ESTUDO 42

Jeová vai fazer com que você se torne o quê?

Jeová vai fazer com que você se torne o quê?

‘Deus atua em vocês, e dá-vos tanto o desejo como o poder para agir.’ — FIL. 2:13.

CÂNTICO 37 A Bíblia – inspirada por Deus

O QUE VAMOS VER *

1. O que é que Jeová pode fazer para realizar o seu propósito?

JEOVÁ pode tornar-se o que for necessário para cumprir o seu propósito. Ele já se tornou Instrutor, Consolador e Evangelizador. Esses são só alguns exemplos do que Jeová já se tornou. (Isa. 48:17; 2 Cor. 7:6; Gál. 3:8) No entanto, ele também usa humanos para realizar o seu propósito. (Mat. 24:14; 28:19, 20; 2 Cor. 1:3, 4) Se Jeová desejar usar qualquer um de nós, ele pode tornar-nos o que ele quiser para cumprirmos a sua vontade. Para isso, ele pode dar-nos o poder e a sabedoria necessários. Tudo isso que Jeová faz está relacionado com o significado do nome dele, conforme sugerem alguns estudiosos.

2. (a) Porque é que, às vezes, podemos achar que não somos úteis para Jeová? (b) O que vamos ver neste estudo?

2 Todos nós queremos ser úteis para Jeová. Mas é possível que alguns achem que não são úteis para ele. Porquê? Talvez por se sentirem limitados pela idade, circunstâncias ou habilidades. Por outro lado, há aqueles que estão satisfeitos com o que já fazem e não veem a necessidade de progredir mais. Neste estudo, vamos ver como Jeová pode preparar qualquer um de nós para fazer a vontade dele. Depois, vamos examinar relatos da Bíblia que mostram como Jeová deu aos seus servos – tanto a homens como a mulheres – o desejo e o poder para agir. Por fim, vamos considerar como podemos permitir que Jeová nos use.

COMO JEOVÁ NOS PREPARA

3. De acordo com Filipenses 2:13, como é que Jeová pode dar-nos o desejo para agir?

3 Leia Filipenses 2:13. * Jeová pode dar-nos o desejo para agir. Como? Talvez fiquemos a saber de uma necessidade específica da congregação. Ou pode ser que os anciãos leiam uma carta de Betel a falar sobre uma necessidade que existe fora do território da nossa congregação. A nossa reação talvez seja: ‘O que posso fazer para ajudar?’ Também pode ser que recebamos uma designação desafiadora e nos perguntemos se vamos conseguir cumpri-la. Ou, depois de ler uma passagem da Bíblia, talvez nos perguntemos: ‘Como posso usar o que aprendi para ajudar outros?’ Jeová nunca nos vai forçar a fazer nada. No entanto, quando vê que estamos a pensar em ajudar, ele pode dar-nos o desejo de seguir em frente e de agir.

4. Como é que Jeová pode dar-nos o poder para agir?

4 Jeová também nos pode dar o poder para agir. (Isa. 40:29) Ele pode usar o espírito santo para melhorar as habilidades que já temos. (Êxo. 35:30-35) Por meio da sua organização, Jeová pode ensinar-nos a fazer certos trabalhos. Se por acaso não souber como cumprir uma designação, peça ajuda. Além disso, sinta-se à vontade para pedir a Jeová o “poder além do normal”. Ele é generoso e vai ajudá-lo. (2 Cor. 4:7; Luc. 11:13) A Bíblia tem muitos exemplos de como Jeová preparou homens e mulheres e lhes deu o desejo e o poder para agir. À medida que considerarmos alguns desses relatos, tente pensar em como Jeová pode usá-lo para fazer o mesmo que esses servos fiéis fizeram.

