ESTUDO 41
Encontre a verdadeira felicidade
“Feliz é todo aquele que teme a Jeová, que anda nos Seus caminhos.” — SAL. 128:1.
CÂNTICO 14 Novas todas as coisas
O QUE VAMOS VER a
1. Que “necessidade espiritual” é que nós temos, e que relação existe entre essa necessidade e a felicidade?
A VERDADEIRA felicidade não é apenas um sentimento agradável que temos em alguns momentos da vida. No Sermão do Monte, Jesus disse o seguinte sobre a felicidade: “Felizes os que têm consciência da sua necessidade espiritual.” (Mat. 5:3) Por isso, nós podemos ser felizes ao longo de toda a nossa vida. Mas como? Jesus sabia que os humanos foram criados com uma “necessidade espiritual”, ou seja, com um forte desejo de conhecer e adorar o Criador, Jeová. Como Jeová é o “Deus feliz”, os que o adoram também podem ser felizes. — 1 Tim. 1:11.
2-3. (a) De acordo com as palavras de Jesus, quem é que também pode ser feliz? (b) O que vamos ver neste estudo, e porque é que isso é importante?
2 Será que só podemos ser felizes se as coisas estiverem a correr bem na nossa vida? Não. No Sermão do Monte, Jesus disse algo surpreendente. Ele disse que “os que choram” – quer seja por se sentirem culpados pelos seus pecados quer por terem problemas sérios na vida – podem ser felizes. Jesus disse a mesma coisa sobre “os que são perseguidos por causa da justiça” e os que sofrem ‘insultos’ por serem seguidores dele. (Mat. 5:4, 10, 11) Mas como é que alguém pode ser feliz nessas situações?
3 Jesus estava a ensinar-nos que a felicidade não resulta de termos as circunstâncias ideais na vida, mas, antes, de satisfazermos a nossa necessidade espiritual e de nos achegarmos a Deus. (Tia. 4:8) Como é que podemos fazer isso? Neste estudo, vamos considerar três passos que nos ajudam a encontrar a verdadeira felicidade.
ALIMENTE-SE EM SENTIDO ESPIRITUAL
4. Qual é o primeiro passo para encontrarmos a verdadeira felicidade? (Salmo 1:1-3)
4 PASSO 1: Para sermos verdadeiramente felizes, temos de nos alimentar em sentido espiritual. Tanto os humanos como os animais precisam de alimento físico para sobreviverem. Mas só os humanos podem alimentar-se em sentido espiritual. E nós precisamos de alimento espiritual. Por isso, Jesus disse: “O homem não deve viver somente de pão, mas de toda a palavra que vem da boca de Jeová.” (Mat. 4:4) Portanto, não devemos permitir que passe um dia sem nos alimentarmos da Palavra de Deus, a Bíblia. O salmista disse: ‘Feliz é o homem cujo prazer está na lei de Jeová e que a lê dia e noite.’ — Leia o Salmo 1:1-3.
5-6. (a) O que podemos aprender da Bíblia? (b) De que maneiras é que a leitura da Bíblia nos pode ajudar?
5 Na Bíblia, de forma amorosa, Jeová dá-nos informações sobre como ter uma vida feliz. Por exemplo, aprendemos porque é que ele nos criou, como podemos achegar-nos a ele e como ter o perdão dos nossos pecados. Além disso, aprendemos sobre a maravilhosa esperança que Jeová nos dá para o futuro. (Jer. 29:11) Quando estudamos a Bíblia e aprendemos essas verdades, o nosso coração enche-se de alegria!
6 A Bíblia também contém muitos conselhos práticos para o nosso dia a dia. Quando colocamos em prática esses conselhos, podemos encontrar verdadeira felicidade. Sempre que você estiver desanimado por causa dos seus problemas, passe mais tempo a ler a Bíblia e a meditar no que ela diz. Jesus disse: “Felizes os que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática.” — Luc. 11:28.
7. Como é que você pode aproveitar melhor o tempo que passa a ler a Bíblia?
7 Ao ler a Palavra de Deus, tire tempo para saborear o que lê. Pense na seguinte situação: imagine que alguém lhe faz o seu prato favorito, mas, quando chega a hora de comer, você está com pressa ou está preocupado com alguma coisa. Por causa disso, acaba por engolir a comida sem saborear cada garfada. Depois de comer, apercebe-se de que comeu demasiado depressa e arrepende-se de não ter comido com mais calma, aproveitando o momento. Bem, já lhe aconteceu ler a Bíblia com tanta pressa que não saboreou o que estava a ler? Tire tempo para aproveitar a leitura da Palavra de Deus; imagine o som das vozes das personagens, visualize as cenas e medite no que está a ler. Fazer isso vai deixá-lo mais feliz.
