ESTUDO 10
Toda a congregação pode ajudar um estudante a chegar ao batismo
‘Cada membro contribui para o desenvolvimento do corpo.’ — EFÉ. 4:16.
CÂNTICO 45 Prosseguir
O QUE VAMOS VER *
1-2. Quem pode ajudar um estudante da Bíblia a chegar ao batismo?
“EU AMAVA o que estava a aprender no meu estudo bíblico. Eu sabia que era a verdade. Mas só depois de começar a associar-me com os irmãos é que fiz as mudanças necessárias na vida e decidi batizar-me.” Foi isso o que Amy, uma irmã que mora nas ilhas Fiji, disse. As palavras dela destacam uma verdade importante: há mais hipóteses de um estudante da Bíblia decidir batizar-se se ele receber ajuda de outros irmãos da congregação.
2 Cada publicador pode contribuir para o crescimento da congregação. (Efé. 4:16) Uma pioneira chamada Leilani, que mora em Vanuatu, comenta: “Certo ditado diz que é necessária uma aldeia inteira para educar uma criança. Eu acho que o mesmo se aplica a fazer discípulos. Geralmente, é necessária uma congregação inteira para ajudar alguém a vir à verdade.” Membros da família, amigos e professores – todos têm um papel em ajudar uma criança a desenvolver-se. Eles fazem isso por encorajá-la e ensinar-lhe lições importantes. Da mesma maneira, os publicadores podem dar conselhos, encorajar e dar um bom exemplo aos estudantes da Bíblia. Dessa forma, podem ajudá-los a progredir até ao batismo. — Pro. 15:22.
3. O que é que aprendeu dos comentários de Ana, Dorin e Leilani?
3 Todos os irmãos da congregação podem ajudar um estudante. O publicador que dirige o estudo deve ficar grato por isso. Veja o que Ana, uma pioneira especial na Moldávia, diz: “É muito difícil apenas uma pessoa conseguir preencher todas as necessidades que um estudante da Bíblia tem quando ele começa a progredir.” Dorin, um pioneiro especial que também serve na Moldávia, diz: “Normalmente, outros publicadores dizem algo que toca o coração do estudante; às vezes, algo em que eu nunca pensei.” Leilani menciona ainda outro motivo: “Quando o estudante sente o amor e o carinho dos outros irmãos da congregação, percebe que realmente somos o povo de Jeová.” — João 13:35.
4. O que vamos ver neste estudo?
4 No entanto, talvez se pergunte: ‘Como é que eu vou ajudar um estudante da Bíblia a progredir se não sou o instrutor dele?’ Neste estudo, vamos ver o que podemos fazer quando somos convidados para acompanhar um estudo da Bíblia. Também vamos ver o que podemos fazer quando um estudante começa a assistir às reuniões. Por fim, veremos o que os anciãos podem fazer para ajudar os estudantes a progredir até ao batismo.
QUANDO VOCÊ ACOMPANHA UM ESTUDO BÍBLICO
5. Se for convidado para acompanhar um estudo bíblico, qual vai ser o seu papel?
5 Num estudo bíblico, quem tem a responsabilidade de ajudar o estudante a entender a Palavra de Deus é o instrutor. Se o instrutor o convidar para o acompanhar, você deve ver-se a si mesmo como um parceiro. O seu papel é ajudá-lo. (Ecl. 4:9, 10) Mas especificamente o que é que pode fazer para que aquela sessão de estudo bíblico seja produtiva?
6. Se for acompanhar um estudo bíblico, como é que pode pôr em prática o princípio de Provérbios 20:18?
6 Prepare-se para o estudo bíblico. Primeiro, tente saber mais sobre o estudante. (Leia Provérbios 20:18.) Pode perguntar ao instrutor: “Podes falar-me um pouco do teu estudante? Que assunto vais estudar com ele? Qual é o teu objetivo para esta sessão de estudo? Existe alguma coisa que eu deva, ou não, dizer durante o estudo? O que pode ajudar o estudante a progredir?” É claro que o instrutor não vai contar nenhuma informação confidencial sobre o estudante. Mas as informações que ele partilhar consigo podem ser muito úteis. Uma missionária chamada Joy costuma conversar sobre isso com aqueles que a acompanham nos seus estudos bíblicos. Ela diz: “Eu gosto de ter este tipo de conversas com quem vai comigo ao estudo. Isso ajuda-os a terem interesse no estudante e a saberem como contribuir para o estudo.”
