ESTUDO 2
Louve a Jeová na congregação
‘Vou louvar-te no meio da congregação.’ — SAL. 22:22.
CÂNTICO 9 Venha louvar a Jeová, nosso Deus!
O QUE VAMOS VER *
1. O que é que David sentia por Jeová, e o que é que isso o motivava a fazer?
O REI DAVID escreveu: “Jeová é grande e digno de todo o louvor.” (Sal. 145:3) David amava a Jeová e, por isso, louvava-o “no meio da congregação”. (Sal. 22:22; 40:5) Com certeza, você também ama a Jeová e concorda com as palavras de David: “Que sejas louvado, ó Jeová, Deus de Israel, nosso pai, por toda a eternidade.” — 1 Cró. 29:10-13.
2. (a) Como podemos louvar a Jeová? (b) Que dificuldade enfrentam alguns irmãos, e o que vamos relembrar?
2 Hoje em dia, um modo de louvarmos a Jeová é por comentarmos nas reuniões. Mas para alguns irmãos isso não é fácil. Eles até querem participar nas reuniões, mas enfrentam uma dificuldade: o medo. O que é que eles podem fazer para vencer esse medo? Que dicas práticas podem ajudar-nos a dar comentários encorajadores? Antes de respondermos a estas perguntas, vamos relembrar quatro motivos importantes que temos para comentar nas reuniões.
POR QUE MOTIVOS COMENTAMOS NAS REUNIÕES
3-5. (a) De acordo com Hebreus 13:15, porque é que comentamos nas reuniões? (b) Será que todos devem comentar da mesma maneira? Explique.
3 Jeová dá-nos a todos o privilégio de louvá-lo. (Sal. 119:108) Os nossos comentários fazem parte do nosso “sacrifício de louvor”, e ninguém pode fazer esse sacrifício por nós. (Leia Hebreus 13:15) No entanto, será que Jeová exige o mesmo tipo de sacrifício, ou comentário, de cada um de nós? Não!
4 Jeová sabe que temos habilidades e circunstâncias diferentes, e ele dá muito valor aos sacrifícios que cada um de nós pode oferecer. Pense nos tipos de sacrifícios que Jeová aceitava dos israelitas. Alguns tinham condições de oferecer um cordeiro ou um bode. Contudo, se um israelita fosse pobre, podia oferecer “duas rolas ou dois pombos novos”. Se um israelita não pudesse oferecer as duas aves, Jeová aceitava “a décima parte de uma efa de farinha fina”. (Lev. 5:7, 11) A farinha era mais barata. Mas Jeová dava valor a esse sacrifício se o israelita oferecesse “farinha fina”.
5 O nosso bondoso Deus continua o mesmo. Quando damos comentários, ele não exige que falemos tão bem como Apolo ou Paulo. (Atos 18:24; 26:28) A única coisa que Jeová quer é que nós dêmos o nosso melhor comentário, dentro dos nossos limites. Lembre-se da viúva que ofereceu duas pequenas moedas. Jeová amava muito essa viúva porque ela fez o melhor que podia. — Luc. 21:1-4.
6. (a) De acordo com Hebreus 10:24, 25, como é que os comentários que ouvimos nos afetam? (b) Como pode mostrar gratidão por esses comentários?
6 Encorajamo-nos uns aos outros ao comentar. (Leia Hebreus 10:24, 25.) Nós gostamos muito de ouvir comentários diferentes nas reuniões. É muito tocante ouvir o comentário simples e sincero de uma criança e, também, sentir a alegria na voz de alguém ao comentar uma verdade que aprendeu. Além disso, admiramos aqueles que ‘reúnem coragem’ para dar um comentário, mesmo que sejam tímidos ou estejam a aprender a nossa língua. (1 Tes. 2:2) Como podemos mostrar gratidão pelos esforços deles? Depois da reunião, podemos agradecer pelo comentário encorajador. Outra maneira é por darmos os nossos próprios comentários. Assim, além de recebermos encorajamento, nós também vamos encorajar outros. — Rom. 1:11, 12.
7. Que benefícios ganhamos ao comentar?
7 Nós próprios somos beneficiados ao comentar. (Isa. 48:17) Como assim? Primeiro, se queremos dar um comentário, sentimo-nos mais motivados para preparar bem a reunião. Quando nos preparamos bem, entendemos melhor a Palavra de Deus. E, quanto mais entendemos a Bíblia, mais podemos pôr em prática o que aprendemos. Segundo, gostamos mais das reuniões quando participamos nelas. Terceiro, como comentar exige esforço, geralmente lembramo-nos por mais tempo dos pontos que comentámos.
