ESTUDO 21
Sente-se grato pelos presentes que Deus lhe dá?
“Quantas coisas fizeste, ó Jeová, meu Deus, muitos são os teus atos maravilhosos e os teus pensamentos a nosso favor.” — SAL. 40:5.
CÂNTICO 15 A criação revela a glória de Jeová
O QUE VAMOS VER *
1-2. De acordo com o Salmo 40:5, que presentes é que Jeová nos deu, e porque é que vamos falar sobre eles?
JEOVÁ é um Deus generoso. Pense em alguns presentes que ele nos deu: a Terra, o nosso lar tão bonito e especial; o cérebro, que é um projeto maravilhoso; e a Palavra dele, a Bíblia, um livro precioso. Por meio destes três presentes, Jeová deu-nos um lugar para morar, a capacidade de pensar e de nos comunicarmos, e respostas às perguntas mais importantes. — Leia Salmo 40:5.
2 Neste estudo, vamos falar um pouco sobre estes três presentes. Quanto mais meditarmos neles, mais nos sentiremos gratos e maior será a vontade de agradar ao nosso amoroso Criador, Jeová. (Apo. 4:11) Além disso, estaremos mais preparados para ajudar aqueles que acreditam no ensino falso da evolução.
O NOSSO PLANETA TÃO ESPECIAL
3. Porque é que a Terra é especial?
3 A sabedoria de Deus fica bem evidente no modo como ele construiu o nosso lar, a Terra. (Rom. 1:20; Heb. 3:4) É verdade que existem outros planetas a girar à volta do Sol, mas a Terra é especial. Só ela tem todas as condições ideais para que os humanos possam viver.
4. Porque é que a Terra é melhor do que qualquer barco feito pelo homem?
4 Em alguns aspetos, a Terra é como um barco a navegar no enorme oceano do espaço. Mas há diferenças importantes entre um barco feito pelo homem, cheio de pessoas, e a nossa Terra. Por exemplo, imagine que os passageiros de um barco tivessem de produzir o seu próprio oxigénio, alimento e água, mas não pudessem atirar para fora do barco os resíduos que produzissem. Quanto tempo ficariam vivos? Não muito tempo. Por outro lado, a Terra sustenta muitos milhões de criaturas vivas. Ela pode produzir todo o oxigénio, alimento e água de que precisamos, e em quantidade suficiente para todos. Os resíduos produzidos na Terra não são lançados no espaço; mesmo assim, ela mantém-se bela e habitável. Como é que isso é possível? Jeová fez a Terra com a capacidade de reciclar os seus recursos por meio de processos bem projetados. Vamos analisar dois deles: o ciclo do oxigénio e o ciclo da água.
5. Como funciona o ciclo do oxigénio, e o que é que ele confirma?
5 O oxigénio é um gás que algumas criaturas usam para se manterem vivas, incluindo nós, humanos. Cientistas calculam que, no período de um ano, os seres vivos inalam cem mil milhões de toneladas de oxigénio. Depois de inalar o oxigénio, esses mesmos seres vivos exalam um resíduo, um gás chamado dióxido de carbono. Apesar disso, nunca falta oxigénio aos seres vivos, e a nossa atmosfera não fica cheia de dióxido de carbono. Porque não? Porque Jeová criou organismos – desde algas bem pequenas até árvores enormes – que consomem dióxido de carbono e libertam oxigénio. Todo esse ciclo que o oxigénio faz confirma o que Atos 17:24, 25 diz: ‘Deus dá a todos vida e fôlego.’
6. Como funciona o ciclo da água, e o que é que ele prova? (Veja também o quadro “O ciclo da água é um presente de Jeová”.)
6 A água existe na Terra em estado líquido porque o nosso planeta está localizado a uma distância perfeita do Sol. Se estivesse um pouco mais perto, toda a água evaporaria. O nosso planeta seria apenas uma rocha quente e sem vida. Por outro lado, se a Terra estivesse um pouco mais longe do Sol, toda a água congelaria. O planeta seria uma bola de gelo gigante. Por Jeová ter colocado a Terra no lugar ideal, a água faz um ciclo que permite a existência de vida. Como é que esse ciclo funciona? O calor do Sol evapora a água dos oceanos e da superfície da Terra, formando nuvens. Cada ano, o Sol evapora quase 500 mil quilómetros cúbicos de água – uma quantidade de água muito maior do que a existente em todos os lagos da Terra. Toda essa água evaporada fica cerca de dez dias na atmosfera. A seguir, cai na forma de chuva ou neve. A água que cai acaba por voltar para os oceanos ou para outros corpos de água, e, então, o ciclo recomeça. Esse ciclo eficiente e sustentável prova que Jeová, além de poderoso, é sábio. — Jó 36:27, 28; Ecl. 1:7.
