ESTUDO 21

Jeová vai dar-lhe força

Jeová vai dar-lhe força

“Quando estou fraco, então é que sou poderoso.” — 2 COR. 12:10.

CÂNTICO 137 Dá-nos Coragem

O QUE VAMOS VER *

1-2. Que desafios é que muitos irmãos enfrentam?

O APÓSTOLO Paulo incentivou Timóteo: “Realiza plenamente o teu ministério.” (2 Tim. 4:5) Todos nós levamos a sério o que Paulo disse, mas existem desafios. Para muitos dos nossos irmãos, participar na pregação é algo que exige coragem. (2 Tim. 4:2) Pense naqueles que moram em países onde a nossa obra está restrita ou até proibida. Eles pregam apesar de saberem que isso lhes pode custar a liberdade!

2 Os nossos irmãos lidam com muitos problemas que podem ser uma fonte de desânimo. Por exemplo, muitos precisam de trabalhar o dia inteiro para conseguirem sustentar a família. Eles até gostariam de fazer mais na pregação, mas quando chega o fim de semana, quase não têm energia. Outros sofrem por causa de uma doença crónica ou da idade avançada. Às vezes, já nem conseguem sair de casa, por isso, não fazem no ministério o que gostariam. Há também aqueles que são atormentados constantemente por sentimentos negativos. Eles acham que não têm valor para Jeová. Mary, * uma irmã que mora no Médio Oriente, diz: “Lutar contra os meus sentimentos negativos é algo que exige tanto esforço que fico emocionalmente esgotada. Depois, sinto-me culpada, porque isso me tira o tempo e energia que eu poderia usar na pregação.”

3. O que vamos ver neste estudo?

3 Não importa o nosso desafio, Jeová promete dar-nos força. Ele não só nos ajuda a lidar com os nossos problemas, mas também a fazer o melhor que podemos no nosso serviço a ele. Neste estudo, vamos ver como Jeová faz isso. Mas antes, vamos ver como ele ajudou Paulo e Timóteo a enfrentarem os seus desafios e a realizarem plenamente o seu ministério.

FORÇA PARA REALIZAR A PREGAÇÃO

4. Que desafios é que Paulo enfrentou?

4 Paulo enfrentou muitos desafios. Ele precisou de força especialmente quando foi agredido, apedrejado e mandado para a prisão. (2 Cor. 11:23-25) Paulo também admitiu sinceramente que lutava contra sentimentos negativos. (Rom. 7:18, 19, 24) Além disso, ele suportava algum tipo de “espinho na carne”. Em certa ocasião, ele até implorou a Deus que removesse esse espinho. — 2 Cor. 12:7, 8.

O que ajudou Paulo a realizar o seu ministério? (Veja os parágrafos 5-6.) *

5. Apesar dos desafios, o que é que Paulo conseguiu realizar?

5 Apesar de todos os desafios que enfrentou, Paulo recebeu força de Jeová para realizar plenamente o seu ministério. Veja o que Paulo conseguiu fazer. Durante certo período, Paulo não podia sair de casa; ele estava em prisão domiciliária em Roma. Mesmo assim, ele conseguiu falar das boas novas com líderes judeus e talvez até com autoridades do governo. (Atos 28:17; Fil. 4:21, 22) Ele também pregou a muitos da Guarda Pretoriana e àqueles que iam visitá-lo. (Atos 28:30, 31; Fil. 1:13) Foi nessa mesma época que Paulo escreveu algumas das suas cartas, e, até hoje, essas cartas são úteis para os cristãos verdadeiros. Além disso, Paulo foi um ótimo exemplo para a congregação em Roma. A Bíblia diz que os irmãos de lá ganharam “ainda mais coragem para falar destemidamente a palavra de Deus”. (Fil. 1:14) É verdade que, às vezes, Paulo ficava limitado no que podia fazer, mas ele esforçava-se para fazer o seu melhor. Qual foi o resultado disso? O próprio Paulo disse: “Na verdade, a minha situação tem resultado no progresso das boas novas.” — Fil. 1:12.

