ESTUDO 24
Livre-se de raciocínios que vão contra o conhecimento de Deus!
“Estamos a demolir raciocínios e toda a barreira que se ergue contra o conhecimento de Deus.” — 2 COR. 10:5.
CÂNTICO 18 O amor leal de Deus
O QUE VAMOS VER *
1. Que aviso deu o apóstolo Paulo aos cristãos ungidos?
“PAREM.” Este foi o aviso que o apóstolo Paulo deu aos cristãos do primeiro século. Mas parar de fazer o quê? “Parem de se moldar de acordo com este mundo.” (Rom. 12:2) Os cristãos que ouviram este conselho tão direto já eram dedicados a Deus e tinham sido ungidos com espírito santo. Então, porque é que Paulo precisou de dar este aviso? — Rom. 1:7.
2-3. (a) O que é que Satanás tenta fazer para nos desviar de Jeová? (b) Como podemos remover da nossa mente raciocínios que são como “fortalezas”?
2 Paulo tinha bons motivos para se preocupar. Pelos vistos, alguns cristãos estavam a ser influenciados por raciocínios e filosofias do mundo de Satanás. (Efé. 4:17-19) Isso também pode acontecer a qualquer um de nós. Satanás, o deus deste sistema de coisas, está a fazer o máximo para nos desviar de Jeová, e ele usa várias táticas diferentes. Por exemplo, se o Diabo perceber que somos um pouco ambiciosos ou que gostamos de ter fama, ele pode usar isso para nos tentar. Além disso, para nos fazer pensar como ele, Satanás até pode aproveitar-se das nossas experiências na vida, da nossa cultura e da nossa escolaridade.
3 Alguns raciocínios podem ser difíceis de remover da nossa mente. No entanto, mesmo que esses pensamentos pareçam “fortalezas”, podem ser demolidos. Como? (2 Cor. 10:4) Paulo responde: “Estamos a demolir raciocínios e toda a barreira que se ergue contra o conhecimento de Deus, e estamos a levar todo o pensamento para o cativeiro, para o fazer obediente ao Cristo.” (2 Cor. 10:5) Sim, com a ajuda de Jeová, podemos mudar pensamentos errados. A Palavra dele, a Bíblia, é o melhor antídoto que existe contra o veneno do mundo de Satanás.
‘RENOVEM A VOSSA MENTE’
4. Que mudanças é que muitos de nós tivemos de fazer para servir a Deus?
4 Pense em quando aprendeu a verdade. Para servir a Deus, teve de fazer mudanças na sua vida. Para muitos de nós, mudar significou parar de fazer coisas que são erradas do ponto de vista de Jeová. (1 Cor. 6:9-11) Mas Jeová ajudou-nos a deixar essas práticas erradas para trás, e sentimo-nos muito gratos por isso.
5. De acordo com Romanos 12:2, que duas coisas precisamos de fazer?
5 No entanto, não devemos ficar acomodados. Temos de continuar a esforçar-nos, senão, corremos o risco de voltar a praticar os pecados graves que praticávamos antes do batismo. O que é que nos pode ajudar nessa luta? Paulo responde: “Parem de se moldar de acordo com este mundo, mas sejam transformados, por renovar a vossa mente.” (Rom. 12:2) De acordo com este versículo, temos de fazer duas coisas. Primeiro, precisamos de ‘parar de nos moldar de acordo com este mundo’, ou seja, não deixar que ele nos influencie. Segundo, temos de renovar a nossa mente e ‘ser transformados’.
6. O que aprendemos das palavras de Jesus em Mateus 12:43-45?
6 A transformação de que Paulo falou envolve muito mais do que ter uma aparência melhor. É uma mudança profunda, que afeta cada parte de nós. (Veja o quadro “ Transformado ou disfarçado?”.) Renovar a nossa mente significa mudar atitudes, sentimentos e desejos mais profundos. Por isso, temos de nos perguntar: ‘Será que as mudanças que estou a fazer para me tornar um cristão são só uma fachada? Ou, no íntimo, estou a conseguir tornar-me um verdadeiro cristão?’ É importante saber essa diferença. Em Mateus 12:43-45, Jesus dá-nos uma indicação do que devemos fazer. (Leia.) As palavras de Jesus destacam uma grande verdade: não basta apenas livrarmo-nos de pensamentos errados. Temos de preencher o espaço vazio com pensamentos que agradam a Deus.
