ESTUDO 45

Continuem a mostrar amor leal uns pelos outros

Continuem a mostrar amor leal uns pelos outros

“Tratem-se uns aos outros com amor leal.” — ZAC. 7:9.

CÂNTICO 50 O exemplo divino de amor

O QUE VAMOS VER *

1-2. Que bons motivos temos para mostrar amor leal uns pelos outros?

 TEMOS bons motivos para mostrar amor leal uns pelos outros. Quais são alguns deles? Veja como os seguintes provérbios bíblicos respondem a esta pergunta: “Que o amor leal e a fidelidade não te abandonem. [...] Então, ganharás favor e terás grande perspicácia aos olhos de Deus e dos homens.” “O homem de amor leal faz bem a si mesmo.” “Quem se empenha pela justiça e pelo amor leal encontrará vida.” — Pro. 3:3, 4; 11:17, nota; 21:21.

2 Esses provérbios dão-nos bons motivos para mostrarmos amor leal. Primeiro, quando fazemos isso, tornamo-nos preciosos para Deus. Segundo, mostrar amor leal beneficia-nos a nós mesmos. Por exemplo, fazemos amizades duradouras. Terceiro, se mostrarmos amor leal, receberemos bênçãos, incluindo a vida eterna. Realmente, temos bons motivos para obedecer à ordem de Jeová: “Tratem-se uns aos outros com amor leal e misericórdia.” — Zac. 7:9.

3. Que perguntas serão respondidas neste estudo?

3 Neste estudo, vamos ver as respostas a quatro perguntas: “A quem devemos mostrar amor leal? O que é que o livro bíblico de Rute nos ensina sobre amor leal? Como podemos mostrar amor leal hoje? Que benefícios recebem aqueles que mostram amor leal?”

A QUEM DEVEMOS MOSTRAR AMOR LEAL?

4. Como podemos imitar a Jeová? (Marcos 10:29, 30)

4 Como vimos no estudo anterior, Jeová mostra amor leal – ou seja, um sentimento duradouro de profundo apego – apenas por aqueles que o amam e servem. (Dan. 9:4) Queremos tornar-nos “imitadores de Deus, como filhos amados”. (Efé. 5:1) Para isso, devemos mostrar amor leal – um amor profundo e duradouro – pelos nossos irmãos e irmãs na fé. — Leia Marcos 10:29, 30.

5-6. O que é que as pessoas em geral pensam sobre “lealdade”?

5 Com certeza, concorda que, quanto mais entendemos o significado do amor leal, melhor conseguimos demonstrar essa qualidade pelos nossos irmãos e irmãs. Para entendermos melhor o que é o amor leal, vamos ver a diferença entre essa qualidade e o que as pessoas em geral pensam sobre lealdade. Veja um exemplo.

 6 Para muitos, uma pessoa que trabalha há muitos anos na mesma empresa é um funcionário leal. Mas é possível que, durante todos os anos que trabalhou nessa empresa, esse funcionário nunca tenha conhecido nenhum dos seus diretores. E pode ser que ele nem sempre concorde com as normas da empresa. Esse funcionário não ama a empresa; está apenas satisfeito por ter um emprego e um salário. Ele vai continuar a trabalhar ali até se reformar ou até receber uma melhor oferta de emprego.

7-8. (a) O que motiva alguém a mostrar amor leal? (b) Porque é que vamos considerar alguns versículos do livro bíblico de Rute?

7 A diferença entre a lealdade citada no  parágrafo 6 e o amor leal é a motivação da pessoa. Nos relatos bíblicos, o que é que motiva sempre os servos de Deus a mostrar amor leal uns pelos outros? Eles fazem isso não por obrigação, mas porque querem. Veja o exemplo de David. Ele sabia que Saul, o pai de Jonatã, queria matá-lo. Mesmo assim, o coração de David motivou-o a mostrar amor leal pelo seu querido amigo Jonatã. E anos depois da morte de Jonatã, David continuou a mostrar esse mesmo sentimento pelo filho de Jonatã, Mefibosete. — 1 Sam. 20:9, 14, 15; 2 Sam. 4:4; 8:15; 9:1, 6, 7.

