ESTUDO 24

Jeová está sempre pronto para nos perdoar

Jeová está sempre pronto para nos perdoar

“Tu, ó Jeová, és bom e estás sempre pronto a perdoar; é imenso o teu amor leal por todos os que te invocam.” — SAL. 86:5.

CÂNTICO 6 A oração do servo de Deus

O QUE VAMOS VER *

1. Que verdade é que o rei Salomão escreveu em Eclesiastes 7:20?

 O REI Salomão escreveu: “Não há nenhum homem justo na terra que faça sempre o que é bom e que nunca peque.” (Ecl. 7:20) Isso é mesmo verdade! Todos somos pecadores. (1 João 1:8) Por isso, todos precisamos de ser perdoados tanto por Deus como por outras pessoas.

2. Como é que se sente quando um amigo o perdoa?

2 Com certeza, consegue lembrar-se de uma ocasião em que ofendeu um amigo. Você sentiu-se mal com o que aconteceu e, por isso, de forma sincera, pediu desculpa ao seu amigo. Como é que se sentiu quando ele o perdoou? Deve ter-se sentido aliviado e muito feliz, não é verdade?

3. O que vamos ver neste estudo?

3 Nós queremos que Jeová seja o nosso melhor amigo. Mas, por sermos imperfeitos, vamos acabar por fazer ou dizer coisas que magoam a Jeová. Então, como podemos ter a certeza de que Jeová quer perdoar-nos? Porque podemos dizer que o perdão de Jeová é muito superior ao perdão que nós podemos estender a alguém? E quem pode receber o perdão de Jeová?

JEOVÁ ESTÁ SEMPRE PRONTO PARA PERDOAR

4. Como é que sabemos que Jeová está disposto a perdoar-nos?

4 A Palavra de Deus garante-nos que Jeová está disposto a perdoar-nos. Quando Jeová, por meio de um anjo, falou com Moisés no monte Sinai, ele disse o seguinte sobre si mesmo: “Jeová, Jeová, Deus misericordioso e compassivo, paciente e cheio de amor leal e de verdade, que demonstra amor leal a milhares, perdoando o erro, a transgressão e o pecado.” (Êxo. 34:6, 7) Jeová é um Deus muito bondoso e misericordioso, e está sempre disposto a perdoar-nos quando nos arrependemos. — Nee. 9:17; Sal. 86:15.

Jeová sabe tudo o que aconteceu na nossa vida e como isso influencia quem somos (Veja o parágrafo 5.)

5. De acordo com o Salmo 103:13, 14, o que é que Jeová se sente motivado a fazer por nos conhecer tão bem?

5 Como Jeová é o nosso Criador, ele sabe tudo sobre nós. É incrível quando pensamos que ele conhece todos os detalhes de cada ser humano aqui na Terra! (Sal. 139:15-17) Jeová consegue ver todas as imperfeições que herdámos dos nossos pais. Além disso, Jeová sabe tudo o que já passámos na vida e como isso nos tornou a pessoa que somos. Sem dúvida, Jeová conhece-nos muito bem e, por isso, ele sente-se motivado a mostrar misericórdia. — Sal. 78:39; leia o Salmo 103:13, 14.

6. Como é que Jeová provou que está pronto a perdoar-nos?

6 Jeová já provou que está pronto a perdoar-nos. Ele sabe que todos somos pecadores e estamos condenados à morte por causa do pecado de Adão. (Rom. 5:12) Não há nada que possamos fazer para nos livrarmos a nós mesmos ou a outra pessoa do pecado e da morte. (Sal. 49:7-9) Mas o nosso Deus amoroso mostrou compaixão e fez algo para nos livrar. O que é que ele fez? Como mostra João 3:16, Jeová enviou o seu Filho como sacrifício. (Mat. 20:28; Rom. 5:19) Jesus morreu por nós e, se tivermos fé nele, poderemos ficar livres para sempre da morte. (Heb. 2:9) Pense em como deve ter sido difícil para Jeová ver o seu Filho amado morrer de uma maneira agonizante e humilhante! Acha que Jeová teria deixado o Filho morrer se Ele não estivesse disposto a perdoar-nos?

7. Que dois exemplos mostram que Jeová quer mesmo perdoar-nos?

7 A Bíblia contém exemplos de pessoas que Jeová perdoou. (Efé. 4:32) Talvez a primeira pessoa de que se lembre seja o rei Manassés. Esse homem mau cometeu pecados horríveis: ele praticou adoração falsa e incentivou outros a fazerem o mesmo, ofereceu os próprios filhos como sacrifício a deuses falsos e até colocou um ídolo dentro do templo sagrado de Jeová. A Bíblia diz sobre Manassés: “[Ele] fez em grande escala o que era mau aos olhos de Jeová, para o ofender.” (2 Cró. 33:2-7) No entanto, quando Manassés se arrependeu sinceramente, Jeová perdoou-o. Jeová até permitiu que ele voltasse a ser rei. (2 Cró. 33:12, 13) Outro exemplo é o rei David. Ele cometeu pecados graves contra Jeová, como adultério e assassinato. Mas quando David mostrou profundo arrependimento e reconheceu o seu erro, Jeová também o perdoou. (2 Sam. 12:9, 10, 13, 14) Estes dois exemplos mostram que Jeová quer mesmo perdoar-nos e, conforme veremos, a maneira de Jeová perdoar as pessoas é muito superior a como nós perdoamos os outros.