7. Quais são algumas formas de mostrarmos a nossa gratidão pelo presente citado no Salmo 115:16?
7 Como podemos sentir mais gratidão pelo nosso planeta incrível e por tudo o que ele nos fornece? (Leia Salmo 115:16.) Uma forma é por meditarmos nas coisas que Jeová criou. Isso vai motivar-nos a agradecer a Jeová todos os dias pelas coisas boas que ele nos dá. Também mostramos que somos gratos pela Terra por fazer o nosso máximo para mantermos a área onde moramos bem limpa.
O NOSSO INCRÍVEL CÉREBRO
8. Porque podemos dizer que o nosso cérebro é uma maravilha da engenharia?
8 O cérebro humano é uma maravilha da engenharia. Quando você estava na barriga da sua mãe, o seu cérebro foi-se desenvolvendo de acordo com um projeto predefinido, e milhares de novas células cerebrais foram construídas a cada minuto! Investigadores calculam que o cérebro de um adulto tem cerca de 100 mil milhões de células especiais chamadas neurónios. Todas essas células foram agrupadas de modo eficiente num órgão que só pesa um quilo e meio. Veja apenas algumas das capacidades incríveis do cérebro.
9. Na sua opinião, o que prova que a capacidade de falar é um presente de Deus?
9 A nossa capacidade de falar é um milagre. Pense um pouco no mecanismo da fala. Para cada palavra que você diz, o seu cérebro precisa de coordenar os movimentos de cerca de cem músculos na língua, na garganta, nos lábios, nos maxilares e no peito. Todos esses músculos precisam de se mover no tempo certo para que as palavras sejam compreendidas. Sobre a capacidade de falar uma língua, um estudo publicado em 2019 mostrou que bebés recém-nascidos conseguem entender e reagir a palavras individuais. Essa descoberta reforça aquilo em que muitos investigadores acreditam – que nascemos com a capacidade de reconhecer e aprender línguas. Com certeza, a capacidade de falar é um presente de Deus. — Êxo. 4:11.
10. Como podemos mostrar a nossa gratidão pela capacidade de falar, que Deus nos deu?
10 Há vários modos de mostrarmos a nossa gratidão pela capacidade de falar. Um deles é por explicar a nossa crença em Deus àqueles que acreditam na evolução. (Sal. 9:1; 1 Ped. 3:15) Aqueles que defendem a evolução querem fazer-nos acreditar que a Terra e toda a vida que existe nela surgiram por acaso. Se eles estiverem dispostos a escutar, podemos usar a Bíblia e alguns pontos deste estudo para defender o nosso Pai celestial e dizer porque estamos convencidos de que ele é o Criador dos céus e da Terra. — Sal. 102:25; Isa. 40:25, 26.
11. Qual é outra capacidade incrível do nosso cérebro?
11 A nossa capacidade de memorizar é incrível. No passado, um escritor disse que o cérebro humano era capaz de recordar informações que caberiam em cerca de 20 milhões de livros. No entanto, hoje, acredita-se que a nossa memória consiga guardar muito mais informações. A memória torna possível que os humanos tenham uma habilidade especial. Qual?
12. Como é que a nossa capacidade de aprender lições de moral nos torna diferentes dos animais?
12 De todas as criaturas da Terra, apenas os humanos têm a capacidade de aprender lições de moral. Nós conseguimos lembrarmo-nos de coisas do passado e analisá-las. Essa análise motiva-nos a mudar o nosso modo de pensar e de viver, e a tornarmo-nos pessoas melhores. (1 Cor. 6:9-11; Col. 3:9, 10) Na realidade, nós podemos treinar a nossa consciência para saber a diferença entre o certo e o errado. (Heb. 5:14) Podemos aprender a mostrar amor, compaixão e misericórdia. Além disso, podemos ter um senso de justiça assim como o de Jeová.
