ARTIGO DE ESTUDO 25

CÂNTICO 7 Jeová, nossa força e poder

Nunca se esqueça de que Jeová é “o Deus vivente”

Nunca se esqueça de que Jeová é “o Deus vivente”

“Jeová vive!”SAL. 18:46.

OBJETIVO

Lembrarmo-nos de que o Deus a quem servimos é “o Deus vivente”.

1. O que é que ajuda os servos de Jeová a continuarem a adorá-lo apesar dos problemas?

 “TEMPOS críticos, difíceis de suportar” – é assim que a Bíblia descreve os dias em que vivemos. (2 Tim. 3:1) Além dos problemas que todos enfrentam neste sistema de coisas, os servos de Jeová ainda têm de lidar com perseguição. Mas o que é que nos ajuda a continuar a adorar a Jeová apesar dos problemas? Um dos motivos principais é que nós sabemos que Jeová é “o Deus vivente”. — Jer. 10:10; 2 Tim. 1:12.

2. Em que sentido é que Jeová é o Deus vivente, e como é que isso nos fortalece?

2 Jeová é uma Pessoa real. Ele apoia-nos e fortalece-nos quando passamos por dificuldades. (2 Cró. 16:9; Sal. 23:4) Quando nos lembramos de que Jeová se preocupa connosco e está sempre pronto para nos ajudar, temos mais força para enfrentar qualquer desafio que surja na nossa vida. Vamos ver como é que isso fez a diferença na vida do rei David e de outros servos de Jeová.

3. O que é que David quis dizer quando disse que “Jeová vive”?

3 David conhecia bem a Jeová e confiava plenamente nele. Quando foi perseguido por inimigos, incluindo o rei Saul, ele orou a pedir ajuda. (Sal. 18:6) E depois de Jeová lhe responder e o salvar, David disse: “Jeová vive!” (Sal. 18:46) Com essa expressão, David não estava apenas a reconhecer que Deus existe. Uma obra de referência diz que David estava a expressar a confiança de que Jeová é o único Deus verdadeiro e de que ele ajuda sempre os seus servos. Por experiência própria, ele sabia que Jeová estava sempre atento ao que lhe estava a acontecer e que o apoiaria. Foi isso que ajudou David a continuar a servir e a louvar a Jeová. — Sal. 18:28, 29, 49.

4. Porque é importante termos a certeza de que Jeová é o Deus vivente?

4 Ter a certeza de que Jeová é o Deus vivente vai ajudar-nos a servi-lo com zelo. Vamos ter a força de que precisamos para enfrentar qualquer provação e para fazer o nosso melhor ao servi-lo. Além disso, também vamos manter a nossa determinação de continuarmos achegados ao nosso Deus.

O DEUS VIVENTE VAI DAR-LHE FORÇA

5. O que é que nos vai dar confiança quando passamos por problemas? (Filipenses 4:13)

5 Nós podemos enfrentar qualquer problema, pequeno ou grande, se nos lembrarmos de que Jeová é um Deus vivo e que está pronto para nos ajudar. A verdade é que, para Jeová, nenhum problema é demasiado grande. Ele é o Deus Todo-Poderoso e pode dar-nos o poder de que precisamos para perseverar. (Leia Filipenses 4:13.) Por isso, podemos enfrentar qualquer dificuldade com confiança. Quando percebemos que Jeová nos ajuda até em coisas pequenas, a nossa confiança nele aumenta e, por isso, não temos dúvidas de que ele também nos vai ajudar em situações mais difíceis.

6. Que situações fizeram com que David confiasse ainda mais em Jeová?

6 Veja duas situações que aumentaram a confiança de David em Jeová. Quando ele era um jovem pastor, um urso levou uma ovelha do rebanho do seu pai. Noutra ocasião, um leão fez a mesma coisa. Nessas duas situações, David foi atrás desses animais e salvou as ovelhas, mas ele não ficou a pensar que fez tudo sozinho. Ele sabia que foi Jeová que lhe deu coragem e poder para fazer aquilo. (1 Sam. 17:34-37) David nunca se esqueceu dessas duas situações. Quando meditava no que tinha acontecido, a confiança dele em Jeová ficava ainda mais forte. Ele tinha a certeza de que o Deus vivente iria ajudá-lo sempre que ele precisasse.

7. Em que é que David se concentrou, e como é que isso o ajudou a enfrentar Golias?

7 Mais tarde, provavelmente quando ainda era adolescente, David foi até ao acampamento onde estava o exército de Israel. Ele viu que os soldados estavam com muito medo porque um gigante filisteu, chamado Golias, tinha ‘desafiado o exército de Israel’. (1 Sam. 17:10, 11) Os soldados ficaram com medo porque se concentraram no tamanho de Golias e nas ameaças dele. (1 Sam. 17:24, 25) Mas David não se concentrou nisso, concentrou-se em Jeová. Ele sabia que Golias não estava a desafiar o exército de uma nação qualquer, mas sim “o exército do Deus vivente”. (1 Sam. 17:26) Ele estava convencido de que o mesmo Deus que o tinha ajudado quando ele era pastor também ia ajudá-lo naquela situação. David não tinha qualquer dúvida de que tinha o apoio de Jeová. Por isso, enfrentou Golias e, tal como seria de esperar, David venceu! — 1 Sam. 17:45-51.

