ESTUDO 42

Está ‘pronto para obedecer’?

Está ‘pronto para obedecer’?

“A sabedoria de cima é [...] pronta para obedecer.” — TIA. 3:17.

CÂNTICO 152 Jeová, minha força e esperança

O QUE VAMOS VER a

1. Porque é que às vezes achamos difícil obedecer?

 ACHA que às vezes é difícil ser obediente? O rei David achava isso. Por isso, ele orou a Deus: “Desperta dentro de mim a disposição de te obedecer.” (Sal. 51:12) David amava a Jeová. Mesmo assim, em alguns momentos, ele achava difícil ser obediente. Passa-se o mesmo no nosso caso. Porquê? Primeiro, porque somos imperfeitos e já nascemos com a tendência de ser desobedientes. Segundo, porque Satanás está sempre a tentar fazer com que fiquemos contra Jeová, assim como ele. (2 Cor. 11:3) E terceiro, porque estamos rodeados pela atitude rebelde deste mundo, “o espírito que agora atua nos filhos da desobediência”. (Efé. 2:2) Temos de nos esforçar para lutar contra a nossa tendência pecaminosa e resistir à pressão do Diabo e deste mundo. Fazemos isso por obedecer a Jeová e às pessoas a quem ele deu autoridade.

2. O que significa ser uma pessoa “pronta para obedecer”? (Tiago 3:17)

2 Leia Tiago 3:17. O escritor Tiago, por inspiração, disse que uma pessoa sábia está “pronta para obedecer”. Mas o que é que isso significa? Significa que devemos estar dispostos a obedecer àqueles a quem Jeová deu certa medida de autoridade. Mas é claro que Jeová não espera que sejamos obedientes quando alguém nos pede para fazermos coisas contra os mandamentos d’Ele. — Atos 4:18-20.

3. Porque é importante para Jeová que obedeçamos àqueles a quem ele deu autoridade?

3 É claro que é muito mais fácil obedecer a Jeová do que a um ser humano. Afinal, as orientações de Jeová são sempre perfeitas. (Sal. 19:7) No entanto, as pessoas que têm autoridade são imperfeitas e nem sempre dão boas orientações. Apesar disso, Jeová deu certa medida de autoridade aos pais, aos anciãos e a algumas pessoas que trabalham para o governo. (Pro. 6:20; 1 Tes. 5:12; 1 Ped. 2:13, 14) Quando lhes obedecemos, estamos, na verdade, a obedecer a Jeová. Neste estudo, vamos ver como podemos obedecer aos humanos a quem Jeová deu alguma autoridade, mesmo que às vezes seja difícil aceitar e seguir a direção deles.

OBEDECER AOS PAIS

4. Porque é que muitos filhos são desobedientes aos pais?

4 Os jovens estão cercados de colegas que costumam ser “desobedientes aos pais”. (2 Tim. 3:1, 2) Mas porque é que tantos jovens são desobedientes? Alguns acham que os pais lhes pedem coisas que eles próprios não fazem. Já outros acham que o mundo mudou e que os conselhos dos pais não se aplicam hoje em dia ou são muito duros. E tu, jovem, também pensas assim? Muitos acham difícil aplicar o conselho que Jeová deixou registado em Efésios 6:1: “Sejam obedientes aos vossos pais em união com o Senhor, pois isso é justo.” O que é que te pode ajudar a fazer isto?

5. Porque é que Jesus é o melhor exemplo de um filho que foi obediente? (Lucas 2:46-52)

5 Os jovens podem aprender a serem obedientes por imitar o melhor exemplo de todos: o de Jesus. (1 Ped. 2:21-24) Ele era um humano perfeito, mas os seus pais eram imperfeitos. Mesmo assim, Jesus honrava os seus pais até quando eles não o entendiam ou quando cometiam erros. (Êxo. 20:12) Vamos ver o que aconteceu quando Jesus tinha 12 anos. (Leia Lucas 2:46-52.) A sua família estava em Jerusalém, mas quando os seus pais estavam a voltar para casa, não se aperceberam de que Jesus não estava com eles. José e Maria procuraram Jesus e, quando finalmente o encontraram, Maria culpou-o por todo o stress que ele tinha causado! Jesus poderia ter dito que aquilo era injusto. Afinal, era responsabilidade dos pais terem a certeza de que todos os filhos estavam no grupo antes de começar a viagem para casa. Em vez disso, Jesus respondeu de maneira simples e com respeito. Mas José e Maria “não compreenderam o que ele lhes dizia”. Apesar disso, Jesus “continuou a estar-lhes sujeito”.

