7

Tire mais proveito da sua leitura da Bíblia

Tire mais proveito da sua leitura da Bíblia

“Como é que lês?” — LUC. 10:26.

CÂNTICO 48 Andemos diariamente com Jeová

O QUE VAMOS VER a

1. O que mostra que a Palavra de Deus era muito importante para Jesus?

 IMAGINE o privilégio de ouvir Jesus a ensinar. Com regularidade, ele citava as Escrituras Sagradas de cor! Na verdade, nas suas primeiras palavras depois do seu batismo e em algumas das suas últimas palavras antes de morrer, Jesus citou partes das Escrituras. b (Deut. 8:3; Sal. 31:5; Luc. 4:4; 23:46) Além disso, nos três anos e meio do seu ministério, Jesus leu e citou várias vezes as Escrituras em público. — Mat. 5:17, 18, 21, 22, 27, 28; Luc. 4:16-20.

Durante toda a sua vida, Jesus mostrou que amava as Escrituras. As atitudes e as ações dele eram influenciadas pelos escritos sagrados. (Veja o parágrafo 2.)

2. O que ajudou Jesus a conhecer bem as Escrituras? (Veja a imagem da capa.)

2 Antes de começar o seu ministério, Jesus leu e ouviu a Palavra de Deus muitas vezes. Sem dúvida, ele ouvia José a citar as Escrituras enquanto conversavam em casa. c (Deut. 6:6, 7) Jesus também ia todos os sábados à sinagoga com a sua família. (Luc. 4:16) Ali, enquanto as Escrituras eram lidas, ele escutava com atenção. Com o tempo, ele aprendeu a ler esses escritos sagrados por conta própria. Com isso, Jesus passou não apenas a conhecer bem as Escrituras, mas também a amar o que lia e a aplicar na vida tudo o que aprendia. Por exemplo, lembre-se do que aconteceu quando ele tinha apenas 12 anos de idade. Os instrutores do templo, que conheciam bem a Lei, ficaram “admirados com o seu entendimento e as suas respostas”. — Luc. 2:46, 47, 52.

3. O que vamos ver neste estudo?

3 Se lermos regularmente a Bíblia, poderemos conhecê-la bem e passaremos a dar-lhe mais valor. Mas como podemos tirar mais proveito do que lemos? Podemos aprender muito do que Jesus disse àqueles que conheciam a Lei, como os escribas, os fariseus e os saduceus. Esses líderes religiosos liam as Escrituras com frequência, mas não tiravam proveito do que liam. Jesus falou de três coisas que esses homens deviam fazer para se beneficiarem das Escrituras. O que Jesus disse pode ajudar-nos a (1) entender o que lemos, (2) encontrar pérolas espirituais e (3) permitir que a Palavra de Deus nos torne pessoas melhores.

LEIA COM O OBJETIVO DE ENTENDER

4. Qual deve ser o nosso objetivo ao ler a Bíblia? (Lucas 10:25-29)

4 O nosso objetivo é entender o que está escrito na Bíblia. Caso contrário, não conseguiremos tirar nenhum proveito do que estamos a ler. Por exemplo, veja a conversa que Jesus teve com “um homem perito na Lei”. (Leia Lucas 10:25-29.) Quando esse homem perguntou o que precisava de fazer para ganhar a vida eterna, Jesus fez-lhe uma pergunta: “O que está escrito na Lei? Como é que lês?” O homem deu a resposta certa por citar o que as Escrituras dizem sobre o amor a Deus e ao próximo. (Lev. 19:18; Deut. 6:5) Mas, então, o homem disse: “Quem é realmente o meu próximo?” Isso mostra que, na realidade, ele não entendeu o que tinha lido. Por isso, ele não sabia como aplicar essa parte das Escrituras na sua vida.

Entender o que lê é uma habilidade que você pode desenvolver

5. Como é que a oração e a leitura feita com calma podem ajudar-nos a entender o que estamos a ler?

5 Para entender melhor a Palavra de Deus, temos de desenvolver bons hábitos de leitura. Veja algumas sugestões que podem ajudá-lo. Ore antes de começar a sua leitura. Todos nós precisamos da ajuda de Jeová para entender a Bíblia. Por isso, peça-lhe espírito santo para conseguir concentrar-se. Depois, leia sem pressa. Isso vai ajudá-lo a entender o que está a ler. Talvez seja de ajuda ler em voz alta ou acompanhar a gravação áudio da Bíblia. Dessa maneira, vai conseguir ver e ouvir as palavras. Assim, vai conseguir entender, memorizar e aprender ainda mais sobre a Bíblia. (Jos. 1:8) Quando terminar a sua leitura, ore novamente. Agradeça a Jeová por esse presente maravilhoso e peça-lhe que o ajude a aplicar na vida o que acabou de ler.

Como é que fazer breves anotações pode ajudá-lo a entender e a lembrar-se do que está a ler? (Veja o parágrafo 6.)

