ESTUDO 11
Está pronto para se batizar?
‘O batismo também vos salva agora.’ — 1 PED. 3:21.
CÂNTICO 27 Venha para o lado de Jeová
O QUE VAMOS VER *
1. O que é que uma pessoa precisa de fazer antes de começar a construir uma casa?
IMAGINE uma pessoa que decide construir uma casa. Ela sabe o tipo de casa que quer construir. Será que isso quer dizer que ela pode entrar na primeira loja que aparecer, comprar alguns materiais e começar a obra? Não. Antes de começar o trabalho, essa pessoa precisa de fazer algo importante: calcular o custo da construção. Porquê? Porque ela precisa de saber se vai ter dinheiro suficiente para terminar a obra. Se a pessoa calcular as despesas com antecedência, vai ter mais hipóteses de terminar a construção da sua nova casa.
2. De acordo com Lucas 14:27-30, em que é que você deve pensar antes de ser batizado?
2 Está a pensar batizar-se? É muito provável que o seu amor e a sua gratidão por Jeová o façam pensar nesse assunto. Na verdade, a decisão de se batizar é parecida com a de construir uma casa. Como assim? Pense no que Jesus disse em Lucas 14:27-30. (Leia.) Jesus estava a falar sobre o que significa ser um discípulo dele. Se quisermos segui-lo, temos de estar dispostos a pagar “a despesa” disso – ou seja, a aceitar os desafios e os sacrifícios dessa decisão. (Luc. 9:23-26; 12:51-53) Por isso, antes de se batizar, precisa de pensar bem em tudo o que está envolvido em ser um discípulo de Cristo. Isso vai ajudá-lo a estar bem preparado para continuar a servir a Deus como um cristão batizado.
3. O que vamos ver neste estudo?
3 Será que as “despesas” de se tornar um discípulo batizado de Cristo valem a pena? Claro que valem! O batismo abre as portas a muitas bênçãos – tanto hoje como no futuro. Neste estudo, vamos considerar algumas perguntas importantes sobre o batismo. Fazer isso vai ajudá-lo a encontrar a resposta a outra pergunta: “Estou pronto para me batizar?”
O QUE PRECISA DE SABER SOBRE DEDICAÇÃO E BATISMO
4. (a) O que é a dedicação? (b) O que significa a expressão ‘negar-se a si mesmo’, usada em Mateus 16:24?
4 O que é a dedicação? Antes de se batizar, você precisa de se dedicar a Deus. O que é a dedicação? É uma oração sincera que faz a Jeová a dizer-lhe que quer usar a sua vida para o servir para sempre. Quando se dedica a Deus, ‘nega-se a si mesmo’. (Leia Mateus 16:24.) Agora, você pertence a Jeová, o que é um grande privilégio. (Rom. 14:8) Você está a dizer a Deus que, de agora em diante, vai concentrar-se em servi-lo, e não em agradar a si mesmo. A sua dedicação é um voto – uma promessa séria feita a Deus. Jeová não nos obriga a fazer esse voto. Mas se o fizermos, Jeová espera que o cumpramos. — Sal. 116:12, 14.
5. Que diferença existe entre a dedicação e o batismo?
5 Qual é a diferença entre a dedicação e o batismo? A dedicação é algo que você faz em particular; é algo entre si e Jeová. Já o batismo é público; é algo feito à frente de outras pessoas, geralmente numa assembleia ou congresso. No seu batismo, você mostra às outras pessoas que já fez a sua dedicação a Jeová. * Assim, o batismo deixa os outros saberem que você ama a Jeová, seu Deus, de todo o coração, alma, mente e força, e também que está decidido a servi-lo para sempre. — Mar. 12:30.
6-7. De acordo com 1 Pedro 3:18-22, que dois motivos é que tornam o batismo necessário?
6 É mesmo necessário ser batizado? Veja o que a Bíblia diz em 1 Pedro 3:18-22. (Leia.) A arca provava a todas as pessoas que Noé tinha fé. Do mesmo modo, o seu batismo prova a todas as pessoas que você se dedicou a Jeová. Mas será que o batismo é mesmo necessário? Sim. Pedro explicou os motivos. Primeiro, o batismo ‘salva-o’. No entanto, para que o batismo nos salve, precisamos de mostrar que temos fé em Jesus. Precisamos de mostrar que acreditamos que ele morreu por nós, foi ressuscitado para viver no céu e agora está “à direita de Deus”.
7 Segundo, o batismo dá-nos “uma boa consciência”. Quando nos dedicamos e batizamos, entramos numa relação especial com Jeová. Por causa do nosso arrependimento sincero e da nossa fé no resgate, Deus perdoa os nossos pecados. Isso, por sua vez, faz-nos ter uma boa consciência e ficar em paz com ele.
8. O que deve motivá-lo a ser batizado?
8 Qual deve ser o motivo principal para se batizar? Com o seu estudo cuidadoso da Bíblia, você aprendeu muitas coisas sobre Jeová – a personalidade dele e a maneira de ele agir. Isso tocou o seu coração e fê-lo sentir muito amor por Deus. Por isso, o motivo principal para se batizar deve ser o seu amor por Jeová.