8. O que é que fortalece a nossa confiança de que Jeová nos vai ajudar em momentos difíceis? (Veja também a imagem.)

8 Nós também vamos conseguir enfrentar os nossos problemas se nos lembrarmos de que o Deus vivente está sempre pronto para nos ajudar. (Sal. 118:6) Nós fortalecemos a nossa confiança em Jeová quando meditamos no que ele já fez no passado. Podemos ler relatos da Bíblia que mostram como Jeová já ajudou os seus servos. (Isa. 37:17, 33-37) Além disso, no site jw.org, podemos encontrar experiências que deixam claro que Jeová também ajuda os seus servos hoje em dia. Também podemos pensar naquilo que Jeová já fez por nós, individualmente. É possível que você não tenha uma experiência extraordinária, como as que David teve quando Jeová o salvou de um urso e de um leão. Mas a verdade é que Jeová tem estado sempre presente na sua vida! Foi o próprio Jeová que o atraiu a si para ser amigo dele. (João 6:44) Mesmo agora, é Jeová que o ajuda a continuar a ser leal a ele. Então, porque é que não ora a Jeová a pedir que ele o ajude a lembrar-se de situações em que ele respondeu às suas orações? Peça para se lembrar de como ele fez isso na hora certa e de como esteve ao seu lado numa situação difícil. Lembrar-se dessas coisas e meditar nelas vai ajudá-lo a ter a certeza de que pode confiar sempre em Jeová.

A maneira como reagimos aos desafios que enfrentamos afeta Jeová diretamente (Veja os parágrafos 8 e 9.)


9. De que é que não nos podemos esquecer quando passamos por problemas? (Provérbios 27:11)

9 Ver Jeová como uma Pessoa real também nos ajuda a encarar as provações de maneira apropriada. Como assim? Quando passamos por problemas, não nos podemos esquecer da grande questão entre Jeová e Satanás. Satanás diz que nos vamos afastar de Jeová quando passarmos por dificuldades. Por isso, a maneira como reagimos aos desafios que enfrentamos afeta Jeová diretamente. (Jó 1:10, 11; leia Provérbios 27:11.) Quando continuamos leais a Jeová, apesar de problemas, mostramos o nosso amor por ele e provamos que Satanás é um mentiroso. Será que você está a enfrentar perseguição do governo, dificuldades económicas, reações negativas das pessoas na pregação ou algum outro desafio? Nesse caso, lembre-se de que as provações que está a enfrentar lhe dão a oportunidade de deixar Jeová feliz. Não se esqueça: Jeová nunca vai permitir que você passe por uma situação que vá além daquilo que pode suportar. (1 Cor. 10:13) Ele vai dar-lhe a força de que precisa para enfrentar qualquer dificuldade.

O DEUS VIVENTE VAI RECOMPENSÁ-LO

10. O que é que Deus promete àqueles que lhe são leais?

10 Jeová recompensa sempre aqueles que lhe são leais. (Heb. 11:6) Ele dá-nos paz e contentamento agora e vai dar-nos a vida eterna no futuro. Nós podemos confiar em Jeová porque temos a certeza de que ele tem o poder para nos recompensar, e tem o desejo de fazer isso. É essa certeza que nos motiva a continuarmos a fazer o nosso melhor para adorá-lo, tal como os servos fiéis de Jeová do passado. Foi isso que Timóteo fez. — Heb. 6:10-12.

11. Porque é que Timóteo deu o seu melhor pela congregação? (1 Timóteo 4:10)

11 Leia 1 Timóteo 4:10. Timóteo tinha fé no Deus vivente. Por isso, ele esforçou-se muito e deu o seu melhor. Como é que ele fez isso? Ele seguiu o incentivo que Paulo lhe deu e tornou-se um bom instrutor, tanto na congregação como no ministério. Timóteo também deu um bom exemplo a todos os irmãos, quer fossem jovens ou idosos. Além disso, quando era preciso, ele dava conselhos firmes, mas amorosos. Isso nem sempre era fácil. (1 Tim. 4:11-16; 2 Tim. 4:1-5) Mesmo que outros não se apercebessem ou não dessem valor ao esforço que Timóteo fazia, ele tinha a certeza de que Jeová via tudo e de que iria recompensá-lo. — Rom. 2:6, 7.

12. Porque é que os anciãos fazem o melhor que podem pela congregação? (Veja também a imagem.)

12 Hoje, os anciãos também podem ter a certeza de que Jeová vê e valoriza tudo o que eles fazem. Além de pastorear, ensinar e pregar, muitos anciãos apoiam projetos de construção e de ajuda humanitária. Outros servem num Grupo de Visitas a Doentes ou numa Comissão de Ligação Hospitalar. Os anciãos que se colocam à disposição para esse tipo de designações sabem que a congregação é de Jeová, e não de humanos. Por isso, eles fazem o melhor que podem, sabendo que Jeová vai recompensá-los. — Col. 3:23, 24.