“CONTINUEM A RENOVAR A VOSSA MANEIRA DE PENSAR”
7. Como podemos mudar quem realmente somos por dentro?
7 Será que é possível mudar quem realmente somos por dentro? A Bíblia responde: “Continuem a renovar a vossa maneira de pensar e revistam-se da nova personalidade, que foi criada segundo a vontade de Deus, em verdadeira justiça e lealdade.” (Efé. 4:23, 24) Sim, podemos mudar quem realmente somos por dentro, só que isso não é algo assim tão fácil. Não basta apenas resistir a desejos errados e parar de fazer o que Jeová não gosta. Devemos ‘renovar a nossa maneira de pensar’. Isso quer dizer que precisamos de mudar os nossos desejos, tendências e motivações. Mudanças assim tão profundas exigem um esforço contínuo.
8-9. Como é que a experiência de certo irmão destaca a importância de mudarmos quem somos por dentro?
8 Veja o exemplo de certo irmão. Antes de aprender a verdade, ele era extremamente violento e bebia muito. Quando começou a estudar a Bíblia, fez mudanças na vida e foi batizado, dando um grande testemunho às pessoas da pequena comunidade onde morava. Mas, numa noite, algum tempo depois do seu batismo, o irmão enfrentou um teste inesperado. Um homem bêbado foi até à casa dele e desafiou-o para lutar com ele. No início, o irmão resistiu à vontade de se envolver numa luta. Mas, quando o homem bêbado começou a falar mal de Jeová, o irmão não se conseguiu controlar. Ele saiu de casa e bateu no homem bêbado. Porque é que ele reagiu assim? O estudo da Bíblia tinha-o ensinado a controlar o seu lado violento. No entanto, ele ainda não tinha renovado a sua maneira de pensar. Por dentro, ele ainda era a mesma pessoa.
9 O nosso irmão, porém, não desistiu. (Pro. 24:16) Com a ajuda dos anciãos, ele continuou a progredir e, algum tempo depois, também se tornou ancião. Então, certa noite, do lado de fora do Salão do Reino, ele enfrentou um teste parecido com o que tinha enfrentado anos antes. Um homem bêbado queria bater num dos outros anciãos. O que é que o nosso irmão fez? De modo calmo e humilde, ele conversou com o homem bêbado, conseguiu acalmá-lo e até o ajudou a chegar a casa. Qual foi a diferença desta vez? O irmão tinha conseguido renovar a sua maneira de pensar. No íntimo, ele tinha-se transformado numa pessoa humilde e pacífica. Isso, sem dúvida, trouxe muito louvor a Jeová!
10. O que é necessário fazer para mudar quem somos por dentro?
10 Mudanças como estas não acontecem da noite para o dia. Não é como se carregássemos num botão e, de repente, mudássemos automaticamente. Na verdade, talvez seja necessário fazermos “todo o esforço possível” durante vários anos. (2 Ped. 1:5) Estas mudanças não vão acontecer só porque “estamos na verdade” há muito tempo. Temos de continuar a fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para mudar quem realmente somos por dentro. Mas como podemos conseguir isso? Vamos analisar alguns passos básicos que podem ajudar-nos.
COMO RENOVAR A NOSSA MANEIRA DE PENSAR
11. Como é que a oração nos ajuda a renovar a nossa maneira de pensar?
11 A oração é o primeiro passo importante. Precisamos de orar assim como o salmista: “Cria em mim um coração puro, ó Deus, e põe dentro de mim um espírito novo, firme.” (Sal. 51:10) Temos de reconhecer que a nossa maneira de pensar precisa de ser renovada e, então, pedir a ajuda de Jeová. Será que ele vai mesmo ajudar-nos a fazer mudanças? Sem dúvida! Por exemplo, os israelitas da época do profeta Ezequiel eram muito teimosos. Mas veja o que Jeová prometeu: ‘Eu irei dar-lhes um coração unificado e pôr neles um espírito novo, e irei dar-lhes um coração de carne, [isto é, recetivo à orientação de Deus].’ (Eze. 11:19; nota) Jeová queria muito ajudar aqueles israelitas a mudar, e ele também quer ajudar cada um de nós.
12-13. (a) De acordo com o Salmo 119:59, em que é que precisamos de meditar? (b) O que é que deve perguntar-se?
12 A meditação é o segundo passo fundamental. Ao fazer a sua leitura diária da Bíblia, tire tempo para meditar, ou seja, para pensar profundamente nas mudanças que precisa de fazer nos seus pensamentos e sentimentos. (Leia Salmo 119:59; Heb. 4:12; Tia. 1:25) Tente identificar se a sua mente e o seu coração já foram influenciados pelo modo de pensar do mundo. Seja honesto. Admita as suas fraquezas e, depois, esforce-se ao máximo para se livrar delas.