8 Nós podemos aprender muito sobre o amor leal por considerar alguns versículos do livro bíblico de Rute. Que lições sobre o amor leal é que as personagens desse livro bíblico nos ensinam? Como podemos colocar em prática essas lições na nossa congregação? *

O QUE É QUE O LIVRO BÍBLICO DE RUTE NOS ENSINA SOBRE O AMOR LEAL?

9. Porque é que Noemi pensou que Jeová tinha ficado contra ela?

9 No livro bíblico de Rute, lemos a história de Noemi, da sua nora Rute e de Boaz, um familiar do marido de Noemi que amava a Deus. Por causa de um período de fome em Israel, Noemi, o seu marido e os seus dois filhos tiveram de se mudar para Moabe. Enquanto viviam ali, o marido de Noemi morreu. Os seus dois filhos casaram-se, mas infelizmente também morreram. (Rute 1:3-5; 2:1) Todas essas tragédias levaram Noemi a ficar cada vez mais aflita. Ela ficou tão desanimada que chegou a pensar que Jeová tinha ficado contra ela. Veja como ela expressou os seus sentimentos: “A mão de Jeová voltou-se contra mim.” “O Todo-Poderoso tornou a minha vida muito amarga.” E também disse: ‘Jeová opôs-se a mim e o Todo-Poderoso causou-me calamidade.’ — Rute 1:13, 20, 21.

10. Como é que Jeová reagiu ao ouvir as palavras de Noemi?

10 Como é que Jeová reagiu ao que Noemi disse? Ele não abandonou aquela mulher aflita. Muito pelo contrário, mostrou empatia por ela. Jeová sabe que “a opressão pode levar o sábio à loucura”. (Ecl. 7:7) Mas Noemi precisava de ajuda para entender que Jeová estava do lado dela. Como é que Jeová a ajudou? (1 Sam. 2:8) Ele fez com que Rute mostrasse amor leal por Noemi. De forma bondosa, Rute ajudou-a a não se sentir tão desanimada e a saber que Jeová continuava a amá-la. O que aprendemos com o exemplo de Rute?

11. Porque é que irmãos e irmãs bondosos se esforçam para ajudar os que estão desanimados?

11 O amor leal motiva-nos a ajudar aqueles que estão desanimados. Assim como Rute se apegou a Noemi, hoje, irmãos e irmãs bondosos esforçam-se para ajudar aqueles na congregação que se sentem tristes ou deprimidos. Eles amam os seus irmãos e desejam fazer tudo o que podem para ajudá-los. (Pro. 12:25, nota; 24:10) Isso está de acordo com o conselho do apóstolo Paulo: “Consolem os que estão deprimidos, amparem os fracos, sejam pacientes com todos.” — 1 Tes. 5:14.

Por sermos bons ouvintes, podemos ajudar os nossos irmãos que estão desanimados (Veja o parágrafo 12.)

12. Geralmente, qual é a melhor maneira de ajudar alguém na congregação que está desanimado?

12 Geralmente, a melhor maneira de ajudar alguém que está desanimado é por escutá-lo com atenção e garantir-lhe que o amamos. Jeová é muito grato àqueles que são bondosos e prestam atenção às suas preciosas ovelhas. (Sal. 41:1) Provérbios 19:17 diz: “Quem mostra favor ao pobre empresta a Jeová, e Ele irá recompensá-lo por isso.”

Rute agarra-se à sogra, Noemi, enquanto Orpa volta para Moabe. Rute diz a Noemi: “Onde for, eu irei.” (Veja o parágrafo 13.)

13. Que decisões diferentes é que Rute e Orpa tomaram, e porque podemos dizer que a decisão de Rute foi uma demonstração de amor leal? (Veja a imagem da capa.)

13 Podemos entender melhor o que é o amor leal por considerar o que aconteceu a Noemi depois de o seu marido e os seus dois filhos terem morrido. Quando Noemi soube que “Jeová tinha voltado a atenção para o seu povo, dando-lhes pão”, ela decidiu sair de Moabe e voltar para a sua terra. (Rute 1:6) As duas noras de Noemi acompanharam-na. Mas, ao longo do caminho, Noemi disse três vezes a essas mulheres para voltarem para Moabe. O que é que aconteceu? O relato diz: “Orpa beijou a sogra e partiu. Rute, contudo, insistiu em ficar com ela.” (Rute 1:7-14) Quando decidiu voltar para Moabe, Orpa estava apenas a fazer o que Noemi tinha dito; ela fez o que se esperava. No entanto, Rute fez mais do que Noemi tinha pedido. Ela estava livre para voltar para casa se quisesse, mas, por amor leal, decidiu continuar ao lado de Noemi para ajudá-la. (Rute 1:16, 17) Rute decidiu apegar-se a Noemi não porque tinha de fazer isso, mas porque queria. A decisão de Rute foi uma demonstração de verdadeiro amor leal. Que lições é que esse relato nos ensina?

