ESTUDO 20

Como melhorar a qualidade das suas orações?

Como melhorar a qualidade das suas orações?

“Derramem o coração diante dele.” — SAL. 62:8.

CÂNTICO 22 “Jeová é o meu Pastor”

O QUE VAMOS VER a

Podemos conversar com Jeová em qualquer momento e pedir a sua orientação sobre qualquer assunto (Veja o parágrafo 1.)

1. O que é que Jeová quer que os seus servos façam? (Veja também a imagem.)

 QUANDO precisa de consolo e orientação, costuma procurar a ajuda de quem? A resposta é fácil: você pode orar a Jeová. E é exatamente isso que ele quer que façamos. Ele quer que ‘oremos constantemente’, ou seja, com frequência. (1 Tes. 5:17) Nós temos liberdade total para orar a Jeová e pedir a sua orientação em qualquer aspeto da nossa vida. (Pro. 3:5, 6) Jeová é realmente um Deus muito generoso. Uma prova disso é que ele diz que podemos orar as vezes que quisermos.

2. O que vamos ver neste estudo?

2 A oração é um presente muito especial. Mas com a correria do dia a dia, pode ser difícil encontrarmos tempo para orar. Além disso, você talvez sinta necessidade de melhorar a qualidade das suas orações. Ainda bem que a Bíblia nos incentiva a orar e mostra como fazer isso. Neste estudo, vamos ver como podemos tirar tempo para orar, assim como Jesus fez. Também vamos ver cinco assuntos importantes que podemos incluir nas nossas orações para melhorar a qualidade delas.

JESUS TIROU TEMPO PARA ORAR

3. O que é que Jesus sabia sobre as orações?

3 Jesus sabia que, para Jeová, as orações são muito valiosas. Antes de vir à Terra, ele viu como o seu Pai respondia às orações de homens e mulheres fiéis. Por exemplo, Jesus estava ao lado de Jeová quando Ele respondeu às orações sinceras de Ana, David, Elias e muitos outros. (1 Sam. 1:10, 11, 20; 1 Reis 19:4-6; Sal. 32:5) Não foi por acaso que Jesus ensinou os seus discípulos a orarem regularmente e a confiarem que Jeová daria uma resposta! — Mat. 7:7-11.

4. Que exemplo é que Jesus nos deixou?

4 Podemos aprender muito ao lermos sobre as orações que Jesus fez a Jeová. Durante o seu ministério, Jesus orava muito. Como estava sempre ocupado e com muitas pessoas à sua volta, ele tinha de reservar tempo para fazer isso. (Mar. 6:31, 45, 46) Ele acordava muito cedo para ficar sozinho e poder orar. (Mar. 1:35) Houve, pelo menos, uma ocasião em que Jesus orou a noite inteira antes de tomar uma decisão importante. (Luc. 6:12, 13) Na noite antes de morrer, como sabia que estava prestes a enfrentar a parte mais difícil da sua designação, ele orou várias vezes. — Mat. 26:39, 42, 44.

5. Como podemos imitar Jesus quando oramos?

5 O exemplo de Jesus ensina-nos que, mesmo estando muito ocupados, precisamos de reservar tempo para orar. Como? Talvez por nos levantarmos um pouco mais cedo ou por nos deitarmos mais tarde. Quando fazemos isso, mostramos a Jeová que damos muito valor ao presente da oração. Uma irmã chamada Lynne lembra-se de como se sentiu grata quando descobriu esse presente. Ela conta: “Quando aprendi que podia falar com Jeová a qualquer hora, comecei a ver Jeová como o meu melhor amigo e, por isso, quis melhorar a qualidade das minhas orações.” Sem dúvida, muitos de nós também nos sentimos assim. Agora vamos ver cinco assuntos importantes que podemos incluir nas nossas orações.

CINCO ASSUNTOS IMPORTANTES PARA INCLUIR NAS ORAÇÕES

6. De acordo com Apocalipse 4:10, 11, o que é que Jeová merece receber?

6 Louve a Jeová. Numa visão impressionante, o apóstolo João observou 24 anciãos no céu a adorar a Jeová. Eles louvavam a Deus, reconhecendo que ele merece receber toda “a glória, a honra e o poder”. (Leia Apocalipse 4:10, 11.) Os anjos fiéis também têm muitas razões para louvar e honrar a Jeová. Eles estão no céu com Jeová e conhecem-no muito bem. Ao verem o que Jeová faz, os anjos percebem as qualidades dele e sentem-se motivados a louvá-lo. — Jó 38:4-7.

7. Que motivos temos para louvar a Jeová?

7 Nós também queremos louvar a Jeová nas nossas orações, dizendo-lhe porque o admiramos e respeitamos. À medida que lê e estuda a Bíblia, tente perceber quais são as qualidades de Jeová de que mais gosta. (Jó 37:23; Rom. 11:33) Depois, diga a Jeová porque gosta tanto dessas qualidades. Uma outra maneira de louvar a Jeová é por lhe agradecer tudo o que ele faz por nós e pelos nossos irmãos. Jeová está sempre a cuidar de nós e a proteger-nos. — 1 Sam. 1:27; 2:1, 2.