13. De acordo com o Salmo 77:11, 12, como devemos usar a memória?
13 Nós podemos provar a Jeová que somos gratos por termos sido criados com o dom da memória. Um modo é por nos tentarmos lembrar de todas as vezes em que ele nos ajudou e consolou. Assim, teremos ainda mais confiança de que ele nos vai ajudar no futuro. (Leia Salmo 77:11, 12; 78:4, 7.) Outro modo é por nos lembrarmos das coisas boas que os outros fazem por nós e agradecer-lhes por isso. Investigadores descobriram que pessoas gratas são mais felizes. No entanto, também existem coisas que Jeová escolhe esquecer, apesar de ter uma memória perfeita. Por exemplo, quando nos arrependemos de algo que fizemos, Jeová escolhe perdoar-nos e esquecer o nosso erro. (Sal. 25:7; 130:3, 4) É bom imitarmos o exemplo dele. Quando uma pessoa nos magoa e se arrepende, Jeová quer que esqueçamos o que ela fez contra nós. — Mat. 6:14; Luc. 17:3, 4.
14. Como podemos mostrar a nossa gratidão pelo presente maravilhoso que o cérebro é?
14 Sem dúvida, o cérebro é um presente maravilhoso. Podemos mostrar a nossa gratidão por usá-lo para honrar Aquele que nos deu esse presente. Alguns escolhem usar o cérebro para objetivos egoístas – para decidir sozinhos os seus padrões de certo ou errado. Mas visto que fomos criados por Jeová, o mais lógico é que os padrões dele sejam muito melhores do que os nossos. (Rom. 12:1, 2) Quando seguimos os padrões de Jeová, vivemos em paz. (Isa. 48:17, 18) Também encontramos um objetivo claro na vida: honrar o nosso Criador e Pai e deixá-lo orgulhoso de nós. — Pro. 27:11.
A BÍBLIA, UM PRESENTE PRECIOSO
15. Porque podemos dizer que a Bíblia é um presente que mostra o amor de Deus pela humanidade?
15 A Bíblia é um presente que prova o amor de Deus por nós. O nosso Pai celestial importa-se tanto com os seus filhos aqui na Terra que inspirou homens para escrevê-la. Por meio da Bíblia, Jeová responde às perguntas mais importantes que temos, como: “De onde viemos? Qual é o objetivo da vida? O que vai acontecer no futuro?” Jeová quer que todos os seus filhos saibam as respostas a estas perguntas. Por isso, durante centenas de anos, ele motivou homens a traduzir a Bíblia para muitas línguas. Atualmente, a Bíblia está disponível inteira ou em parte em mais de 3 mil línguas! A Bíblia é o livro mais traduzido e distribuído da história. Não importa onde as pessoas vivam ou que língua falem, a maioria delas tem a oportunidade de aprender a mensagem da Bíblia na sua própria língua. — Veja o quadro “ Tradução da Bíblia para línguas africanas”.
16. Com base no que diz Mateus 28:19, 20, como podemos provar a nossa gratidão pela Bíblia?
16 Nós podemos provar a nossa gratidão pela Bíblia por lê-la todos os dias, meditar no que ela ensina e fazer o nosso melhor para pôr em prática o que aprendemos. Além disso, mostramos a nossa gratidão a Deus por fazer tudo o que pudermos para levar a mensagem da Bíblia ao maior número possível de pessoas. — Sal. 1:1-3; Mat. 24:14; leia Mateus 28:19, 20.
17. Sobre que presentes é que este estudo falou, e qual vai ser o assunto do próximo estudo?
17 Até agora, falámos sobre alguns presentes que Jeová nos deu: o nosso lar, a Terra; o nosso cérebro, que é um incrível projeto; e a Palavra inspirada de Deus, a Bíblia. Mas existem outros presentes de Jeová que são invisíveis. Esses tesouros não vistos vão ser o assunto do próximo estudo.
CÂNTICO 2 A ti damos graças, Jeová
^ par. 5 Este estudo vai aumentar a nossa gratidão por Jeová e por três presentes que ele nos dá. Também nos vai ajudar a raciocinar com aqueles que duvidam que Deus existe.
^ par. 64 IMAGEM: Uma irmã está a aprender uma nova língua para ensinar a Palavra de Deus a imigrantes.
A SENTINELA — EDIÇÃO DE ESTUDO