8. Como é que “o escravo fiel e prudente” está a cumprir a designação que Jesus lhe deu? (Veja também a nota.)
8 Jesus designou “o escravo fiel e prudente” para fornecer alimento espiritual no tempo apropriado, e nós somos muito bem alimentados em sentido espiritual. b (Mat. 24:45) O principal ingrediente de tudo o que o escravo fiel produz é a Bíblia. (1 Tes. 2:13) Esse alimento espiritual ajuda-nos a conhecer a forma como Jeová pensa. É por isso que lemos as revistas A Sentinela e Despertai!, e os artigos no site jw.org. Nós preparamo-nos para todas as reuniões e assistimos ao programa mensal do JW Broadcasting®. Termos o hábito de nos alimentarmos bem em sentido espiritual ajuda-nos a dar o segundo passo que leva à verdadeira felicidade.
VIVA DE ACORDO COM OS PADRÕES DE JEOVÁ
9. Qual é o segundo passo que leva à verdadeira felicidade?
9 PASSO 2: Para sermos verdadeiramente felizes, temos de viver de acordo com os padrões de Jeová. O salmista escreveu: “Feliz é todo aquele que teme a Jeová, que anda nos Seus caminhos.” (Sal. 128:1) O que significa temer a Jeová? Significa respeitá-lo profundamente, fazendo tudo o que estiver ao nosso alcance para não lhe desagradarmos. (Pro. 16:6) Portanto, nós esforçamo-nos sempre para obedecer aos padrões que Jeová deixou na Bíblia sobre o que é certo e errado. (2 Cor. 7:1) Seremos felizes se fizermos as coisas que Jeová ama e rejeitarmos as coisas que ele odeia. — Sal. 37:27; 97:10; Rom. 12:9.
10. De acordo com Romanos 12:2, que responsabilidade é que nós temos?
10 Leia Romanos 12:2. Alguém pode saber que Jeová tem autoridade para decidir o que é certo e errado, mas isso não basta. Também tem de estar disposto a obedecer aos padrões de Deus. Por exemplo, uma pessoa pode saber que o governo tem o direito de estabelecer o limite de velocidade de uma estrada. Mas ela talvez não esteja disposta a obedecer a esse limite. O resultado é que ela conduz mais depressa do que devia. Por meio da nossa conduta, nós mostramos que realmente acreditamos que obedecer aos padrões de Jeová é o melhor modo de vida. (Pro. 12:28) David também pensava assim. Ele disse sobre Jeová: “Tu fazes-me conhecer o caminho da vida. Na tua presença, há abundante alegria; a felicidade está à tua direita, para sempre.” — Sal. 16:11.
11-12. (a) Quando passamos por problemas ou ficamos desanimados, que cuidado é que devemos ter? (b) Como é que Filipenses 4:8 nos pode ajudar na nossa escolha de diversão?
11 Quando passamos por problemas ou ficamos desanimados, talvez sintamos a necessidade de fazer alguma coisa para nos distrairmos. Isso é compreensível, mas devemos ter cuidado para não acabarmos por fazer alguma coisa que Jeová odeia. — Efé. 5:10-12, 15-17.
12 Na sua carta aos Filipenses, o apóstolo Paulo incentivou os cristãos a continuarem a pensar em tudo o que é ‘justo, casto, amável e virtuoso’. (Leia Filipenses 4:8.) É verdade que Paulo não estava a escrever especificamente sobre diversão, mas o que ele disse deve influenciar o tipo de diversão que escolhemos. Tente o seguinte: antes de escolher uma música, um filme, um livro ou um videojogo, veja se a sua escolha se encaixa nas qualidades descritas por Paulo. Fazer isso será de ajuda para determinar se está a optar por um tipo de diversão que agrada a Deus. Queremos que a nossa vida se harmonize com os padrões elevados de Jeová. (Sal. 119:1-3) Se fizermos isso, estaremos com a consciência limpa para darmos o próximo passo que leva à verdadeira felicidade. — Atos 23:1.
COLOQUE A ADORAÇÃO A JEOVÁ EM PRIMEIRO LUGAR
13. Qual é o terceiro passo que leva à verdadeira felicidade? (João 4:23, 24)
13 PASSO 3: Faça tudo o que puder para que a adoração a Jeová venha em primeiro lugar na sua vida. Jeová é o Criador e merece a nossa adoração. (Apo. 4:11; 14:6, 7) Por isso, a coisa mais importante na nossa vida deve ser adorar a Jeová da maneira que ele aprova, “com espírito e verdade”. (Leia João 4:23, 24.) Isso significa fazer com que a nossa adoração seja guiada pelo espírito santo de Deus e esteja de acordo com as verdades da Bíblia. Adorar a Jeová deve vir em primeiro lugar na vida, mesmo quando vivemos num país em que a nossa obra está proibida ou restrita. Neste momento, mais de 100 irmãos estão presos pelo simples facto de serem Testemunhas de Jeová. c Mesmo assim, eles sentem-se felizes por fazerem o que podem para orar, estudar e falar com outros sobre Deus e o Reino. Quando somos criticados ou perseguidos, ficamos felizes por saber que Jeová está do nosso lado e vai recompensar-nos. — Tia. 1:12; 1 Ped. 4:14.
