ESTUDO 4
“O próprio espírito dá testemunho”
“O próprio espírito dá testemunho com o nosso espírito de que somos filhos de Deus.” — ROM. 8:16.
CÂNTICO 147 Os filhos ungidos de Jeová
O QUE VAMOS VER *
1-2. Que coisa impressionante aconteceu no dia do Pentecostes do ano 33 EC?
É DOMINGO de manhã em Jerusalém. É o dia do Pentecostes do ano 33 EC. Cerca de 120 discípulos estão reunidos na sala do andar de cima de uma casa. (Atos 1:13-15; 2:1) Alguns dias antes, Jesus disse-lhes para não saírem de Jerusalém, porque iam receber um presente especial. (Atos 1:4, 5) O que acontece depois?
2 “De repente, [vem] do céu um barulho, muito semelhante ao de uma forte rajada de vento.” O som enche a casa toda. Depois, aparecem sobre a cabeça dos discípulos “o que [parecem] ser línguas de fogo”, e todos eles ficam “cheios de espírito santo”. (Atos 2:2-4) Foi desse modo impressionante que Jeová deu o seu espírito santo àquele grupo. (Atos 1:8) Eles foram os primeiros a ser ungidos com espírito santo * e a receber a esperança de reinar com Jesus no céu.
O QUE ACONTECE QUANDO ALGUÉM É UNGIDO?
3. Porque é que os cristãos em Pentecostes tinham a certeza de que tinham sido ungidos com espírito santo?
3 Se você fosse um dos discípulos reunidos naquela sala, nunca se esqueceria daquele dia. Não teria nenhuma dúvida de que tinha sido ungido com espírito santo, depois de algo parecido com uma língua de fogo surgir sobre a sua cabeça e você começar a falar outras línguas! (Atos 2:5-12) Mas será que todos os que são ungidos recebem a sua unção de modo impressionante ou na mesma ocasião? Não. Como sabemos disso?
4. Será que todos os ungidos do primeiro século receberam a sua unção na mesma ocasião? Explique.
4 Em primeiro lugar, vamos ver quando uma pessoa recebe a sua unção. Aqueles cerca de 120 cristãos não foram os únicos ungidos por espírito santo no Pentecostes do ano 33 EC. Mais tarde, naquele mesmo dia, cerca de 3 mil pessoas também receberam espírito santo. Elas foram ungidas quando se batizaram. (Atos 2:37, 38, 41) No entanto, nos anos seguintes, nem todos os cristãos ungidos receberam a sua unção durante o batismo. Os samaritanos foram ungidos por espírito santo algum tempo depois do seu batismo. (Atos 8:14-17) Um caso muito incomum foi o de Cornélio e das pessoas da sua casa, que foram ungidos por espírito santo, antes de serem batizados. — Atos 10:44-48.
5. De acordo com 2 Coríntios 1:21, 22, o que acontece quando alguém é ungido por espírito santo?
5 Agora, vamos ver o que acontece quando uma pessoa é ungida por espírito santo. No início, alguns podem achar difícil aceitar que foram escolhidos por Deus. Eles perguntam-se: ‘Porque é que Deus me escolheu?’ Já outros não se sentem assim. Não importa qual seja o caso, o apóstolo Paulo explicou o que acontece a todos os que são ungidos: “Depois de terem crido, Deus, por meio dele, selou-vos * com o prometido espírito santo, que é uma garantia da nossa herança.” (Efé. 1:13, 14; nota) Ou seja, Jeová usa o seu espírito santo para mostrar claramente a esses cristãos que eles foram escolhidos. Desse modo, o espírito santo é “uma garantia” que os faz ter a certeza de que vão viver para sempre no céu, e não na Terra. — Leia 2 Coríntios 1:21, 22.
6. O que é que um cristão ungido precisa de fazer para receber a sua recompensa no céu?
6 Se um cristão for ungido, será que vai receber de forma automática a recompensa de viver no céu? Não. Ele tem a certeza de que foi escolhido para ir para o céu. Mas ele precisa de se lembrar deste conselho: “Irmãos, sejam ainda mais diligentes em assegurar-se da vossa chamada e escolha, pois, se persistirem em fazer estas coisas, jamais falharão.” (2 Ped. 1:10) Por isso, mesmo que um cristão tenha sido escolhido, ou chamado, para viver no céu, ele só vai receber a sua recompensa se permanecer fiel. — Fil. 3:12-14; Heb. 3:1; Apo. 2:10.
COMO É QUE ALGUÉM SABE SE É UNGIDO?
