ESTUDO 4

CÂNTICO 26 Andar com Deus

Jeová ama-o muito!

Jeová ama-o muito!

“Jeová é muito terno em afeição.”TIA. 5:11, nota.

OBJETIVO

Ver como o amor de Jeová nos aproxima ainda mais dele e nos faz sentir seguros, bem cuidados e reanimados.

1. Como imagina Jeová?

 JÁ TENTOU imaginar Jeová? Quando ora a Jeová, que imagem lhe vem à mente? É verdade que não podemos ver Jeová, mas a Bíblia descreve-o de várias maneiras. Jeová é chamado “sol e escudo” e “um fogo consumidor”. (Sal. 84:11; Heb. 12:29) Numa visão, o profeta Ezequiel disse que Jeová era semelhante a uma pedra de safira, a um metal brilhante e a um arco-íris. (Eze. 1:26-28) A maneira como Jeová é descrito na Bíblia pode deixar-nos impressionados e até fazer-nos sentir insignificantes.

2. Porque pode ser difícil aproximarmo-nos de Jeová?

2 Visto que não vemos Jeová, podemos achar difícil acreditar que ele nos ama. Alguns já sofreram tanto que pensam que Jeová nunca poderia amá-los. Talvez nunca tenham tido um pai que lhes mostrasse amor. Jeová entende como nos sentimos e sabe que pode ser difícil aproximarmo-nos dele. Para nos ajudar, ele mostra na Bíblia que é um Deus muito amoroso.

3. Porque é importante aprender mais sobre o amor de Jeová?

3 A palavra que melhor descreve Jeová é amor. (1 João 4:8) A Bíblia diz que Deus é amor, e é o amor que influencia tudo o que Jeová faz. O amor de Deus é tão grande e tão poderoso que até beneficia aqueles que não o amam. (Mat. 5:44, 45) Neste estudo, vamos aprender mais sobre Jeová e o amor dele. Quanto mais aprendermos sobre o nosso Deus, mais vamos amá-lo.

JEOVÁ AMA-NOS MUITO

4. Como é que se sente por causa do amor de Jeová? (Veja também a imagem.)

4 “Jeová é muito terno em afeição.” (Tia. 5:11, nota) Na Bíblia, o próprio Jeová compara-se a uma mãe amorosa. (Isa. 66:12, 13) Imagine uma mãe que cuida do seu filho com muito carinho. Cheia de amor, ela carrega-o ao colo e fala com ele com uma voz calma. Quando ele chora ou sente dor, ela faz o máximo para que ele tenha o que precisa. Mesmo quando sofremos, podemos ter a certeza de que Jeová nos ama. O salmista escreveu: “Quando as ansiedades me esmagaram, tu consolaste-me e acalmaste-me.” — Sal. 94:19.

“Assim como a mãe consola o seu filho, continuarei a consolar-vos” (Veja o parágrafo 4.)


5. O que é que o amor leal de Jeová significa para si?

5 Jeová mostra sempre amor leal. (Sal. 103:8) Ele não desiste de nós, mesmo quando fazemos algo errado. O povo de Israel desapontou a Jeová várias vezes. Apesar disso, quando o povo se arrependia, Jeová mostrava claramente o seu amor leal por eles. Certa vez, ele disse: “Tornaste-te precioso aos meus olhos, foste honrado e eu amo-te.” (Isa. 43:4, 5) O amor de Jeová não mudou. Nós podemos confiar sempre nele. Mesmo que tenhamos cometido um erro sério, Jeová não nos abandona. Se nos arrependermos e voltarmos para Jeová, veremos que ele continua a amar-nos. Ele promete ‘perdoar-nos amplamente’. (Isa. 55:7) A Bíblia diz que o perdão de Jeová é como “tempos de refrigério” da parte dele. — Atos 3:19.

6. O que é que Zacarias 2:8 nos ensina sobre Jeová?

6 Leia Zacarias 2:8. Jeová compara-nos à menina do olho dele. O olho é uma parte sensível e muito importante do corpo. Por isso, é como se Jeová nos estivesse a dizer: ‘Quem vos fizer mal, estará a fazer mal a algo que é muito valioso para mim.’ Por causa do seu amor por nós, Jeová entende os nossos sentimentos e deseja proteger-nos. Quando sofremos, ele também sofre. Portanto, podemos orar com confiança: “Guarda-me como a menina dos teus olhos.” — Sal. 17:8.

7. Porque precisamos de fortalecer a nossa confiança no amor de Jeová por nós?

7 Jeová não quer que você tenha dúvidas de que ele o ama! Mas ele sabe que, por causa de algumas coisas do passado, você pode não acreditar que ele realmente o ama. Ou talvez a sua confiança no amor de Jeová esteja a ser testada por causa de uma situação difícil que está a enfrentar. Então, o que pode fortalecer a sua confiança? Relembrar como Jeová mostra amor por Jesus, pelos ungidos e por todos nós.