O QUE JEOVÁ FEZ COM QUE ALGUNS HOMENS SE TORNASSEM

5. O que aprendemos da maneira como Jeová lidou com Moisés?

5 Jeová fez Moisés tornar-se um libertador para os israelitas. Mas quando é que Jeová usou Moisés? Será que foi quando Moisés achava que estava pronto, depois de ser “instruído em toda a sabedoria dos egípcios”? (Atos 7:22-25) Não. Jeová teve de moldar a personalidade de Moisés e teve de o ajudar a tornar-se um homem humilde e brando. (Atos 7:30, 34-36) Jeová deu-lhe a coragem necessária para falar com o governante mais poderoso do Egito. (Êxo. 9:13-19) O que aprendemos da maneira como Jeová lidou com Moisés? Jeová usa aqueles que mostram boas qualidades e que confiam na força que vem dele. — Fil. 4:13.

6. O que aprendemos do modo como Jeová usou Barzilai para ajudar o rei David?

6 Séculos mais tarde, Jeová usou Barzilai para cuidar das necessidades do rei David. Naquela época, David estava a fugir do seu filho, Absalão. David e o povo que o acompanhava estavam ‘famintos, com sede e cansados’. Por isso, Barzilai e outros homens arriscaram a vida para conseguir o que David e o povo precisavam. Barzilai já era idoso, mas isso não o fez achar que não podia ser útil para Jeová. Em vez disso, Barzilai foi generoso e usou o que tinha para suprir as necessidades de outros. (2 Sam. 17:27-29) O que aprendemos? Não importa a nossa idade, Jeová pode usar-nos para ajudar os irmãos que passam necessidade, tanto na nossa região como em outros países. (Pro. 3:27, 28; 19:17) Em alguns casos, podemos ajudar diretamente os irmãos necessitados. Se isso não for possível, podemos fazer donativos para a obra mundial. Assim, a organização terá fundos para ajudar irmãos do mundo todo quando for necessário. — 2 Cor. 8:14, 15; 9:11.

7. Como é que Jeová usou Simeão, e como é que o exemplo dele nos encoraja?

7 Simeão era um idoso leal em Jerusalém. Jeová tinha prometido que Simeão não morreria antes de ver o Messias. Simeão deve ter ficado muito encorajado com essa promessa. Ele já esperava há anos pela vinda do Messias. A fé e a perseverança desse homem fiel foram recompensadas. Um dia, “sob o poder do espírito”, Simeão foi ao templo. Lá, ele viu o menino Jesus. Então, Jeová usou Simeão para fazer uma profecia sobre aquele menino que se tornaria o Cristo. (Luc. 2:25-35) Provavelmente, Simeão morreu antes de Jesus começar o seu ministério terrestre. Mas ele sentiu-se muito grato pelo privilégio que teve. E o melhor ainda está para vir! Quando for ressuscitado, Simeão verá como o governo de Jesus realmente se tornará uma bênção para todas as nações da Terra. (Gén. 22:18) Nós também nos podemos sentir gratos por qualquer privilégio que Jeová nos dê no seu serviço.

8. Como é que Jeová pode usar-nos, assim como usou Barnabé?

8 No primeiro século, um homem generoso chamado José colocou-se à disposição para ser usado por Jeová. (Atos 4:36, 37) É provável que ele fosse muito bom a consolar outros, visto que recebeu dos apóstolos o nome Barnabé, que significa “filho do consolo”. Por exemplo, depois de Saulo se tornar cristão, muitos irmãos tinham medo dele. Afinal, ele era conhecido por perseguir as congregações. Mas Barnabé foi amoroso e ajudou Saulo, que, sem dúvida, deve ter ficado muito grato. (Atos 9:21, 26-28) Noutra ocasião, os irmãos da distante Antioquia da Síria estavam a precisar de consolo. Então, os anciãos em Jerusalém decidiram mandar alguém visitá-los. Sabe quem? Barnabé! Essa foi uma boa escolha. A Bíblia diz que Barnabé “começou a encorajar todos a continuarem no Senhor de coração firme”. (Atos 11:22-24) Hoje, Jeová também pode fazer de nós ‘filhos do consolo’ para outros irmãos. Por exemplo, ele pode usar-nos para consolar aqueles que perderam alguém querido na morte. Ou, se alguém estiver doente ou deprimido, Jeová pode motivar-nos a fazer uma visita ou um telefonema a essa pessoa. O que acha de deixar Jeová usá-lo, assim como usou Barnabé? — 1 Tes. 5:14.

