ESTUDO 38

Seja sábio em tempos de paz

Seja sábio em tempos de paz

“A terra estava em paz e não houve guerra contra ele durante esses anos, visto que Jeová lhe deu descanso.” — 2 CRÓ. 14:6.

CÂNTICO 10 “Aqui estou! Envia-me“

O QUE VAMOS VER *

1. Em que situação pode ser difícil servir a Jeová?

QUANDO é que acha que é mais difícil servir a Jeová? Quando está a passar por problemas ou quando a sua vida está relativamente em paz? Normalmente, quando passamos por um desafio, recorremos logo a Jeová. Mas o que fazemos quando a nossa vida está tranquila? Será que corremos o risco de nos esquecermos de como a adoração a Deus é importante? Jeová avisou os israelitas de que isso poderia acontecer. — Deut. 6:10-12.

O rei Asa tomou uma atitude firme contra a adoração falsa (Veja o parágrafo 2.) *

2. Que exemplo deixou o rei Asa?

2 O rei Asa é um excelente exemplo de alguém que agiu com sabedoria. Ele confiou sempre em Jeová e serviu a Deus não apenas em tempos difíceis, mas também em tempos de paz. Desde bem cedo, “o coração de Asa foi plenamente devotado a Jeová”. (1 Reis 15:14, nota) Uma das maneiras de Asa mostrar a sua devoção a Deus foi por limpar Judá da adoração falsa. A Bíblia diz que ele “removeu os altares de deuses estrangeiros e os altos sagrados, despedaçou as colunas sagradas e cortou os postes sagrados”. (2 Cró. 14:3, 5) Asa até mesmo removeu Maacá, sua avó, da posição importante que ela tinha. Porquê? Porque ela promovia a adoração falsa de um ídolo. — 1 Reis 15:11-13.

3. O que vamos ver neste estudo?

3 Asa fez mais do que limpar o país da religião falsa. Ele promoveu a adoração pura e ajudou o reino de Judá a voltar para Jeová. Por causa disso, Jeová abençoou Asa e os israelitas com uma época de paz. * Durante dez anos do reinado de Asa, ‘a terra esteve em paz’. (2 Cró. 14:1, 4, 6) Neste estudo, vamos ver como Asa aproveitou esse período de paz. Depois, vamos considerar o exemplo dos cristãos do primeiro século. Assim como Asa, eles souberam aproveitar uma época de paz. Por fim, vamos responder a esta pergunta: se mora num país que tem liberdade de adoração, como é que pode usar esse tempo de paz com sabedoria?

COMO ASA APROVEITOU UM TEMPO DE PAZ

4. De acordo com 2 Crónicas 14:2, 6, 7, como é que Asa aproveitou um tempo de paz?

4 Leia 2 Crónicas 14:2, 6, 7. Asa disse ao povo que Jeová lhes tinha dado ‘descanso de todos os inimigos ao redor’. Asa não achava que aquele período de paz era uma época para relaxar. Pelo contrário, ele aproveitou o tempo para construir cidades, muralhas, torres e portões. Asa disse aos israelitas: “A terra ainda está em nosso poder.” O que é que isso queria dizer? Que o povo podia andar livremente por todo o território e construir sem a oposição de inimigos. Asa incentivou o povo a aproveitar esse tempo de paz.

5. Porque é que Asa fortaleceu o seu exército?

5 Asa também aproveitou o tempo de paz para fortalecer o seu exército. (2 Cró. 14:8) Será que isso indicava que ele não tinha fé em Jeová? Não. Asa sabia que a sua obrigação como rei era preparar o povo para qualquer problema que talvez surgisse no futuro. Ele sabia que aquele período de paz em Judá não duraria para sempre. Foi exatamente isso o que aconteceu.

COMO OS CRISTÃOS DO PRIMEIRO SÉCULO APROVEITARAM TEMPOS DE PAZ

6. Como é que os cristãos do primeiro século aproveitavam os tempos de paz?

6 Embora muitas vezes sofressem perseguição, os cristãos do primeiro século também tiveram períodos de paz. O que é que os discípulos faziam nessas ocasiões? Eles aproveitavam para pregar as boas novas sem parar. De acordo com o livro de Atos, esses homens e mulheres fiéis ‘andavam no temor de Jeová’. Eles continuavam a pregar as boas novas e, como resultado, ‘multiplicavam-se’. Sem dúvida, Jeová abençoou o zelo desses cristãos durante tempos de paz. — Atos 9:26-31.

7-8. O que é que Paulo e outros cristãos faziam quando tinham oportunidade? Explique.

