ESTUDO 36
Está pronto para se tornar um pescador de homens?
“Para de ter medo. De agora em diante, apanharás homens.” — LUC. 5:10.
CÂNTICO 137 Dá-nos coragem
O QUE VAMOS VER *
1. Que convite fez Jesus a quatro pescadores, e qual foi a resposta deles?
OS DISCÍPULOS Pedro, André, Tiago e João trabalhavam como pescadores. Imagine como devem ter ficado surpreendidos quando Jesus lhes fez o convite: “Sigam-me, e eu farei de vocês pescadores de homens.” * Qual foi a resposta deles? A Bíblia diz: “Eles abandonaram imediatamente as redes e seguiram-no.” (Mat. 4:18-22) Essa decisão mudou para sempre a vida daqueles pescadores. Eles já não iam apanhar peixes, mas ‘apanhariam pessoas’. (Luc. 5:10, nota) Hoje, Jesus faz o mesmo convite àqueles de coração sincero que amam a verdade. (Mat. 28:19, 20) Já aceitou o convite de Jesus para se tornar um pescador de homens?
2. Porque devemos levar a sério a decisão de nos tornarmos pescadores de homens, e o que vai ajudar-nos a tomar essa decisão?
2 Você talvez tenha feito progresso no seu estudo da Bíblia e, agora, tem de decidir se quer tornar-se um publicador. Sente um pouco de medo de aceitar o convite de Jesus? Se sentir, não fique desanimado. Isso é sinal de que você sabe que essa decisão é muito importante. É verdade que a Bíblia diz que Pedro e os seus amigos abandonaram as redes de pesca “imediatamente” para seguir Jesus. Mas essa não foi uma decisão tomada naquele momento. Tanto Pedro como o seu irmão, André, já tinham aceitado Jesus como Messias há mais de seis meses. (João 1:35-42) Da mesma maneira, é provável que tudo o que você já aprendeu sobre Jeová e Jesus o motive a fazer mais progresso espiritual. Mas não deve tomar a decisão de se tornar um publicador sem antes calcular o custo. O que ajudou Pedro, André e outros a tomarem uma decisão?
3. Que qualidades vão ajudá-lo a aceitar o convite de Jesus?
3 Os primeiros discípulos de Jesus estavam motivados, conheciam bem o seu trabalho, eram corajosos e tinham autodisciplina. Sem dúvida, com a ajuda dessas qualidades, eles tornaram-se excelentes pescadores de homens. Essas qualidades também podem ajudá-lo a ser um excelente discípulo de Cristo. Este estudo vai mostrar como pode desenvolvê-las.
FORTALEÇA A SUA MOTIVAÇÃO
4. O que motivava Pedro a ser um pescador?
4 Pedro pescava para sustentar a sua família, mas ele não via a pesca apenas como um trabalho. Pelos vistos, Pedro amava a pesca. (João 21:3, 9-15) Ele também aprendeu a amar o trabalho de pescar homens. Com a ajuda de Jeová, Pedro tornou-se muito eficiente nesse serviço. — Atos 2:14, 41.
5. Com base em Lucas 5:8-11, porque é que Pedro estava com medo, e o que pode ajudar-nos a vencer sentimentos parecidos?
5 Nós pregamos porque amamos a Jeová; essa é a nossa motivação principal para fazer esse trabalho. O nosso amor por Jeová pode ajudar-nos, mesmo se sentirmos que não somos capazes de pregar. Quando convidou Pedro para ser um pescador de homens, Jesus disse: “Para de ter medo.” (Leia Lucas 5:8-11.) O que fazia Pedro ter medo não eram as coisas que poderiam acontecer se ele se tornasse discípulo. Na verdade, ele não se sentia digno. Ele tinha acabado de presenciar uma pesca milagrosa e não se sentia qualificado para trabalhar com Jesus. Você, assim como Pedro, talvez fique preocupado ao pensar em tudo o que está envolvido em ser um discípulo de Cristo. Nesse caso, fortaleça o seu amor por Jeová, por Jesus e pelo próximo. Isso vai dar-lhe a motivação de que precisa para aceitar o convite de Jesus de se tornar um pescador de homens. — Mat. 22:37, 39; João 14:15.
6. O que mais nos motiva a pregar?
6 Temos outras motivações para pregar. Uma delas é que queremos obedecer à ordem de Jesus: “Vão e façam discípulos.” (Mat. 28:19, 20) Outra é que temos pena das pessoas que são “esfoladas e empurradas de um lado para o outro” e que precisam muito de aprender a verdade do Reino. (Mat. 9:36) Além disso, Jeová quer que pessoas de todo tipo tenham conhecimento exato da verdade e sejam salvas. — 1 Tim. 2:4.
7. Como é que Romanos 10:13-15 mostra que o nosso trabalho de pregação é importante?
7 Quando pensamos que a pregação pode salvar vidas, sentimo-nos motivados a aceitar o convite de Jesus. Ao passo que o objetivo de um pescador comercial é vender ou comer os peixes, o nosso objetivo ao “pescar” pessoas é salvar-lhes a vida. — Leia Romanos 10:13-15; 1 Tim. 4:16.