8. Que motivos temos para agradecer a Jeová? (1 Tessalonicenses 5:18)

8 Agradeça a Jeová. Nós temos muitos motivos para agradecer a Jeová nas nossas orações. (Leia 1 Tessalonicenses 5:18.) Podemos agradecer a Jeová por todas as coisas boas que temos. Afinal, todo o presente perfeito vem dele. (Tia. 1:17) Por exemplo, podemos agradecer pela beleza da Terra e por todas as coisas maravilhosas que ele criou. Podemos dizer que somos muito gratos pela nossa vida, família, amigos e esperança para o futuro. E é claro que queremos agradecer a Jeová pelo privilégio de sermos seus amigos.

9. Porque devemos ser gratos a Jeová?

9 Talvez seja preciso esforço para conseguirmos pensar nos motivos que temos para sermos gratos a Jeová. Afinal, muitas pessoas hoje em dia são ingratas. Elas passam muito tempo a esforçarem-se para conseguir aquilo que querem, em vez de mostrarem gratidão pelo que já têm. Se formos influenciados por essa atitude, as nossas orações podem começar a ser apenas uma lista de pedidos. Para isso não acontecer, precisamos de ser gratos por todas as coisas que Jeová faz por nós. — Luc. 6:45.

Agradecer a Jeová pelas coisas que ele nos dá pode ajudar-nos a perseverar (Veja o parágrafo 10.)

10. Como é que a gratidão ajudou uma irmã a passar por uma situação difícil? (Veja também a imagem.)

10 Sermos pessoas gratas pode ajudar-nos a enfrentar dificuldades. Veja o exemplo da irmã Kyung-sook, citado na Sentinela de 15 de janeiro de 2015. Os médicos disseram-lhe que ela tinha um cancro no pulmão em estado avançado. Ela disse: ‘Quando soube que tinha esta doença, fiquei de rastos. Foi como se a minha vida tivesse acabado, e fiquei com muito medo.’ O que é que a ajudou a enfrentar esta situação? Todas as noites antes de dormir, ela ia para o terraço da casa e orava em voz alta a Jeová a agradecer por cinco coisas que tinham acontecido durante o dia. Isso ajudava-a a acalmar-se e a sentir vontade de dizer a Jeová que o amava muito. Ela percebeu que Jeová apoia os seus servos fiéis quando eles passam por situações difíceis, e que temos muito mais bênçãos do que desafios nas nossas vidas. Assim como a irmã Kyung-sook, nós temos muitos motivos para agradecer a Jeová, mesmo quando estamos a passar por uma provação. Orar a Jeová e dizer-lhe o quanto somos gratos pode ajudar-nos a perseverar e a manter o nosso equilíbrio emocional.

11. Porque é que os discípulos de Jesus precisaram de coragem depois de Jesus voltar para o céu?

11 Peça a Jeová coragem para pregar. Pouco antes de voltar para o céu, Jesus lembrou os seus discípulos de que deveriam dar testemunho sobre ele “em Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria, e até à parte mais distante da terra”. (Atos 1:8; Luc. 24:46-48) Algum tempo depois, os líderes judeus prenderam os apóstolos Pedro e João e levaram-nos até ao Sinédrio. Lá, eles foram proibidos de pregar e até foram ameaçados. (Atos 4:18, 21) Como é que Pedro e João reagiram?

12. De acordo com Atos 4:29, 31, o que é que os discípulos fizeram?

12 Pedro e João disseram o seguinte quando foram ameaçados pelos líderes religiosos: “Julguem os senhores se é certo, à vista de Deus, obedecer-vos em vez de obedecer a Deus. Quanto a nós, não podemos parar de falar das coisas que vimos e ouvimos.” (Atos 4:19, 20) Quando Pedro e João foram soltos, os discípulos fizeram uma oração a pedir que a vontade de Jeová fosse feita. Eles oraram: “Concede aos teus escravos que continuem a falar a tua palavra com toda a coragem.” Jeová respondeu a essa oração sincera. — Leia Atos 4:29, 31.

13. O que é que nós aprendemos com o exemplo do irmão Jin-hyuk?

13 Se autoridades do governo nos proibirem de pregar, nós podemos imitar os apóstolos e continuar a pregar. Foi isso o que aconteceu a um irmão chamado Jin-hyuk. Ele foi preso por causa da sua neutralidade. Na prisão, ele teve de cuidar de alguns prisioneiros que estavam em regime solitário. Mas ele só podia conversar com os prisioneiros sobre as coisas de que eles precisavam. Ele estava proibido de falar sobre qualquer outro assunto, inclusive sobre a Bíblia. Então, ele orou a Jeová a pedir coragem e bom senso para conseguir pregar em qualquer oportunidade que surgisse. (Atos 5:29) Jin-hyuk diz: “Jeová respondeu às minhas orações por me dar coragem e sabedoria. Eu comecei a dirigir estudos de cinco minutos à porta das celas. Depois, à noite eu escrevia cartas para entregar aos prisioneiros no dia seguinte.” Podemos ter a certeza de que Jeová vai ajudar-nos a pregar. Assim como Jin-hyuk, nós também podemos orar a pedir coragem e sabedoria.