O Deus vivente vai recompensá-lo por tudo o que faz pela congregação (Veja os parágrafos 12 e 13.)


13. Como é que Jeová se sente quando vê o esforço que fazemos para servi-lo?

13 Nem todos podemos servir como anciãos, mas todos nós temos alguma coisa para dar a Jeová. O nosso Deus fica muito feliz quando fazemos o nosso melhor para servi-lo. Mesmo que não consigamos dar muito, Jeová vê os donativos que fazemos para a obra mundial. Ele também fica muito feliz quando nos esforçamos para vencer a timidez e levantamos a mão para comentar na reunião. O coração dele também se enche de orgulho quando nos vê deixar passar uma ofensa e perdoar. Mesmo que sinta que não consegue fazer tanto quanto gostaria, pode ter a certeza de que Jeová dá muito valor a tudo o que você faz. Ele ama-o muito e vai recompensá-lo. — Luc. 21:1-4.

CONTINUE ACHEGADO AO DEUS VIVENTE

14. Como é que ter uma amizade forte com Jeová nos ajuda a continuarmos fiéis? (Veja também a imagem.)

14 Vai ser muito mais fácil continuarmos fiéis a Jeová se ele for real para nós. Foi isso que aconteceu a José. Quando surgiu uma tentação para cometer imoralidade, ele recusou-se a fazer isso porque sabia que ia deixar Jeová muito magoado. (Gén. 39:9) Se quisermos que Jeová seja real para nós, precisamos de tirar tempo para conversar com ele e estudar a sua Palavra. Dessa forma, a nossa amizade com ele vai crescer a cada dia. Assim como José, se tivermos uma amizade muito forte com Jeová, nunca vamos querer fazer nada que magoe o coração dele. — Tia. 4:8.

Continuar a achegar-se ao Deus vivente vai ajudá-lo a continuar fiel (Veja os parágrafos 14 e 15.)


15. Que lição podemos aprender com o que aconteceu aos israelitas no deserto? (Hebreus 3:12)

15 Aqueles que se esquecem de que Jeová é o Deus vivente correm o risco de se afastarem dele. Veja o que aconteceu aos israelitas quando estavam no deserto. Eles sabiam que Jeová existia, mas começaram a duvidar que Jeová realmente cuidaria deles. Eles chegaram ao ponto de perguntar: “Jeová está ou não está entre nós?” (Êxo. 17:2, 7) Isso fez com que eles se rebelassem contra Deus. Nós não queremos seguir o mau exemplo deles. — Leia Hebreus 3:12.

16. Como é que a nossa fé pode ser testada?

16 Por causa do mundo em que vivemos, não é nada fácil continuarmos achegados a Jeová. Muitos rejeitam a ideia de que Deus existe e, muitas vezes, até parece que aqueles que não se importam com o que Deus pensa têm uma vida boa. Quando isso acontece, a nossa fé pode ser testada. É verdade que não vamos chegar ao ponto de negar que Jeová existe, mas podemos começar a duvidar que ele realmente nos vai ajudar. O escritor do Salmo 73 passou por essa situação. As pessoas ao seu redor simplesmente ignoravam as leis de Deus e aparentemente tudo lhes corria bem. Por causa disso, ele começou a questionar se valia mesmo a pena continuar a servir a Jeová. — Sal. 73:11-13.

17. O que é que o vai ajudar a continuar achegado a Jeová?

17 O que é que ajudou o salmista a mudar de opinião? Ele meditou no que ia acontecer àqueles que se esquecem de Jeová. (Sal. 73:18, 19, 27) Ele também parou para pensar em todos os benefícios de servir a Deus. (Sal. 73:24) Assim como ele, podemos pensar em todas as bênçãos que Jeová já nos deu. Tente imaginar como seria a sua vida se não servisse a Jeová. Isso vai ajudá-lo a continuar leal a ele e, assim como o salmista, vai poder dizer: “Quanto a mim, é bom achegar-me a Deus.” — Sal. 73:28.

18. Porque é que não precisamos de ter medo do que vai acontecer no futuro?

18 Nós vamos conseguir enfrentar qualquer desafio que surja na nossa vida durante estes últimos dias porque somos “escravos de um Deus vivente e verdadeiro”. (1 Tes. 1:9) Jeová é uma Pessoa real e está pronto para nos ajudar. Ele sempre esteve ao lado dos seus servos no passado e vai fazer o mesmo por nós hoje. Muito em breve, nós vamos enfrentar a grande tribulação. Mas não estaremos sozinhos, porque Jeová vai estar ao nosso lado. (Isa. 41:10) Por isso, que todos nós “fiquemos cheios de coragem e digamos: ‘Jeová é quem me ajuda; não terei medo.’” — Heb. 13:5, 6.

CÂNTICO 3 Jeová, minha força e esperança