JEOVÁ É O MAIOR PERDOADOR DO UNIVERSO

8. Porque podemos dizer que Jeová é o melhor Juiz de todos?

8 Jeová é “o Juiz de toda a terra”. (Gén. 18:25) Um bom juiz precisa de ter um conhecimento profundo das leis. Nós podemos dizer que Jeová é o Juiz perfeito, porque, além de ser o nosso Juiz, também é o nosso Legislador, ou seja, foi ele quem fez as leis que estão na Bíblia. (Isa. 33:22) Ninguém sabe melhor do que Jeová o que é certo e o que é errado. Que outra qualidade é que um bom juiz precisa de ter? Ele tem de conhecer muito bem todos os factos que estão envolvidos num caso antes de poder tomar uma decisão. É por isso que Jeová é o melhor Juiz de todos, porque conhece sempre todos os factos.

9. O que é que Jeová leva em conta quando decide perdoar alguém?

9 Diferentemente dos juízes humanos, Jeová sabe sempre tudo o que está envolvido em todos os casos que ele julga. (Gén. 18:20, 21; Sal. 90:8) Os juízes humanos estão limitados pelo que conseguem ver e ouvir. Mas Jeová é diferente. Ele entende perfeitamente o que influencia as ações de uma pessoa, como por exemplo a genética, a maneira como foi criada, onde vive e o seu estado emocional e mental. Além disso, Jeová consegue ler os corações. Ele entende perfeitamente quais são as motivações por trás das nossas ações. Jeová consegue ver tudo. (Heb. 4:13) Por isso, quando Jeová perdoa alguém, ele já sabe tudo o que se está a passar com aquela pessoa.

Jeová é justo e imparcial. Ele não pode ser subornado. (Veja o parágrafo 10.)

10. Porque é que os julgamentos de Jeová são sempre justos? (Deuteronómio 32:4)

10 Jeová é um Deus imparcial e os seus julgamentos são sempre justos. Quando Jeová perdoa, ele não olha para a aparência, riqueza ou habilidades de uma pessoa, nem se ela é muito conhecida. (1 Sam. 16:7; Tia. 2:1-4) Não podemos obrigar Jeová a fazer nada, nem podemos suborná-lo. (2 Cró. 19:7) Quando Jeová decide algo, ele não se deixa levar pela emoção. (Êxo. 34:7) Jeová entende tudo sobre nós e as nossas circunstâncias. Por isso, não temos dúvidas de que ele é o melhor Juiz que existe. — Leia Deuteronómio 32:4.

11. Porque é que o perdão de Jeová é inigualável?

11 As Escrituras Hebraicas deixam claro que o perdão de Jeová é inigualável. Em alguns casos, foi usada uma palavra hebraica que, de acordo com um dicionário bíblico, “se usa exclusivamente para descrever o perdão que Deus concede aos pecadores”. Esse dicionário também diz que “essa palavra nunca se refere ao perdão que um humano pode conceder a outro; o perdão humano é inferior e limitado em comparação com o perdão de Deus”. Só Jeová tem autoridade para perdoar completamente um pecador arrependido. Mas o que é que o perdão de Jeová significa para nós?

12-13. (a) O que é que passamos a ter quando Jeová nos perdoa? (b) Será que Jeová nos vai punir por causa de pecados que ele já perdoou?

12 Quando entendemos e aceitamos que Jeová nos perdoou, passamos a ter “tempos de refrigério”, ou seja, paz mental e uma consciência limpa. Essa é uma sensação que só temos quando Jeová nos perdoa. (Atos 3:19) Ao perdoar-nos, Jeová volta a aceitar a nossa amizade; é como se nunca tivéssemos cometido aquele pecado.

13 Jeová nunca nos vai punir por causa de um pecado que ele já perdoou. (Isa. 43:25; Jer. 31:34) Ele coloca os nossos pecados muito longe de nós, “tão longe como o nascente está do poente”. * (Sal. 103:12) Quando meditamos na grandeza do perdão de Jeová, os nossos corações enchem-se de admiração e gratidão. (Sal. 130:4) Mas quem pode ser perdoado por Jeová?

QUEM PODE SER PERDOADO POR JEOVÁ?

14. O que aprendemos até agora sobre o perdão de Jeová?

14 Como vimos, o perdão de Jeová não depende da seriedade do pecado. Também vimos que Jeová é o nosso Criador, Juiz e Legislador. Por isso, ele está na melhor posição de decidir se alguém deve ou não ser perdoado. Mas o que é que Jeová leva em conta ao decidir se vai perdoar alguém?