13 Por exemplo, pergunte-se: ‘Será que eu tenho um pouco de inveja ou de ciúme no meu coração?’ (1 Ped. 2:1) ‘Acho-me melhor do que os outros só por causa de onde vim, da minha escolaridade ou da minha situação financeira?’ (Pro. 16:5) ‘Costumo encarar como inferiores aqueles que não têm as coisas que eu tenho ou que são de uma raça diferente?’ (Tia. 2:2-4) ‘Será que alguma parte de mim se sente atraída ao que o mundo de Satanás oferece?’ (1 João 2:15-17) ‘Gosto de entretenimento que inclui violência ou imoralidade?’ (Sal. 97:10; 101:3; Amós 5:15) As suas respostas podem mostrar em que pontos precisa de melhorar. É verdade que fazer essas mudanças no coração pode ser tão difícil como “demolir fortalezas”. No entanto, se nos esforçarmos, vamos deixar o nosso Pai, Jeová, muito feliz. — Sal. 19:14.
14. Porque é tão importante escolher bem os amigos?
14 Escolher bem os amigos é o terceiro passo importante. Mesmo sem percebermos, somos muito influenciados pelos nossos amigos. (Pro. 13:20) No trabalho ou na escola, é muito provável que estejamos cercados de pessoas que não nos vão ajudar a pensar de uma maneira que agrada a Deus. No entanto, nas reuniões, podemos encontrar os melhores amigos que existem. Lá, podemos sentir-nos motivados “ao amor e às boas obras”. — Heb. 10:24, 25, nota.
FIQUE ‘ESTABELECIDO NA FÉ’
15-16. Como é que Satanás tenta contaminar a nossa mente?
15 Não se esqueça de que Satanás está decidido a contaminar a nossa mente. Ele usa vários tipos de raciocínio para nos fazer duvidar da verdade que está na Palavra de Deus.
16 Satanás continua a fazer a mesma pergunta que fez a Eva no jardim do Éden: “Foi realmente isso que Deus disse?” (Gén. 3:1) Neste mundo dominado por Satanás, nós, normalmente, ouvimos perguntas que nos tentam causar dúvidas. Por exemplo: ‘Será que Deus realmente proíbe o casamento gay? Será que Deus realmente não quer que você comemore o Natal e o seu aniversário? Será que o seu Deus realmente quer que não aceite transfusões de sangue? Se Deus é assim tão amoroso, será que ele realmente espera que você corte o contacto com familiares e amigos desassociados?’
17. O que devemos fazer quando tentarem colocar dúvidas na nossa mente? De acordo com Colossenses 2:6, 7, qual será o resultado?
17 Precisamos de estar convencidos das nossas crenças. Perguntas que ficam na nossa mente sem nenhuma resposta podem transformar-se em dúvidas sérias. As dúvidas podem distorcer o nosso modo de pensar e destruir a nossa fé. O que precisamos de fazer? A Bíblia diz que devemos transformar a nossa mente para comprovarmos por nós mesmos “a boa, aceitável e perfeita vontade de Deus”. (Rom. 12:2) O estudo pessoal pode ajudar-nos a comprovarmos por nós mesmos que tudo o que aprendemos na Bíblia é verdade. Também nos ajuda a ficar totalmente convencidos de que os padrões de Jeová são realmente os melhores. Então, seremos como uma árvore de raízes bem fortes; ficaremos “estabelecidos na fé”. — Leia Colossenses 2:6, 7.
18. O que vai ajudar-nos a ficar protegidos contra o veneno do mundo de Satanás?
18 Ficar estabelecido na fé é algo que ninguém pode fazer por si. Por isso, continue a renovar a sua maneira de pensar. Ore constantemente; peça com fervor o espírito santo de Jeová. Medite profundamente; continue a analisar os seus pensamentos e motivações. Tenha bons amigos; ande sempre com pessoas que podem ajudá-lo a transformar o seu modo de pensar. Se fizer isso, vai proteger-se contra o veneno do mundo de Satanás e poderá demolir “raciocínios e toda a barreira que se ergue contra o conhecimento de Deus”. — 2 Cor. 10:5.
CÂNTICO 48 Andemos diariamente com Jeová
^ par. 5 As nossas experiências na vida, a nossa cultura e até a nossa escolaridade vão influenciar de uma forma ou de outra o nosso modo de pensar. Por causa disso, algumas atitudes erradas podem acabar por criar raízes na nossa personalidade. Embora não seja fácil, é possível controlarmos a nossa mente e livrarmo-nos de qualquer tendência errada que talvez tenhamos. Este estudo vai mostrar como podemos fazer isso.
A SENTINELA — EDIÇÃO DE ESTUDO