6. De acordo com 2 Coríntios 12:9, 10, porque é que Paulo conseguiu realizar o seu ministério?

6 Paulo sabia que, se não fosse pela força de Jeová, jamais teria feito tudo o que fez. Ele reconhecia que o poder de Deus estava “a ser aperfeiçoado na fraqueza”. (Leia 2 Coríntios 12:9, 10.) Jeová usou o seu espírito santo para dar força a Paulo. Assim, esse apóstolo fiel conseguiu realizar plenamente o seu ministério, mesmo enfrentando perseguição, prisão e outras dificuldades.

O que ajudou Timóteo a realizar o seu ministério? (Veja o parágrafo 7.) *

7. Que desafios é que Timóteo teve de vencer para realizar o seu ministério?

7 Timóteo também precisou de confiar no poder de Deus para realizar o seu ministério. Timóteo acompanhou Paulo em longas viagens de pregação. Além disso, Paulo pediu-lhe que fizesse outras viagens para visitar e encorajar congregações. (1 Cor. 4:17) Talvez Timóteo achasse que não era a melhor pessoa para fazer isso. Esse poderá ter sido o motivo de Paulo lhe ter dado o seguinte conselho: “Nunca deixes que ninguém te menospreze por seres jovem.” (1 Tim. 4:12) Além disso, durante essa época, Timóteo teve de enfrentar o seu próprio espinho na carne: ele ‘adoecia frequentemente’. (1 Tim. 5:23) Mas Timóteo sabia que podia confiar no poderoso espírito santo de Jeová. Com a ajuda desse espírito, ele teria a força necessária para pregar as boas novas e servir os seus irmãos. — 2 Tim. 1:7.

FORÇA PARA CONTINUAR FIEL APESAR DE DESAFIOS

8. Como é que Jeová nos dá força hoje?

8 Hoje, Jeová dá aos seus servos “poder além do normal”. Graças a esse poder, conseguimos servi-lo fielmente. (2 Cor. 4:7) Vamos ver quatro maneiras de Jeová nos dar força: a oração, a Bíblia, os irmãos cristãos e o trabalho de pregação.

Jeová dá-nos força por meio da oração (Veja o parágrafo 9.)

9. Como é que a oração nos pode ajudar?

9 Fortalecidos por meio da oração. Em Efésios 6:18, Paulo incentiva-nos a orar a Deus “em todas as ocasiões”. Deus vai responder-nos, dando-nos a força de que precisamos. Um irmão chamado Jonnie, que mora na Bolívia, sentiu o apoio de Jeová quando passou por uma série de dificuldades. Tanto a esposa como os pais dele ficaram gravemente doentes na mesma época. Para Jonnie, foi difícil cuidar das necessidades dos três. A mãe dele acabou por morrer, e levou muito tempo até que a esposa e o pai dele se recuperassem. Ao lembrar-se dessa época, Jonnie diz: “Nos momentos em que eu me sentia extremamente ansioso, o que sempre me ajudava era ser específico nas orações.” Jeová deu a Jonnie a força de que ele precisava para perseverar. Ronald, um ancião na Bolívia, soube que a sua mãe tinha um cancro. Infelizmente, ela morreu um mês depois. O que o ajudou a lidar com isso? Ele diz: “Quando oro a Jeová, consigo abrir o meu coração e contar-lhe como me estou a sentir. Eu sei que Jeová me entende melhor do que ninguém. Na verdade, ele conhece-me melhor do que eu mesmo.” Pode ser que, em alguns momentos, nos sintamos sobrecarregados com os nossos problemas e nem saibamos o que dizer em oração. Mas Jeová convida-nos a orar, mesmo que achemos difícil colocar por palavras os nossos pensamentos e sentimentos. — Rom. 8:26, 27.

Jeová dá-nos força por meio da Bíblia (Veja o parágrafo 10.)