6. Porque é que fazer perguntas e tomar notas pode ajudá-lo na sua leitura? (Veja também a imagem.)

6 Veja mais duas sugestões que vão ajudá-lo a entender melhor a Bíblia. Faça perguntas sobre o que leu. Ao ler uma passagem da Bíblia, pergunte-se: ‘Quem são as personagens principais? Quem está a falar? Com quem é que essa pessoa está a falar, e porquê? Onde e quando é que isto aconteceu?’ Estas perguntas vão ajudá-lo a pensar no que está a ler e a entender os pontos principais. Faça breves anotações enquanto lê. Quando toma notas, é como se estivesse a colocar os seus pensamentos em palavras, e isso pode ajudá-lo a entender melhor o assunto. Além disso, escrever ajuda-o a não se esquecer do que leu. As suas notas podem incluir perguntas, pesquisas, pontos principais, uma aplicação do que está a ler ou simplesmente como se está a sentir. Fazer isso pode ajudá-lo a ver a Bíblia como uma mensagem de Deus que foi escrita para si.

7. Que qualidade precisamos de ter quando lemos a Bíblia, e porquê? (Mateus 24:15)

7 Jesus falou de uma qualidade importante que precisamos de ter se quisermos entender a Bíblia: o discernimento. (Leia Mateus 24:15.) Mas o que é o discernimento? É conseguir perceber a relação ou a diferença entre uma ideia e outra, e ver além do óbvio. Jesus também disse que precisamos de discernimento para conseguir identificar os eventos que cumprem profecias bíblicas. Para tirarmos o máximo de proveito do que lemos na Bíblia é muito importante termos essa qualidade.

8. Como podemos ler com discernimento?

8 Jeová dá discernimento aos seus servos. Por isso, peça-lhe ajuda para desenvolver essa qualidade. (Pro. 2:6) Mas você também tem de agir em harmonia com as suas orações. Como? Leia com atenção e compare o que está a ler com aquilo que já sabe. Algo que pode ser de ajuda é pesquisar nas nossas ferramentas de estudo. Por exemplo, pode usar o Guia de Pesquisa para Testemunhas de Jeová. Isso vai ajudá-lo a discernir o significado de uma passagem bíblica e como pode aplicá-la na vida. (Heb. 5:14) Se ler a Bíblia com discernimento, vai conseguir entendê-la melhor.

LEIA COM O OBJETIVO DE ENCONTRAR PÉROLAS ESPIRITUAIS

9. Que verdade importante das Escrituras é que os saduceus rejeitaram?

9 Os saduceus conheciam muito bem os primeiros cinco livros das Escrituras Hebraicas, mas não aceitaram verdades importantes contidas nesses livros. Veja o que Jesus disse quando os saduceus tentaram testá-lo com uma pergunta sobre a ressurreição. Ele disse: “Não leram no livro de Moisés, no relato sobre o espinheiro, que Deus lhe disse: ‘Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó’?” (Mar. 12:18, 26) Os saduceus, com certeza, já tinham lido esse relato muitas vezes. Mas as palavras de Jesus revelaram que eles tinham ignorado uma verdade importante: o ensino da ressurreição. — Mar. 12:27; Luc. 20:38. d

10. Ao ler a Bíblia, devemos estar atentos a quê?

10 Que lição aprendemos? Quando lemos um relato da Bíblia, queremos estar atentos a tudo o que ele nos ensina. Queremos perceber não só as lições básicas, mas também as verdades profundas e os princípios que exigem esforço para serem encontrados.

11. De acordo com 2 Timóteo 3:16, 17, como é que você pode encontrar pérolas na sua leitura da Bíblia?

11 Como pode encontrar pérolas espirituais na sua leitura da Bíblia? Veja o que diz 2 Timóteo 3:16, 17. (Leia.) Este texto diz que “toda a Escritura é […] benéfica” para (1) ensinar, (2) repreender, (3) endireitar as coisas e (4) disciplinar. Estes quatro pontos aplicam-se até mesmo a livros da Bíblia que você não lê com tanta frequência. Então, quando for ler um relato da Bíblia, leia-o com atenção e tente ver que princípios ensina e o que pode aprender sobre Jeová e o seu propósito. Tente perceber também como esse relato pode repreender. Como assim? Uma passagem da Bíblia pode ajudar-nos a identificar más tendências e atitudes, e pode ajudar-nos a rejeitá-las. Assim, conseguiremos continuar fiéis a Jeová. Tente entender como uma passagem pode ser usada para endireitar (ou corrigir) um ponto de vista errado, talvez de alguém que encontrou no ministério. E procure pontos que vão discipliná-lo e ajudá-lo a ver as coisas do ponto de vista de Jeová. Se tiver estes quatro pontos em mente, vai encontrar pérolas espirituais que vão enriquecer a sua leitura da Bíblia.

DEIXE QUE A LEITURA DA BÍBLIA O MOLDE

12. Que pergunta é que Jesus fez aos fariseus, e porquê?

12 Em certa ocasião, os fariseus acusaram os discípulos de Jesus de violarem o sábado. Em resposta, Jesus fez a seguinte pergunta: “Não leram?” Ele fez essa pergunta para mostrar que os fariseus tinham um ponto de vista errado sobre as Escrituras. (Mat. 12:1-7) e Jesus falou de dois exemplos das Escrituras e citou algumas palavras do profeta Oseias para mostrar que os fariseus não estavam a ser misericordiosos e não tinham entendido o objetivo da lei do sábado. Esses homens liam a Palavra de Deus, mas não estavam a ser moldados. Porquê? Porque liam com uma atitude crítica e orgulhosa, e isso impedia-os de entender o que estavam a ler. — Mat. 23:23; João 5:39, 40.