6-7. O que pode ajudar os jovens a obedecer aos pais?

6 E vocês, jovens? Acham difícil obedecer aos pais quando eles cometem algum erro ou quando não vos entendem? O que é que vos pode ajudar? Primeiro, pensem em como Jeová se sente. A Bíblia diz que quando obedecem aos vossos pais, “isso é agradável ao Senhor”. (Col. 3:20) Jeová sabe que, às vezes, os vossos pais podem não vos entender muito bem ou talvez criem regras que pareçam não fazer sentido. Apesar disso, quando vocês obedecem aos vossos pais, deixam Jeová muito feliz.

7 Segundo, pensem em como os vossos pais se sentem. Quando lhes obedecem, eles ficam felizes e vocês ganham a confiança deles. (Pro. 23:22-25) Além disso, vocês também ficam mais próximos deles. Um jovem da Bélgica, chamado Alexandre, conta: “Quando eu comecei a fazer o que os meus pais me pediam, o nosso relacionamento mudou. Ficámos mais próximos e sentimo-nos mais felizes.” b Terceiro, pensem em como serem obedientes agora pode ajudar-vos no futuro. Paulo, que mora no Brasil, diz: “Aprender a obedecer aos meus pais ajudou-me a obedecer a Jeová e a outros que têm autoridade.” Como a Palavra de Deus diz, vocês têm um motivo importante para obedecerem aos pais. Efésios 6:2, 3 diz: “Para que tudo te corra bem, e permaneças por muito tempo na terra.”

8. Porque é que muitos jovens obedecem aos pais?

8 Muitos jovens perceberam que é bom para eles obedecerem aos pais. Luiza, que também é do Brasil, no início achava difícil entender por que razão ainda não podia ter um telemóvel. Ela dizia aos pais que quase todos os jovens da idade dela já tinham um. Mas então ela percebeu que, na verdade, os seus pais queriam protegê-la. Ela agora diz: “Eu vejo que obedecer aos meus pais não é como uma camisa de forças, mas, sim, como um cinto de segurança que me pode salvar a vida.” Para Elizabeth, uma jovem dos Estados Unidos, de vez em quando ainda é difícil obedecer aos pais. Ela explica: “Quando não entendo bem por que razão os meus pais criaram certa regra, eu tento lembrar-me das vezes em que as regras deles me protegeram.” Monica, que vive na Arménia, chegou à conclusão de que as coisas corriam sempre bem quando ela obedecia aos pais.

OBEDECER “ÀS AUTORIDADES SUPERIORES”

9. O que é que muitas pessoas pensam sobre obedecer às leis do governo?

9 Muitas pessoas reconhecem que precisamos dos governos e acham que vale a pena obedecer a pelo menos algumas leis criadas pelas “autoridades superiores”. (Rom. 13:1) Mas essas mesmas pessoas recusam-se a obedecer às leis quando não gostam delas ou acham que são injustas. Veja, por exemplo, o caso dos impostos. De acordo com certa pesquisa, num país da Europa, uma em cada quatro pessoas acha que “não se deve pagar impostos que pareçam injustos”. Por causa disso, as pessoas que moram nesse país não pagam todos os impostos que o governo exige.

O que podemos aprender sobre obediência com José e Maria? (Veja os parágrafos 10 a 12.) c

10. Porque é que nós obedecemos até às leis de que não gostamos?

10 A Bíblia diz que os governos humanos causam sofrimento, são controlados por Satanás e, em breve, serão destruídos. (Sal. 110:5, 6; Ecl. 8:9; Luc. 4:5, 6) Também diz que “quem se opõe à autoridade opõe-se à ordem estabelecida por Deus”. Por enquanto, Jeová está a permitir que os governos existam para manter as coisas numa certa ordem, e ele espera que nós lhes obedeçamos. Portanto, devemos ‘dar a todos o que lhes é devido’, incluindo impostos, respeito e obediência. (Rom. 13:1-7) Às vezes, podemos achar que uma lei é inconveniente, injusta ou que vai causar-nos algum prejuízo. No entanto, nós obedecemos a Jeová, e ele diz-nos que devemos obedecer às autoridades. A única exceção é quando elas nos pedem para fazer algo que vai contra as leis de Jeová. — Atos 5:29.