COMO JEOVÁ MOSTRA AMOR

8. Porque é que Jesus tinha a certeza de que o seu Pai o amava?

8 Durante muitos milhões de anos, Jeová e Jesus viveram juntos no céu e desenvolveram profundo amor um pelo outro. Jeová expressou claramente o seu amor por Jesus, como lemos em Mateus 17:5. Jeová poderia simplesmente ter dito: ‘Este é aquele a quem eu aprovo.’ Mas Jeová queria que soubéssemos o quanto ele ama Jesus. Por isso, ele disse que Jesus era ‘o seu Filho, o amado’. Jeová tinha muito orgulho de Jesus, principalmente, por ele estar disposto a dar a sua vida. (Efé. 1:7) Jesus não tinha nenhuma dúvida de que o seu Pai o amava. Ele tinha tanta certeza do amor de Jeová que disse várias vezes que o Pai o amava. — João 3:35; 10:17; 17:24.

9. Que expressão descreve o amor de Jeová pelos ungidos? Explique. (Romanos 5:5)

9 Jeová também mostra o seu amor pelos ungidos. (Leia Romanos 5:5.) Note a expressão “derramado”. Um dicionário bíblico diz que essa expressão passa a ideia de “correntes de água que vêm sobre nós”. Este exemplo ilustra bem o quanto Jeová ama os ungidos! E eles sabem que são “amados por Deus”. (Judas 1) O apóstolo João disse o que sentia ao escrever: “Vejam com que amor o Pai nos amou, a ponto de sermos chamados filhos de Deus!” (1 João 3:1) Mas será que Jeová ama apenas os ungidos? Não, Jeová já provou que nos ama a todos.

10. Qual é a maior prova do amor de Jeová por si?

10 Qual é a maior prova de que Jeová nos ama? O resgate, o maior ato de amor do Universo! (João 3:16; Rom. 5:8) Jeová deu o seu Filho amado, permitindo que ele morresse por toda a humanidade, para que os nossos pecados fossem perdoados e para sermos seus amigos. (1 João 4:10) Quanto mais meditamos no preço que Jeová e Jesus pagaram, mais entendemos o quanto eles nos amam individualmente. (Gál. 2:20) O resgate não foi pago só para cumprir a justiça de Jeová. Foi pago por causa do amor que ele sente por nós. Jeová provou isso ao sacrificar o que tinha de mais precioso: o seu Filho Jesus. Jeová permitiu que Jesus sofresse e morresse por nós.

11. O que aprendemos de Jeremias 31:3?

11 Como vimos, Jeová faz questão de expressar o seu amor por nós. (Leia Jeremias 31:3.) Ele atraiu-nos precisamente porque nos ama. (Veja também Deuteronómio 7:7, 8.) Nada nem ninguém pode separar-nos do seu amor. (Rom. 8:38, 39) Como é que você se sente ao pensar no amor de Jeová? Vamos considerar o Salmo 23 e ver como David se sentiu com o cuidado e o amor de Jeová e como você pode sentir o mesmo.

COMO É QUE VOCÊ SE SENTE POR CAUSA DO AMOR DE JEOVÁ?

12. Como resumiria o Salmo 23?

12 Leia o Salmo 23:1-6. No Salmo 23, David mostrou que tinha a certeza de que Jeová o amava e cuidava dele. Ele descreveu a relação achegada que tinha com Jeová e chamou-lhe “meu Pastor”. David sentia-se seguro quando deixava Jeová guiá-lo, e confiava totalmente nele. David sabia que Jeová iria sempre mostrar-lhe amor. Porque é que ele tinha essa confiança?

13. Porque é que David tinha a certeza de que Jeová cuidaria sempre dele?

13 “Nada me faltará.” David sentia que Jeová cuidava muito bem dele porque teve sempre tudo o que precisou. Além disso, David sabia que Jeová era seu amigo e que o aprovava. É por isso que ele tinha a certeza de que, não importava a situação, Jeová cuidaria sempre bem dele. A confiança que David tinha no amor de Jeová era muito mais forte do que qualquer preocupação, e, por isso, conseguia ser feliz e ter contentamento. — Sal. 16:11.

14. Como é que Jeová cuida de nós?

14 Jeová cuida de nós com muito carinho, especialmente quando passamos por coisas más. Claire, a que já serve em Betel há mais de 20 anos, ficou arrasada quando a sua família enfrentou vários problemas ao mesmo tempo. O pai dela teve um derrame que o deixou debilitado, uma das suas irmãs foi desassociada e a sua família teve graves problemas financeiros e acabou por perder a casa. Como é que Jeová mostrou o seu cuidado por eles? Claire diz: “Jeová fez questão de que a minha família tivesse sempre tudo o que precisava para cada dia. Jeová deu-nos várias vezes muito mais do que precisávamos. De vez em quando, penso nos momentos em que eu senti o cuidado terno de Jeová. Nunca me vou esquecer desses momentos. Isso ajuda-me a continuar a servir a Jeová com alegria quando outros problemas surgem na minha vida.”