9. O que significa ser batizado “em nome do Pai, e do Filho, e do espírito santo”, como diz Mateus 28:19, 20?
9 Outra coisa que o motiva a batizar-se são as verdades da Bíblia que você aceitou. Analise o que Jesus disse quando deu a ordem de fazer discípulos. (Leia Mateus 28:19, 20.) De acordo com Jesus, os discípulos precisam de ser batizados “em nome do Pai, e do Filho, e do espírito santo”. O que é que isso significa? Que você precisa de acreditar de todo o coração nas verdades da Bíblia sobre Jeová, sobre o seu Filho, Jesus, e sobre o espírito santo. Essas verdades são muito poderosas; podem tocar profundamente o seu coração. (Heb. 4:12) Vamos relembrar algumas delas.
10-11. Que verdades sobre o Pai já aprendeu e aceitou?
10 Lembra-se de quando aprendeu a verdade sobre o Pai? Por exemplo, o seu “nome é Jeová”; ele é “o Altíssimo sobre toda a terra” e somente ele é “o verdadeiro Deus”. (Sal. 83:18; Isa. 37:16) Ele é o nosso Criador, e “a salvação pertence a Jeová”. (Sal. 3:8; 36:9) Ele encontrou um modo de nos salvar do pecado e da morte e dá-nos a esperança de viver para sempre. (João 17:3) Quando você se dedicar e batizar, será conhecido como Testemunha de Jeová. (Isa. 43:10-12) Vai fazer parte de uma família mundial de adoradores de Deus. Nessa família, todos se sentem orgulhosos de serem chamados pelo nome de Deus e de ajudar outras pessoas a conhecer esse nome. — Sal. 86:12.
11 Pense no privilégio que tem: poder entender o que a Bíblia diz sobre o Pai! Quando aceita essas verdades preciosas, o seu coração motiva-o a dedicar-se a Jeová e a batizar-se.
12-13. Que verdades sobre o Filho já aprendeu e aceitou?
12 Como é que se sentiu quando aprendeu as seguintes verdades sobre o Filho? Jesus é a segunda pessoa mais importante do Universo. Ele é o nosso Resgatador. De boa vontade, ele deu a própria vida por nós. Quando mostramos por ações que temos fé no resgate, podemos ser perdoados dos nossos pecados, ter uma amizade com Deus e ganhar a vida eterna. (João 3:16) Jesus é o nosso Sumo Sacerdote. Ele quer ajudar-nos a receber os benefícios do resgate e a ter um bom relacionamento com Deus. (Heb. 4:15; 7:24, 25) Ele é o Rei do Reino de Deus e aquele que vai ser usado para santificar o nome de Jeová, acabar com a maldade e trazer bênçãos eternas no Paraíso. (Mat. 6:9, 10; Apo. 11:15) Jesus é o modelo que devemos seguir. (1 Ped. 2:21) Ele ensinou-nos, por meio do seu exemplo, o que significa usar a vida para fazer a vontade de Deus. — João 4:34.
13 Quando você aceita o que a Bíblia ensina sobre Jesus, aprende a amar o Filho querido de Deus. Esse amor motiva-o a usar a sua vida para fazer a vontade de Deus, assim como Jesus fez. Isso, por sua vez, faz com que tenha o desejo de se dedicar a Jeová e de ser batizado.
14-15. Que verdades sobre o espírito santo já aprendeu e aceitou?
14 O que é que você achou quando aprendeu as verdades que se seguem? O espírito santo não é uma pessoa, mas a força ativa de Deus. Jeová usou o espírito santo para inspirar os escritores da Bíblia, e esse espírito ajuda-nos a entender e colocar em prática o que lemos nela. (João 14:26; 2 Ped. 1:21) Por meio do seu espírito, Jeová dá-nos “o poder além do normal”. (2 Cor. 4:7) O espírito santo dá-nos força para pregar as boas novas, lutar contra as tentações, lidar com o desânimo e vencer desafios. Ajuda-nos a mostrar as belas qualidades que formam o “fruto do espírito”. (Gál. 5:22) Aqueles que confiam em Deus e lhe pedem espírito santo são atendidos de modo generoso. — Luc. 11:13.
15 É muito consolador saber que os adoradores de Jeová podem confiar na ajuda do espírito santo para servir a Deus! Quando você aceita o que a Bíblia ensina sobre o espírito santo, sente-se motivado a dedicar-se a Deus e a batizar-se.
16. O que aprendemos até agora neste estudo?
16 A decisão de se dedicar a Deus e de se batizar é muito séria. Como já vimos, ao fazer isso, você deve estar disposto a aceitar as “despesas” envolvidas – os desafios e os sacrifícios. No entanto, as bênçãos que vai receber superam totalmente os sacrifícios. O batismo pode salvá-lo e permitir que tenha uma consciência limpa aos olhos de Deus. O principal motivo para decidir batizar-se deve ser o seu amor por Jeová, Deus. Também deve acreditar de todo o coração nas verdades que aprendeu sobre o Pai, o Filho e o espírito santo. Depois do que vimos até aqui, como responderia à pergunta: “Estou pronto para me batizar?”