7 Os cristãos do primeiro século aproveitavam todas as oportunidades para pregar as boas novas. Por exemplo, o apóstolo Paulo reconheceu que se tinha aberto para ele uma porta ampla para atividade em Éfeso. Por isso, ele aproveitou essa oportunidade para pregar e fazer discípulos naquela cidade. — 1 Cor. 16:8, 9.

8 Outra oportunidade que surgiu para Paulo e outros cristãos foi no ano 49 EC, quando a questão da circuncisão foi resolvida. (Atos 15:23-29) Depois de as congregações saberem da decisão, os discípulos esforçaram-se muito para declarar “as boas novas da palavra de Jeová”. (Atos 15:30-35) Qual foi o resultado? A Bíblia diz que “as congregações eram fortalecidas na fé e cresciam a cada dia”. — Atos 16:4, 5.

APROVEITE OS TEMPOS DE PAZ HOJE

9. Qual é a situação em muitos países hoje, e que pergunta devemos fazer-nos?

9 Atualmente, é possível pregarmos livremente em muitos países. No seu país, tem liberdade de adoração? Se tiver, pergunte-se: ‘Como é que estou a aproveitar essa liberdade?’ Nestes empolgantes últimos dias, a organização de Jeová está a liderar a maior campanha de pregação e ensino que este mundo já viu. (Mar. 13:10) Muitas portas estão abertas para o povo de Jeová.

Muitos irmãos foram abençoados por apoiar a pregação noutro país ou por pregar noutra língua (Veja os parágrafos 10 a 12.) *

10. O que é que 2 Timóteo 4:2 nos incentiva a fazer?

10 Como é que pode aproveitar tempos de paz? (Leia 2 Timóteo 4:2.) O que acha de examinar as suas circunstâncias? Será que você ou alguém da sua família poderia aumentar a participação na pregação, talvez por servir como pioneiro? Agora não é hora de acumular riquezas e bens materiais – essas coisas não vão sobreviver à grande tribulação connosco. — Pro. 11:4; Mat. 6:31-33; 1 João 2:15-17.

11. O que é que muitos publicadores estão a fazer para alcançar o máximo de pessoas possível com as boas novas?

11 Muitos publicadores estão a aprender uma nova língua para pregar e ensinar. A organização de Deus apoia esses irmãos por produzir material bíblico em cada vez mais línguas. Por exemplo, em 2010, produzíamos publicações em cerca de 500 línguas. Hoje, produzimos em mais de mil!

12. Porque é bom para as pessoas ouvir a mensagem do Reino na sua língua materna? Dê um exemplo.

12 Será que faz diferença uma pessoa ouvir a verdade da Palavra de Deus na sua língua materna? Veja o caso de uma irmã que assistiu a um congresso regional em Memphis, Tennessee, EUA. O idioma nativo dela é o quiniaruanda, falado principalmente no Ruanda, na República Democrática do Congo e no Uganda. O programa do congresso foi apresentado nesse idioma. Depois do congresso, a irmã disse: “Há dezassete anos que moro nos Estados Unidos, mas esta foi a primeira vez que consegui entender todo o programa espiritual.” Sem dúvida, essa irmã ficou bastante emocionada por ouvir o congresso na sua língua materna. Se as suas circunstâncias permitirem, o que acha de aprender outra língua para ajudar algumas pessoas no seu território? Talvez algumas pessoas se sintam mais à vontade a falar noutra língua. Será que isso pode motivá-lo a aprender uma nova língua? É verdade que é preciso esforço, mas vale a pena!

13. Como é que os nossos irmãos na Rússia aproveitaram um tempo de paz?

13 Nem todos os nossos irmãos têm liberdade para pregar. Em alguns lugares, o governo impõe restrições muito rígidas à obra de pregação. Por exemplo, pense nos nossos irmãos na Rússia. Depois de décadas de perseguição, eles ganharam liberdade de adoração em março de 1991. Naquela época, havia cerca de 16 mil publicadores na Rússia. Vinte anos depois, o número de publicadores aumentou para mais de 160 mil! Fica claro que os nossos irmãos foram sábios e aproveitaram a oportunidade que tiveram de pregar livremente. Aquele tempo de paz não durou muito. Mas mudanças de circunstâncias não diminuíram o zelo que eles têm pela adoração pura. Eles continuam a servir a Jeová, e usam qualquer método que seja possível.

O TEMPO DE PAZ NÃO VAI DURAR

Depois da oração fervorosa do rei Asa, Jeová deu a Judá a vitória sobre um grande exército inimigo (Veja os parágrafos 14 e 15.)

14-15. Como é que Jeová mostrou o seu poder a favor de Asa?