UM EXEMPLO DA VIDA REAL
14. O que aconteceu a Jovidon, e porquê?
14 Experiências da vida real confirmam que os três passos que estudámos nos ajudam a encontrar a verdadeira felicidade, não importa a nossa situação. Veja o caso de Jovidon Bobojonov, que tem 19 anos e é do Tajiquistão. Jovidon recusou-se a prestar serviço militar e, por isso, no dia 4 de outubro de 2019, foi levado à força da sua casa, ficou detido durante meses e foi tratado como um criminoso. Essa injustiça foi noticiada a nível internacional. Ele foi espancado por soldados que o pressionaram a usar o uniforme do exército e a fazer o juramento militar. Depois disso, ele foi condenado e enviado para um campo de trabalhos forçados, até que, por fim, o presidente do país lhe concedeu o perdão e ordenou a sua libertação. Durante tudo o que lhe aconteceu, Jovidon manteve a sua lealdade e não perdeu a alegria. Como? Ele nunca se esqueceu da sua necessidade espiritual.
15. Como é que Jovidon se alimentou em sentido espiritual enquanto esteve preso?
15 Enquanto esteve preso, Jovidon alimentou-se em sentido espiritual, mesmo quando não tinha a Bíblia ou as nossas publicações. Como é que ele conseguiu fazer isso? Os irmãos locais levavam-lhe alimentos e escreviam o texto do dia nos sacos que lhe davam. Assim, ele conseguia ler a Bíblia e meditar no que ela dizia todos os dias. Depois de ser libertado, ele deixou o seguinte conselho àqueles que ainda não passaram por grandes testes de fé: “Agora é o momento de usarem bem a vossa liberdade para aprofundarem o vosso conhecimento, por lerem a Palavra de Deus e as nossas publicações.”
16. Em que coisas é que Jovidon se concentrou?
16 O nosso irmão esforçou-se para viver de acordo com os padrões de Jeová. Em vez de alimentar desejos errados e fazer coisas más, ele concentrou-se em Jeová e nas coisas que Ele aprova. Jovidon admirava a beleza da criação de Deus. Todos os dias, ele acordava com o som dos pássaros a cantar. À noite, ele admirava a Lua e as estrelas. Ele disse: “Eu sentia-me feliz e encorajado com esses presentes de Jeová.” Quando somos gratos por tudo o que Jeová nos dá em sentido físico e espiritual, temos verdadeira felicidade, e essa felicidade pode dar-nos força para perseverar.
17. Como é que 1 Pedro 1:6, 7 pode ajudar alguém que está numa situação parecida com a de Jovidon?
17 Jovidon também colocou a adoração a Jeová em primeiro lugar. Ele sabia que era importante continuar leal ao verdadeiro Deus. Jesus disse: “Adora a Jeová, teu Deus, e presta-lhe serviço sagrado apenas a ele.” (Luc. 4:8) Oficiais e soldados queriam que Jovidon abandonasse a sua religião. Em vez disso, ele orava a Jeová, todos os dias e todas as noites, pedindo-lhe que o ajudasse a não ceder e a manter-se fiel. Apesar das injustiças que sofreu, Jovidon manteve a sua lealdade. É verdade que foi levado da sua casa, espancado e preso, mas, agora, ele tem algo que não tinha antes: uma fé provada. — Leia 1 Pedro 1:6, 7.
18. O que temos de fazer para ter verdadeira felicidade?
18 Jeová sabe do que precisamos para sermos verdadeiramente felizes. Se seguirmos os três passos que levam à verdadeira felicidade, mesmo que estejamos numa situação difícil, poderemos ser felizes. Então, também estaremos em condições de dizer: “Feliz o povo cujo Deus é Jeová!” — Sal. 144:15.
CÂNTICO 6 A oração do servo de Deus
a Muitos não encontram a verdadeira felicidade. Porquê? Porque a procuram no sítio errado, indo atrás de diversão, dinheiro, fama ou poder. No entanto, quando Jesus esteve na Terra, ele explicou às pessoas como podiam ser verdadeiramente felizes. Neste estudo, vamos considerar três passos que vão ajudar-nos a encontrar a verdadeira felicidade.
b Veja o artigo “Você está a receber ‘alimento no tempo apropriado’?” na Sentinela de 15 de agosto de 2014.
c Para mais detalhes, procure “Presos por causa da sua fé”, no site jw.org.
d IMAGEM: Nesta encenação, alguns irmãos mostram o seu apoio a um irmão que está a ser levado para um tribunal, onde será julgado.
A SENTINELA — EDIÇÃO DE ESTUDO