ESTUDO 21
Como é que Jeová responde às nossas orações?
“Sabemos que teremos as coisas pedidas, visto que as pedimos a ele.” — 1 JOÃO 5:15.
CÂNTICO 6 A oração do servo de Deus
O QUE VAMOS VER a
1-2. Que dúvidas têm alguns?
JÁ ALGUMA vez se perguntou se Jeová está a responder às suas orações? Se já sentiu isso, você não é o único. Muitos irmãos também já fizeram essa pergunta, principalmente quando passaram por dificuldades. Quando sofremos, pode ser mais difícil perceber como Jeová está a responder às nossas orações.
2 Neste estudo vamos ver porque podemos confiar que Jeová responde às orações dos seus servos. (1 João 5:15) Também vamos considerar as seguintes perguntas: “Porque é que às vezes podemos ter a impressão de que Jeová não responde às nossas orações? E de que maneiras é que Jeová responde às orações dos seus servos hoje?”
JEOVÁ NEM SEMPRE RESPONDE ÀS NOSSAS ORAÇÕES COMO ESPERAMOS
3. Porque é que Jeová quer que oremos?
3 A Bíblia garante-nos que Jeová nos ama muito e nos considera preciosos. (Ageu 2:7; 1 João 4:10) É por isso que ele nos convida a orar pela sua ajuda. (1 Ped. 5:6, 7) Jeová quer muito ajudar-nos a lidar com as dificuldades da vida e a continuar achegados a ele.
4. Como sabemos que Jeová responde às orações dos seus servos? (Veja também a imagem.)
4 A Bíblia está cheia de relatos que mostram que Jeová respondeu às orações dos seus servos. Lembra-se de algum exemplo? Talvez pense no rei David. Ele enfrentou vários inimigos e, muitas vezes, orou a pedir a ajuda de Jeová. Certa vez, ele implorou: “Ó Jeová, escuta a minha oração, ouve a minha súplica por ajuda. Responde-me segundo a tua fidelidade e a tua justiça.” (Sal. 143:1) Jeová respondeu às orações de David e livrou-o de situações perigosas. (1 Sam. 19:10, 18-20; 2 Sam. 5:17-25) É por isso que David podia dizer: “Jeová está perto de todos os que o invocam.” Nós também podemos ter a mesma confiança. — Sal. 145:18.
5. Será que Jeová respondia às orações dos seus servos do passado da forma que eles esperavam? Dê um exemplo. (Veja também a imagem.)
5 Jeová talvez não responda às nossas orações da forma que esperamos. Foi o que aconteceu no caso do apóstolo Paulo. Ele pediu que Jeová o livrasse de “um espinho na carne”. Paulo orou especificamente sobre essa dificuldade três vezes. Será que Jeová respondeu a essas orações? Sim, mas não como Paulo esperava. Em vez de acabar com o problema de Paulo, Jeová deu-lhe o poder necessário para continuar a cumprir o seu serviço fiel. — 2 Cor. 12:7-10.
6. Porque é que às vezes pode parecer que Jeová não está a responder às nossas orações?
6 Pode ser que Jeová responda às nossas orações de uma maneira que não esperamos. Mas podemos ter a certeza de que Jeová sabe exatamente o que é melhor para nós. Ele pode “fazer infinitamente mais além de tudo o que peçamos ou imaginemos”. (Efé. 3:20) Por isso, a resposta de Jeová às nossas orações pode chegar num momento ou de uma maneira que não esperamos.
7. Porque é que às vezes precisamos de mudar o que pedimos nas nossas orações? Dê um exemplo.
7 Às vezes, precisamos de mudar o que pedimos nas nossas orações quando percebemos qual é a vontade de Jeová. Veja o que aconteceu ao irmão Martin Poetzinger. Pouco tempo depois de se casar, o irmão Martin foi preso num campo de concentração nazi. No início, ele pedia a Jeová que o tirasse de lá para que pudesse cuidar da sua esposa e continuar a pregar. Mas depois de duas semanas, ele percebeu que Jeová não ia fazer isso. Por isso, começou a orar: “Jeová, por favor, mostra-me o que queres que eu faça.” Então, ele começou a pensar nos outros irmãos que também estavam presos no campo de concentração. Muitos deles estavam muito preocupados com as suas esposas e filhos. A seguir, o irmão Martin orou: “Jeová, obrigado pela minha nova designação. Ajuda-me a fortalecer e a encorajar os meus irmãos.” E o irmão Martin passou nove anos a fazer exatamente isso!