9. O que aprendemos do modo como Jeová treinou Vasily para ser um bom pastor na congregação?

9 Jeová ajudou um irmão chamado Vasily a tornar-se um bom pastor na congregação. Vasily tinha 26 anos quando foi designado ancião. Ele não se achava muito qualificado para ajudar os irmãos, principalmente os que estavam a passar por problemas. No entanto, ele foi bem treinado por anciãos experientes e cursou a Escola do Ministério do Reino. Vasily esforçou-se muito para melhorar. Por exemplo, fez uma lista de pequenos alvos que queria alcançar. Ao passo que atingia os seus alvos, Vasily foi perdendo os seus medos. Ele diz: “O que antes me assustava, agora dá-me muita alegria. Quando Jeová me ajuda a encontrar o texto certo para consolar um irmão ou irmã da congregação, fico muito feliz.” Irmãos, vocês também podem aprender do exemplo de Vasily. Coloquem-se à disposição para serem usados por Jeová. Se fizerem isso, Jeová pode dar-vos capacidade para cuidar de mais responsabilidades na congregação.

O QUE JEOVÁ FEZ COM QUE ALGUMAS MULHERES SE TORNASSEM

10. O que é que Abigail fez, e o que aprendeu do exemplo dela?

10 Certa vez, David e os seus homens estavam a ser perseguidos pelo rei Saul e precisavam de ajuda. Então, pediram a um israelita rico chamado Nabal um pouco de comida. David e os homens não viram nenhum problema em pedir comida porque tinham protegido os rebanhos de Nabal no deserto. Mas Nabal era egoísta e não quis dar-lhes nada. David ficou tão furioso que decidiu matar Nabal e todos os homens da casa dele. (1 Sam. 25:3-13, 22) Abigail, esposa de Nabal, soube disso. No entanto, além de ser bonita, Abigail era sensata. Com muita coragem, ela foi ter com David, ajoelhou-se e pediu-lhe para não se vingar de Nabal. Com muito jeito, Abigail disse que isso traria culpa de sangue sobre David, e que o melhor era deixar o assunto nas mãos de Jeová. A humildade e a prudência daquela mulher tocaram o coração de David. Ele percebeu que ela tinha sido enviada por Jeová. (1 Sam. 25:23-28, 32-34) Abigail tinha desenvolvido qualidades que a tornaram útil para Jeová. O mesmo pode dar-se hoje com as irmãs cristãs. Quando desenvolvem tato e bom senso, elas podem ser usadas por Jeová para fortalecer as suas famílias e outros na congregação. — Pro. 24:3; Tito 2:3-5.

11. O que é que as filhas de Salum fizeram, e quem imita o exemplo delas hoje?

11 Muitos séculos mais tarde, Jeová usou as filhas de Salum para ajudar na reconstrução das muralhas de Jerusalém. (Nee. 2:20; 3:12) Apesar de serem filhas de um príncipe, essas mulheres estavam dispostas a fazer um trabalho difícil e perigoso. (Nee. 4:15-18) Que diferença dos homens de destaque da cidade de Tecoa, que “não se quiseram rebaixar por trabalharem” na obra! (Nee. 3:5) Imagine a alegria que as filhas de Salum sentiram quando a reconstrução da muralha terminou em apenas 52 dias. (Nee. 6:15) Nos nossos dias, muitas irmãs mostram a mesma disposição. Elas sentem-se alegres por ajudar numa forma especial de serviço sagrado: a construção e a manutenção de locais dedicados a Jeová. As habilidades, o entusiasmo e a lealdade dessas irmãs contribuem bastante para o sucesso da obra.

12. Como é que Jeová pode usar-nos do mesmo modo que usou Tabita?

12 Outra mulher muito útil para Jeová foi Tabita. A Bíblia diz que “eram muitas as boas obras que ela fazia e era grande a ajuda que dava aos pobres”. (Atos 9:36) Tabita era conhecida por ser generosa e bondosa, principalmente com as viúvas. Tanto é que, quando ela morreu, muitas viúvas choraram. No entanto, quando o apóstolo Pedro a ressuscitou, elas ficaram radiantes de alegria. (Atos 9:39-41) O que aprendemos de Tabita? Todos nós – jovens ou idosos, homens ou mulheres – podemos fazer coisas práticas para ajudar os nossos irmãos e irmãs. — Heb. 13:16.