APROFUNDE O SEU CONHECIMENTO
8-9. O que é que um pescador precisa de saber, e porquê?
8 Nos dias de Jesus, um pescador israelita tinha de saber o tipo de peixe que podia pescar. (Lev. 11:9-12) Também tinha de saber onde poderia encontrá-los. Normalmente, os peixes gostam de ficar onde as condições da água são boas e onde há muita comida. Será que faz alguma diferença a hora em que um pescador vai pescar? Veja o que aconteceu numa ilha do Pacífico. Um dos nossos irmãos convidou um missionário para pescar. O missionário disse-lhe: “Combinado! Encontramo-nos amanhã, às 9 da manhã.” O irmão respondeu: “Acho que não estás a entender. Não somos nós que escolhemos a hora; são os peixes.”
9 Era isso o que os pescadores de homens do primeiro século faziam. Eles costumavam ir aos lugares onde os “peixes” estavam e nas horas em que podiam encontrá-los. Por exemplo, os seguidores de Jesus pregavam no templo, nas sinagogas, de casa em casa e na praça pública. (Atos 5:42; 17:17; 18:4) Assim como eles, nós também precisamos de conhecer os costumes das pessoas que vivem no território da nossa congregação. Temos de ser flexíveis e pregar nos locais e nas horas em que temos mais hipóteses de encontrar pessoas. — 1 Cor. 9:19-23.
10. Que ferramentas é que a organização de Jeová nos dá?
10 Um pescador precisa de ter o equipamento certo e saber usá-lo. Nós também devemos ter o equipamento necessário para o nosso trabalho. E temos de saber usá-lo. Jesus deu instruções claras aos seus discípulos sobre como pescar pessoas. Ele disse o que levar, onde pregar e o que dizer. (Mat. 10:5-7; Luc. 10:1-11) Hoje, a organização de Jeová fornece-nos o Kit de Ferramentas de Ensino, que tem ferramentas muito úteis para a pregação. * Também nos ensina a usar cada ferramenta. Dessa forma, ganhamos mais confiança e habilidade para sermos mais eficientes no nosso trabalho. — 2 Tim. 2:15.
GANHE MAIS CORAGEM
11. Porque é que os pescadores de homens precisam de coragem?
11 Pescadores profissionais precisam de ser corajosos. Às vezes, eles enfrentam condições inesperadas no mar. Normalmente, trabalham à noite e podem ser apanhados de surpresa por tempestades. Os pescadores de homens também precisam de coragem. Quando começamos a pregar e a identificar-nos como Testemunhas de Jeová, podemos enfrentar algumas “tempestades” – a nossa família talvez se oponha, amigos talvez gozem connosco e algumas pessoas talvez resistam à nossa mensagem. Mas isso não nos surpreende. Jesus já tinha avisado os seus seguidores de que teriam de pregar a pessoas que não seriam amigáveis. — Mat. 10:16.
12. De acordo com Josué 1:7-9, o que podemos fazer para ganhar mais coragem?
12 O que é que você pode fazer para ganhar mais coragem? Primeiro, esteja convencido de que, Jesus, do céu, continua a dirigir a obra. (João 16:33; Apo. 14:14-16) Depois, fortaleça a sua fé na promessa de que Jeová vai cuidar de si. (Mat. 6:32-34) Quanto mais forte for a sua fé, mais coragem terá. Pedro e os seus companheiros mostraram uma grande fé quando abandonaram a sua fonte de sustento para seguir Jesus. Você também mostrou uma grande fé quando disse aos seus familiares e amigos que tinha começado a estudar a Bíblia com as Testemunhas de Jeová e a assistir às reuniões. Sem dúvida, você fez mudanças na sua vida para seguir os padrões justos de Jeová. Isso também exigiu fé e coragem. Por isso, continue a esforçar-se para ganhar mais coragem. Isso vai ajudá-lo a ter a confiança de que ‘Jeová, seu Deus, estará consigo por onde quer que vá’. — Leia Josué 1:7-9.
13. Como é que a oração e a meditação o podem ajudar a ganhar mais coragem?
13 O que mais pode fazer? Ore a Jeová e peça-lhe coragem. (Atos 4:29, 31) Ele vai responder às suas orações e nunca o vai abandonar. Ele está sempre ao seu lado para lhe dar apoio. Além disso, medite em como Jeová salvou outras pessoas no passado. Pense também em como ele já o ajudou a vencer desafios e lhe deu a força necessária para fazer mudanças na vida. Não tenha dúvidas de que Aquele que abriu o mar Vermelho para salvar os israelitas pode ajudá-lo a ser um discípulo de Cristo. (Êxo. 14:13) Tenha a mesma convicção do salmista, que disse: “Jeová está do meu lado; não terei medo. O que me pode fazer o homem?” — Sal. 118:6.