8. De que é que precisamos de nos lembrar ao orarmos?
8 Precisamos de nos lembrar de que Jeová vai cumprir o seu propósito exatamente na hora que ele marcou. Esse propósito inclui eliminar para sempre todos os problemas que causam tanto sofrimento, como desastres naturais, doenças e morte. Jeová vai fazer isso por meio do seu Reino. (Dan. 2:44; Apo. 21:3, 4) Mas enquanto esse dia não chega, ele permite que Satanás governe o mundo. b (João 12:31; Apo. 12:9) Se Jeová resolvesse os problemas da humanidade agora, poderia parecer que o governo de Satanás funciona bem. Isso significa que nós precisamos de esperar até Jeová cumprir algumas das suas promessas. Mas isso não quer dizer que ele nos deixe sem ajuda. Vamos ver algumas maneiras como Jeová nos ajuda hoje.
COMO JEOVÁ RESPONDE ÀS NOSSAS ORAÇÕES HOJE
9. Como é que Jeová pode ajudar-nos quando precisamos de tomar uma decisão? Dê um exemplo.
9 Jeová dá-nos sabedoria. Jeová promete que vai dar-nos sabedoria para tomarmos boas decisões. Precisamos ainda mais da sabedoria dele quando tomamos decisões importantes, como por exemplo se vamos ficar solteiros ou casar. (Tia. 1:5) Veja o exemplo de uma irmã solteira chamada Maria. c Ela estava feliz a servir como pioneira regular e, entretanto, conheceu um irmão. Ela diz: “Nós tornámo-nos amigos e, com o tempo, começámos a gostar um do outro. Eu sabia que tinha de tomar uma decisão. Por isso, orei muito a Jeová. Eu queria que Jeová me guiasse, mas também sabia que ele não ia tomar a decisão por mim.” Maria sente que Jeová respondeu às suas orações e lhe deu sabedoria. Como? Ela pesquisou nas nossas publicações e conseguiu encontrar artigos específicos que a ajudaram a esclarecer as suas dúvidas. Ela também ouviu os bons conselhos da sua mãe. Isso ajudou Maria a entender melhor o que estava a sentir. No final, ela conseguiu agir com sabedoria.
10. De acordo com Filipenses 4:13, o que é que Jeová faz para ajudar os seus servos? Dê um exemplo. (Veja também a imagem.)
10 Jeová dá-nos força para perseverar. Assim como fez com o apóstolo Paulo, Jeová vai dar-nos a força de que precisamos para suportarmos os nossos problemas. (Leia Filipenses 4:13.) Veja como Jeová ajudou um irmão chamado Benjamin a lidar com circunstâncias difíceis. Benjamin passou grande parte da juventude com a família a viver em campos de refugiados em África. Benjamin diz: “Eu orava sempre a Jeová a pedir força para fazer o que é certo aos olhos dele. Jeová respondeu às minhas orações por me dar paz, coragem para pregar e publicações para continuar espiritualmente forte. Ler as experiências de outros irmãos e saber que Jeová os ajudou a perseverar deixou-me mais determinado a continuar leal.”
11-12. Como é que Jeová pode usar os irmãos para responder às nossas orações? (Veja também a imagem.)
11 Jeová usa os irmãos para nos ajudar. Na noite antes de morrer, Jesus orou intensamente. Ele ficou muito preocupado por poder ser condenado como alguém que não respeitava o nome de Deus. Por isso, ele implorou a Jeová que não deixasse isso acontecer. Mas em vez de fazer o que Jesus pediu, Jeová enviou um anjo para fortalecê-lo. (Luc. 22:42, 43) No nosso caso, Jeová pode fazer com que um irmão nos ligue ou nos visite para nos animar. Todos nós podemos procurar oportunidades para dizer uma “boa palavra”, ou seja, algo que encoraje os nossos irmãos. — Pro. 12:25.
12 Veja o que aconteceu a uma irmã chamada Miriam. Algumas semanas depois de o seu marido falecer, ela estava sozinha em casa, sem esperança e deprimida. Miriam não conseguia parar de chorar e precisava de conversar com alguém. Ela diz: “Eu não conseguia telefonar a ninguém, então, orei a Jeová. Enquanto chorava e orava, o telefone tocou. Era um ancião, um grande amigo meu.” Esse ancião e a esposa dele consolaram Miriam. Ela tem a certeza de que foi Jeová que fez com que aquele ancião lhe ligasse.
13. Que exemplo mostra que Jeová pode usar aqueles que não o servem para responder às nossas orações?
13 Jeová pode usar pessoas que não o adoram para nos ajudar. (Pro. 21:1) Às vezes, Jeová pode responder às nossas orações por fazer com que pessoas que não o servem nos ajudem. Por exemplo, Jeová motivou o rei Artaxerxes a permitir que Neemias voltasse a Jerusalém para ajudar na reconstrução da cidade. (Nee. 2:3-6) Hoje, Jeová também pode usar pessoas que não o servem para fazer algo pelos seus servos.