13. Que atitude devemos ter ao ler a Bíblia, e porquê?

13 As palavras de Jesus ensinam-nos que precisamos de ler a Bíblia com a atitude certa. Não queremos ser como os fariseus. Pelo contrário, queremos ser humildes e estar dispostos a aprender. Como diz a Bíblia, temos de ‘aceitar com brandura a implantação da palavra’. (Tia. 1:21) Se tivermos brandura, vamos permitir que a Palavra de Deus crie raízes no nosso coração. As lições que encontramos na Bíblia sobre misericórdia, compaixão e amor só nos vão moldar se não formos críticos nem orgulhosos.

Será que a Palavra de Deus está a moldá-lo? (Veja o parágrafo 14.) f

14. Como podemos saber se a Bíblia nos está a moldar? (Veja também as imagens.)

14 O modo como tratamos outras pessoas mostra se estamos ou não a permitir que a Palavra de Deus nos molde. Os fariseus não deixaram que a Palavra de Deus lhes tocasse o coração e acabaram por ‘condenar os inocentes’. (Mat. 12:7) Por isso, o que pensamos dos outros e como os tratamos mostra se estamos realmente a deixar que a Palavra de Deus nos molde. Por exemplo, será que normalmente falamos das qualidades ou dos defeitos dos outros? Será que somos misericordiosos e perdoadores ou somos críticos e guardamos ressentimento? A resposta a estas perguntas pode mostrar se o que lemos está realmente a moldar os nossos pensamentos, sentimentos e ações. — 1 Tim. 4:12, 15; Heb. 4:12.

LER A PALAVRA DE DEUS TORNA-NOS FELIZES

15. O que é que Jesus sentia pela Palavra de Deus?

15 Jesus amava a Palavra de Deus. Uma profecia já mencionava como ele se sentiria: “Fazer a tua vontade, ó meu Deus, é o meu prazer, e a tua lei está no meu íntimo.” (Salmo 40:8) Por isso, Jesus servia a Jeová com alegria. Quando lemos a Palavra de Deus e aprendemos a amá-la, também somos muito felizes. — Sal. 1:1-3.

16. O que é que você quer fazer para tirar mais proveito da sua leitura da Bíblia? (Veja o quadro “ As palavras de Jesus podem ajudá-lo a entender o que está a ler”.)

16 Em harmonia com as palavras e o exemplo de Jesus, queremos esforçar-nos para tirar mais proveito da nossa leitura da Bíblia. Conseguimos entender melhor o que a Bíblia nos ensina por orar, ler sem pressa, fazer perguntas e fazer breves anotações. Além disso, temos de ler a Bíblia com discernimento, e algo que nos vai ajudar nesse sentido é pesquisar nas nossas publicações. Vamos usar melhor a Bíblia se procurarmos pérolas espirituais; talvez as encontremos em relatos que não conhecemos tão bem. Precisamos de deixar que a Bíblia nos molde, e fazemos isso por ler com a atitude correta. Se fizermos o nosso melhor para aplicar estes pontos, vamos tirar mais proveito da nossa leitura da Bíblia e achegar-nos ainda mais a Jeová. — Sal. 119:17, 18; Tia. 4:8.

CÂNTICO 43 Sempre fortes, firmes e despertos

a Os servos de Jeová esforçam-se para ler a Bíblia todos os dias. Muitas pessoas também leem a Bíblia, mas, na verdade, não entendem o que leem. Isso passou-se com algumas pessoas na época de Jesus. Relembrar o que Jesus lhes disse vai ajudar-nos a tirar mais proveito da nossa leitura da Bíblia.

b Pelos vistos, no momento do seu batismo, quando foi ungido com espírito santo, Jesus recuperou as suas lembranças de quando vivia no céu. — Mat. 3:16.

c Maria conhecia bem as Escrituras e citou várias passagens bíblicas. (Luc. 1:46-55) É muito provável que José e Maria não tivessem dinheiro suficiente para terem as suas próprias cópias das Escrituras. Por isso, para mais tarde se conseguirem lembrar dessas passagens, eles devem ter prestado muita atenção quando a Palavra de Deus era lida na sinagoga.

d Veja o artigo “Achegue-se a Deus — ‘Ele é o Deus . . . de vivos’”, na Sentinela de 1 de fevereiro de 2013.

e Veja também Mateus 19:4-6, onde Jesus fez uma pergunta parecida aos fariseus. Eles conheciam o relato da criação, mas não conseguiam entender como esse relato ensinava o ponto de vista de Deus sobre o casamento.

f IMAGEM: Durante uma reunião no Salão do Reino, um dos irmãos que está a ajudar no áudio e vídeo comete vários erros. Apesar disso, depois da reunião, os irmãos elogiam-no pelos seus esforços e não se concentram nos erros.