14. O que pode ajudar-nos a lidar com os problemas? (Salmo 37:3, 5)

14 Peça ajuda a Jeová para saber lidar com os problemas. Muitos de nós estamos a enfrentar situações difíceis, não só em sentido físico, mas também em sentido emocional. Alguns perderam alguém que amavam muito ou estão a passar por problemas na família, perseguição ou outros desafios. Para piorar a situação, ainda temos de enfrentar coisas como pandemias ou guerras. Se esse for o seu caso, abra o coração a Jeová. Conte-lhe tudo o que se está a passar, assim como faz com um amigo. Você pode confiar que Jeová ‘agirá em seu favor’. — Leia o Salmo 37:3, 5.

15. Como é que as orações nos podem ajudar a ‘perseverar sob tribulação’? Dê um exemplo.

15 Para conseguirmos ‘perseverar sob tribulação’, nunca devemos desistir de orar. (Rom. 12:12) Jeová sabe o que os seus servos estão a enfrentar – ele “ouve o seu clamor por ajuda”. (Sal. 145:18, 19) Kristie, uma pioneira de 29 anos, sentiu isso. Ela começou a ter graves problemas de saúde e, por isso, ficou muito deprimida. Mais tarde, descobriu que a sua mãe tinha uma doença terminal. Kristie diz: “Eu orava intensamente a Jeová a pedir força para enfrentar cada dia. Além disso, esforçava-me para ter uma boa rotina espiritual, indo às reuniões e fazendo o meu estudo pessoal. Foram as orações que me ajudaram a passar pelos momentos difíceis. Eu tinha a certeza de que Jeová estava sempre ali. Só de pensar nisso eu já me sentia muito mais calma. Eu continuava a ter problemas de saúde, mas perceber que Jeová estava a responder às minhas orações dava-me calma e paz.” Precisamos de nos lembrar sempre de que “Jeová sabe livrar da provação os que lhe têm devoção”. — 2 Ped. 2:9.

Para resistir às tentações, (1) peça ajuda a Jeová, (2) aja de acordo com a sua oração e (3) fortaleça a sua amizade com Jeová (Veja os parágrafos 16 e 17.)

16. Porque precisamos da ajuda de Jeová para resistir às tentações?

16 Peça ajuda a Jeová para resistir às tentações. Já que somos imperfeitos, precisamos de lutar constantemente para não fazer o que é errado. Mas Satanás faz tudo o que consegue para dificultar a nossa vida nesse sentido. Uma das tentações que ele usa é a diversão imoral. Esse tipo de entretenimento pode acabar por encher a nossa mente com pensamentos errados. Pensamentos assim podem tornar-nos impuros aos olhos de Jeová e levar-nos a cometer um pecado sério. — Mar. 7:21-23; Tia. 1:14, 15.

17. Depois de orar a pedir ajuda a Jeová, o que devemos fazer? (Veja também a imagem.)

17 Se quisermos vencer a tentação para fazer o que é errado, precisamos da ajuda de Jeová. Veja o pedido que Jesus incluiu na oração-modelo: “Não nos leves à tentação, mas livra-nos do Maligno.” (Mat. 6:13) Jeová quer ajudar-nos, mas nós temos de pedir-lhe ajuda e agir em harmonia com as nossas orações. Precisamos de fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para não nos expormos às ideias e pensamentos errados do mundo de Satanás. (Sal. 97:10) Quando lemos e estudamos a Bíblia, enchemos a nossa mente com pensamentos puros e corretos. Ir às reuniões e participar na pregação também nos vai ajudar a proteger os nossos pensamentos. Se fizermos isso, Jeová vai cumprir a sua promessa de não deixar que sejamos tentados além do que podemos aguentar. — 1 Cor. 10:12, 13.

18. O que é que todos nós precisamos de continuar a fazer?

18 Mais do que nunca, cada um de nós precisa de orar para continuar fiel a Jeová nestes últimos dias tão difíceis. Tire tempo todos os dias para fazer orações do fundo do coração. Jeová quer que ‘derramemos o coração diante dele’. (Sal. 62:8) Agradeça e louve a Jeová por tudo o que ele faz. Peça-lhe coragem para pregar. Ore a pedir ajuda para lidar com os problemas e para resistir a qualquer tentação. Que nada nem ninguém o impeça de orar regularmente a Jeová. Mas como é que Jeová responde às nossas orações? Vamos ver esse assunto importante no próximo estudo.

CÂNTICO 6 A oração do servo de Deus

a Queremos que as nossas orações sejam como cartas que escrevemos a um amigo querido. Mas nem sempre é fácil encontrar tempo para orar. E pode ser difícil saber sobre o que orar. Neste estudo, vamos considerar este assunto importante.