15. De acordo com Lucas 12:47, 48, o que é que Jeová leva em conta ao perdoar alguém?

15 Uma coisa que Jeová leva em conta é se o pecador sabia que estava a fazer algo errado. Jesus deixou isso claro nas palavras de Lucas 12:47, 48. (Leia.) Quando uma pessoa planeia e faz uma coisa que sabe que é errada e que Jeová desaprova, está a cometer um pecado grave. Essa pessoa corre o risco de não ser perdoada por Jeová. (Mar. 3:29; João 9:41) Mas a verdade é que todos nós já fizemos algo que sabíamos que era errado. Será que, mesmo assim, podemos ser perdoados? É claro que sim. Vamos ver outra coisa que Jeová também leva em conta.

Podemos confiar que Jeová vai perdoar-nos se estivermos verdadeiramente arrependidos (Veja os parágrafos 16 e 17.)

16. O que é o arrependimento, e porque é que isso é tão importante para recebermos o perdão de Jeová?

16 Outra coisa que Jeová leva em conta é se o pecador está realmente arrependido. Isso envolve uma mudança de atitude da pessoa. Também inclui a ideia de que a pessoa sente profunda tristeza por ter feito algo errado ou por ter deixado de fazer algo que deveria ter feito. A pessoa que está realmente arrependida não fica triste apenas por causa do que fez, mas também porque permitiu que a amizade com Jeová ficasse fraca a ponto de ela pecar. Lembre-se de que Manassés e David cometeram pecados sérios. Mesmo assim, Jeová perdoou-os porque estavam verdadeiramente arrependidos. (1 Reis 14:8) Fica evidente que, para perdoar uma pessoa, Jeová precisa de ver mais do que apenas tristeza no coração dela. A pessoa tem de provar que está realmente arrependida por meio das suas ações. * Vamos ver agora outra coisa que Jeová também leva em conta ao perdoar alguém.

17. O que significa dar meia-volta, e porque é que fazer isso é importante se não quisermos repetir os nossos erros? (Isaías 55:7)

17 Outra coisa muito importante que Jeová leva em conta é quando um pecador dá meia-volta e faz grandes mudanças na vida. O pecador deixa de praticar o que é mau e começa a fazer aquilo que Jeová diz que é certo. (Leia Isaías 55:7.) Ele tem de transformar a sua maneira de pensar para poder ser guiado pelos pensamentos de Jeová. (Rom. 12:2; Efé. 4:23) Também precisa de se esforçar muito para deixar para trás ações e pensamentos errados. (Col. 3:7-10) Mas é bom lembrarmo-nos de que, apesar de tudo isso, Jeová só nos vai perdoar se tivermos fé no sacrifício de resgate de Jesus. Jeová só vai usar o valor do sacrifício de resgate se perceber que nos estamos realmente a esforçar para abandonar a conduta errada. — 1 João 1:7.

NÃO DUVIDE DO PERDÃO DE JEOVÁ

18. O que vimos sobre o perdão de Jeová?

18 Vamos rever o que vimos neste estudo. Jeová é realmente o maior Perdoador que existe no Universo. Porque podemos dizer isso? Primeiro, ele está sempre pronto a perdoar-nos. Segundo, ele conhece-nos melhor do que ninguém. Ele sabe tudo sobre nós e não há ninguém melhor do que ele para saber se estamos realmente arrependidos. E terceiro, Jeová perdoa-nos completamente. Para ele, é como se não tivéssemos cometido nenhum pecado. Isso permite-nos ter uma consciência limpa e ter a sua aprovação.

19. Apesar de sermos imperfeitos e pecadores, porque podemos ter alegria?

19 É claro que, como somos imperfeitos, vamos continuar a pecar. Mas algo que nos pode consolar é saber que Jeová é muito misericordioso e leva em conta a nossa imperfeição. Por isso, não precisamos de ficar a remoer nos nossos erros e de perder a paz. (Sal. 103:8-14; 130:3) Se fizermos o nosso melhor para servir a Jeová, poderemos ter alegria. (Fil. 4:4-6; 1 João 3:19-22) É muito encorajador pensarmos nisso! — Veja Perspicaz volume 1, página 210.

20. O que vamos ver no próximo estudo?

20 Sentimo-nos muito gratos por Jeová nos perdoar quando estamos realmente arrependidos dos nossos pecados. Mas como podemos imitar a maneira de Jeová perdoar? De que maneiras é que o nosso modo de perdoar é parecido com o modo de Jeová perdoar? E de que maneiras é diferente? Porque é importante entendermos essas diferenças? O próximo estudo vai responder a estas perguntas.

CÂNTICO 22 “Jeová é o meu Pastor”

^ Na Bíblia, Jeová mostra claramente que quer realmente perdoar aqueles que se arrependeram dos seus pecados. No entanto, às vezes, achamos que não merecemos o perdão de Jeová. Neste estudo, vamos ver porque é que podemos ter a certeza de que Jeová está sempre pronto a perdoar-nos quando nos arrependemos genuinamente.

^ ENTENDA MELHOR: Arrependimento refere-se a uma mudança na forma de pensar, acompanhada de profunda tristeza por causa de um modo de vida anterior, de erros cometidos ou de coisas que deviam ter sido feitas e não foram. O verdadeiro arrependimento leva a pessoa a produzir “frutos”, ou seja, a mudar o seu modo de agir.