7. Como é que os ungidos sabem que receberam a chamada celestial?
7 Como é que uma pessoa sabe que foi chamada para viver no céu? A resposta fica clara nas palavras de Paulo aos irmãos ungidos em Roma, que tinham sido “chamados para serem santos”. Ele disse: “Vocês não receberam um espírito de escravidão, que causasse novamente temor, mas receberam um espírito de adoção como filhos, e é por meio desse espírito que clamamos: ‘Aba, Pai!’ O próprio espírito dá testemunho com o nosso espírito de que somos filhos de Deus.” (Rom. 1:7; 8:15, 16) Portanto, por meio do espírito santo, Deus deixa claro à pessoa que ela foi convidada para viver no céu. — 1 Tes. 2:12.
8. De acordo com 1 João 2:20, 27, porque é que os cristãos ungidos não precisam da confirmação de outros para terem a certeza de que são ungidos?
8 Jeová não deixa nenhuma dúvida na mente e no coração daqueles que ele convida para viver no céu. (Leia 1 João 2:20, 27.) Obviamente, os cristãos ungidos precisam de ser ensinados por Jeová por meio da congregação, assim como qualquer outra pessoa. Porém, eles não precisam da confirmação de ninguém para terem a certeza de que são ungidos. Jeová já usou a força mais poderosa do Universo, o espírito santo, para lhes dar essa certeza!
ELES ‘NASCEM DE NOVO’
9. De acordo com Efésios 1:18, que mudança acontece a quem é ungido?
9 A maioria dos servos de Deus hoje talvez ache difícil entender o que acontece a alguém que se torna ungido. Isso é normal, porque eles, por sua vez, não foram ungidos. Deus criou os humanos para viverem para sempre na Terra, não no céu. (Gén. 1:28; Sal. 37:29) Mas Jeová decidiu escolher alguns para viverem no céu. Por isso, ao ungir uma pessoa, Jeová muda drasticamente a esperança e o modo de pensar dela, para que essa pessoa queira viver no céu. — Leia Efésios 1:18.
10. O que significa “nascer de novo”? (Veja também a nota.)
10 Quando um cristão é ungido por espírito santo, ele ‘nasce de novo’, ou ‘nasce do alto’. * Jesus também indicou que é impossível explicar exatamente a quem não é ungido como alguém se sente quando ‘nasce de novo’, ou ‘nasce do espírito’. — João 3:3-8; nota.
11. Explique que mudança acontece na mente de um cristão que é ungido.
11 O que acontece na mente de um cristão quando ele é ungido? Antes de ser ungido por Jeová, ele tinha a esperança de viver para sempre na Terra. Ele estava ansioso para ver o dia em que Jeová acabaria com toda a maldade e transformaria a Terra num paraíso. Talvez até se imaginasse a receber de volta um familiar ou amigo que morreu. No entanto, ao ser ungido, esse cristão começa a pensar de outra forma. Porquê? Não é porque já não gosta da esperança de viver na Terra, nem porque está deprimido ou a passar por problemas. Também não é porque, de repente, acha que viver para sempre na Terra vai ser aborrecido. Em vez disso, é porque Jeová usou o seu espírito santo para mudar o modo de o cristão pensar e a esperança de que ele tanto gostava.
12. De acordo com 1 Pedro 1:3, 4, como é que os ungidos se sentem com a esperança que têm?
12 Um cristão que foi ungido talvez ache que não merece esse privilégio precioso. Porém, ele não tem nenhuma dúvida de que Jeová o escolheu. Ele sente-se muito feliz e grato pela sua esperança de viver no céu. — Leia 1 Pedro 1:3, 4.
13. O que é que os ungidos acham da vida deles aqui na Terra?
13 Será que isso quer dizer que os ungidos querem morrer? O apóstolo Paulo responde a essa pergunta. Ele compara o corpo dos ungidos com uma tenda, dizendo: “Na verdade, nós, os que estamos nesta tenda, gememos oprimidos, pois não nos queremos despir dela, mas queremos revestir-nos da outra, para que aquilo que é mortal seja consumido pela vida.” (2 Cor. 5:4) Os cristãos ungidos não perderam o interesse pela vida na Terra, desejando morrer rapidamente. Pelo contrário, eles gostam de viver e querem usar cada dia para servir a Jeová com os seus familiares e amigos. Mesmo assim, não importa o que estejam a fazer, os ungidos lembram-se sempre da maravilhosa esperança que têm para o futuro. — 1 Cor. 15:53; 2 Ped. 1:4; 1 João 3:2, 3; Apo. 20:6.
SERÁ QUE VOCÊ FOI UNGIDO POR JEOVÁ?