11-12. O que é que José e Maria tiveram de fazer para obedecer a uma lei, e quais foram os resultados? (Lucas 2:1-6) (Veja também as imagens.)

11 Podemos aprender com o exemplo de José e Maria, que estavam prontos para obedecer às autoridades superiores, mesmo quando isso era difícil. (Leia Lucas 2:1-6.) Veja o teste de obediência que eles tiveram de enfrentar quando Maria estava grávida. O imperador romano Augusto fez uma lei a exigir que todos voltassem à sua cidade natal para serem registados. José e Maria tiveram de viajar até Belém, uma viagem de mais de 150 quilómetros num caminho cheio de subidas e descidas. A viagem não seria nada fácil, principalmente para Maria, que já estava com nove meses de gravidez. E se ela entrasse em trabalho de parto durante a viagem? Eles devem ter ficado muito preocupados com a saúde de Maria e do bebé, que, afinal, seria o futuro Messias. Se eles quisessem, essa poderia ter sido uma desculpa para não obedecerem ao governo.

12 É verdade que José e Maria tinham motivos para se preocuparem. Ainda assim eles obedeceram ao governo. E Jeová abençoou a obediência deles. Maria chegou em segurança a Belém, deu à luz um bebé saudável e até ajudou no cumprimento de uma profecia bíblica! — Miq. 5:2.

13. Porque é que a nossa obediência ajuda os nossos irmãos?

13 Obedecer às autoridades superiores é bom para nós e para outros. Em que sentido? Por um lado, nós não somos punidos assim como as pessoas que desobedecem às leis. (Rom. 13:4) Por outro lado, a nossa obediência pode influenciar a maneira como as autoridades veem as Testemunhas de Jeová. Por exemplo, há alguns anos, na Nigéria, soldados entraram num Salão do Reino durante uma reunião à procura de pessoas que protestavam com violência contra o pagamento de impostos. Mas o oficial que comandava o grupo pediu aos soldados para saírem do Salão e disse-lhes: “As Testemunhas de Jeová não participam em protestos; elas pagam sempre os impostos.” Sempre que obedecemos às leis, contribuímos para melhorar a reputação do povo de Jeová. Além disso, pode ser que, no futuro, essa reputação sirva para proteger os nossos irmãos. — Mat. 5:16.

14. O que ajudou uma irmã a estar “pronta para obedecer” às autoridades?

14 Ainda assim, pode ser que nem sempre estejamos dispostos a obedecer às autoridades superiores. Joanna, uma irmã nos Estados Unidos, diz: “Para mim, era muito difícil ser obediente, porque alguns da minha família já tinham sofrido injustiças nas mãos das autoridades.” Mas Joanna percebeu que precisava de mudar o seu ponto de vista. Primeiro, ela deixou de ler nas redes sociais publicações que falavam contra as autoridades. (Pro. 20:3) Segundo, ela orou a Jeová a pedir ajuda para confiar nele e não ficar à espera de uma mudança nos governos humanos. (Sal. 9:9, 10) Terceiro, ela leu artigos nas nossas publicações que falam sobre a neutralidade. (João 17:16) Hoje, Joanna diz que respeitar as autoridades e obedecer-lhes faz com que ela se sinta muito mais calma e em paz.

OBEDECER ÀS ORIENTAÇÕES DA ORGANIZAÇÃO DE JEOVÁ

15. Porque é que às vezes pode ser difícil para nós obedecer às orientações da organização de Jeová?

15 Jeová pede que sejamos “obedientes aos que exercem liderança” na congregação. (Heb. 13:17) Embora o nosso Líder Jesus seja perfeito, aqueles que ele usa para orientar o povo de Deus aqui na Terra são imperfeitos. Por isso, às vezes, achamos difícil obedecer-lhes, principalmente quando nos pedem para fazer algo que não queremos fazer. Certa vez, o apóstolo Pedro teve dificuldade em ser obediente. Ele recebeu a orientação de um anjo para comer animais que eram impuros de acordo com a Lei mosaica, mas Pedro recusou-se a fazer isso – não apenas uma, mas três vezes! (Atos 10:9-16) Porquê? Aquela nova orientação não fazia sentido para ele. Pedro estava habituado a fazer as coisas de forma diferente. Se Pedro achou difícil obedecer à orientação de um anjo perfeito, imagine como pode ser difícil para nós obedecermos à orientação de homens imperfeitos!