10. De acordo com Hebreus 4:12, porque é muito importante ler a Bíblia e meditar nela?

10 Fortalecidos por meio da Bíblia. Paulo recebia força e consolo por meio das Escrituras. O mesmo pode acontecer no nosso caso. (Rom. 15:4) É importante sempre lermos a Palavra de Deus e meditarmos nela. Quando fazemos isso, Jeová usa o seu espírito santo para mostrar como a Bíblia nos pode ajudar a lidar com a nossa situação. (Leia Hebreus 4:12.) Ronald, mencionado antes, diz: “Foi bom para mim desenvolver o hábito de ler a Bíblia todas as noites. Eu medito muito nas qualidades de Jeová e no modo amoroso como ele lida com os seus servos. Isso ajuda-me a recuperar as minhas forças.”

11. Como é que a Bíblia fortaleceu uma irmã que estava muito triste?

11 Meditar na Palavra de Deus ajuda-nos a encarar os nossos problemas da forma certa. Veja o que aconteceu a uma irmã. Ela estava muito triste com a morte do seu marido. Então, um ancião deu-lhe uma sugestão: ler o livro de Jó. A irmã decidiu colocar a dica em prática. Ao começar a leitura, a sua primeira reação foi criticar a forma de Jó pensar. Ela dizia: “Jó! Não sejas assim tão negativo!” Foi então que a irmã percebeu uma coisa: ela estava a comportar-se como Jó. A leitura daquele livro da Bíblia ajudou a nossa irmã a corrigir o seu ponto de vista e a ter forças para lidar com a perda do seu marido.

Jeová dá-nos força por meio dos irmãos cristãos (Veja o parágrafo 12.)

12. Como é que Jeová usa os nossos irmãos na fé para nos dar força?

12 Fortalecidos por meio dos nossos irmãos cristãos. Outra forma de Jeová nos dar força é por meio dos nossos companheiros de adoração. Paulo escreveu aos seus irmãos na fé: ‘Desejo muito ver-vos para nos encorajarmos mutuamente.’ (Rom. 1:11, 12) Para Mary, mencionada antes, estar com os irmãos é algo muito valioso. Ela diz: “Jeová já usou irmãos e irmãs que nem sequer sabiam dos meus problemas. Eles disseram algo que me encorajou ou mandaram-me um cartão, e isso era exatamente o que eu precisava naquele momento. Algo que também me ajuda é desabafar com irmãs que passaram por problemas parecidos com os meus, porque eu posso aprender com a experiência delas. E os anciãos fazem sempre questão de me dizer que sou muito valiosa para a congregação.”

13. Como podemos fortalecer-nos uns aos outros nas reuniões?

13 Uma das melhores ocasiões para nos encorajarmos uns aos outros são as reuniões. Quando assistir a uma reunião, o que acha de tomar a iniciativa de fortalecer outros? Diga a um irmão: “Eu gosto muito de ti” ou “Obrigado por tudo o que fazes”. Por exemplo, antes de uma reunião, um ancião chamado Peter disse a uma irmã com um marido descrente: “A irmã não imagina como fico encorajado por a ver aqui. Traz sempre os seus seis filhos às reuniões, e eles estão sempre bem-arranjados e preparados para comentar.” Os olhos da irmã encheram-se de lágrimas. Com gratidão, ela respondeu: “Nem imagina como eu precisava de ouvir isso hoje.”

Jeová dá-nos força por meio da pregação (Veja o parágrafo 14.)

14. Que efeito é que a pregação pode ter sobre nós?

14 Fortalecidos por meio da pregação. Quando falamos da Bíblia com outros, sentimo-nos reanimados, quer eles aceitem a nossa mensagem, quer não. (Pro. 11:25) Uma irmã chamada Stacy pôde sentir como a pregação lhe dá força. Um membro da família dela foi desassociado e isso deixou-a muito triste. Ela perguntava-se: ‘Será que eu podia ter feito algo mais para ajudar?’ Ela não conseguia pensar em mais nada. O que ajudou Stacy a lidar com essa situação difícil? A pregação! Quanto mais ela se envolvia na pregação, mais se concentrava nas pessoas do seu território que precisavam de ajuda. Ela diz: “Durante aquele período, Jeová acabou por me dar uma estudante da Bíblia que progrediu rapidamente. Isso animou-me muito. A coisa que me dá mais estabilidade na vida é participar na pregação.”