14. O que é que você achou da experiência de Soo Hing? (Veja também a imagem.)
14 Uma irmã chamada Soo Hing sentiu que Jeová usou um médico para ajudá-la. O filho dela tem vários problemas mentais. Depois de o filho sofrer um acidente muito grave, Soo Hing e o marido decidiram deixar os seus empregos para cuidar do filho. Por isso, começaram a ter problemas financeiros. Soo Hing disse que estava a chegar ao limite e que não sabia se ia aguentar. Então, abriu o coração a Jeová a pedir-lhe ajuda. O médico que cuidava do filho dela decidiu ajudar a família. Por isso, Soo Hing e o marido conseguiram receber ajuda do governo e uma casa onde morar. No final, ela disse: “Nós vimos a mão de Jeová a ajudar-nos. Ele realmente é o ‘Ouvinte de oração’.” — Sal. 65:2.
A FÉ AJUDA-NOS A PERCEBER E A ACEITAR A RESPOSTA DE JEOVÁ
15. O que ajudou uma irmã a perceber que Jeová estava a responder às suas orações?
15 Jeová nem sempre responde às nossas orações de maneiras espetaculares. Mas as respostas que ele dá são exatamente o que precisamos para nos mantermos leais. Por isso, esteja atento para ver como Jeová responde às suas orações. Uma irmã chamada Yoko achava que Jeová não estava a responder aos seus pedidos. Então, começou a fazer uma lista de tudo o que tinha pedido a Jeová. Depois de algum tempo, ela olhou para a lista e percebeu que Jeová tinha respondido à maioria das suas orações, até a algumas de que ela já nem se lembrava. De vez em quando, é bom parar e pensar em como Jeová está a responder às nossas orações. — Sal. 66:19, 20.
16. De que outra maneira mostramos que temos fé? (Hebreus 11:6)
16 É verdade que mostramos que temos fé quando oramos a Jeová. No entanto, também precisamos de fé para aceitar as respostas dele, independentemente de quais sejam. (Leia Hebreus 11:6.) Veja o exemplo de Mike e da sua esposa, Chrissy. Eles tinham o alvo de servir em Betel. “Ao longo dos anos, preenchemos várias vezes a petição para servir em Betel e orámos muito sobre isso, mas nunca fomos chamados.” Mike e Chrissy tiveram sempre a certeza de que Jeová sabia exatamente onde eles podiam ser mais bem usados. Eles continuaram a fazer o seu melhor, servindo como pioneiros regulares onde havia mais necessidade e apoiando projetos de construção. Hoje, estão no serviço de circuito. Mike conta: “Jeová nem sempre respondeu às nossas orações como esperávamos, mas ele respondeu sempre, e de maneiras muito melhores do que imaginávamos.”
17-18. De acordo com o Salmo 86:6, 7, que certeza podemos ter?
17 Leia o Salmo 86:6, 7. O salmista David tinha a certeza de que Jeová ouvia e respondia às suas orações. E você pode ter a mesma confiança. Os exemplos que vimos neste estudo garantem-nos que Jeová pode dar-nos a sabedoria e a força de que precisamos para perseverar. Ele pode usar os nossos irmãos e até aqueles que não o adoram para nos ajudar de alguma maneira.
18 É verdade que Jeová nem sempre vai responder às nossas orações da forma que esperamos, mas uma coisa é certa: ele vai responder às nossas orações. Jeová vai dar-nos exatamente o que precisamos e no momento certo. Por isso, continue a orar com fé, com a confiança de que Jeová vai cuidar de si agora e de que, no novo mundo, ele vai ‘satisfazer o desejo de todos os seres vivos’. — Sal. 145:16.
CÂNTICO 2 A ti damos graças, Jeová
a Jeová garante-nos que vai responder às nossas orações se estiverem de acordo com a sua vontade. Quando passamos por problemas, podemos ter a certeza de que Jeová vai dar-nos a ajuda de que precisamos para nos mantermos leais. Neste estudo, vamos ver como Jeová responde às nossas orações.
b Para saber mais sobre porque Jeová permite que Satanás governe o mundo, veja o estudo “Não se esqueça do que é mais importante”, na Sentinela de junho de 2017.
c Alguns nomes foram mudados.
d IMAGEM: Uma mãe e a sua filha chegam a outro país como refugiadas. Os irmãos e irmãs recebem-nas amorosamente e dão-lhes ajuda prática.
A SENTINELA — EDIÇÃO DE ESTUDO