7. Se for acompanhar um estudo, porque é bom estar preparado?
7 Se você for convidado para acompanhar um estudo, seria bom que conseguisse preparar a matéria com antecedência. (Esd. 7:10) Dorin, mencionado antes, diz: “Eu gosto quando o irmão que me acompanha se prepara para o estudo. Dessa forma, ele consegue dar comentários muito úteis.” Além disso, se tanto o instrutor como você estiverem bem preparados, o estudante vai perceber, e isso vai ser um bom exemplo para ele. Mesmo que você não consiga preparar bem a matéria, tire algum tempo para, pelo menos, se familiarizar com os pontos principais da lição.
8. O que é que o vai ajudar quando tiver de orar num estudo bíblico?
8 A oração é uma parte muito importante de um estudo bíblico. Por isso, pense com antecedência no que vai dizer caso o instrutor lhe peça para fazer uma oração. Dessa forma, é mais provável que a sua oração tenha um significado especial para o estudante. (Sal. 141:2) Veja o que aconteceu a Hanae, que mora no Japão. Até hoje, Hanae lembra-se das orações que uma irmã que, às vezes, acompanhava a instrutora fazia. Ela conta: “Eu conseguia perceber como ela tinha uma forte amizade com Jeová, e eu queria ser como ela. Sempre que ela dizia o meu nome nas orações, eu sentia-me amada.”
9. De acordo com Tiago 1:19, o que é que pode fazer para ajudar o instrutor durante o estudo bíblico?
9 Ajude o instrutor durante o estudo. Omamuyovbi, uma pioneira especial na Nigéria, diz: “Um bom companheiro de estudo é aquele que presta muita atenção. Ele dá bons comentários durante o estudo. Mas não fala demais, porque sabe que é o instrutor quem deve dirigir o estudo.” Então, quando é que você deve dizer algo? E o que deve dizer? (Pro. 25:11) Preste bastante atenção enquanto o instrutor e o estudante estiverem a falar. (Leia Tiago 1:19.) Só assim vai conseguir ajudar no momento certo. Mas é claro, é preciso ter bom senso. Por exemplo, você não deve falar demais, interromper a linha de raciocínio do instrutor nem mudar de assunto. Mas pode ajudar a esclarecer o ponto com um breve comentário, uma ilustração ou uma pergunta. Em alguns momentos, talvez ache que não está a contribuir muito para o estudo. Nesses casos, elogie o estudante e mostre interesse nele. Isso, por si só, já vai ajudar muito o estudante a progredir.
10. Como é que as suas experiências podem ajudar um estudante da Bíblia?
10 Conte as suas experiências. Se for apropriado, pode contar brevemente ao estudante como aprendeu a verdade, como venceu um desafio ou como já sentiu a ajuda de Jeová na sua vida. (Sal. 78:4, 7) A sua experiência pode ser exatamente o que o estudante precisa de ouvir. Pode fortalecer a fé dele ou incentivá-lo a progredir até ao batismo. Quem sabe a sua experiência não o ajude a vencer um desafio que ele está a enfrentar. (1 Ped. 5:9) Gabriel, que mora no Brasil e hoje serve como pioneiro, lembra-se do que o ajudou quando ele era um estudante da Bíblia. Ele conta: “Quando eu ouvia as experiências dos irmãos, eu notava que Jeová vê os desafios que enfrentamos. Se eles conseguiram ultrapassar esses desafios, eu também conseguiria.”
QUANDO O ESTUDANTE DA BÍBLIA COMEÇA A ASSISTIR ÀS REUNIÕES
11-12. Porque devemos receber bem um estudante da Bíblia que começa a assistir às reuniões?