14 Na época de Asa, o período de paz chegou ao fim. Um exército enorme – com mais de um milhão de soldados – veio da Etiópia. O comandante, Zerá, tinha a certeza de que o seu exército conseguiria derrotar Judá. No entanto, o rei Asa não confiava em números, mas no seu Deus, Jeová. Asa orou: “Ajuda-nos, ó Jeová, nosso Deus, pois confiamos em ti e em teu nome viemos contra esta multidão.” — 2 Cró. 14:11.

15 Embora o exército da Etiópia tivesse quase o dobro de soldados, Asa reconhecia que Jeová tinha o poder e a capacidade de agir a favor do Seu povo. E Jeová não o desapontou; os etíopes sofreram uma derrota humilhante. — 2 Cró. 14:8-13.

16. Como sabemos que o período de paz não vai durar?

16 Não sabemos em detalhe o que o futuro reserva para cada um de nós. Mas sabemos que qualquer período de paz para o povo de Deus vai ser temporário. Na verdade, Jesus predisse que os discípulos dele seriam “odiados por todas as nações”. (Mat. 24:9) E o apóstolo Paulo disse: “Todos os que desejarem levar uma vida de devoção a Deus, em união com Cristo Jesus, também serão perseguidos.” (2 Tim. 3:12) Satanás tem “grande ira”. Seria uma tolice da nossa parte achar que poderíamos de algum modo escapar do furor dele. — Apo. 12:12.

17. Que testes de fé talvez enfrentemos?

17 Em breve, todos enfrentaremos testes de integridade. O mundo vai passar por uma “grande tribulação, como nunca ocorreu desde o princípio do mundo até agora”. (Mat. 24:21) Durante essa época, a nossa família talvez fique contra nós, e pode ser que a nossa obra seja proibida. (Mat. 10:35, 36) Qual será a sua reação? Será que, assim como Asa, vai confiar na ajuda e na proteção de Jeová?

18. De acordo com Hebreus 10:38, 39, o que é que nos vai ajudar a estarmos preparados para o fim do tempo de paz?

18 Jeová já está a preparar-nos para o que vai acontecer. Ele está a guiar o “escravo fiel e prudente” para nos dar alimento espiritual “no tempo apropriado”. Assim, podemos continuar firmes na nossa adoração a Deus. (Mat. 24:45) Mas nós temos de fazer a nossa parte. Devemos fazer o nosso melhor para desenvolver uma forte fé em Jeová. — Leia Hebreus 10:38, 39.

19-20. Com base em 1 Crónicas 28:9, que perguntas devemos fazer-nos, e porquê?

19 Assim como o rei Asa, nós precisamos de ‘procurar a Jeová’. (2 Cró. 14:4; 15:1, 2) Começamos essa procura quando conhecemos a Jeová e somos batizados. Temos de aproveitar todas as oportunidades para fortalecer o nosso amor por Jeová. Para saber como se está a sair nisso, pergunte-se: ‘Estou a assistir a todas as reuniões?’ Nas reuniões, ganhamos mais força para continuar a servir a Jeová e somos encorajados pelos nossos irmãos na fé. (Mat. 11:28) Também se pode perguntar: ‘Costumo estudar a Bíblia regularmente?’ Se mora com a sua família, costuma fazer a adoração em família todas as semanas? Se mora sozinho, será que, mesmo assim, reserva tempo para estudar, assim como as famílias fazem? Além disso, participa o máximo que pode na obra de pregar e fazer discípulos?

20 Porque é bom fazer estas perguntas? A Bíblia diz que Jeová examina os nossos pensamentos e o nosso coração; por isso, devemos fazer o mesmo. (Leia 1 Crónicas 28:9.) Se perceber que precisa de mudar algum alvo, atitude ou pensamento, peça a Jeová que o ajude a mudar. Agora é o momento de se preparar para os testes que virão pela frente. Não deixe que nada o impeça de agir com sabedoria em tempos de paz!

CÂNTICO 28 O novo cântico

^ par. 5 No seu país, tem liberdade para adorar a Jeová? Se tiver, está a aproveitar esse período de paz? Este estudo vai mostrar-lhe como pode imitar o rei Asa, de Judá, e os cristãos do primeiro século. Eles souberam usar bem os períodos de paz.

^ par. 3 ENTENDA MELHOR: O termo “paz” envolve mais do que a ausência de guerras. Em hebraico, esse termo também transmite a ideia de boa saúde, segurança e bem-estar.

^ par. 57 IMAGEM: O rei Asa removeu a sua avó da posição que tinha, porque ela promovia a adoração falsa. Apoiadores leais de Asa seguem o exemplo dele e destroem ídolos.

^ par. 59 IMAGEM: Um casal zeloso simplifica a vida para poder servir onde há mais necessidade.