15. O que aprendeu das palavras de Mary?

15 Alguns irmãos acham que, por causa da sua situação, não podem fazer muito na pregação. Será que se sente assim? Então, lembre-se de que Jeová fica feliz quando você faz o seu melhor. Veja novamente o caso de Mary. Quando se mudou para uma congregação de língua estrangeira, ela sentia-se limitada. Mary conta: “Durante algum tempo, tudo o que eu conseguia fazer era dar um pequeno comentário, ler um texto da Bíblia ou entregar um folheto na pregação.” Mary comparava-se com aqueles que eram fluentes e sentia-se frustrada. No entanto, ela mudou a sua maneira de pensar. Ela começou a perceber que Jeová poderia usá-la apesar das suas dificuldades com a língua. Mary diz: “As verdades da Bíblia são simples e podem mudar a vida das pessoas.”

16. Se não puder sair de casa, o que vai ajudá-lo a ganhar força?

16 Talvez gostasse de participar na pregação, mas não pode sair de casa. Tenha a certeza de que Jeová vê e entende a sua situação. Ele pode criar uma oportunidade para você dar testemunho a cuidadores, enfermeiros ou médicos. Além disso, não compare o que faz hoje com o que fazia no passado. Isso pode deixá-lo desanimado. Tente perceber o que Jeová está a fazer agora para o ajudar. Se fizer isso, terá forças para suportar qualquer problema sem perder a alegria.

17. De acordo com Eclesiastes 11:6, porque não devemos desistir de participar na pregação?

17 Nós esforçamo-nos para plantar as sementes da verdade, mas não sabemos que sementes vão criar raízes e crescer. (Leia Eclesiastes 11:6.) Pense no exemplo de Barbara. Ela tem mais de 80 anos e dá sempre testemunho por telefone e por carta. Numa dessas cartas, ela colocou um exemplar da revista A Sentinela de 1 de março de 2014, que tinha o artigo “O que Deus tem feito por você”. Barbara nem imaginava que a sua carta tinha sido enviada para um casal que tinha deixado de ser Testemunha de Jeová. Eles leram a revista várias vezes. O marido sentiu como se Jeová estivesse a falar diretamente com ele. O casal começou a assistir às reuniões outra vez e, finalmente, depois de mais de 27 anos, voltaram a ser Testemunhas de Jeová. Imagine como Barbara deve ter ficado animada e fortalecida por ver o resultado daquela única carta!

Jeová dá-nos força por meio (1) da oração, (2) da Bíblia, (3)  dos irmãos cristãos e (4) da pregação (Veja os parágrafos 9, 10, 12 e 14.)

18. O que devemos fazer para receber o poder de Deus?

18 Jeová dá-nos muitas oportunidades de receber o seu enorme poder. Como vimos, ele dá-nos a oração, a Bíblia, os irmãos cristãos e a pregação. Aproveite bem cada uma dessas ajudas. Assim, mostramos a nossa confiança em que Jeová não apenas pode, mas quer, ajudar-nos. Confiemos sempre no nosso Pai celestial que tem prazer em “mostrar a sua força a favor daqueles cujo coração é pleno para com ele”. — 2 Cró. 16:9.

CÂNTICO 17 Avancem, Testemunhas!

^ par. 5 Nós vivemos em tempos difíceis, mas Jeová dá-nos a força de que precisamos para suportá-los. Neste estudo, vamos ver como Jeová ajudou o apóstolo Paulo e Timóteo a continuarem fiéis, apesar dos problemas. Também vamos analisar quatro ajudas que Jeová nos dá para perseverarmos hoje.

^ par. 2 O nome foi mudado.

^ par. 53 IMAGEM: Enquanto está preso numa casa em Roma, Paulo escreve cartas para várias congregações e prega as boas novas aos que o visitam.

^ par. 55 IMAGEM: Timóteo visita congregações para encorajar os irmãos.