8, 9. (a) Segundo Malaquias 3:16, como é que acha que Jeová se sente quando comentamos? (b) Mesmo assim, que dificuldade é que alguns têm?
8 Deixamos Jeová feliz quando expressamos a nossa fé. Podemos ter a certeza de que, ao comentarmos, Jeová escuta-nos e dá muito valor aos esforços que fazemos. (Leia Malaquias 3:16.) Quando nos esforçamos para agradar a Jeová, ele abençoa-nos. — Mal. 3:10.
9 Temos muitos motivos para comentar nas reuniões. Mesmo assim, alguns têm medo de levantar a mão. Se é assim que você se sente, não desanime. Vamos ver alguns textos bíblicos, dois exemplos do passado e dicas práticas que nos podem ajudar a todos a comentar mais nas reuniões.
VENCER O MEDO
10. (a) Que medo é que muitos de nós sentimos? (b) Porque é que ter medo de comentar pode ser um bom sinal?
10 Será que sente um nó no estômago quando pensa em levantar a mão para comentar? Se se sentir assim, saiba que não é o único. A verdade é que a maioria de nós sente algum medo ao comentar. Para conseguir ultrapassar esse medo, você precisa de identificar o motivo. Será que tem medo de se esquecer do que vai dizer ou de dizer a coisa errada? Ou acha que o seu comentário não vai ser tão bom como o dos outros irmãos? Na verdade, essas preocupações podem ser um bom sinal. Elas mostram que você é humilde e considera os outros superiores a si. Jeová ama a humildade. (Sal. 138:6; Fil. 2:3) Mas Jeová também quer que você o louve e que encoraje os irmãos nas reuniões. (1 Tes. 5:11) Jeová ama-o e vai dar-lhe a coragem de que precisa.
11. Que textos bíblicos podem ajudar-nos?
11 Veja alguns textos bíblicos. A Bíblia diz que todos erramos ao falar e na forma como falamos. (Tia. 3:2) Nem Jeová nem os nossos irmãos esperam que sejamos perfeitos. (Sal. 103:12-14) Os irmãos são a nossa família espiritual e amam-nos. (Mar. 10:29, 30; João 13:35) Eles sabem que, às vezes, os nossos comentários nas reuniões não saem como gostaríamos.
12, 13. O que aprendemos dos exemplos de Neemias e Jonas?
12 Alguns exemplos bíblicos podem ajudá-lo a vencer os seus medos. Por exemplo, pense em Neemias. Ele servia na corte de um poderoso rei. Neemias estava triste porque sabia que as muralhas e os portões de Jerusalém estavam em ruínas. (Nee. 1:1-4) Imagine o nó no estômago que ele deve ter sentido quando o rei lhe perguntou o motivo de ele estar triste! Neemias fez uma oração rápida e respondeu à pergunta. Qual foi o resultado? O rei foi de grande ajuda para o povo de Deus. (Nee. 2:1-8) Pense também em Jonas. Quando Jeová lhe pediu para falar com os ninivitas, Jonas ficou tão assustado que fugiu. (Jonas 1:1-3) Mas, com a ajuda de Jeová, ele conseguiu pregar ao povo de Nínive. As palavras dele foram de grande ajuda para aquela cidade. (Jonas 3:5-10) O que aprendemos destes exemplos? De Neemias, aprendemos que é importante orar antes de comentar. De Jonas, aprendemos que Jeová pode ajudar-nos a fazer a vontade dele apesar dos nossos maiores medos. Se pararmos para pensar, comentar nas reuniões é muito mais fácil do que pregar em Nínive, não acha?
13 Que dicas práticas podem ajudá-lo a dar comentários encorajadores nas reuniões? Vamos ver algumas delas.
14. Porque é que precisamos de nos preparar bem para as reuniões, e quando podemos fazer isso?
14 Prepare cada reunião. Se planear o que quer comentar e preparar bem a reunião, vai sentir-se mais confiante. (Pro. 21:5) Cada pessoa tem a sua própria rotina. Eloise, uma viúva com cerca de oitenta anos, prepara A Sentinela logo no início da semana. Ela diz: “Eu tiro mais proveito da reunião quando preparo o estudo muito antes.” Joy, uma irmã que tem um emprego a tempo inteiro, reserva algum tempo aos sábados para preparar A Sentinela. Ela diz: “Eu gosto de ficar com a matéria na mente.” Ike, um ancião que também é pioneiro, disse: “Para mim, é melhor estudar por curtos períodos durante a semana em vez de estudar tudo de uma só vez.”