11 Para um estudante da Bíblia chegar ao batismo, ele precisa de assistir regularmente às reuniões e aproveitar essas ocasiões para se achegar mais a Jeová. (Heb. 10:24, 25) Provavelmente, o instrutor dele é quem vai convidá-lo para a primeira reunião. Quando ele vier ao Salão do Reino, todos nós podemos incentivá-lo a continuar a assistir às reuniões. Mas como é que exatamente podemos fazer isso?
12 Receba bem o estudante. (Rom. 15:7) Se o estudante se sentir bem-vindo, provavelmente vai querer voltar outras vezes ao Salão do Reino. Sem o deixar desconfortável, cumprimente-o e apresente-o a outras pessoas. Fale com ele; o instrutor talvez ainda não tenha chegado ou esteja a cuidar de alguma responsabilidade. Preste bastante atenção ao que o estudante diz e mostre interesse por ele. Se receber bem o estudante, como é que ele se vai sentir? Note o que aconteceu a Dmitrii. Ele foi batizado há poucos anos e hoje é servo ministerial. Sobre a sua primeira reunião, ele conta: “Eu estava à espera do lado de fora do Salão do Reino, muito ansioso. Um irmão viu-me e bondosamente acompanhou-me para dentro do Salão. Muitos irmãos vieram cumprimentar-me. Eu fiquei muito surpreendido. Até pensei: ‘Era bom que houvesse reuniões todos os dias.’ Ali, eu senti algo que nunca tinha sentido noutro sítio.”
13. Que efeito é que a sua conduta pode ter num estudante da Bíblia?
13 Seja um bom exemplo. A sua conduta pode ajudar o estudante a convencer-se de que encontrou a verdade. (Mat. 5:16) Vitalii, que hoje serve como pioneiro na Moldávia, diz: “Eu prestava atenção ao modo de viver, de pensar e de agir dos outros irmãos da congregação. Isso convenceu-me de que as Testemunhas de Jeová realmente andam com Deus.”
14. Como é que o seu exemplo pode ajudar alguém a continuar a progredir?
14 Antes de poder ser batizado, o estudante precisa de pôr em prática o que aprende. Isso nem sempre é fácil. Mas quando o estudante vê que você segue os princípios da Bíblia e que isso traz bons resultados, ele talvez sinta vontade de fazer o mesmo. (1 Cor. 11:1) Veja o exemplo de Hanae, mencionada antes. Ela diz: “Os irmãos da congregação punham em prática o que eu estava a estudar. Aprendi como encorajar outros, ser perdoadora e mostrar amor. Os irmãos falavam sempre bem uns dos outros. Eu queria ser como eles.”
15. De acordo com Provérbios 27:17, porque devemos desenvolver uma amizade com o estudante?
15 Desenvolva uma amizade com o estudante. Ao passo que o estudante continua a ir às reuniões, mostre que se importa verdadeiramente com ele. (Fil. 2:4) Tire tempo para conversar com o estudante. Sem invadir a privacidade dele, elogie-o por todas as mudanças positivas que ele já fez. Pergunte-lhe sobre o seu estudo da Bíblia, a sua família e o seu trabalho. Esse tipo de conversas vão ajudar-vos a ter uma boa amizade. E isso pode ajudar o estudante a ter vontade de se batizar. (Leia Provérbios 27:17.) Hanae hoje é pioneira regular. Sobre a época em que começou a assistir às reuniões, ela diz: “À medida que fui fazendo amigos na congregação, eu ficava na expectativa de ir às reuniões. Mesmo quando estava cansada, eu ia ao Salão do Reino. Eu gostava de estar na companhia dos meus novos amigos. E isso ajudou-me a cortar as amizades que tinha com aqueles que não serviam a Jeová. Eu queria ficar cada vez mais achegada a Jeová e aos irmãos da congregação. Por isso, decidi batizar-me.”