14. (a) Como é que hoje muitos irmãos e irmãs imitam o exemplo de Rute? (b) De acordo com Hebreus 13:16, que sacrifícios agradam a Deus?

14 O amor leal motiva-nos a fazer mais do que se espera de nós. Assim como no passado, muitos irmãos e irmãs, hoje em dia, decidem mostrar amor leal pelos seus companheiros de adoração, mesmo sem os conhecerem pessoalmente. Por exemplo, quando eles sabem que aconteceu um desastre natural, tentam logo descobrir o que podem fazer para ajudar. Quando alguém na congregação passa por dificuldades financeiras, esses irmãos ajudam-no de forma prática, sem pensar duas vezes. Assim como os irmãos da Macedónia do primeiro século, esses irmãos fazem mais do que se espera deles. Fazem sacrifícios e um esforço extra, indo “além dos seus recursos” para ajudar os irmãos em dificuldades. (2 Cor. 8:3) Com certeza, essas demonstrações de amor leal agradam muito a Jeová! — Leia Hebreus 13:16.

COMO PODEMOS MOSTRAR AMOR LEAL HOJE?

15-16. Como é que Rute mostrou que era persistente?

15 A história de Rute e Noemi ensina-nos excelentes lições. Vamos ver algumas.

16 Seja persistente. Quando Rute se ofereceu para acompanhar a sogra até Judá, Noemi inicialmente não aceitou. Mas Rute não desistiu de a ajudar. Qual foi o resultado? “Quando Noemi viu que Rute insistia em acompanhá-la, desistiu de tentar convencê-la.” — Rute 1:15-18.

17. O que é que nos vai ajudar a não desistir facilmente?

17 Lição para nós: Ajudar os nossos irmãos que estão deprimidos exige paciência, mas isso não nos deve fazer desistir deles. Talvez uma irmã esteja a precisar de ajuda. * Mesmo que, de início, ela não aceite a nossa ajuda, o amor leal vai motivar-nos a continuar ao lado dela. (Gál. 6:2) Esperamos que, em algum momento, ela perceba que continuamos ali com a mão estendida para ajudá-la a levantar-se.

18. O que pode ter deixado Rute triste?

18 Não encare o assunto de forma pessoal. Quando Noemi e Rute chegaram a Belém, Noemi reencontrou os seus antigos vizinhos. Ela disse-lhes: “Eu tinha tudo quando fui, mas Jeová fez-me voltar de mãos vazias.” (Rute 1:21) Imagine como Rute se deve ter sentido ao ouvir isso! Rute fez tudo o que podia para ajudar Noemi: chorou com ela, consolou-a e andou dias e dias com ela. Apesar de todo o esforço de Rute, Noemi disse: “Jeová fez-me voltar de mãos vazias.” Essas palavras davam a impressão de que Noemi não dava nenhum valor a todo o apoio que Rute lhe tinha dado. E Rute estava mesmo ali, ao seu lado. Como isso deve ter sido doloroso para ela! Mesmo assim, ela continuou a apoiar Noemi.

19. O que é que nos vai ajudar a ficar ao lado de alguém que está desanimado?

19 Lição para nós: Talvez uma irmã que está desanimada diga algo que nos magoe – apesar de todo o esforço que fazemos para ajudá-la. Mas não devemos encarar o assunto de forma pessoal. Temos de apoiar a nossa irmã e pedir que Jeová nos ajude a encontrar uma maneira de consolá-la. — Pro. 17:17.

Como é que os anciãos podem imitar o exemplo de Boaz? (Veja os parágrafos 20 e 21.)