15. Como pode preparar-se para as reuniões?
15 O que está envolvido em preparar-se bem para as reuniões? Comece cada estudo por pedir a Jeová espírito santo. (Luc. 11:13; 1 João 5:14) Depois, tire uns minutos para pensar no título, nos subtítulos, nas ilustrações e em informações adicionais. Ao passo que estuda cada parágrafo, tente ler o maior número de textos possível. Medite no que lê, especialmente nos pontos que quer comentar. Quanto mais bem preparado estiver, mais proveito tirará e mais fácil será comentar. — 2 Cor. 9:6.
16. Que ferramentas de estudo estão disponíveis, e como é que você faz uso delas?
16 Se possível, use as ferramentas digitais disponíveis. Jeová, através da sua organização, tem-nos dado ferramentas digitais para nos ajudar a preparar as reuniões. Por meio da aplicação JW Library®, conseguimos descarregar as publicações para dispositivos eletrónicos. Depois, podemos estudar a matéria – ou pelo menos lê-la ou ouvi-la – a qualquer hora e em qualquer lugar. Alguns fazem isso quando vão a caminho do trabalho ou da escola, ou durante o intervalo. Com a ajuda da Watchtower Library e da BIBLIOTECA ONLINE da Torre de Vigia, torna-se muito mais fácil pesquisar a fundo pontos que queremos entender melhor.
17. (a) Porque é que é bom preparar mais do que um comentário? (b) O que aprendeu do vídeo Torna-te Amigo de Jeová – Prepara o Teu Comentário?
17 Se possível, prepare mais de um comentário. Porquê? Porque talvez não seja escolhido na primeira vez em que levantar a mão. Outros vão levantar a mão na mesma pergunta, e o dirigente do estudo pode mandá-los responder. Para que a reunião acabe a horas, o dirigente talvez escolha poucas pessoas para comentar num parágrafo. Por isso, não fique aborrecido ou desanimado caso ele não o escolha logo no início. Se tiver preparado outros comentários, terá mais hipóteses de participar. Talvez um dos seus comentários seja ler um texto bíblico. No entanto, se puder, prepare um comentário nas suas próprias palavras. *
18. Porque é que é bom dar comentários breves?
18 Dê comentários breves. Normalmente, os comentários mais encorajadores são simples e curtos. Portanto, esforce-se por fazer isso. Tente não passar de 30 segundos. (Pro. 10:19; 15:23) Se já participa nas reuniões há muitos anos, é importante dar o exemplo e fazer comentários breves. Se der comentários longos, que duram minutos, outros podem achar que nunca vão conseguir comentar assim tão bem. Além disso, comentários breves permitem que mais pessoas participem. Se for o primeiro a ser escolhido, dê uma resposta simples e direta. Não tente falar sobre todos os pontos do parágrafo. Depois de a ideia principal ser considerada, você pode comentar outros pontos. — Veja o quadro “ O que posso comentar?”.
19. Como é que o dirigente pode ajudá-lo, mas o que é que você precisa de fazer?
19 Fale com o dirigente para que possa comentar no parágrafo que pretende. Se decidir fazer isso, fale com o dirigente bem antes de a reunião começar. Quando chegar a vez de comentar o parágrafo, levante a mão rapidamente e alto o suficiente para o dirigente ver.
20. Como é que as reuniões podem ser comparadas a uma refeição entre amigos?
20 As reuniões são como uma refeição entre amigos. Se alguns irmãos da congregação o convidassem para uma refeição e lhe pedissem para preparar um prato de comida simples, como se sentiria? Talvez ficasse um pouco ansioso, mas provavelmente levaria algo de que todos gostassem, não é verdade? Jeová convida-nos para as reuniões, e prepara uma mesa cheia de coisas boas. (Sal. 23:5; Mat. 24:45) Ele fica muito feliz quando trazemos algo, mesmo que seja simples, mas que seja o melhor que podemos dar. Por isso, prepare-se bem para as reuniões e participe o quanto puder. Assim, não vai apenas alimentar-se da mesa de Jeová, mas também vai contribuir com um presente para a congregação.
CÂNTICO 138 Teu nome é Jeová
^ par. 5 Assim como David, todos amamos a Jeová e gostamos muito de louvá-lo. Nas reuniões, temos uma oportunidade especial de expressar o nosso amor por Deus. No entanto, alguns acham difícil comentar nas reuniões. Se esse for o seu caso, este estudo vai ajudá-lo a identificar os seus medos e a conseguir vencê-los.
^ par. 17 No site jw.org, assista ao vídeo Torna-te Amigo de Jeová – Prepara o Teu Comentário. Veja ENSINOS BÍBLICOS > CRIANÇAS.
A SENTINELA — EDIÇÃO DE ESTUDO