16. O que mais pode fazer para ajudar um estudante a sentir-se à vontade na congregação?
16 Ao passo que o estudante continua a progredir e a fazer mudanças, ajude-o a sentir que ele faz parte da congregação. Uma forma de fazer isso é por ser hospitaleiro. (Heb. 13:2) Ao lembrar-se da época em que era um estudante, Denis, que serve na Moldávia, diz: “Eu e a minha esposa fomos convidados várias vezes para reuniões sociais com os irmãos. Nessas ocasiões, eles contavam como tinham recebido a ajuda de Jeová, e isso encorajou-nos muito. Nós ficámos convencidos de que queríamos servir a Jeová e de que poderíamos ter uma vida maravilhosa.” Quando o estudante for aprovado como publicador, você pode convidá-lo para pregarem juntos. Diego, um publicador do Brasil, diz: “Muitos irmãos convidaram-me para ir à pregação com eles. Foi uma boa maneira de os conhecer bem. Aprendi muito com cada um deles, e senti-me mais próximo de Jeová e de Jesus.”
COMO É QUE OS ANCIÃOS PODEM AJUDAR?
17. Como é que os anciãos podem ajudar os estudantes da Bíblia?
17 Tire tempo para os estudantes. Anciãos, o vosso amor e interesse pelos estudantes podem ajudá-los a progredir até ao batismo. O que acha de reservar tempo todas as reuniões para conversar com os estudantes? Quando eles começarem a comentar, chame-os pelo nome. Dessa forma, eles vão sentir que você se interessa por eles. De vez em quando, tente arranjar tempo para acompanhar um publicador que dirige um estudo. O impacto que você vai causar no estudante pode ser maior do que imagina. Jackie, uma pioneira que mora na Nigéria, diz: “Muitos estudantes ficam impressionados quando descobrem que o irmão que foi comigo ao estudo deles é um ancião. Um dos estudantes até me disse: ‘O meu pastor jamais faria isso. Ele só visita os ricos, e só se eles lhe pagarem!’” Esse estudante agora assiste às reuniões.
18. Como é que os anciãos podem cumprir a responsabilidade mencionada em Atos 20:28?
18 Treine e encoraje os instrutores. Anciãos, vocês têm uma grande responsabilidade: ajudar os publicadores a serem eficientes em pregar e em dirigir estudos. (Leia Atos 20:28.) Pode ser que o publicador sinta vergonha de dirigir um estudo quando você está presente. Nesse caso, ofereça-se para dirigir o estudo. Jackie, mencionada antes, diz: “Os anciãos perguntam-me sempre pelos meus estudantes. Quando encontro dificuldades nalgum estudo, eles dão-me boas dicas.” Os anciãos têm um papel-chave em encorajar os instrutores e em ajudá-los a não desistir. (1 Tes. 5:11) Jackie acrescenta: “Eu gosto quando os anciãos me encorajam e me dizem que o meu serviço é valioso para eles. Palavras assim, reanimam-me como um copo de água fresca num dia quente. Os elogios deles aumentam a minha confiança e a alegria que tenho ao dirigir estudos bíblicos.” — Pro. 25:25.
19. Que alegria é que todos nós podemos ter?
19 Mesmo que, neste momento, não esteja a dirigir um estudo bíblico, você pode ajudar alguém a chegar ao batismo. Se for acompanhar um estudo, prepare-se para dar bons comentários que ajudem o instrutor e tenha cuidado para não falar demais. Torne-se amigo dos estudantes que começam a ir ao Salão do Reino e seja um bom exemplo para eles. Se for ancião, encoraje os estudantes por tirar tempo para eles e encoraje os instrutores por lhes dar treino e elogios. Ao fazer isso, vai sentir a grande alegria de ajudar uma pessoa a amar e a servir o nosso Pai, Jeová.
CÂNTICO 139 Ensine-os a se manter firmes
^ par. 5 Nem todos nós temos o privilégio de estar a dirigir um estudo da Bíblia. No entanto, todos podemos ajudar alguém a chegar ao batismo. Neste estudo, vamos ver como é que cada um de nós pode ajudar um estudante a fazer isso.
A SENTINELA — EDIÇÃO DE ESTUDO