14. O que é que não prova que alguém foi ungido pelo espírito santo?
14 Talvez esteja a perguntar-se se foi ungido pelo espírito santo. Se acha que sim, pense nestas perguntas importantes: ‘Tem um forte desejo de fazer a vontade de Jeová? Acha que tem muito zelo na pregação? É um estudante aplicado da Bíblia que ama aprender “as coisas profundas de Deus”? (1 Cor. 2:10) Percebe que Jeová está a fazer com que você tenha ótimos resultados na pregação? Sente que tem uma grande responsabilidade de ajudar outros a aprender sobre Jeová? Vê provas de que Jeová o ajudou de muitos modos específicos?’ Se respondeu a todas estas perguntas com um forte “sim”, será que isso prova que você tem a chamada celestial? Não, não prova. Porquê? Porque todos os servos de Jeová podem sentir-se assim, sendo ungidos ou não. Por meio do espírito santo, Jeová pode dar a mesma força a qualquer um dos seus servos, não importa que esperança tenham. Na verdade, se você está a perguntar-se se é ungido ou não, isso, por si só, já mostra que não é. Os que são chamados por Jeová não têm nenhuma dúvida quanto a se são ou não ungidos. Eles têm a certeza!
15. Como sabemos que nem todos os que receberam o espírito de Deus foram escolhidos para viver no céu?
15 Em toda a Bíblia, encontramos muitos exemplos de homens de fé que receberam espírito santo. Apesar disso, eles não tinham a esperança de viver no céu. David era guiado por espírito santo. (1 Sam. 16:13) O espírito santo ajudou-o a entender muitas coisas profundas sobre Jeová e também o orientou a escrever partes da Bíblia. (Mar. 12:36) Mesmo assim, o apóstolo Pedro disse que David “não subiu aos céus”. (Atos 2:34) João Batista era alguém “cheio de espírito santo”. (Luc. 1:13-16) Jesus disse que não existia nenhum homem maior do que João, mas também disse que João não faria parte do Reino dos céus. (Mat. 11:10, 11) Jeová usou o seu espírito santo para dar a esses homens o poder de fazer coisas impressionantes, mas não usou o espírito santo para os chamar para viver no céu. Será que isso quer dizer que eles são menos fiéis do que as pessoas escolhidas para reinar no céu? Não. Isso só significa que Jeová vai ressuscitá-los para viver no Paraíso aqui na Terra. — João 5:28, 29; Atos 24:15.
16. Que recompensa é que a maioria dos servos de Deus hoje espera receber?
16 A grande maioria dos servos de Deus hoje na Terra não tem a esperança de viver no céu. Assim como Abraão, Sara, David, João Batista e muitos outros servos fiéis dos tempos bíblicos, eles têm a esperança de viver numa Terra governada pelo Reino de Deus. — Heb. 11:10.
17. Que perguntas serão consideradas no próximo estudo?
17 Visto que alguns ungidos ainda estão entre o povo de Deus, é normal que surjam algumas dúvidas. (Apo. 12:17) Por exemplo, como é que os ungidos devem encarar-se a si próprios? Se alguém na sua congregação começa a participar dos emblemas no Memorial, como deve tratá-lo? E se o número dos que dizem que são ungidos continuar a aumentar? Será que deve preocupar-se? O próximo estudo vai responder a estas perguntas.
^ par. 5 Desde o Pentecostes do ano 33 EC, Jeová dá a alguns cristãos uma esperança maravilhosa – a de reinarem no céu com o seu Filho. Mas como é que eles sabem que foram escolhidos para esse privilégio? O que acontece quando uma pessoa recebe o convite para reinar no céu? Este estudo, baseado num dos artigos da revista A Sentinela de janeiro de 2016, vai responder a estas perguntas interessantes.
^ par. 2 ENTENDA MELHOR: Ungido com espírito santo: Jeová usa o seu espírito santo para escolher aqueles que vão reinar com Jesus no céu. Por meio do espírito santo, Jeová dá-lhes uma promessa, ou uma “garantia”, para o futuro. (Efé. 1:13, 14) Esses cristãos podem dizer que o espírito santo “dá testemunho”, ou deixa claro, que a sua recompensa é no céu. — Rom. 8:16.
^ par. 5 ENTENDA MELHOR: Selo. Esta selagem só se torna permanente algum tempo antes de a pessoa morrer fiel ou em algum momento antes do começo da grande tribulação. — Efé. 4:30; Apo. 7:2-4; veja “Perguntas dos Leitores”, na revista A Sentinela de abril de 2016.
^ par. 10 Para uma explicação mais detalhada sobre o que significa “nascer de novo”, veja A Sentinela de 1 de abril de 2009, páginas 3-4, 5, 6, 7, 8-9, 10, 11-12.
CÂNTICO 9 Venha louvar a Jeová, nosso Deus!
^ par. 57 IMAGEM: Alguns de nós estão presos por causa da fé; outros estão livres para pregar e ensinar a verdade. Não importa qual seja a nossa situação, estamos desejosos de viver numa Terra governada pelo Reino de Deus.
A SENTINELA — EDIÇÃO DE ESTUDO