14. O que aprendeu das experiências de Masae e Tomoyo?
14 Outro meio de ganhar mais coragem é por aprender como Jeová já ajudou pessoas tímidas a pregar com coragem. Veja o caso de uma irmã chamada Masae. Ela era tímida e achava que nunca conseguiria fazer a obra de pregação. Só a ideia de falar com estranhos parecia uma enorme muralha que ela jamais poderia escalar. Por isso, Masae fez um esforço especial para aumentar o seu amor por Deus e pelo próximo. Ela refletiu em como era urgente pregar nestes últimos dias e pediu a Jeová que lhe desse mais vontade de pregar. Masae conseguiu vencer os seus medos e até serviu como pioneira regular. Jeová também pode ajudar os novos publicadores a ‘serem corajosos’. Veja o que aconteceu no caso de uma irmã chamada Tomoyo. Quando começou a sair à pregação, a primeira moradora que ela encontrou gritou: “Não quero saber das Testemunhas de Jeová!” e bateu com a porta. Em vez de ficar com medo, Tomoyo disse à irmã que a acompanhava: “Viste? Nem foi preciso abrir a boca. Ela viu logo que eu sou uma Testemunha de Jeová. Estou tão feliz!” Tomoyo agora serve como pioneira regular.
TENHA AUTODISCIPLINA
15. O que é a autodisciplina, e porque é importante para os cristãos?
15 Pescadores bem-sucedidos são autodisciplinados. A autodisciplina já foi definida como “a capacidade de se obrigar a fazer aquilo que deve ser feito”. Pescadores comerciais precisam de se disciplinar a levantar-se cedo, ficar até ao fim do trabalho e persistir, mesmo quando está mau tempo. Nós também precisamos de autodisciplina para perseverar e para completar o nosso trabalho. — Mat. 10:22.
16. Como podemos desenvolver autodisciplina?
16 Nós não nascemos com a capacidade da autodisciplina. Pelo contrário, a nossa tendência natural é seguir a lei do menor esforço. Ter autodisciplina exige autodomínio. Por isso, se nos queremos treinar para fazer coisas que achamos difíceis, precisamos de ajuda. Jeová dá-nos essa ajuda por meio do espírito santo. — Gál. 5:22, 23.
17. Como é que o apóstolo Paulo descreveu em 1 Coríntios 9:25-27 os seus esforços para ter autodisciplina?
17 O apóstolo Paulo tinha autodisciplina. Mas admitiu que precisava de ‘surrar’ o seu corpo para conseguir fazer o que é certo. (Leia 1 Coríntios 9:25-27.) Ele incentivou os cristãos a disciplinarem-se a si próprios e a fazerem todas as coisas “com decência e ordem”. (1 Cor. 14:40) Nós temos de ter autodisciplina para seguir uma boa rotina espiritual, o que inclui participar regularmente no trabalho de pescar pessoas. — Atos 2:46.
NÃO SE DEMORE
18. O que é que vai fazer com que Jeová nos considere bem-sucedidos?
18 O sucesso de um pescador comercial depende de quantos peixes apanha. No nosso caso, o que mede o nosso sucesso não é a quantidade de pessoas que trazemos à organização de Deus. (Luc. 8:11-15) Se continuarmos a perseverar na obra de pregar e fazer discípulos, Jeová vai considerar-nos bem-sucedidos. Porquê? Porque estamos a ser obedientes a ele e ao seu Filho. — Mar. 13:10; Atos 5:28, 29.
19-20. Que incentivo especial temos para participar agora na pregação?
19 Em alguns países, a pesca só é permitida durante certos meses do ano. Nesses lugares, um pescador pode intensificar os seus esforços quando vê que a época da pesca está a chegar ao fim. Nós, que somos pescadores de homens, temos um outro incentivo para pregar agora: o fim deste sistema de coisas aproxima-se rapidamente! Resta muito pouco tempo para salvar a vida das pessoas. Por isso, não se demore nem fique à espera das circunstâncias perfeitas para começar a participar nesse trabalho tão importante. — Ecl. 11:4.
20 Aproveite agora para fortalecer a sua motivação, aprofundar o seu conhecimento da Bíblia e ter autodisciplina. Junte-se aos mais de 8 milhões de pescadores de homens e tenha a oportunidade de sentir a alegria de Jeová. (Nee. 8:10) Esteja decidido a fazer o seu melhor na obra de pregação e a participar nela até ao fim. O que dizer daqueles que já são pescadores de homens? O que pode ajudá-los a continuar firmes nesse trabalho? O próximo estudo vai dar três sugestões.
CÂNTICO 47 Declaremos as boas novas
^ par. 5 Jesus convidou pescadores humildes e trabalhadores para serem seus discípulos. Hoje, ele convida pessoas com essas mesmas qualidades para serem pescadoras de homens. Alguns estudantes da Bíblia talvez sintam medo de aceitar o convite de Jesus. Este estudo vai mostrar o que pode ajudá-los a vencer o medo.
^ par. 1 ENTENDA MELHOR: A expressão “pescadores de homens” refere-se a todos aqueles que pregam as boas novas e que ensinam outros a tornar-se discípulos de Cristo.
^ par. 10 Veja o artigo “Ensine a verdade”, na Sentinela de outubro de 2018, páginas 11-16.
A SENTINELA — EDIÇÃO DE ESTUDO