15. Porque é que David se sentiu reanimado? (Veja também a imagem.)

15 “Ele reanima-me.” Às vezes, David ficava muito desanimado por causa de todos os problemas e desafios que enfrentava. (Sal. 18:4-6) Apesar disso, o amor e o cuidado de Jeová reanimavam David. Era como se Jeová o levasse para “verdes pastagens” e “lugares de descanso bem regados”. Dessa forma, David recuperava as forças e conseguia continuar a servir a Jeová com alegria. — Sal. 18:28-32.

Mesmo nos piores momentos da vida de David, o amor e o cuidado de Jeová reanimaram-no (Veja o parágrafo 15.)


16. Como é que o amor de Jeová o reanima?

16 Hoje, também, só conseguimos enfrentar os desafios por causa da ajuda de Jeová. Como a Bíblia diz, “foi por causa do amor leal de Jeová que não fomos eliminados”. (Lam. 3:22; Col. 1:11) Veja o que aconteceu no caso de Raquel. Ela ficou arrasada quando o seu marido abandonou tanto a Jeová como a ela durante a pandemia da COVID-19. O que é que Jeová fez por Raquel? Ela diz: “Jeová certificou-se de que eu me sentia amada. Ele fez com que muitos amigos passassem tempo comigo, me trouxessem comida, enviassem mensagens e textos bíblicos, e me lembrassem de que Jeová estava a cuidar de mim. Até o sorriso deles me ajudava. Agradeço sempre a Jeová por me ter dado uma família tão grande e amorosa.”

17. Porque é que David ‘não temia mal nenhum’?

17 “Não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo.” David tinha muitos inimigos poderosos, e, por várias vezes, correu risco de vida. Mesmo assim, ele sentia-se seguro e protegido por causa do amor de Jeová. Ele sabia que Jeová estava com ele em todos os momentos, e era isso que o reanimava. Por isso, ele pôde cantar: “[Jeová] livrou-me de todos os meus temores.” (Sal. 34:4) Às vezes, David ficava com muito medo, mas conseguia superar isso porque tinha a certeza de que Jeová o amava.

18. Como é que saber que Jeová nos ama nos fortalece quando estamos com medo?

18 Como é que ter a certeza do amor de Jeová nos fortalece quando enfrentamos situações difíceis? Uma pioneira chamada Susi conta como ela e o marido se sentiram quando o filho deles se suicidou: “Quando acontece uma coisa assim tão horrível, sentimo-nos completamente vulneráveis e perdidos. Mas o amor de Jeová fez-nos sentir seguros e protegidos.” Raquel, mencionada antes, relembra: “Certa noite, eu estava extremamente triste, preocupada e com medo. Chorei e orei em voz alta. Nesse momento, senti que Jeová me acalmou e tranquilizou, como uma mãe faz com o seu bebé, e, em pouco tempo, adormeci. Nunca esquecerei esse momento.” Um ancião chamado Tassos passou quatro anos na prisão por se recusar a servir no exército. Como é que ele sentiu o amor e o cuidado de Jeová? Ele diz: “Jeová deu-me tudo o que eu precisava e muito mais. Isso fez-me confiar ainda mais nele. A prisão é um sítio deprimente, apesar disso, Jeová deu-me alegria por meio do seu espírito santo. Isso ajudou-me a ver que quanto mais eu confiava em Jeová, mais sentia o amor dele por mim. Então, comecei a servir como pioneiro regular enquanto estava na prisão.”

ACHEGUE-SE AO SEU DEUS AMOROSO

19. (a) Como é que saber que Jeová nos ama influencia o que dizemos nas nossas orações? (b) De que versículo sobre o amor de Jeová é que você mais gosta? (Veja o quadro “ Textos que nos ajudam a sentir o amor de Jeová”.)

19 Todas as experiências que vimos neste estudo provam que Jeová, “o Deus de amor”, está connosco! (2 Cor. 13:11) Ele preocupa-se com cada um de nós. Podemos ter a certeza de que estamos ‘rodeados pelo Seu amor leal’. (Sal. 32:10) Quanto mais meditarmos em como Jeová já mostrou o seu amor por nós, mais próximos nos vamos sentir dele e mais real Jeová será para nós. Podemos orar a qualquer hora e dizer o quanto precisamos do seu amor. Também podemos dizer a Jeová tudo o que nos preocupa, com a certeza de que ele nos entende e quer ajudar-nos. — Sal. 145:18, 19.

20. Como é que o amor de Jeová nos aproxima dele?

20 Assim como é bom aproximarmo-nos de uma fogueira num dia frio, queremos aproximar-nos do amor de Jeová. E como o fogo, que é poderoso, mas também nos aquece, o amor de Jeová é poderoso, mas também nos consola. Por isso, abra as portas do seu coração para sentir o amor de Jeová na sua vida. Ao sentir esse amor, todos poderemos dizer: “Eu amo a Jeová”! — Sal. 116:1.

COMO RESPONDERIA?

  • Como descreveria o amor de Jeová?

  • Porque pode ter a certeza de que Jeová o ama muito?

  • Como se sente ao pensar no amor de Jeová?

CÂNTICO 18 O amor leal de Deus

a Alguns nomes foram mudados.