20. Como é que Rute conseguiu ter força para continuar a ajudar Noemi?

20 Dê encorajamento a quem precisa. Rute tinha mostrado amor leal por Noemi, mas ela também precisava de encorajamento. Por isso, Jeová motivou Boaz a encorajá-la. Boaz disse a Rute: “Que Jeová te recompense pelo que tens feito e que haja para ti um salário perfeito da parte de Jeová, o Deus de Israel, debaixo das asas de quem vieste procurar refúgio.” Essas palavras encorajadoras tocaram o coração de Rute. Ela respondeu a Boaz: ‘O meu senhor consolou-me e falou de um modo que tranquilizou esta sua serva.’ (Rute 2:12, 13) Boaz deu a Rute o encorajamento de que ela precisava. Assim, ela teve força para não desistir de ajudar Noemi.

21. Como lemos em Isaías 32:1, 2, o que é que anciãos bondosos fazem?

21 Lição para nós: Aqueles que costumam tratar outros com amor leal também precisam de encorajamento de vez em quando. Como vimos, Boaz garantiu a Rute que a bondade dela não tinha passado despercebida. Do mesmo modo, hoje, anciãos observadores mostram a sua gratidão por reconhecer toda a ajuda dada por irmãos e irmãs amorosos. Os nossos irmãos precisam de receber elogios. Elogios bondosos dão-lhes a força necessária para continuar a ajudar outros. — Leia Isaías 32:1, 2.

QUE BENEFÍCIOS RECEBEM AQUELES QUE MOSTRAM AMOR LEAL?

22-23. Que mudança de atitude teve Noemi, e porquê? (Salmo 136:23, 26)

22 Depois de algum tempo, Boaz forneceu uma quantidade generosa de alimentos a Rute e Noemi. (Rute 2:14-18) Qual foi a reação de Noemi? Ela disse: “Seja ele abençoado por Jeová, que não falhou em demonstrar amor leal para com os vivos e os mortos.” (Rute 2:20a) A atitude de Noemi mudou radicalmente! Antes, ela estava desesperada ao dizer: ‘Jeová opôs-se a mim’, mas agora ela disse com grande alegria: “Jeová [...] não falhou em demonstrar amor leal.” O que levou Noemi a mudar de atitude?

23 Finalmente, Noemi conseguiu ver a mão de Jeová na sua vida. Jeová tinha usado Rute para dar a Noemi todo o apoio necessário no seu retorno a Judá. (Rute 1:16) Noemi também viu a mão de Jeová quando Boaz, um dos seus “resgatadores”, providenciou tudo aquilo de que ela e Rute precisavam. * (Rute 2:19, 20b) É bem provável que Noemi tenha pensado: ‘Agora eu vejo que Jeová nunca me abandonou. Ele tem estado sempre comigo!’ (Leia o Salmo 136:23, 26.) Ela deve ter-se sentido muito grata por Rute e Boaz não terem desistido dela! Sem dúvida, essa mudança de Noemi trouxe grande alegria aos três.

24. Porque queremos continuar a mostrar amor leal pelos nossos irmãos?

24 O que é que o livro bíblico de Rute nos ensinou sobre amor leal? O amor leal motiva-nos a não desistir facilmente dos nossos irmãos e irmãs que passam por dificuldades. Também nos motiva a fazer sacrifícios para ajudá-los. Quem mostra amor leal também precisa de receber encorajamento dos anciãos. Nós sentimo-nos muito felizes quando vemos os nossos irmãos e irmãs a recuperarem a alegria e a força no serviço a Jeová. (Atos 20:35) Mas qual é o principal motivo para continuarmos a mostrar amor leal? É porque queremos imitar e agradar a Jeová, que é “cheio de amor leal”. — Êxo. 34:6; Sal. 33:22.

CÂNTICO 3 “Deus é amor“

^ par. 5 Jeová quer que mostremos amor leal pelos nossos irmãos e irmãs na congregação. Podemos entender melhor o que significa o amor leal por aprender como servos de Deus do passado mostraram essa qualidade. Neste estudo, vamos ver o que podemos aprender com os exemplos de Rute, Noemi e Boaz.

^ par. 8 Para entender melhor as lições deste estudo, incentivamo-lo a ler Rute capítulos 1 e 2.

^ par. 17 Como estamos a considerar a história de Noemi, alguns exemplos citados aqui são de irmãs. Mas as lições deste estudo também se aplicam aos irmãos.

^ par. 23 Para mais informações sobre o papel de Boaz como resgatador, veja o artigo “Imite a Sua Fé — ‘Uma mulher de bem’”, na Sentinela de 1 de outubro de 2012.