16. O que é que Paulo fez, apesar de parecer que a orientação que ele tinha recebido não fazia sentido? (Atos 21:23, 24, 26)

16 O apóstolo Paulo estava ‘pronto para obedecer’, mesmo quando recebia orientações que pareciam não fazer sentido. Os cristãos judeus tinham ouvido alguns boatos de que Paulo tinha ‘abandonado a Lei de Moisés’, ou seja, estava a desrespeitar a Lei mosaica. (Atos 21:21) Os anciãos em Jerusalém disseram a Paulo para levar quatro homens com ele até ao templo e para se purificar cerimonialmente. Dessa forma, Paulo mostraria que respeitava a Lei. Mas Paulo sabia que os cristãos já não precisavam de seguir a Lei e que ele não tinha feito nada de errado. Apesar disso, Paulo obedeceu sem questionar, e “levou os homens consigo e purificou-se cerimonialmente com eles”. (Leia Atos 21:23, 24, 26.) A obediência de Paulo contribuiu para a união entre os irmãos. — Rom. 14:19, 21.

17. O que é que você aprendeu com o exemplo de Stephanie?

17 Uma irmã chamada Stephanie teve dificuldade em aceitar uma decisão feita pelos irmãos que cuidavam da obra no país dela. Ela e o seu marido serviam num grupo de língua estrangeira e estavam muito felizes. Mas então Betel descontinuou esse grupo e o casal foi designado para servir numa congregação na língua deles. Stephanie admite: “Fiquei muito triste, eu achava que não havia necessidade na nossa língua.” Mesmo assim, ela decidiu obedecer. Stephanie diz: “Com o tempo, eu percebi porque é que os irmãos tomaram essa decisão. Acabámos por nos tornar pais em sentido espiritual de muitos na congregação que não tinham família na verdade. Eu também estou a estudar com uma irmã que estava inativa. Além disso, agora tenho muito mais tempo para fazer o meu estudo pessoal. E tenho a consciência tranquila, porque sei que fiz o meu melhor para ser obediente.”

18. Porque é que ser obediente é bom para nós?

18 Nós podemos aprender a ser obedientes. Jesus “aprendeu a obediência”, não em situações favoráveis, mas “por meio das coisas que sofreu”. (Heb. 5:8) Assim como Jesus, normalmente aprendemos a ser obedientes quando passamos por situações difíceis. Por exemplo, no início da pandemia da COVID-19, fomos orientados a deixar de nos reunir no Salão do Reino e a não pregar de casa em casa. Achou difícil obedecer a essa orientação? Saiba que foi a sua obediência que o protegeu, ajudou a congregação a continuar unida e agradou a Jeová. Agora, estamos mais bem preparados para obedecer a qualquer instrução que talvez recebamos durante a grande tribulação. E obedecer a essas instruções é o que nos vai salvar a vida! — Jó 36:11.

19. Porque é que você quer ser obediente?

19 Nós vimos que ser obediente traz muitas bênçãos. No entanto, o principal motivo de obedecermos a Jeová é porque o amamos muito e queremos agradar-lhe. (1 João 5:3) Nunca vamos conseguir pagar a Jeová todas as coisas boas que ele tem feito por nós. (Sal. 116:12) Mas podemos obedecer-lhe a ele e àqueles que têm autoridade sobre nós. Se fizermos isso, estaremos a mostrar que somos sábios, e uma pessoa sábia faz o coração de Jeová alegrar-se. — Pro. 27:11.

CÂNTICO 6 A oração do servo de Deus

a Por sermos imperfeitos, nem sempre é fácil obedecer, mesmo quando a pessoa que nos dá uma orientação tem o direito de fazer isso. Neste estudo, vamos ver os benefícios de se obedecer aos pais, “às autoridades superiores” e aos irmãos que têm responsabilidades na organização de Jeová.

b Para verem sugestões de como falar com os vossos pais sobre regras a que acham difícil obedecer, vejam o artigo “Como conversar com os meus pais sobre as regras que eles me impõem?”, no site jw.org.

c DESCRIÇÃO DAS IMAGENS: José e Maria obedeceram à ordem de César de se irem registar em Belém. Da mesma forma, os cristãos hoje obedecem às leis de trânsito, pagam os impostos e seguem as orientações do governo sobre saúde.