13. Como é que Ruth foi usada por Jeová apesar de ser tímida, e o que é que ela concluiu?

13 Ruth era uma irmã muito tímida que queria ser missionária. Quando era criança, ela corria de porta em porta para deixar folhetos com os moradores. Ela disse: “Eu gostava muito daquele serviço.” No entanto, para ela, ter de falar pessoalmente com os moradores sobre o Reino de Deus era um desafio. Apesar da timidez, Ruth tornou-se pioneira regular aos 18 anos. Em 1946, ela cursou a Escola de Gileade e, mais tarde, serviu no Havai e no Japão. Jeová usou-a de forma impressionante para divulgar as boas novas nesses locais. Depois de quase 80 anos a participar no ministério, Ruth concluiu: “Jeová tem-me dado muita força e tem-me ajudado a vencer a timidez. Estou convencida de que Jeová pode usar qualquer pessoa que confie nele.”

PERMITA QUE JEOVÁ O USE

14. De acordo com Colossenses 1:29, o que precisamos de fazer se quisermos ser usados por Jeová?

14 Durante toda a história, Jeová fez com que os seus servos se tornassem muitas coisas diferentes. E no seu caso? Jeová vai fazer com que você se torne o quê? Isso vai depender do quanto está disposto a esforçar-se. (Leia Colossenses 1:29.) Se se colocar à disposição, Jeová pode fazê-lo tornar-se um publicador zeloso, um instrutor eficiente, um ótimo consolador, um trabalhador habilidoso, um amigo pronto para ajudar ou qualquer outra coisa necessária para cumprir a vontade dele.

15. De acordo com a instrução em 1 Timóteo 4:12, 15, que ajuda é que os jovens devem pedir a Jeová?

15 E o que dizer de vocês, jovens, que estão perto da idade adulta? A organização precisa muito de homens cheios de energia que possam ser servos ministeriais e cuidar de mais responsabilidades. Muitas congregações têm mais anciãos do que servos ministeriais. Se és jovem, o que achas de desenvolver o desejo de trabalhar mais na congregação? Às vezes, alguns irmãos dizem: “Eu fico satisfeito em ser apenas um publicador.” Se te sentes assim, pede a Jeová que te ajude a ter o desejo para te qualificares como servo ministerial e que ele te dê o poder para fazeres o teu melhor no seu serviço. (Ecl. 12:1) Precisamos da tua ajuda! — Leia 1 Timóteo 4:12, 15.

16. O que devemos pedir a Jeová, e porquê?

16 Jeová pode fazê-lo tornar-se o que ele precisar para cumprir a vontade dele. Por isso, ore a pedir o desejo para fazer o trabalho dele. Depois, peça a Jeová que lhe dê o poder de que precisa para fazer esse trabalho. Não importa a sua idade, use o seu tempo, energia, habilidades e recursos materiais para honrar a Jeová agora. (Ecl. 9:10) Nunca permita que o medo ou sentimentos de inutilidade o façam abrir mão de oportunidades preciosas de fazer mais no serviço de Jeová. Sem dúvida, é um grande privilégio fazer tudo o que podemos para dar ao nosso amoroso Pai a honra que ele merece!

CÂNTICO 29 Andarei em integridade

^ par. 5 Gostaria de fazer mais no serviço a Jeová? Pergunta-se se ainda é útil para ele? Acha que não precisa de se colocar à disposição para fazer mais para Jeová? Este estudo vai mostrar como Jeová pode, de várias maneiras, dar-lhe tanto o desejo como o poder para fazer qualquer coisa que seja necessária para cumprir o propósito dele.

^ par. 3 Embora Paulo tenha escrito esta carta aos cristãos do primeiro século, os princípios encontrados nela aplicam-se a todos os servos de Jeová.