O QUE PRECISA DE FAZER ANTES DE SE BATIZAR
17. Cite algumas coisas que uma pessoa precisa de fazer antes de se batizar.
17 Se acha que está pronto para se batizar, provavelmente já deu alguns passos para ter uma boa amizade com Jeová. * Por causa do seu estudo regular da Bíblia, passou a conhecer muitas coisas sobre Jeová e Jesus. Desenvolveu fé. (Heb. 11:6) Tem total confiança nas promessas de Jeová que estão na Bíblia e tem a certeza de que a fé no sacrifício feito por Jesus pode salvá-lo do pecado e da morte. Arrependeu-se dos seus pecados, lamenta de coração os erros que cometeu no passado e já pediu o perdão de Jeová por essas coisas. Deu meia-volta, ou seja, virou as costas ao modo de vida que levava e passou a viver de um modo que agrada a Deus. (Atos 3:19) Sentiu-se desejoso de falar com outros sobre a sua fé. Por isso, fez o que era necessário para se tornar um publicador não batizado e passou a pregar juntamente com a congregação. (Mat. 24:14) Jeová está muito orgulhoso por você ter feito tudo isso. Você alegrou muito o coração dele. — Pro. 27:11.
18. Que outras coisas precisa de fazer antes de se batizar?
18 Antes de se batizar, você precisa de fazer mais algumas coisas. Como já vimos, tem de se dedicar a Deus. Em particular, faça uma oração sincera a Jeová e prometa-lhe que vai usar a sua vida para fazer a vontade dele. (1 Ped. 4:2) Depois, diga ao coordenador do corpo de anciãos da sua congregação que deseja batizar-se. Ele vai pedir a alguns anciãos que se reúnam consigo. Mas não é preciso ficar com medo. Esses queridos anciãos já o conhecem e amam. Eles vão rever consigo ensinos básicos da Bíblia que já aprendeu. Os anciãos só precisam de ter a certeza de que você entende os ensinos da Bíblia e que sabe a importância da dedicação e do batismo. Se eles concordarem que você está pronto, eles vão dizer-lhe que poderá ser batizado na próxima assembleia ou congresso.
O QUE PRECISA DE FAZER DEPOIS DE SE BATIZAR
19-20. O que precisa de fazer depois do batismo, e como pode fazer isso?
19 Depois do seu batismo, o que é que precisa de fazer? * Lembre-se de que a dedicação é um voto, e Jeová espera que você o cumpra. Por isso, depois do seu batismo, terá de viver de acordo com a sua dedicação. Como é que pode fazer isso?
20 Em primeiro lugar, continue a associar-se com a sua congregação. Quando for batizado, passará a fazer parte de uma grande fraternidade. (1 Ped. 2:17) Os irmãos e irmãs da congregação vão ser a sua família espiritual. Se estiver sempre presente nas reuniões, terá um vínculo cada vez mais forte com eles. Segundo, leia a Palavra de Deus todos os dias e medite nela. (Sal. 1:1, 2) Depois de ler uma porção da Bíblia, tire tempo para pensar profundamente no que leu. Dessa forma, as palavras da Bíblia vão entrar no seu coração. Terceiro, ‘ore continuamente’. (Mat. 26:41) Quando ora de coração, fica mais achegado a Jeová. Quarto, ‘persista em buscar primeiro o Reino’. (Mat. 6:33) Pode fazer isso por colocar a pregação como uma das prioridades na sua vida. Quando participa regularmente na pregação, a sua fé fica mais forte. Além disso, tem a oportunidade de ajudar outros a encontrar o caminho da vida eterna. — 1 Tim. 4:16.
21. O seu batismo vai abrir as portas a quê?
21 A decisão de se dedicar a Jeová e de ser batizado é a mais importante que vai tomar na sua vida. É verdade que há uma “despesa” envolvida. Mas será que vale a pena? Sem dúvida! Qualquer desafio que enfrente neste velho sistema é apenas “momentâneo e leve”. (2 Cor. 4:17) Por outro lado, o seu batismo vai abrir as portas a uma vida mais feliz hoje e à “verdadeira vida” no futuro. (1 Tim. 6:19) Por isso, pense bem e ore sobre a resposta que dará à pergunta: “Estou pronto para me batizar?”
CÂNTICO 48 Andemos diariamente com Jeová
^ par. 5 Está a pensar batizar-se? Este estudo foi preparado especialmente para si. Vamos considerar algumas perguntas relacionadas com este assunto tão importante. As suas respostas vão ajudá-lo a decidir se está ou não pronto para se batizar.
^ par. 5 Veja o quadro “ Duas perguntas a que vai responder no dia do seu batismo”.
^ par. 19 Se ainda não terminou o estudo dos livros O Que Nos Ensina a Bíblia? e Continue a Amar a Deus, deve continuar a estudar com um instrutor até terminar os dois livros.
A SENTINELA — EDIÇÃO DE ESTUDO